Início » WHATSAPP DIZ QUE NÃO FEZ ACORDO COM O TSE PARA LANÇAR NOVO RECURSO APÓS PERÍODO ELEITORAL

WHATSAPP DIZ QUE NÃO FEZ ACORDO COM O TSE PARA LANÇAR NOVO RECURSO APÓS PERÍODO ELEITORAL

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O WhatsApp, empresa da Meta, divulgou nesta quarta-feira, 27, que a decisão de lançar o recurso “pequenas comunidades” no Brasil apenas depois do período eleitoral deste ano, partiu da própria empresa, e não um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em nota, a Meta disse que a decisão teve como objetivo a “confiabilidade do funcionamento do recurso e sua estratégia de negócios de longo prazo”.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações Fábio Faria se reuniram nesta quarta-feira com representantes da Meta para esclarecer o assunto.

“O WhatsApp deixou muito claro, e a Meta também, que em nenhum momento atendeu um pedido do TSE para que fosse feita essas mudanças em relação as comunidades, apenas após as eleições, isso não houve, não ocorreu. Eles tomaram uma decisão global olhando os concorrentes, olhando o mercado mundial”, disse Fábio Faria.

De acordo com o WhatsApp, o principal público alvo do novo recurso, serão moradores de prédios, escolas e empresas. “Acreditamos que as comunidades tornarão mais fácil um diretor de escola reunir todos pais e responsáveis para compartilhar avisos importantes e criar grupos para turmas específicas e atividades extracurriculares ou voluntárias”, disse o WhatsApp em nota.

Na nova atualização, os administradores dos grupos, serão responsáveis por criar e gerenciar as Comunidades do WhatsApp, escolhendo quais grupos farão parte delas, criando grupos ou adicionando grupos existentes.

Confira a nota da Meta:

Como parte de seu diálogo constante com as autoridades dos países em que atua, o WhatsApp participou hoje de uma reunião com o Governo brasileiro para fornecer mais informações sobre o recurso Comunidades e os planos da empresa para sua implementação no país. De acordo com o calendário já divulgado, a implementação da funcionalidade no Brasil ocorrerá somente após o período eleitoral.

É importante ressaltar que a decisão sobre a data de lançamento deste recurso no Brasil foi tomada exclusivamente pela empresa, tendo em vista a confiabilidade do funcionamento do recurso e sua estratégia de negócios de longo prazo. Essa decisão não foi tomada a pedido nem por acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como já informado previamente, o WhatsApp assinou um memorando de entendimento com o TSE no início deste ano que inclui, por exemplo, um chatbot, um canal de denúncias para contas suspeitas de disparos massivos e treinamentos para a equipe da Justiça Eleitoral. Entre outras plataformas digitais, a empresa também é signatária do Programa de Enfrentamento à Desinformação desde 2019. No entanto, nenhum desses acordos com o WhatsApp faz referência à funcionalidade Comunidades ou ao seu momento de lançamento, pois esse tipo de decisão cabe à empresa.

Por outro lado, nos últimos anos, o WhatsApp fez uma série de parcerias estratégicas com o Governo brasileiro que, de acordo com os próprios ministérios e órgãos vinculados, trouxeram eficiência na comunicação do governo e impactaram positivamente milhões de brasileiros, como o chatbot com o Ministério da Saúde no início da pandemia e a conta oficial da CAIXA no WhatsApp para a comunicação com os beneficiários do Auxílio Emergencial.

Estamos no início do desenvolvimento de Comunidades para o aprimoramento do recurso antes de passar à etapa de lançamento global, o que não acontecerá por vários meses. Continuaremos a avaliar o momento exato para o lançamento da funcionalidade no Brasil e comunicaremos a data quando estiver definida. Reafirmamos que isso só acontecerá após as eleições de outubro.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *