Início » PRESIDENTE DA FECOMÉRCIO RN SE REÚNE NO TCU PARA TRATAR DA RELICITAÇÃO DO AEROPORTO ALUÍZIO ALVES

PRESIDENTE DA FECOMÉRCIO RN SE REÚNE NO TCU PARA TRATAR DA RELICITAÇÃO DO AEROPORTO ALUÍZIO ALVES

  • por
Compartilhe esse post

Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz Foto: Divulgação

A relicitação do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, localizado no município de São Gonçalo do Amarante foi tema de uma reunião em Brasília, nesta quinta-feira (31). O evento contou com a participação do presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a chefe de Gabinete, Karla Amâncio, e o assessor do Ministro Aroldo Cedraz, Paulo Guerra.

O encontro foi realizado a fim de proporcionar uma devolutiva de uma solicitação realizada pela Federação potiguar para tratar sobre o tema, enviada no início do mês de março. Na ocasião, a Federação alega a lentidão dos trâmites do processo de relicitação do equipamento ao Governo Federal.

O ministro Aroldo Cedraz responsável pela relatoria do caso no Tribunal de Contas da União (TCU) analisará, entre outras questões, o valor da indenização a ser paga à Inframérica que será incluído no processo. O montante está sendo apurado por uma empresa verificadora independente.

“Escutamos da equipe do TCU que o ministro Aroldo Cedraz está bastante sensível ao problema e empenhado em dar a celeridade possível ao processo, inclusive no que diz respeito ao pleito que foi o motivo da nossa provocação ao órgão. Mas precisam que cheguem ao TCU as informações relacionadas à indenização da atual concessionária, a cargo de empresa independente contratada pelo Ministério da Infraestrutura para apurar esse valor”, detalhou Marcelo Queiroz.

O dirigente, que estava acompanhado do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nata (CDL Natal), José Lucena, e do diretor Executivo e de Relações Institucionais da Fecomércio, Laumir Barrêto, se comprometeu em envolver e mobilizar a bancada federal do RN, para que levem esse pleito de agilização das informações junto ao Governo Federal, via Ministério da Infraestrutura.

Sobre o caso

O processo de devolução e relicitação do aeroporto internacional potiguar, há um entendimento que indica a necessidade de esperar o laudo final da verificadora, a fim de que se promova uma nova rodada de audiências públicas, para que, depois disso, o valor referendado por elas possa ser especificado no edital do futuro leilão. Somente após essa etapa, o documento seria avaliado pelos órgãos de controle, o que poderia levar o leilão a acontecer somente em 2023.

Já o Ministério da Infraestrutura e a Fecomércio RN entendem que os dois processos – análise do edital e audiências públicas -, podem correr em paralelo. Se o relator e os demais ministros concordarem com esta posição, a relicitação poderá ser realizada no fim deste primeiro semestre de 2022.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *