O Governo Federal já tem datas para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O Ministério da Educação (MEC) trabalha para aplicar o exame nos dias 06 e 13 de novembro (edição regular) e para os dias 13 e 14 de dezembro (reaplicação e pessoas privadas de liberdade – socioeducativo).
As datas ainda não foram oficializadas pelo Governo, através da publicação de um edital no Diário Oficial da União (DOU), ainda não há data para a publicação do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O documento define as diretrizes da aplicação, como calendário de inscrições, pedido de isenção e outros.
O ex-prefeito do Rio de Janeiro e atual vereador, César Maia (DEM), de 76 anos, foi internado após ser diagnosticado com Covid-19. Segundo informações do jornalista Ancelmo Gois, o político está no hospital Copa Star, em Copacabana.
César Maia, que é pai do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, está sob os cuidados da médica cardiologista Ludhmila Hajjar. Ele estaria internado por precaução, apenas para observação do quadro.
O aumento dos casos de Covid-19 e Influenza tem feito a população procurar mais pelos exames de testagem. Com a exceção dos laboratórios particulares, que fazem o teste mediante pagamento pelo exame, as pessoas com suspeita de covid-19 ou gripe que forem fazer a testagem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal, precisam passar antes por consulta médica.
No caso do teste RT-PCR, por meio de swab (cotonete), apenas depois da triagem e consulta, o paciente poderá fazer o exame em uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. É necessário estar entre o 3º e 7º dia de sintomas para que haja um resultado eficaz do exame.
Já o teste rápido, que possui um menor grau de precisão no resultado, está disponível em 45 unidades básicas de saúde do município. Nesse caso, é preciso requisição ou triagem da equipe de enfermagem.
Em Natal, informações sobre os locais de vacinação, documentos e a situação das filas em tempo reais estão disponíveis no site https://vacina.natal.rn.gov.br/.
A variante Ômicron já é responsável por 97% dos casos de Covid-19 no Brasil e alcança um percentual superior a 90% em 13 estados, incluindo os três mais populosos do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
As informações são de um estudo conjunto das redes Vírus e Corona-ômica BR, vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e leva em consideração casos confirmados até a primeira semana de janeiro.
Em cinco estados analisados, a presença da Ômicron chegou a 100% das amostras analisadas em janeiro: Acre, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina.
O estado do Sul, aliás, é o único que já havia registrado 100% de presença da Ômicron nas amostras analisadas em novembro. As amostras positivas do estudo não passaram por sequenciamento genético.
Após a realização de RT-PCR, a presença da variante foi identificada graças a um kit de diagnóstico que identifica uma das mutações próprias da variante, ocorrida na proteína spike.
A cantora Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, de causas naturais.
“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, disse sua assessora.
“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”.
“A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, conclui o comunicado oficial da morte da cantora.
O pré-candidato a presidente Sergio Moro (Podemos) afirmou que no momento há “bastante conversas” com outros partidos e a percepção de que é preciso união contra as candidaturas de Bolsonaro e Lula. O ex-juiz deu entrevista nesta quinta-feira (20) ao canal do YouTube do jornalista Felipe Moura Brasil.
Moro disse que Valdemar Costa Neto manda no governo e em Jair Bolsonaro. Neto é presidente nacional do PL, novo partido do presidente.
“Hoje você tem um governo que é comandado pelo Centrão. Tem algumas pessoas boas dentro desses partidos, mas tem muitos políticos fisiológicos”, disse Moro. “Alguém que foi condenado criminalmente por receber suborno mandando no presidente da República. Eu acho complicado”, afirmou.
O ex-juiz também disse que um ministro de origem militar do governo Bolsonaro tentou dissuadi-lo a abandonar o apoio à volta da prisão depois de condenação em 2ª instância. “Um ministro do Executivo de Bolsonaro chegou para mim, quando eu ia numa dessas reuniões com parlamentares, e me disse: ‘Moro, o presidente me pediu para te dar um recado. Ele não quer que você se envolva nessa pauta’”.
“O presidente nunca se pronunciou sobre esse tema, porque ele é contra. Ele tem problemas legais e a família dele também”, declarou.
HOSPITAL REGIONAL DE PAU DOS FERROS. FOTO: REPRODUÇÃO
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Estado (Sesap) está investigando a morte de uma menina de 2 anos que estava internada no Hospital Regional de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, com sintomas gripais. A criança morreu na tarde desta quarta-feira (19).
De acordo com a Sesap, a criança passou por testes para Covid-19 e Influenza, mas ainda aguarda o resultado. Inicialmente, a causa da morte foi atribuída a complicações decorrentes de uma pneumonia.
O Hospital Regional de Pau dos Ferros lamentou a morte através de uma nota nas redes sociais. “Quando uma criança chega em nosso hospital, todos se tornam mães e pais daquela criança”, citou a nota, que emitiu “sinceros sentimentos” à família da vítima.
A criança foi atendida no hospital ainda no domingo (16), com sintomas gripais, quando foi medicada e voltou para a casa com os pais.
De acordo com a Sesap, a criança retornou na terça-feira (18) à unidade e foi internada na UTI. Ela chegou a ser intubada e na quarta (19) não resistiu.
São Paulo vacinou a primeira criança contra a Covid-19 com a Coronavac nesta quinta-feira (20), em cerimônia simbólica na Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, na capital paulista.
Caetano de Jesus Martins Moreira, de 9 anos, foi a primeira criança do país a receber o imunizante. Além de Caetano, outras dez crianças, com idades entre 9 e 11 anos, também receberam a vacina na cerimônia.
