Início » Arquivos para 13 de dezembro de 2021, 16:06h

dezembro 13, 2021


USO DO CIGARRO ELETRÔNICO POR JOVENS FOI AMPLAMENTE UTILIZADO NO CARNATAL 2021

  • por
Compartilhe esse post

Foliã usando o cigarro eletrônico no corredor da folia do Carnatal 2021. Foto: Rosinaldo Vieira

O Carnatal 2021, realizado de 9 a 12 de dezembro no entorno do estádio Arena das Dunas, em Lagoa Nova, ficou marcado pela uso indiscriminado do cigarro eletrônico por jovens, durante os quatro dias de realização do evento.

Como não é um produto considerado ilícito pelo Código Penal (CP), como acontece com a maconha, cocaína, craque, entre outros, era fácil ver os jovens usando este tipo de cigarro, seja nos camarotes, no meio dos blocos dos artistas, nas arquibancadas, enfim, em todos os lugares do Carnatal.

Influenciadores digitais e muitos jovens estão cada vez mais utilizando este tipo de cigarro, que vaporiza seu conteúdo, no lugar de queimar, como acontece com o cigarro tradicional.

Mas até que ponto este produto é menos nocivo a saúde das pessoas, do que os demais tipos de cigarros? Se propaga popularmente que teria menos danos. No entanto, a comunidade médica diz o contrário, pois o cigarro eletrônico tem um líquido que, ao ser aquecido pelo seu dispositivo, produz o vapor  aspirado e exalado pelo consumidor deste produto.

E também contém a famigerada nicotina, tão propalada pelos médicos, como a grande responsável por provocar câncer de pulmão. O cartucho contém no seu interior nicotina líquida, água, aromatizantes e substâncias químicas, que levam a nicotina até o pulmão e aí é onde mora o perigo.

Cigarros eletrôncios podem provocar muitos danos a saúde, por conter a nicotina, responsável por causar câncer de pulmão

As dosagens de nicotina nestes tipos de cigarros, equivalem de seis a 18 cigarros comuns, dependendo do fabricante, que podem provocar doenças respiratórias e pulmonares como insuficiência respiratória aguda grave, enfisema, doenças cardiovasculares, câncer, e até dermatites. 

Determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proíbe, desde 2009, a venda de dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil. Apesar desta proibição, o produto é largamente comercializado, como ficou comprovado durante o Carnatal 2021 com seu uso indiscriminado por parte dos jovens.

Vale lembrar que o ato de fumar este tipo de produto, assim como os cigarros tradicionais, não é proibido no país. Existe uma previsão que a venda dos cigarros eletrônicos seja liberada até 2023. O valor dos cigarros eletrônicos, dependendo do modelo, podem variar de pouco mais de R$ 100,00 a quase R$ 2 mil.


Compartilhe esse post

RAFAEL MOTTA DIZ QUE SEGUE A CIÊNCIA, AO RESPONDER CRÍTICAS DE FÁBIO FARIA

  • por
Compartilhe esse post

O Twwiter Rafael Motta em respostas às críticas do ministro Fábio Faria

O deputado federal Rafael Motta (PSB) rebateu nesta segunda-feira (13.12), as críticas do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que o chamou de hipócrita por ele ter participado do Carnatal 2021 sem o uso de máscaras e se aglomerando em meio a centenas de pessoas, ficando assim, exposto a uma contaminação pela covid-19.

Em postagem no seu Twitter, Rafael Motta disse o seguinte: “Meus posicionamentos seguem uma única coerência: a ciência, diante de um vírus para o qual não tínhamos remédio comprovadamente eficaz nem vacina”.

E disse mais: “Os que me acusam de incoerência são exatamente aqueles que, por interesses não republicanos, ignoraram os apelos dos cientistas e médicos, há quase dois anos, porque diziam que tudo deveria seguir, apesar do vírus que ceifou a vida de milhares de brasileiros; que apoiam o Governo”

Na sua crítica, o ministro Fábio Faria lembrou da postagem no Twitter do deputado federal Rafael Motta, de 19 de junho deste ano: “Nega-se a ciência. Nega-se o uso da máscara. Nega-se o distanciamento. Nega-se a prudência de receitar apenas o que tem eficácia. Nega-se a oferta de vacinas. Nega-se a dor. Nega-se o sofrer. Mas não há como negar um número: 500 mil mortos (à época e hoje já são mais de 600 mil). Vidas negadas pela ausência de sins”.

Para participar do Carnatal 2021, que ocorreu de 9 a 12 de dezembro, todos os participantes, tanto os foliões dos blocos, artistas e profissionais que atuaram no evento, tinham que apresentar o comprovante de vacinação e recebiam uma pulseira atestando que estavam vacinados e só podiam entrar na área do entorno do Arena das Dunas, onde a festa ocorreu, com esta pulseira no braço.

O deputado Rafael Motta estava com a citada pulseira no braço esquerdo, como mostra o vídeo divulgado pelo ministro das Comunicações Fábio Faria em seu Instagram. O Carnatal 2021, assim como outros eventos de grande porte, foram liberados pelo governo estadual, devido ao avançado da vacinação, que possibilitou a diminuição dos casos de morte e infeção pelo coronavírus.

No entanto, infectologistas continuam afirmando a necessidade do uso de máscaras, limpeza constante das mãos e um mínimo de distanciamento possível, já que a vacinação não garante proteção 100%, principalmente agora com a disseminação da variante ômicron.


Compartilhe esse post

FRANCISCO DO PT SE DIZ ABERTO AO DIÁLOGO SOBRE O NOME DO PT AO SENADO

  • por
Compartilhe esse post

Deputado estadual Francisco do PT, durante entrevista ao Meio Dia RN. Foto: Reprodução/Rosinaldo Vieira

O deputado Francisco do PT, afirmou no início da tarde desta segunda-feira (13.12), que, apesar de defender que o senador petista Jean Paul Prates seja o candidato do partido ao Senado nas eleições do próximo ano, também está aberto ao diálogo com outras forças políticas e as possibilidades inerentes ao mundo político.

A declaração foi dada no início da tarde desta segunda-feira (13.12), ao programa Meio Dia RN, da 96 FM, apresentado por Bruno Giovanni, (BG), pelo jornalista Breno Perruci e o publicitário Pedro Ratts.

Este questionamento partiu depois que o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que tem se colocado como candidato ao Senado no próximo ano, se reuniu na última quinta-feira (9.12) com o vice-governador Antenor Roberto (PC do B), sinalizando um possível apoio da governadora Fátima Bezerra (PT), a candidatura de Carlos Eduardo ao Senado, em detrimento a reeleição do atual senador petista, Jean Paul Prates.

“Essa será uma posição tomada partidariamente. Qualquer juízo que eu emitir aqui ainda não foi objeto de discussão partidária. Sou da tese de que em política não se deve faltar conversar”, disse Francisco do PT, elogiando a conduta que o senador Jean Paul Prates vem fazendo no exercício do seu mandato.

“O próprio senador Jean também está aberto ao diálogo, pois tem muita maturidade política. Eu sempre me posicionei de forma aberta sobre o diálogo com as forças políticas que entendem a importância da continuidade do governo da professora Fátima”, disse o deputado Francisco do PT.

Em recente evento realizado no comitê do seu mandato em Natal, no último dia (10.12), quando lançou uma revista com as ações do seu mandato, o senador Jean Paul Prates afirmou que “quem está esperando algum movimento de reação a essas fofocas políticas, não espere de mim qualquer movimento de deslealdade ao Partido dos Trabalhadores e à Fátima, porque não vai ter!”

Senador Jean Paul Prates, durante o evento de divulgação da revista do seu mandato, é aberto ao dálogo sobre as eleições de 2022. Foto: Assessoria de Impressa do senador Jean Puaul Prates

O atual mandato do senador Jean Paul Prates encerra-se em 31 de dezembro de 2022 e ele poderá se candidatar para um segundo mandato de oito anos, isso porque nas eleições do próximo ano todos os estados do Brasil poderão eleger apenas uma vaga para o Senado. Como cada ente da federação tem direito por igual a três vagas no Senado Federal, existe um revezamento em que num pleito são escolhidos dois senadores e no outro apenas um, como acontecerá no próximo ano.


Compartilhe esse post

URNA ELETRÔNICA MAIS MODERNA E SEGURA SERÁ USADA NAS ELEIÇÕES DE 2022

  • por
Compartilhe esse post

Urna eletrônmica mais segura e moderna será usada nas eleições de 2022. Foto: Reprodução/TSE

Uma urna eletrônica com tecnologia de ponta, moderna e com mais segurança para evitar possíveis fraudes, foi apresentada nesta manhã (13.12), pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, durante visita em Manaus/AM, a uma fábrica de urnas eletrônicas da capital manauara.

Até as últimas eleições em 2020, o TSE usava um modelo utilizado desde 2015. As principais mudanças implementadas neste novo modelo são as seguintes:

  • Terminal do mesário com tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque;
  • Processador do tipo System on a Chip (SOC), 18 vezes mais rápido que o modelo 2015;
  • Bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato: menos custos de conservação por não necessitarem de recarga;
  • Mídia de aplicação do tipo pen-drive, o que traz maior flexibilidade logística para os TREs na geração de mídias;
  • Expectativa de duração da bateria por toda a vida útil da urna.

A nova urna eletrônica também será mais ágil para identificação dos eleitores. Essa inovação possibilitará que durante a votação de uma eleitor, o outro já possa ser identificado imediatamente, sem a necessidade de esperar a conclusão do voto de cada pessoa. Como benefício, poderá aumentar o número de eleitores por seção e até diminuir o tempo de espera nas filas.

O TSE vem afirmando, apesar de críticos como o presidente Jair Bolsonaro, que prega a necessidade da emissão do voto impresso, por não confiar na segurança das urnas, que este equipamento é totalmente seguro, pois não tem conexão a internet, rede ou bluetooth. Para que uma fraude possa acontecer, é preciso passar por mais de 30 barreiras de proteção.

“A urna utiliza o que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais. Tudo isso garante que somente o sistema desenvolvido pelo TSE e certificado pela Justiça Eleitoral seja executado nos equipamentos”, informou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.


Compartilhe esse post

INGLATERRA REGISTRA PRIMEIRA MORTE NO MUNDO PELA VARIANTE ÔMICRON

  • por
Compartilhe esse post

Ômicron provoca primeira morte do mundo na Inglaterra

O primeiro ministro da Inglaterra, Boris Johson, anuncio nesta segunda-feira (13.12), a primeira morte no mundo pela variante ômicron do coronavírus, ocorrida no Reino Unido. “Infelizmente a ômicron está gerando hospitalizações e, tristemente, pelo menos um paciente morreu com ômicron, confirmado”, afirmou Boris Johnson.

Até este domingo (12.12), foram registrados na Inglaterra 1.239 novos casos da variante ômicron, chegando o total de infectados para 3.137, ou 65% a mais que os 1.898 do sábado (11.12).

Para combater o crescimento das contaminações pela variante ômicron, o governo britânico anunciou as seguintes medidas:

  • ampliação da campanha de vacinação de reforço para os maiores de 30 anos, a partir de segunda-feira (13.12);
  • testagem obrigatória, durante 7 dias, de pessoas vacinadas que entraram em contato com casos confirmados de Covid-19;
  • isolamento por 10 dias de cidadãos que não foram imunizados e que conviveram com infectados.

Ômicron no Brasil

No Brasil já foram registrados até esta segunda-feira (13.12), um total de 11 casos de pessoas contaminadas com a Covid-19, através da variante da ômicron.

Dos casos identificados, cinco são no estado de São Paulo, dois no Distrito Federal, dois no Rio Grande do Sul e dois em Goiás. Felizmente, até o momento, nenhum caso de contaminação com a variante ômicron foi registrada no Rio Grande do Norte.


Compartilhe esse post

EZEQUIEL, O ANFÍBIO, AGRIDOCE E TOTAL FLEX DA POLÍTICA POTIGUAR

  • por
Compartilhe esse post

Deputado Ezequiel Ferreira de Souza passeia entre a oposição e situação. Até quando?

O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) é o que podemos chamar de um político anfíbio, sobrevive em terra e na água; total flex, é governo e oposição de forma simultânea; agridoce, consegue ser salgado e doce ao mesmo tempo. Desconhece o significado da palavra coerência, pois nunca é cobrado a praticá-la e vai exercitando sua habilidade transformadora sem ser incomodado.

Ele diz que faz parte da bancada de apoio ao governo Fátima Bezerra na Assembleia, mas preside o PSDB, partido que tem em seus quadros pelo menos dois dos deputados mais ácidos contra o governo que diz defender.

