Início » QUAL O MEDO QUE FÁTIMA TEM DA CPI DA COVID?

QUAL O MEDO QUE FÁTIMA TEM DA CPI DA COVID?

  • por
Compartilhe esse post

Governo do RN anuncia toque de recolher integral no domingo e das 20h às 6h  nos outros dias da semana | Rio Grande do Norte | G1
 Foto: Reprodução

O que está havendo com a governadora Maria de Fátima Bezerra? Esse texto de análise começa com uma interrogação justamente por não conseguir compreender como uma gestão tem a oportunidade de sair maior e melhor do que entrou em uma situação aparentemente negativa e foge dela.

A CPI ainda nem começou. Mas Fátima já contabiliza duas derrotas. A primeira, foi quando a deputada Isolda Dantas saiu de gabinete em gabinete, mendigando assinaturas de parlamentares governistas para barrar a criação da CPI que nascera com ‘vícios’.

Conseguiu as assinaturas necessárias. Mas viu que sua missão nobre havia sido em vão por puro amadorismo e inexperiência. A oposição corrigiu os ‘vícios’ e apresentou novamente o requerimento, acolhido pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, que passou o verniz da legalidade no documento da oposição e aplicou a primeira derrota ao Governo.

A segunda derrota foi quando o Governo Fátima comemorou que algum sabido da gestão havia observado que, pelo requerimento apresentado, a Comissão não poderia investigar os 12 contratos feitos pelo Governo, mas somente 2 poderiam ser olhados de forma minuciosa. Outra derrota. O requerimento da oposição está amparado para investigar os 12 contratos. A comemoração foi feia e carimbou a segunda derrota.

A terceira derrota do Governo ocorre sob a comemoração de uma vitória aparente e feia. Deputados governistas conseguiram adiar a instalação e abertura da CPI por duas semanas. O pretexto da hora é que houve uma manobra da oposição e o Governo ficou em minoria na CPI.

Ora, e alguns deputados do Governo ainda dizem que não foi por medo. E foi o que?

O relator da CPI vai ser simplesmente o líder do Governo na Assembleia. Isso mesmo. Alguém acha que esse relatório virá com algo que comprometa a gestão Fátima Bezerra? O que pode significar maioria ou minoria na Comissão? Somente a decisão a respeito da convocação deste ou daquele depoente. E, ao final, a votação do relatório.

Mais uma derrota na imagem do Governo. Derrota provocada pelo próprio Governo.

O Governo Fátima Bezerra tem a oportunidade de sair dessa CPI com atestado de honestidade carimbado pela própria oposição e ainda com presente do novo vestido da posse para o novo mandato.

Porém, antes mesmo de começar a CPI o Governo bate cabeça, comete erros primários, expõe amadorismo e externa temor das investigações, só faz com que as desconfianças aumentem e turbinem o poder de fogo da CPI.

Fátima precisa ser Fátima. Corajosa, aguerrida, honesta. A Fátima que se esconde por trás de deputado para fugir de CPI não é a Fátima que teve coragem de brigar com a oposição em Brasília, de integrar CPI na Assembleia do RN, de comandar passeatas de professores e de enfrentar os poderosos do Estado.

Ela está perdendo o jogo por 3 a 0 antes mesmo de a bola rolar. Mas Fátima ainda tem a oportunidade de virar o jogo e começar em vantagem quando o juiz apitar o real início da partida.

Para isso, ela precisa dizer claramente que não teme a CPI e desautorizar toda e qualquer manobra que vise obstacular o trabalho da Comissão. É um ato de coragem.

Assim, Fátima volta a ser a Fátima que o povo elegeu e pode reeleger com orgulho de dizer que tem as mãos limpas. Se alguém sujou as mãos com dinheiro de lamaçal, que procure se lavar e pague pelo que fez.
Fátima não tem medo de CPI. Fizeram medo a ela. Mas a filha de Dona Luzia não precisa temer. Se continuar aparentando medo, vai ser engolida sem sentir.

Ela precisa reagir como a guerreira que sempre foi. É isso que o povo que a elegeu espera dela.
Fátima, é uma questão de escolha. Ou você parte pra cima e engole a desconfiança com sua honestidade, ou é engolida pelo medo inexplicável.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *