Início » RN AMPLIA MAIS DOIS PONTOS DE PREVENÇÃO CONTA HIV, DIZ SESAP

RN AMPLIA MAIS DOIS PONTOS DE PREVENÇÃO CONTA HIV, DIZ SESAP

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual IST/AIDS e Hepatites Virais, abriu mais dois pontos de atendimento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um método de prevenção à infecção pelo HIV. No total, o Rio Grande do Norte possui quatro pontos.

De acordo com a Sesap, os novos atendimentos são realizados no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Caicó e no SAE Anita Garibaldi, em Macaíba. As demais unidades que oferecem o atendimento no RN são o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, e o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró.

“Destacamos a importância da prevenção combinada e reforçamos que o usuário pode realizar sua testagem rápida periódica em qualquer unidade básica de saúde do Estado, sendo o resultado entregue em tempo igual ou inferior a 30 minutos”, informou a coordenadora do Programa Estadual IST/AIDS e Hepatites Virais, Gislainhy Pires.

Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um método de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.

Esse método é indicado para as populações-chave: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans, trabalhadores(as) do sexo, além de pessoas que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais), tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento, faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) ou apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Relação dos serviços que oferecem PrEP no RN

•  Hospital Giselda Trigueiro – Rua Cônego Monte, 110, Quintas – Natal – (84) 3232-7950

•  Hospital Rafael Fernandes – Rua Prudente de Morais, S/N, Santo Antônio – Mossoró – (84) 3315-3497

•  SAE Caicó – Centro Clínico Gerson Feitosa, Avenida Coronel Martiniano, nº 1535, Penedo – (84) 99673-4121

•  SAE  Anita Garibaldi em Macaíba – Rodovia RN, 160, 2010, Distrito Jundiaí, Macaíba – (84) 3271-3311


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *