
Em entrevista à rádio Mais Brasil News hoje (24), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a troca no comando da Petrobras, anunciada na noite desta segunda-feira (23).
Lula criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) por substituir mais uma vez o presidente da estatal em meio à escalada nos preços dos combustíveis.
Em substituição a José Mauro Ferreira Coelho, o Ministério de Minas e Energia indicou Caio Mário Paes de Andrade para a presidência empresa petrolífera.
“Não adianta o Bolsonaro trocar presidente, ele tem que trocar de postura. Ele precisa ter coragem para assumir a Presidência deste país de verdade, precisa parar de acreditar que as fake news que ele faz todo dia e toda semana de manhã vão sustentá-lo por muito tempo”, disse o petista.
O ex-presidente acusou Bolsonaro de ter o “rabo preso com os preços internacionais” e citou como exemplo que no seu governo em 2008, quando o barril de petróleo chegou a US$ 147, a gasolina custava R$ 2,60.
“Nós não vamos pagar o preço internacional, nós vamos pagar o preço do custo da gasolina aqui do Brasil. É isso que nós temos que fazer. O trabalhador ganha salário em reais, nós fazemos produção em reais, não tem porque ficar cobrando em dólar para o povo brasileiro ter que pagar o preço internacional. Não tem nada a ver, o Brasil é autossuficiente”, enfatizou.
Lula defendeu ainda que metade da inflação que o Brasil tem atualmente se deve a preços controlados pelo governo, como gasolina, diesel, gás e energia elétrica.