Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclareceu que todas as doses dos imunizantes recebidos do Ministério da Saúde, incluindo os lotes da Astrazeneca apontados com aplicação vencida, foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e das regionais para os municípios dentro do prazo de validade e em tempo oportuno.
“Todas as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado do Rio Grande do Norte, o que assegura que as doses saiam da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e das regionais de saúde com qualidade aferida”, ressaltou a pasta.
A equipe de imunização da Sesap apontou ainda que possa ter ocorrido o tardio registro na plataforma, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado. É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério.
Além disso, a Sesap informou que, neste momento, a equipe trabalha em diálogo com os municípios para conferir todas as doses que estão apontadas como vencidas para alinhar e orientar as melhores medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.
Veja os lotes
LOTE – CTMAV505 – ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 26 de março de 2021
Vencimento: 31 de maio de 2021
LOTE – 4120Z001 – ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 24 de fevereiro Vencimento: 29 de março
LOTE – 4120Z005 – ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 24 de janeiro Vencimento: 14 de abril
De acordo com apuração realizada pelo jornal Folha de São Paulo, pelo menos 223 doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do Rio Grande do Norte. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.
Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em pelo menos 38 municípios potiguares. A campeã no uso de vacinas vencidas é a cidade de João Câmara, na região da Baixa Verde potiguar, que somou ao todo 55 doses vencidas. O apontamento é de que foram aplicadas na cidade dois lotes já vencidos da vacina.