Início » PESQUISADORA DA UFRN RECEBE TÍTULO DA ORDEM NACIONAL DO MÉRITO CIENTÍFICO

PESQUISADORA DA UFRN RECEBE TÍTULO DA ORDEM NACIONAL DO MÉRITO CIENTÍFICO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Cícero Oliveira/Agecom/UFRN

Diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da UFRN, a professora, médica e bióloga Selma Jerônimo foi condecorada pelo presidente Bolsonaro com o título da Ordem Nacional do Mérito Científico, na área da Ciências da Saúde, A homenagem é concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras que contribuem  para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Selma recebeu seu título ao lado dos pesquisadores Adele Schwartz Benzaken, diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane, da Fundação Oswaldo Cruz no Amazonas; e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, médico da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, que fica em Manaus (AM).

Currículo 

Formada em Medicina pela UFRN, mestre e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutora em doenças infecciosas pela Universidade da Virgínia, Selma Maria Bezerra Jerônimo tem experiência em estudo de doenças infecciosas e parasitárias. É professora titular do departamento de Bioquímica da UFRN.

IMT

Unidade suplementar da UFRN destinada à pesquisa básica e aplicada em doenças infecciosas, o IMT tem foco nas doenças tropicais e as emergentes, como a Leishmaniose, HIV, Tuberculose e Hanseníase, com  eficiente atendimento e tratamento para proporcionar melhor qualidade de vida.

Composto por um Núcleo de Pesquisa Básica-NPB, localizado no campus central da UFRN, e um Núcleo de Pesquisa Aplicada- NPA, localizado no bairro das Quintas, ao lado do Hospital Giselda Trigueiro, o Instituto atua com ênfase em epidemiologia e patogênese, incluindo estudo dos fatores relacionados aos mecanismos de susceptibilidade e resistência às doenças. 

Um de seus objetivos principais é o desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas e terapêuticas, além de estratégias de prevenção. 

De acordo com o IMT, outra importante missão é “formar graduandos e pós-graduandos da UFRN, além de capacitar profissionais de saúde no âmbito do SUS.

Fonte: BZNotícias


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *