Início » PREFEITURA DE PAU DOS FERROS NÃO REPASSA RECURSOS DO SUS E CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO PODE ENCERRAR SERVIÇOS

PREFEITURA DE PAU DOS FERROS NÃO REPASSA RECURSOS DO SUS E CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO PODE ENCERRAR SERVIÇOS

  • por
Compartilhe esse post

Preocupados com o possível fechamento da Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (ABENÇÂO), profissionais, pais e crianças protestaram contra a falta de pagamento da gestão da prefeita Mariana Almeida de Pau dos Ferros. O movimento se reuniu em frente à Associação, que é pioneira no atendimento à população há 28 anos, na região do Alto Oeste, englobando 37 municípios potiguares.

Segundo a diretoria da ABENÇÂO, a prefeitura só pagou o mês de janeiro porque o jurídico conseguiu através de uma liminar. De lá para cá, já somam 4 meses sem o repasse devido para custear os serviços prestados e os salários dos profissionais.
Por mês, são feitos 1.000 atendimentos e cada paciente passa por 4 especialistas, entre especialidades como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, clínico geral, nutricionista, ortopedista, otorrino, neurologista e oftalmologista. Além dessas, a instituição dispensa bolsas de colostomia e assistência após remoção. A população também dispõe de uma oficina ortopédica com dispensação de próteses e órteses. Tudo isso de forma 100% gratuita e via SUS.

A diretoria da ABENÇÃO promoveu o manifesto com a adesão das famílias atendidas e convocou a população de Pau dos Ferros para fazer um pedido de socorro à prefeita do município. “Nós não queremos favor da prefeitura. Queremos o que é justo e de direito. O Ministério da Saúde tem repassado fielmente os recursos para o município. Mas, por razão que desconhecemos, esses valores não chegam até nós. Muitas vidas serão afetadas se paralisarmos e é por elas que ainda estamos trabalhando sem nenhum centavo da prefeitura”, desabafou Nadja Diógenes, Fisioterapeuta e Coordenadora Geral da Associação.

No último dia 3, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a migração da gestão dos recursos da ABENÇÃO para o Governo do Rio Grande do Norte. A Prefeitura de Pau dos Ferros está recorrendo, alegando que tem interesse em gerir os serviços da instituição.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *