Início » Arquivos para 8 de junho de 2021, 22:03h

junho 8, 2021


RN RECEBE NOVA CARGA DE VACINAS CONTRA A COVID-19

  • por
Compartilhe esse post

ASSECOM/RN – RAIANE MIRANDA

Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), recebeu nesta terça-feira (8) mais um lote de vacinas contra a Covid-19. A carga de 43.290 doses foi encaminhada do Aeroporto Internacional de São Gonçalo para a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), onde será catalogada e separada para a distribuição entre os municípios.

As vacinas da Pfizer serão destinadas para a aceleração do processo de imunização dos grupos prioritários que estão sendo atendidos no momento, em especial as grávidas e puérperas.

Os dados recolhidos e analisados pela Sesap apontam uma alta recente no índice de morte por Covid-19 entre as grávidas. Como o imunizante da Pfizer é o único disponível para aplicação neste grupo, a Sesap vem orientando aos municípios que o imunizante seja usado prioritariamente entre elas.

Em paralelo, a Secretaria está articulando junto às gestões municipais uma ação especial no próximo sábado (12), com foco na vacinação de gestantes.

O lote, segundo a orientação do Ministério da Saúde, também inclui unidades para a primeira dose de trabalhadores da educação e do transporte aéreo, forças de segurança pública e forças armadas.
 


Compartilhe esse post

RAFAEL MOTTA COMEMORA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE AUTORIZA REGULAMENTAÇÃO DO USO MEDICINAL DA MACONHA

  • por
Compartilhe esse post

Nesta terça-feira (8), foi aprovado o Projeto de Lei nº 399/2015 na Comissão Especial e o projeto segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados. Segundo o deputado federal Rafael Motta (PSB/RN), é uma vitória importante.

“O relatório do deputado Luciano Ducci foi feito de forma cuidadosa, com regras rígidas para o consumo, comercialização e plantio da cannabis no Brasil. Sigamos lutando por todas as famílias e pacientes que precisam dos medicamentos a base de cannabis”, argumenta.

SOBRE A VOTAÇÃO

Em uma votação apertada, a comissão responsável por analisar o projeto que trata de maconha medicinal no Brasil aprovou nesta terça-feira (8) o texto que autoriza a fabricação e a comercialização de medicamentos e produtos à base de cânabis. A votação do relatório, elaborado pelo deputado Luciano Ducci (PSB-PR), terminou em empate: foram 17 votos favoráveis e 17 contrários. Ducci desempatou, levando o placar a 18 a 17.

A análise foi marcada por tentativa de obstrução de deputados aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que já disse que vetaria o projeto. O projeto tramitava na comissão de forma terminativa, ou seja, se aprovado seguiria para o Senado. Deputados contrários ao texto, no entanto, vão entrar com um recurso para que a proposta seja apreciada pelo plenário da Câmara. Para isso, precisam do apoio de pelo menos 52 deputados. Se o recurso for aprovado, o texto terá que ser votado pelo plenário da Casa.


Compartilhe esse post

FÁTIMA OPTA POR PRORROGAR DECRETO ESTADUAL ATÉ 23 DE JUNHO

  • por
Compartilhe esse post

Quem dá o tom é a ciência', diz governadora Fátima Bezerra sobre retomada  das atividades econômicas no RN | Rio Grande do Norte | G1

Na tarde desta terça-feira (08), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou a prorrogação do atual decreto estadual de medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Sem novas mudanças no documento, as atuas regras seguem vigendo até o dia 23 de junho. Por meio do Twitter, ela escreveu:

“O quadro epidemiológico atual do Rio Grande do Norte não nos permite pensar em maiores alterações nesse momento. Portanto, iremos prorrogar a vigência do decreto atual por mais duas semanas, ou seja até o dia 23:06, para posterior avaliação”.

Além disso, ela ressaltou que: “o novo decreto será publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Estado, traremos mais detalhes em breve. A pandemia não acabou, estamos atravessando um momento muito delicado. Mantenham o uso da máscara, evitem aglomerações, sigam se cuidando e cuidando dos seus. Seguimos na luta por #MaisVacinas. Repito: não descansarei enquanto não estivermos todos vacinados”.


Compartilhe esse post

CONSELHO DE ÉTICA APROVA CASSAÇÃO DO MANDATO DE FLORDELIS

  • por
Compartilhe esse post

Urgente: Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Flordelis
Reprodução/TV Câmara/YouTube

Deputada ainda pode recorrer à CCJ; decisão final será do Plenário

O Conselho de Ética da Câmara aprovou, na tarde desta terça-feira (8), a cassação do mandato de Flordelis (PSD-RJ). O conselho aprovou o parecer do relator Alexandre Leite (DEM-SP) por 16 x 1. Apenas Márcio Labre (PSL-RJ) votou contra.

Flordelis ainda pode apresentar recurso à CCJ. Ela tem cinco dias úteis para recorrer, contados a partir da data em que for notificada formalmente, o que deve levar alguns dias.

As decisões finais do Conselho de Ética seguem para votação em Plenário. Arthur Lira não tem prazo para pautar o pedido.

A cassação de mandato exige votos da maioria absoluta dos deputados, ou seja, pelo menos 257.

Desde agosto de 2020, Flordelis é ré na 3ª Vara Criminal de Niterói, onde foi denunciada por ser mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo – ocorrido há quase dois anos, em 16 de junho de 2019.

Hoje, ela voltou a negar o crime: “Eu não matei o meu marido (…) Eu sou inocente”, disse aos deputados.

Em seu parecer, o deputado Alexandre Leite (DEM-SP) afirmou que Flordelis é a única pessoa do caso “que detinha as condições materiais para financiar a compra da arma de fogo [usada no crime]”.

“Mais grave, a REPRESENTADA se utiliza de seu cargo para deliberadamente tentar subjugar seus filhos, notadamente SIMONE, LUCAS e MISAEL, utilizando o acesso da mídia que seu cargo lhe proporciona para, de toda forma, transferir a eles sua responsabilidade”, escreveu Leite.

Em uma série de audiências desde o fim de março deste ano, o Conselho de Ética ouviu várias pessoas relacionadas ao caso, inclusive a própria Flordelis e alguns de seus filhos.

*Com informações de O Antagonista.


Compartilhe esse post

COM FOCO EM 2022, PFIZER FAZ NOVA OFERTA AO GOVERNO

  • por
Compartilhe esse post

Pfizer faz nova oferta ao governo com foco em 2022
Foto: Myke Sena/ MS

Farmacêutica já entrou em contato com o Ministério da Saúde para negociar os imunizantes

Segundo o Valor, a Pfizer apresentou uma nova proposta de vacinas ao governo brasileiro com foco em 2022.

A farmacêutica já entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber sobre o interesse na continuidade do fornecimento. Uma reunião deve ser realizada na próxima semana para discutir detalhes da proposta.

Pfizer informou à reportagen que não comenta negociações com o governo.

Há pouco tempo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou um contrato para a aquisição de 100 milhões de doses da vacina da americana Moderna, também com foco em 2022.


Compartilhe esse post

BAIXA PROCURA PELA VACINA CONTRA A INFLUENZA PREOCUPA SESAP

  • por
Compartilhe esse post

A baixa procura pela vacina contra a influenza tem sido motivo de preocupação para os gestores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Em sua terceira etapa de execução, apenas 20% das pessoas do público-alvo compareceram aos postos. As salas de vacinação em todo o Rio Grande do Norte estão aplicando a vacina desde o dia 12 de abril e seguirão até 09 de julho.

A Enfermeira Katiucia Roseli, que está coordenando a Campanha de Influenza, reforça que as doses continuam disponíveis para todos os que são dos grupos prioritários. “Toda a população que não se vacinou na primeira e na segunda fase pode procurar as unidades básicas de saúde para receber a dose”.

Ela explica que, assim como a vacinação contra a covid 19, a campanha para a influenza tem importante papel da saúde coletiva. “Pedimos para que a população se conscientize de que a influenza também gera internação, também causa o óbito e somente a vacina proporciona a segurança necessária”.

A meta é vacinar mais de 1,3 milhão de potiguares, entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais e professores. Também pertencem ao público-alvo pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação e liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Com a baixa procura pela população, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta os potiguares a buscarem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município para tomarem o imunizante contra a gripe.

Intervalo entre vacinas

Como a campanha de vacinação contra influenza coincide com a realização da vacinação contra a Covid-19, é importante que seja priorizada a aplicação do imunizante contra a Covid.  Vale salientar que, as pessoas contempladas nos grupos prioritários para a vacinação contra influenza e ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, ao buscarem uma UBS, deverão, preferencialmente, tomar a vacina contra a Covid e agendar a administração da vacina contra a influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.


Compartilhe esse post

SANCIONADA LEI QUE GARANTE ASSISTÊNCIA PARA FAMILIARES DE VÍTIMA DA COVID-19 NO RN

  • por
Compartilhe esse post

RN registra 1.146 novos casos de Covid-19 em 24 horas; 1.056 mortes estão  em investigação
Reprodução

Aprovado, na Assembleia legislativa, por unanimidade no dia 12 de maio, o Projeto de Lei 235/2020 que visava instituir, no âmbito do Rio Grande do Norte, o Programa de Humanização e Acolhimento aos Familiares das Vítimas da Covid-19, agora é Lei. O Governo sancionou a matéria nesta terça-feira (08) com publicação no Diário Oficial do Estado.

De autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL), a Lei N° 10.919 visa dar amparo aos familiares das vítimas da pandemia, garantindo apoio e assistência psicológica decorrente do luto gerado. Caberá ao Poder Executivo Estadual adotar mecanismos para a regulamentação e cumprimento da futura Lei, se sancionada ou promulgada.

“Fico feliz com a sensibilidade do poder executivo de sancionar mais essa lei de nossa autoria. Nosso mandato vem contribuindo no enfrentamento da Covid-19 com várias iniciativas. Já tivemos leis sancionadas, como o ‘Dia em Memória das Vítimas de Covid-19’ e o ‘Direito do Paciente de Acompanhar a Manipulação Adequada da Vacina’, além da campanha educativa “Vacina é Vida”.

Segundo o parlamentar, esta matéria que busca aproximar as políticas públicas dos familiares que perderam seus entes queridos em decorrência da doença, já que no Rio Grande do Norte são mais de 6 mil famílias órfãs de alguém que partiu pela doença e que necessitam de amparo do Poder Público. “Mesmo a regulamentação ficando a cargo do Governo, desde já sugiro a criação de um centro de atendimento e visitas aos potiguares que não possam se deslocar para o serviço”, ressalta.


Compartilhe esse post

RN VACINOU METADE DOS POLICIAIS PENAIS CONTRA A COVID-19

  • por
Compartilhe esse post

RN vacina metade dos policiais penais contra a Covid; 19 se recusaram

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) contabilizou, até essa segunda-feira (7), a vacinação de 706 policiais penais do Rio Grande do Norte — o equivalente a 52% do efetivo imunizado contra a covid-19. A imunização dos agentes segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), com a aplicação da vacina sob responsabilidade dos municípios.

A Seap tem 1.358 servidores ativos e 19 deles se recusaram a receber o imunizante. Nesta terça-feira (8), a Secretaria registra quatro casos positivos entre os servidores e dois entre os internos. No País, apenas 10% da população foi vacinada com as duas doses e 23% com a primeira aplicação do imunizante. 

A vacinação das forças de segurança pública teve início no dia 7 de abril. A vacina é distribuída de forma proporcional e escalonada para os servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Técnico-científico de Perícia (ITEP), Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Defesa Civil, Forças Armadas, agentes públicos das guardas municipais e de trânsito.

Seguindo os critérios elaborados por nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, a Seap está priorizando os profissionais em unidades mais expostas à covid-19. É o caso dos policiais penais que fazem escolta de presos para audiências judiciais, transferências entre unidades e atendimento hospitalar, além daqueles servidores que trabalham na custódia em hospitais como o Giselda Trigueiro, Monsenhor Walfredo Gurgel e Tarcísio Maia. 


Compartilhe esse post

VACINA PARA TODOS: COLÉGIO CEI COMEMORA PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

Covid-19: plano nacional de vacinação terá quatro fases | Agência Brasil

Na tarde desta terça-feira (8), o Colégio CEI comemorou o início do processo de imunização dos professores. Por meio de postagem nas redes sociais, escreveu:

“A imagem mais feliz da nossa escola que vocês terão hoje! 😀😀😀

Iniciamos, com muita alegria e gratidão, a vacinação da nossa equipe contra a Covid-19. Hoje serão mais de 100 educadores imunizados com a primeira dose da vacina! Nosso desejo é que, muito em breve, esse número aumente e chegue não só a nossa comunidade escolar, mas a toda a população!! #VacinaSIM #ProfissionaisdaEducação


Compartilhe esse post

RN TEM ALTA DE 47% NAS EXPORTAÇÕES EM 2021, DIZ MINISTÉRIO DA ECONOMIA

  • por
Compartilhe esse post

As exportações do Rio Grande do Norte tiveram alta de 47% nos primeiros cinco meses de 2021. Entre janeiro e maio deste ano, as empresas potiguares venderam US$ 168,4 milhões para o exterior, contra US$ 114 milhões do mesmo período de 2020, segundo relatório da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, que é ligada ao Ministério da Economia.

De acordo com o relatório, houve aumento de US$ 53,5 milhões em relação ao mesmo período do ano passado. Em maio, o Rio Grande do Norte exportou US$ 27 milhões em produtos. O melhor mês em vendas foi abril, com saldo de US$ 62.503.

Ainda de acordo com os dados, mais de 90% das exportações foram feitas por via marítima.

Com o resultado, a balança comercial potiguar em 2021 tem saldo positivo de US$ 34 milhões. Enquanto no período houve US$ 168,4 milhões em exportações, o Rio Grande do Norte contabilizou US$ 134 milhões.

Exportações do RN em 2021:

Janeiro – $27.233.013
Fevereiro – $29.222.858
Março – $16.867.298
Abril – $62.503.403
Maio – $32.585.879

Fonte: Novo Notícias.


Compartilhe esse post

ÁLVARO DIAS LANÇA PROGRAMA NATAL LIMPA E SUSTENTÁVEL

  • por
Compartilhe esse post

Álvaro Dias lança programa Natal Limpa e Sustentável
Alex Régis/Secom

No intuito de promover boas práticas relacionadas ao meio ambiente, integrando toda a sociedade em ações de preservação e educação ambiental sustentáveis, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, lançou nesta terça-feira (08), em uma solenidade virtual, o projeto Natal Limpa e Sustentável. Neste primeiro momento, o foco da iniciativa estará voltado ao estímulo e orientação da população quanto ao descarte correto do lixo eletrônico. Para tanto, a gestão municipal vai disponibilizar 25 pontos fixos de coleta, localizados em áreas públicas de todas as regiões da cidade. Os dois primeiros pontos já estão instalados no Palácio Felipe Camarão e na sede da Urbana. O Natal Limpa e Sustentável é promovido pela Prefeitura de Natal em parceria com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana); Natal Reciclagem e Trunk Circular.

Além disso, o evento marcou também o lançamento do serviço ECOZAP, onde através do número 99666-4010, os cidadãos podem agendar a coleta domiciliar de aparelhos eletroeletrônicos em desuso. Esse trabalho será executado pela empresa Natal Reciclagem que é parceira da Urbana no projeto. Outra inovação é o portal www.natallimpaesustentavel.com.br. 

A plataforma contém ainda orientações sobre como deve ser realizado o descarte correto de resíduos, o que pode e o que não pode ser descartado, os pontos onde o material pode ser despejado e outros serviços. Além do ECOZAP, o cidadão pode também agendar a coleta domiciliar de resíduos eletroeletrônicos pelo site, preenchendo um formulário. O serviço será realizado sem custos, menos para empresas.


Compartilhe esse post

NATAL E FORTALEZA IRÃO TRABALHAR JUNTAS EM ROTEIRO TURÍSTICO PELAS CAPITAIS

  • por
Compartilhe esse post

Natal e Fortaleza irão trabalhar juntas em roteiro turístico pelas capitais
Alex Régis/Secom

Fortalecer o turismo entre as duas capitais, é o objetivo do projeto Turismo Integrado Natal-Fortaleza, que inclui também as praias de Pipa (RN) e Canoa Quebrada (CE). Com lançamento para a segunda quinzena deste mês de junho, a elaboração é das Secretarias Municipais de Turismo e Prefeituras dos municípios envolvidos. A ideia é oferecer uma semana de viagem, passando por Canoa Quebrada até Pipa.⁣

Concebido no final de 2019 para ser lançado no primeiro semestre de 2020, o projeto ficou parado devido à situação de insegurança sanitária atual. Mas com todos os cuidados de biossegurança, será lançado neste mês de junho de 2021.

“Esse é um projeto inovador, pois é a primeira vez que duas capitais se unem para se promoverem juntas, ao invés de disputarem o mesmo turista”, ressalta o secretário do turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. “No final de 2019, fui a Natal levar a ideia ao secretário Fernando, que não só acolheu, como se entusiasmou com o projeto. Também apresentei a ideia ao ministro do Turismo, Gilson Machado, que manifestou interesse em tornar uma política pública no país”, acrescenta.⁣

Para o secretário municipal de turismo de Natal, Fernando Fernandes, o projeto também vai ajudar a impulsionar a economia que vem sofrendo grandes perdas neste período de pandemia. “Sabemos que o turismo foi o primeiro setor a sentir o impacto da pandemia. Essa ideia surgiu antes de tudo isso, mas hoje vemos que ganhou força, pois há uma demanda maior por viagens internas. Por outro lado, o projeto impulsionará a economia nesses municípios, onde o profissional de turismo está ávido por voltar a trabalhar como antes”, conclui Fernando Fernandes.⁣

Na prática, o projeto consiste em um pacote de viagem incluindo Fortaleza e Natal e as duas praias já citadas. A ideia é que o turista inicie a viagem por uma das capitais e finalize pela outra. De acordo com Alexandre Pereira, o projeto foi inspirado nas experiências dos países europeus, onde é muito comum o turista chegar no continente por um país e sair de lá por outro. ⁣


Compartilhe esse post

GRÁVIDAS E PUÉRPERAS SEM COMORBIDADES PODEM SE VACINAR CONTRA A COVID-19 EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Grávidas e puérperas sem comorbidades podem se vacinar contra a COVID-19 em Natal
Joana Lima/Secom

A Prefeitura do Natal iniciou, nesta terça-feira (08), a vacinação de grávidas e puérperas independente da condição de saúde pré-existente, a partir dos 18 anos. A vacinação acontece nos seis drives da capital (Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta, UnP Roberto Freire, OAB e SESI) e nas 35 salas de vacinação.

A SMS Natal realizou uma consulta técnica junto à Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do RN (SOGORN) sobre a ampliação da vacinação desse público e teve aval da instituição.

Para receber o imunobiológico, deve-se levar uma declaração médica autorizando a vacinação. Além disso, é necessário levar comprovante de residência de Natal, cartão de vacina e documento com foto.

O Ministério da Saúde orienta às gestantes e puérperas que já receberam a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca que aguardem o período da gestação e puerpério para completar seu esquema vacinal.

O município também conta uma plataforma online de informações sobre locais de aplicação, documentação e grupos em vacinação. Para saber mais sobre a vacinação em Natal basta acessar https://vacina.natal.rn.gov.br .


Compartilhe esse post

BOLSONARO PODE REVERTER O QUADRO DE REJEIÇÃO E GANHAR NOVAMENTE?

  • por
Compartilhe esse post

Bolsonaro sobre vacina da Pfizer: 'Se você virar um jacaré, é problema seu'  - ISTOÉ Independente

O presidente Jair Messias Bolsonaro está em processo de crescente desgaste e aumento da rejeição. Fruto da necessidade permanente de falar sobre tudo e todos, sem filtro ou seleção.

A pergunta que se faz é: Bolsonaro consegue reverter essa situação adversa junto ao eleitorado?


De acordo com Gaudêncio Torquato, jornalista, consultor de marketing institucional e político, consultor de comunicação organizacional, doutor, livre-docente e professor titular da Universidade de São Paulo e diretor-presidente da GT Marketing e Comunicação, há alguns fatores que influenciam diretamente na escolha do eleitor, na decisão do voto.

Segundo Gaudêncio, os eleitores

“são influenciados por um conjunto de fatores, a saber: a) o estado da economia (equação BO+BA+CO+CA – Bolso, Barriga, Coração, Cabeça; b) o discurso da ordem contra a violência e a bagunça; c) as demandas mais prementes (saúde, emprego, educação, etc.); d) a esperança encarnada pelo perfil; e) o recall do passado (lembrança do candidato); f) a taxa de indignação contra os políticos; g) a proximidade do candidato; h) o tempo de exposição do candidato na mídia eleitoral e i) a maneira de apresentação/modo de falar (discurso estético).”

A EQUAÇÃO DO VOTO

O respeitado professor Gaudêncio, que é potiguar do Alto Oeste, detalha um pouco mais a equação que pode definir o voto do eleitor:

“Bolso cheio, barriga cheia, coração agradecido e cabeça feita. O eleitor quer identificar nos candidatos o perfil que apresente tudo isso. Quando o eleitor descobre essa mensagem, ele acaba votando porque acha que o político vai ajudá-lo e ele vai ter uma vida melhor. A esperança é o grande valor que os eleitores querem descobrir nos candidatos.”

A VITÓRIA DE FERNANDO HENRIQUE

Baseado nessa inteligente e verdadeira equação do professor Gaudêncio Torquato, façamos uma leve passagem de volta no calendário e poderemos verificar que Fernando Henrique foi eleito justamente na esteira do Plano Real, que estabilizou a economia, botou dinheiro no bolso da população, que encheu a barriga, ficou com o coração agradecido e mudou a cabeça para votar no tucano.

Por dois mandatos. A esperança também é um fator importante e entra justamente quando um grupo exauriu o tempo de Governo, dois mandatos ou mais; e surge alguém que alimenta algo mais forte, sem perder a equação do bolso, barriga, coração, cabeça.

A VITÓRIA DE LULA

Vitória da democracia: Lula vai falar - PT na Câmara

Foi a mesma equação que fez Lula presidente, com uma pitada forte de esperança e curiosidade. Como seria ser governado por um operário sindicalista nordestino com ideias de esquerda, representando um partido com nome de trabalhador? Lula perdeu três eleições porque não conseguiu tirar o medo do eleitorado mais conservador de que mudança não representaria perdas. Colocou um empresário como vice (José Alencar), deu um polimento no discurso, abriu o leque de alianças e ganhou a eleição. A esperança venceu o medo.

No Governo, Lula usou como ninguém a equação do professor Gaudêncio. Povo de bolso cheio, comprando o que antes era impossível, barriga obesa de alimentos variados, coração palpitando de alegria e cabeça feita de agradecimento. Não deu outra. Lula de novo.

A VITÓRIA E A DERROTA DE DILMA

Impeachment de Dilma Rousseff - História do Mundo

Equação mantida no segundo mandato, Lula bem aprovado, elegeu até um poste. O poste, Dilma Rousseff, manteve, com muita luta e briga interna, a equação que havia reelegido Lula. Foi reeleita.
No segundo mandato, deu erro na equação, associado à arrogância e autossuficiência, Dilma se viu sem força popular. O desemprego desmantelou a equação. O bolso ficou vazio, a barriga secou, o coração gritou e a cabeça explodiu.

Sem apoio popular, bastou a invenção de uma tal de ‘pedalada’ para a oposição tomar-lhe o mandato. Com Lula e a equação em pleno funcionamento, explodiu o ‘mensalão’, mas o Governo seguiu firme; nem ameaça real de impedimento. Com Dilma, sem a equação, o golpe foi fácil.

O FUTURO DE BOLSONARO

Em viagem ao Nordeste, Bolsonaro faz acenos ao Congresso e tenta se  aproximar do povo da região - Brasil 247


O presidente Bolsonaro oscila em aprovação e desaprovação de sua gestão e na popularidade. O apoio popular ainda é grande, mas segmentado no gueto que o próprio criou para alimentar sua defesa e sua gestão.

Para não ser derrotado pela união das forças contrárias ao seu Governo, Bolsonaro precisa fazer com que a equação do voto seja posta em prática.

Ele já sinalizou com aumento do bolsa família. É o caminho. Mas não é tudo. Houve aumento no número de miseráveis, queda na pirâmide social, desarranjo nas classes sociais, desemprego em praticamente todas as áreas. A equação não funciona nesse cenário.

Porém, caso o presidente consiga reerguer a economia, aumentar a oferta de empregos, assistir aos miseráveis, diminuir a gigante e vergonhosa linha de pobreza absoluta, devolver o poder de compra e permitir novamente a ascensão social, a equação poderá voltar a funcionar em benefício do projeto de reeleição.

O PERIGO DA FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO

Encontro entre Lula e FHC ensaia frente antibolsonarista e incomoda PSDB |  Atualidade | EL PAÍS Brasil

Entretanto, o comportamento beligerante contínuo do presidente, está provocando a criação de uma frente que não é somente ideológica contra ele. É uma frente ampla que terá como único objetivo, derrotar o presidente. E uma eleição em dois turnos isso é fatal.

Bolsonaro não pode achar que seu exército, que é forte atualmente, é suficiente para lhe garantir a vitória. Em eleição, às vezes grupos se fortalecem mais para derrotar do que para vencer. A vitória é consequência de uma grande união contra algo ou alguém.

Quando Fernando Henrique Cardoso diz que pode até votar em Lula para derrotar Bolsonaro, não deveria soar tão esquisito. Afinal, ambos já dividiram palanque das Diretas-Já e outras lutas no campo democrático.

Mas, quando Rodrigo Maia, que liderou a oposição aos governos de Lula e Dilma na Câmara, diz que pode votar em Lula para derrotar Bolsonaro, é a materialização da união de todos contra um. Sem ideologia ou causa definida. Às vezes, a busca pela derrota do outro encontra mais força do que a própria vitória.

O PERIGO DA REJEIÇÃO CONSOLIDADA

Manifestações contra Bolsonaro são marginalizadas pela mídia brasileira -  04/06/2021 - PerifaConnection - Folha

Portanto, o que vai definir o futuro político de Bolsonaro são suas próprias ações, suas palavras, seus gestos, suas atitudes. E de seus familiares. Quanto mais eles falam, mais apaixonados ficam os que já são apaixonados por Bolsonaro. Quanto mais eles falam, mais gente se une contra Bolsonaro.
O silêncio, em alguns casos, pode ser seu grande parceiro. Hoje, a palavra, que foi responsável por sua vitória surpreendente, poderá ser sua principal razão de derrota.

Quando a rejeição se consolida, não há equação que mude o sentimento. É o que está acontecendo no momento.


Compartilhe esse post

DEPUTADO DO MDB É FAVORÁVEL A GARIBALDI SER VICE DE FÁTIMA E AFIRMA QUE CHAPA SERIA APROVADA NO INTERIOR

  • por
Compartilhe esse post

Dr. Bernardo dá início aos seus trabalhos como Deputado Estadual e coloca  seu mandato à disposição do povo potiguar - Notícias do Pássaro

O deputado Estadual Dr. Bernardo disse ao blog Tulio Lemos que é favorável a uma aliança entre o PT e o MDB com o ex-senador Garibaldi Filho como candidato a vice-governador na chapa da atual governadora Fátima Bezerra.

Dr. Bernardo é filiado ao MDB e disse que essa é uma decisão do partido e do próprio Garibaldi: “Veja bem; essa é uma decisão de Garibaldi e do MDB. Se o MDB assim decidir, terá minha anuência com certeza. Sou totalmente favorável.”

Perguntado se a chapa Fátima governadora e Garibaldi vice-governador teria aprovação do eleitorado do interior do RN, o deputado Dr. Bernardo foi enfático: “Com certeza.”

Dr. Bernardo ainda acrescentou sobre o ex-senador e ex-governador Garibaldi Filho: “Garibaldi é o melhor quadro do Estado sem mandato. Tem todas as qualidades de um grande político: Experiência, tradição, mãos limpas e o mais importante: Simplicidade e cheiro do povo. Ele pode jogar em qualquer posição.” Finalizou o parlamentar.

PERFIL


O deputado Dr. Bernardo é médico formado pela UFRN e especializado em gastroenterologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Bahia. Foi prefeito de Almino Afonso em 2000, reeleito para o segundo mandato em 2004. Em 2018, foi eleito deputado Estadual e obteve 42.049 votos, o terceiro mais votado do Estado.

CANDIDATURA

A possibilidade da candidatura de Garibaldi Filho como vice-governador de Fátima Bezerra é real. Pessoas ligadas ao Governo estimulam a formação dessa chapa, por entender que o MDB tem grande penetração no interior do Estado e Fátima teria um vice com dois mandatos de Governador e dois de senador em sua história política, com discurso em todos os municípios do Estado.


Prefeitos e lideranças do MDB também são favoráveis e acreditam que Garibaldi teria esse gesto de humildade de ser candidato a vice-governador. “Garibaldi vice de Fátima fortalece a chapa em todo o Estado e desarticula a oposição”, disse um integrante da família Alves, que pediu para não ser identificado para não atropelar as articulações.


O pai do ex-senador Garibaldi Filho já foi vice-governador do Estado. Garibaldi Alves foi o vice de Geraldo Melo na eleição de 1986.

BOMBA. GARIBALDI FILHO PODERÁ SER O VICE DE FÁTIMA BEZERRA


Compartilhe esse post

FÁTIMA QUER INTÉRPRETES DE LIBRAS EM TELEJORNAIS E PROPAGANDA DE GOVERNO

  • por
Compartilhe esse post

Sancionada lei que institui inclusão de intérprete de Libras em telejornais  e em propagandas e programas governamentais do RN – Blog Jair Sampaio

Com a publicação da Lei nº 10.920, de 07 de junho de 2021 e publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (8), entra em vigor a obrigatoriedade da contratação de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para a apresentação de telejornais, em todo o território potiguar e também nas propagandas e programas institucionais do Governo Estadual.

Embora no seu artigo 1º da Lei 10.920 fique explícito a obrigatoriedade da inclusão de intérpretes de LIBRAS em telejornais e no Parágrafo Único cite que

“As emissoras de televisão nos termos previstos no caput deste artigo, deverão promover uma comunicação inclusiva e de qualidade, oferecendo amplo acesso às pessoas com deficiência auditiva através dos telejornais locais”.

Na mesma lei, em seu ART. 3º a governadora Fátima Bezerra transfere que:

“Fica facultado aos municípios do Estado do Rio Grande do Norte instituírem às emissoras de televisão com sede em seus territórios, a obrigatoriedade de inclusão da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS nas propagandas e programas institucionais municipais“.


Compartilhe esse post

GOVERNO DESEJA PERMITIR NOVO REFIS PARA EMPRESAS COM PREJUÍZOS DURANTE A PANDEMIA

  • por
Compartilhe esse post

Novo Refis vai incluir o parcelamento de dívidas anteriores à pandemia -  Economia - Estadão
Fernando Bezerra diz que todas as dívidas serão negociadas no novo Refis. Foto: Dida Sampaio/Estadão

O novo REFIS (parcelamentos de débitos tributários), incluído no fatiamento da reforma tributária, vai incluir débitos formados antes da pandemia e também facilitará as condições de negociações diretas entre os devedores e o governo para a solução de conflitos fiscais, chamada tecnicamente de transação tributária.

O parecer vai elevar de 50% para até 70% o desconto do valor total da dívida nessa modalidade. A medida permitirá desconto de até 100% sobre multas, já juros e encargos terão abatimento de até 70%. As empresas que optarem pelo instrumento também poderão aproveitar o crédito do prejuízo fiscal.

As medidas serão incluídas no projeto de reforma tributária em tramitação no Senado, conforme antecipou ao Estadão o relator e líder do governo, senador Fernando Bezerra (MDB-PE). Para aceitar o REFIS, o ministro Paulo Guedes, da Economia, quer vincular a habilitação ao programa à redução do faturamento da empresa durante a pandemia.

A ideia é que a empresa que tiver tido uma queda superior a 15% possa aderir ao REFIS. As condições serão mais favoráveis à medida que o tombo do faturamento for maior.

*Com informações do jornal ESTADO DE SÃO PAULO.


Compartilhe esse post

RIO GRANDE DO NORTE SE DESTACA ENTRE OS ESTADOS QUE MAIS UTILIZOU VACINAS EM ESTOQUE

  • por
Compartilhe esse post

Saiba como se cadastrar no sistema que vai monitorar a distribuição e  aplicação de vacinas contra Covid-19 no RN | Rio Grande do Norte | G1

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no país caminha de diferentes formas em cada estado, apesar de as doses serem distribuídas de forma igualitária e proporcional às populações. Segundo informações da revista VEJA, dentre os estados que mais aplicam as vacinas recebidas estão o Rio Grande do Norte, que utilizou 93,15% do montante disponível, Alagoas, que administrou 89,2% das doses recebidas, e Roraima, com 86% das unidades que chegaram do Ministério da Saúde já aplicadas.

Por outro lado, o Amazonas e o Acre são os estados que menos utilizaram os imunizantes recebidos, com apenas 52,6% e 59% respectivamente. A maioria dos estados e o Distrito Federal já administraram entre 70% a 80% das doses recebidas. O número de vacinas aplicadas em todo o planeta chegou a 2,15 bilhões de pessoas, enquanto que o Brasil são 73.239.620 de doses administradas, segundo dados da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).


Compartilhe esse post

“LOGÍSTICA PAZUELLO É CUMPRIDA À RISCA PELA PREFEITURA DE NATAL”, DIZ NATÁLIA BONAVIDES

Compartilhe esse post

Por: Daniela Freire
Deputada Natália Bonavides considera que atraso na vacinação em Natal, em comparação aos outros estados do Nordeste, se deve ao fato de a Prefeitura de Natal “seguir à risca” modelp Pazuello de gestão

A deputada federal Natália Bonavides comentou sobre a notícia de que Natal é a única capital do Nordeste que ainda não começou a vacinação de pessoas do público geral, que não faz parte das prioridades, até esta segunda-feira (7), segundo levantamento do G1.

Na opinião da parlamentar, isso ocorre porque “a logística de Pazuello é cumprida à risca pela Prefeitura de Natal”. Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, é investigado pela sua gestão no combate a covid-19, especialmente pelo que aconteceu em Manaus, que entrou em colapso no fornecimento de oxigênio ao mesmo tempo em que mantinha hospitais lotados de infectados pelo coronavírus, o que resultado em enorme mortandade.

E, segundo explicou ao G1 Secretaria Municipal de Saúde de Natal, é mais ou menos isso mesmo. “A capital não começou a vacinação do público geral por causa de uma decisão judicial pedida pelo Ministério Público, que determina que o município siga rigorosamente o Plano Nacional de Imunização”, disse a pasta.

O portal explicou que a nota técnica nº 717/2021 do Ministério da Saúde, orientou aos estados que “a vacinação do público geral pode ser iniciada após a vacinação dos trabalhadores da educação”, mas que estados e municípios “que não apresentam demanda ou tenham demanda diminuída para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade e trabalhadores de educação, podem ‘pactuar em Comissão Intergestores Bipartite a adoção imediata da estratégia de vacinação segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade’”.

A comissão bipartite é composta pela Secretaria Estadual de Saúde e secretarias municipais. A Sesap disse ao G1 que os secretários decidiram, na última semana, não iniciar a vacinação desse grupo simultaneamente aos trabalhadores da Educação, portos, segurança, aeroportos e as categorias que estão sendo vacinadas. E que “é provável que a gente faça essa pactuação nos próximos dias e que assim inicie essa vacinação de forma decrescente, independente de se ter ou não alguma doença associada”.

De acordo com a reportagem do portal, em todos os outros estados da região Nordeste, as capitais já iniciaram a imunização de pessoas com 59 anos ou até menos idade.

Vacinação do público geral nas capitais do Nordeste:

Aracaju – 57 mais
Maceió – 54 anos
Teresina – 56 anos
Recife – 50 anos
Salvador – 55 anos
João Pessoa – 50 anos
São Luis – 41 anos
Fortaleza – 59 anos.

Fonte: Novo Notícias.


Compartilhe esse post

PF CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO CONTRA HACKERS SUSPEITOS DE ATACAR STF

  • por
Compartilhe esse post

Sede da Polícia Federal em Brasília - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Sede da Polícia Federal em Brasília – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (08) a Operação Leet, em que cumpre mandados de prisão contra suspeitos de conduzir ataques cibernéticos contra os sistemas do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao todo, são cumpridos seis mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária nas cidades de Itumbiara (GO), Bragança Paulista (SP), Belém do São Francisco (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Olinda (PE).

Entenda

Em 3 de maio, técnicos do Supremo identificaram atividades suspeitas no portal do tribunal e derrubaram os sistemas da Corte, incluindo o site oficial, que ficou diversos dias fora do ar. Com isso, uma série de serviços, incluindo o acompanhamento de andamentos processuais, ficaram inacessíveis, o que levou a uma suspensão de prazos processuais por 48 horas.

À época, o STF divulgou nota afirmando ter identificado “acessos fora do padrão” a seus sistemas, mas não confirmou tratar-se de um ataque. Uma investigação sigilosa foi então conduzida pela PF, que agora disse, em nota, ter identificado a prática de crimes cibernéticos.

“No curso do inquérito policial foram identificados os endereços de onde partiram os ataques, bem como as pessoas que, de forma sistemática e organizada, praticaram os crimes ora apurados”, diz texto divulgado pela PF. O órgão acrescentou que, com as provas eventualmente colhidas nesta terça-feira (8), “busca-se identificar demais partícipes e circunstâncias dos atos criminosos”.

Os envolvidos podem vir a responder por crime de invasão de dispositivo informático, previsto no Artigo 154-A do Código Penal, cuja pena vai de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

O termo Leet, que dá nome à operação, se refere a uma forma de comunicação pela internet que utiliza símbolos para substituir letras e que, com o uso, tonou-se uma espécie de dialeto online. Esse tipo de linguagem costuma ser utilizada por diferentes grupos, incluindo hackers. Uma das teorias é de que essa linguagem tenha surgido para driblar filtros de texto em fóruns online.

Fonte: Agência Brasil.


Compartilhe esse post