Por conta de sua postura anfíbia, os deputados José Dias e Tomba Farias fazem pesada oposição ao governo Fátima, sob o olhar cúmplice e a boca fechada conivente do presidente do partido ao qual pertencem. É um silêncio cômodo.

A postura de Ezequiel é tão esquisita que o nome dele tem sido ventilado para ser candidato a governador pela oposição, quando o próprio assume ser governista. Como alguém que apoia uma gestão, indica afilhados políticos para cargos de confiança nesse mesmo governo e é lembrado para liderar a oposição? É possível servir a dois senhores?

Outro ponto interessante é a postura de Ezequiel diante da sucessão 2022. Apesar de ser ‘governista’, ele nunca admitiu publicamente, com todas as letras, que vota na reeleição de Fátima, mas já anunciou que seu candidato a senador é Rogério Marinho, que integra a gestão do presidente Bolsonaro, a quem seu partido, o PSDB, faz oposição.

O que estaria por trás do apoio de Ezequiel a Rogério Marinho? Especialistas em negociatas políticas não conseguiram ainda identificar o motivo ou os gigantes motivos que fizeram Ezequiel anunciar apoio ao nome de Rogério para uma candidatura que ainda sequer foi definida dentro de seu próprio grupo.

Afinal, diferente do prefeito de Natal, Álvaro Dias, que precisa das verbas federais que Rogério pode liberar para ajudar sua gestão na capital, Ezequiel não precisa de verba, pois comanda o Poder Legislativo do Estado e seu orçamento o transforma em um chefe de um micro governo, com a vantagem de que tem muito dinheiro, sem os compromissos que o governo imperiosamente tem.

Qual seria essa ‘gratidão’ de Ezequiel a Rogério e não a Fátima? É uma pergunta que nem os melhores universitários sabem responder.

Portanto, Ezequiel vive em permanente zona de conforto sem ser incomodado por nenhum grupo. Pelo contrário. É cortejado pela oposição e pelo governo. O camaleão do Seridó vive seu melhor momento.

Porém, sua situação é paradoxal. Caso deseje mudar de cargo e de grupo, terá que fazer a escolha certa. Afinal, o STF já decidiu que as assembleias não podem mais se transformar em mansão vitalícia de presidentes que se elegem e se reelegem indefinidamente.

Nesse caso, perder o comando da Assembleia e voltar à planície não é o melhor dos mundos para Ezequiel Ferreira. Ele não se acostuma mais ficar do mesmo tamanho de seus colegas.

Está chegando a hora da decisão. O habilidoso Ezequiel terá que escolher entre o doce ou o salgado, o álcool ou a gasolina, o mar ou a terra. Seu tempo de agridoce, total flex e anfíbio está chegando ao fim.

Para onde irá Ezequiel no pleito de 2022? Talvez nem ele saiba a resposta. Ainda.


Compartilhe esse post

FÁBIO FARIA CHAMA DEPUTADO RAFAEL MOTTA DE HIPÓCRITA

  • por
Compartilhe esse post

Deputado Rafael Motta curtindo o Carnatal 2021 sem máscara

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, chamou de hipócrita a atitude do deputado federal Rafael Motta (PSB), após ele aparecer curtindo o bloco Vumbora, no Carnatal 2021, que aconteceu desde a última quinta-feira (9.12) até este domingo (12.12).

Na sua página no Instagram (@fabiofariarn), nesta segunda-feira (13.12), Fábio Faia mostra um vídeo do deputado Rafael Motta, ao lado de amigos, sem máscara e aglomerado em meio a centenas de foliões, se divertindo com as músicas do cantor baiano Bel Marques, que puxava o bloco do Vumbora no Carnatal.

Ainda no seu Instagram, o ministro das Comunicações afirmou o seguinte: “hipócrita – aquele que demonstra uma coisa, quando sente ou pensa outra, que dissimula sua verdadeira personalidade e afeta, quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza, qualidades ou sentimentos que não possui; fingido, falso, simulado”.

O fato surgiu porque em uma postagem de 19 de junho deste ano, Rafael Motta publicou no seu twitter (@RafaelMottaRN) o seguinte: “Nega-se a ciência. Nega-se o uso da máscara. Nega-se o distanciamento. Nega-se a prudência de receitar apenas o que tem eficácia. Nega-se a oferta de vacinas. Nega-se a dor. Nega-se o sofrer. Mas não há como negar um número: 500 mil mortos (à época e hoje já são mais de 600 mil). Vidas negadas pela ausência de sins”.

