Início » TELETRABALHO SERÁ FIXO PARA SERVIDORES DE NOVE ÓRGÃOS FEDERAIS APÓS A PANDEMIA

TELETRABALHO SERÁ FIXO PARA SERVIDORES DE NOVE ÓRGÃOS FEDERAIS APÓS A PANDEMIA

  • por
Compartilhe esse post

Ipe amarelo
Igo Estrela/Metrópoles

Atualmente, o teletrabalho virou realidade no funcionalismo público, imposto pela pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e a mudança será permanente para parte dos servidores do governo federal.

Confira lista dos órgãos que aderiram ao teletrabalho permanente:

Ministério da Economia
Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)
Ministério da Cidadania
Controladoria-Geral da União (CGU)
Advocacia-Geral da União (AGU)
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)
Um dos mais recentes órgãos a aderir ao modelo de trabalho foi o Cade, no fim de junho. O processo inclui a edição de um normativo e a instalação do sistema de gestão.

Esses nove órgãos aderiram ao teletrabalho de forma permanente; essas pastas contam com 71.630 pessoas. Os dados fazem parte de um levantamento inédito do Ministério da Economia, realizado a pedido do Metrópoles.

Ministérios e agências reguladoras integram lista de órgãos que decidiram colocar, no mínimo, parte dos trabalhadores em casa mesmo após a pandemia.

O servidor que optar pelo modelo – em regime parcial ou integral – terá de assinar e cumprir um plano de trabalho. As novas regras foram lançadas há um ano e entraram em vigor formalmente em 1º de setembro de 2020.

As despesas com internet, energia elétrica, telefone e outras semelhantes são de responsabilidade do funcionário que escolher a modalidade. Não haverá horas extras ou banco de horas. O número de órgãos e de servidores que terão o modelo de trabalho pode aumentar. Segundo o Ministério da Economia, em agosto a pasta deve concluir novos processos de teletrabalho permanente.

Na última semana, o Governo do Distrito Federal (GDF) convocou os servidores do Executivo local para retornem ao trabalho presencial 15 dias após a imunização com a segunda dose.

*Com informações do Metrópoles.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *