O Santuário de Santa Rita de Cássia, instalado no Monte Carmelo, na cidade de Santa Cruz, que teve a sua obra iniciada em 2007 e foi inaugurado em 26 de junho de 2010, conta com a maior imagem católica do mundo que mede 56 metros de altura e que recebe visitantes de todo o mundo.
Santa Rita de Cássia é a padroeira de Santa Cruz e na data de sua celebração, 22 de maio, já chegou a atrair multidão de mais de 60 mil católicos, marcados pela fé. Para o padre Vicente Fernandes da Silva Neto, pároco de Santa Cruz, e que preside todos os meses, no dia 22, a Missa da Coroa, para celebrar a padroeira Santa Rita de Cássia, “Santa Cruz, é uma cidade antes e depois do santuário. A cidade tomou outra forma em sinal do desenvolvimento econômico, político, cultural e social. Santa Cruz, tomou um rumo, onde hoje é uma cidade referência para o Rio Grande do Norte e para o turismo religioso”.
E tudo começou na gestão do prefeito Tomba Faria, ainda em 2007, quando foi idealizada a construção do Santuário de Santa Rita de Cássia, com a sua construção projetada para o Monte Carmelo. O prefeito Tomba, à época, foi audacioso. Um visionário. Juntou o seu sonho às pretensões da Arquidiocese de Natal/Paróquia de Santa Rita de Cássia e com ousadia conseguiu os recursos necessários para transformar Santa Cruz na Cidade Santuário e que hoje já registra visitantes de cerca de 20 países.
Depois da inauguração do Santuário, um novo sonho. O de construir um teleférico ligando a Igreja Matriz ao Santuário, com o funcionamento de 6 bondinhos para conduzir passageiros que irão contemplar as paisagens e chegar mais rápido à maior estátua católica do mundo. A obra está orçada em 12 milhões de reais e lá estava Tomba Farias, agora como deputado estadual, buscando alternativas de recursos para a obra, que está a cargo de uma empresa suíça, que ganhou a licitação.
A construção do teleférico vem se arrastando há oito anos e agora, o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, com a interveniência do deputado Tomba, está liberando R$ 3,35 milhões. E através da Caixa Econômica Federal, o prefeito Ivanildo Ferreira Lima Filho – Ivanildinho, assinou hoje (29) o convênio para receber os recursos federais, enquanto que assegura investimento de R$ 150 mil de recursos municipais para a obra. Para o padre Vicente, “Essa obra já vem se arrastando e 8 anos e com essa liberação desses valores e mais os recursos da Prefeitura de Santa Cruz, vemos realmente a conclusão dessa obra e cremos que em 2022, estaremos inaugurando o teleférico”.