O PL (Partido Liberal) realiza amanhã, às 10h, uma festa de recepção ao presidente Jair Bolsonaro, que acertou sua filiação à sigla depois de negociações com o cacique da sigla, Valdemar da Costa Neto. O local escolhido foi o auditório do Complexo Brasil 21, em Brasília.
Segundo correligionários, a ideia original era organizar o evento num dia que remetesse ao numeral da legenda na urna (22).
Inicialmente, a filiação seria em 22 de novembro, mas desentendimentos entre o presidente e Costa Neto adiaram os planos. Como em dezembro a data em questão seria próxima ao Natal, período de recesso em Brasília, optou-se pelo feriado do Dia do Evangélico (30 de novembro).
Festa com temática religiosa
Os detalhes são mantidos em sigilo, mas representantes do PL afirmam nos bastidores que a temática religiosa dará o tom do evento. O Dia do Evangélico é um feriado local, válido apenas no Distrito Federal.
Os evangélicos compõem um grupo político vital ao intento da reeleição na disputa presidencial em 2022. Neste ano, em aceno ao segmento e à sua base política, o presidente indicou a uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) o ex-ministro da Justiça André Mendonça —a quem Bolsonaro chama de “terrivelmente evangélico”.
Grupos de fiéis de igrejas de Brasília teriam sido convidados a participar do evento de filiação, segundo apurou o UOL. O contato teria sido feito por meio de interlocutores da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que é evangélica e participa de movimentos sociais com pano de fundo religioso.
Há a expectativa ainda de que lideranças protestantes, como pastores e bispos, participem da festividade.
Por Hanrrikson de Andrade/UOL