Um total de 35 mil servidores públicos estaduais do RN poderão ter reajuste de 15% em seus salários. O impacto nos cofres públicos seria de cerca de R$ 22 milhões. O projeto que prevê este reajuste, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do RN (ALRN), nesta quinta-feira (16), em regime de urgência.
Com esta aprovação, o menor valor de um salário de um servidor do executivo municipal fica em R$ 1.265,00. A medida entra em vigor a partir de março do próximo ano. Em relação ao impacto do aumento da folha nos cofres públicos, o Governo do RN coloca que será compensado com o aumento da arrecadação. Está previsto ainda a progressão funcional dos servidores.
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do RN (Sinsp/RN), coloca que, na realidade, o reajuste será de 4,5%. “Nós estamos tristes. Como é que um governo de origem popular faz uma mensagem de lei penalizando e punindo os servidores da administração direta?”, questionou Janeayre Souto, presidente do Sinsp/RN.
Com relação a esta crítica da sindicalista, a Controladoria Geral do Estado (CGE), até reconhece que o valor do reajuste de 15% está menor que a inflação. No entanto, limitações financeiras do Executivo estadual, impedem que a liberação de um reajuste maior, sob pena de desequilibrar as finanças do Governo.
Com informações do Blogo do BG