E ao ver Rafael curtindo o Carnatal, Fábio Faria o criticou como hipócrita, pelo falo do deputado, entre outras cosias, criticar quem nega a ciência e o uso de máscaras e no Carnatal, aparecer, justamente, sem máscara.

Neste mesmo dia 19 de junho, o ministro das Comunicações comentou outra postagem de Rafael Motta, que falou sobre o custo humano da irresponsabilidade. No comentário, Fábio Faria disse o seguinte: “Em breve vocês verão políticos, artistas e jornalistas “lamentando” o número de 500 mil mortos. Nunca os verão comemorar os 86 milhões de doses aplicadas ou os 18 milhões de curados, porque o tom é sempre o do “quanto pior, melhor”. Infelizmente, eles torcem pelo vírus”.


Compartilhe esse post

CIENTISTAS NAZISTAS QUE USARAM ARGUMENTOS RACISTAS PARA DESACREDITAR EINSTEIN

  • por
Compartilhe esse post

Albert Einstein sofreu muito com o ataque de cientistas nazistas

Albert Einstein, que revolucionou a ciência com a Teoria da Relatividade, também sofreu com a ação de cientistas nazistas , que inspirados pela inveja, o atacaram com ideias racistas, para desacreditar a revolução que ele provocava no mundo.

Dois destes cientistas que seguiam ideologias nazistas, os ganhadores de prêmios Nobel, Philipp Leonard  e Johannes Stark, desenvolveram uma campanha contra as ideias de Albert Einstein, que era alemão de origem judia, povo que foi bastante perseguido pelos nazistas, que os consideravam uma raça inferior e que por isso deveria ser destruída.

Os dois cientistas citados anteriormente, passaram a criar estratégias e empurrar os conceitos da “física ariana”, a partir do conceito de uma raça pura, da qual Adolf Hitler, o grande líder do nazismo, queria colocar em prática e que para isso pretendia aniquilar o que ele considerava como “raças inferiores”, como os judeus.

Inclusive, Leonard e Stark não reconheceram e passaram a desacreditar a Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica, disseminadas por Einstein. Para se ter ideia, Leonard, Prêmio Nobel de Física em 1905 por seu estudo raios catódicos, dizia que qualquer esforço humano, incluindo a ciência, era definido pela raça.

Leonard e Stark eram nazistas convictos e se consideravam assim até mais do que muitos oficiais nazistas. Felizmente a história foi fiel a verdade e o que prevaleceu foram os feitos e descobertas e extraordinários de Albert Einstein para o desenvolvimento da humanidade, em detrimento às ideias retrógradas do nazismo.


Compartilhe esse post

QUASE 100% DA POPULAÇÃO DE MÃE LUIZA DESEJA QUE O BAIRRO PERMANEÇA COMO ÁREA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL, DIZ PESQUISA

  • por
Compartilhe esse post

Área de preservação ambiental do Parque das Dunas, em Mãe Luiza, é muito cobiçada pela especulação imobiliária em Natal

Um percentual de 96,22% da população do bairro de Mãe Luiza, em Natal, considera positiva a comunidade permanecer como Área Especial de Interesse Social (AEIS), que são regiões demarcadas no território de uma cidade, para assentamentos habitacionais de população de baixa renda e que estão previstas no Plano Diretor de Natal.

Apenas 3,78% consideram negativo para os moradores permanecer como AEIS. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, realizada entre os dias 8 e 9 de dezembro passados em Mãe Luiza, quando foram entrevistadas 212 pessoas.

Já 100% dos moradores disseram na pesquisa que preferem que o bairro continue como espaço natural preservado coexistindo com um uso social e ecologicamente sustentável, no lugar de servir como uso comercial, como por exemplo a construção de condomínios residenciais.

Isso porque a área no entorno de Mãe Luiza faz parte da Zona de Proteção Ambiental 10 (ZPA 10), situada entre o Parque das Dunas e os bairros de Mãe Luiza e Areia Preta, às margens das Via Costeira e que há vários anos é muito cobiçada pelo mercado imobiliário para construção de habitações residenciais, o que é proibido pelas normas do Plano Diretor de Natal.


Compartilhe esse post