O governador João Doria anunciou que 100 crianças serão vacinadas hoje com a Coronavac na escola.
A aplicação do imunizante ocorreu horas após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a utilização da Coronavac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, nesta quinta-feira (20).
O ministro das Comunicações Fábio Faria publicou em suas redes sociais a informação de que fez uma queixa-crime contra o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pelos crimes de calúnia, injúria e difamação.
“Enquanto a gente trabalha pelo Brasil, uns só atrapalham. A partir de agora, mentiras e teorias exdrúxulas, fruto de criações mentais, serão tratadas na Justiça”, escreveu Fábio Faria, nesta quinta-feira (20).
Ernesto Araújo afirmou em entrevista ao podcast ConservaTalk, na segunda-feira (17), que o ministro das Comunicações teria entregue o 5G para a China. Veja a publicação:
Enquanto a gente trabalha pelo Brasil, uns só atrapalham. A partir de agora, mentiras e teorias exdrúxulas, fruto de criações mentais, serão tratadas na justiça. pic.twitter.com/o4KVnOFi23
A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bolsonaro, está internada e passa por exames no Hospital São João em Registro, no interior de São Paulo.
A idosa de 94 anos deu entrada na unidade de saúde na segunda-feira (17), segundo informações do site G1, junto ao médico médico clínico-geral Petrônio Bezerra dos Santos, responsável pelo tratamento de Olinda e pelo hospital. A mãe de Bolsonaro está internada na ala de apartamentos particulares.
Não foi divulgado o que levou a idosa a ser internada, nem informações sobre seu estado de saúde. De acordo com o hospital, a divulgação do boletim deve ser autorizada pela família.
A mãe de Bolsonaro mora em Eldorado, cidade que fica a aproximadamente 52 quilômetros de Registro.
A ex-deputada federal Cristiane Brasil (ex-PTB), filha do ex-deputado Roberto Jefferson, usou a foto de um menino de 10 anos, morto no fim do ano passado, para propagar notícias falsas nas redes sociais. Cristiane, erroneamente, disse que a causa da morte foi a aplicação da vacina contra o coronavírus.
O menino faleceu em novembro de 2021, em São Paulo, quando sofria de um problema cardíaco. Nessa época a vacinação infantil ainda não estava liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a família, o menino não tomou o imunizante contra a Covid-19.
“Faço um apelo para os amigos que tem filhos de 5 a 11 anos. Não vacinem seus filhos para não chorar arrependidos, ao saber que não tem volta”, diz a publicação da ex-deputada com a foto do garoto.
A família avalia medidas a serem adotadas para impedir o uso da imagem. Parentes e amigos tinham publicado mensagens de solidariedade, com fotos do menino, enquanto ele estava internado em novembro.
Jair Bolsonaro anunciou ao seu partido, o PL, que seu filho Carlos Bolsonaro será o responsável pelo marketing da campanha de reeleição.
A escolha ocorreu devido ao desempenho de Carlos na campanha de 2018. A família Bolsonaro credita ao vereador o sucesso de 2018, quando a campanha espalhou massivamente fake news para atacar adversários e foi acusada de ter feito disparos em massa de mensagens via WhatsApp.
O anúncio feito por Bolsonaro tem preocupado aliados que avaliam que Bolsonaro deveria escolher uma comunicação qualificada, feita por profissionais especializados em marketing.
Considerado o mais radical dos filhos do presidente, Carlos é suspeito de ser um dos líderes do chamado gabinete do ódio, grupo que comandaria a milícia digital que ataca adversários do presidente nas redes sociais, espalha conteúdo falso, destrói reputações e ameaça pessoas e instituições, como o STF.
O cenário para chuvas é favorável para o período de fevereiro a abril de 2022 no Norte do Nordeste do Brasil. Para a região do semiárido do Rio Grande do Norte, o prognóstico é de volumes de normal a acima do normal. Esse foi o resultado divulgado nesta quinta-feira, 20, da Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, coordenada pela FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia, que contou com a participação da equipe da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn) e de diversos pesquisadores e especialistas de centros estaduais de meteorologia do Nordeste e outras instituições.
A temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico, a condição dos ventos alísios de sudeste e o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a região foram alguns dos parâmetros que os pesquisadores avaliaram durante a reunião realizada na última quarta-feira, 19, por vídeo conferência.
O Monitor da Seca, do mês de dezembro/21, publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em janeiro, registrou o recuo da área da seca grave no norte do estado, devido ao aumento das chuvas no mês.
Em 2021, o Rio Grande do Norte registrou chuvas abaixo do esperado na maior parte do seu território. Somente a região do Alto Oeste registrou volumes positivos que variaram entre 800 e 1000 milímetros, em 2021. No restante do RN a média foi abaixo de 600mm.
O Papa Bento XVI sabia de padres que abusaram de crianças quando foi arcebispo de Munique de 1977 a 1982, concluiu um relatório investigativo sobre a arquidiocese nesta quinta-feira, 20. As informações dos investigadores contradizem as negações de longa data de Bento XVI.
“Ele foi informado sobre os fatos”, disse o advogado Martin Pusch em Munique como parte de um painel que anunciou as conclusões da investigação.
“Acreditamos que ele pode ser acusado de má conduta em quatro casos”, disse Pusch. “Dois desses casos dizem respeito a abusos cometidos durante seu mandato e sancionados pelo Estado. Em ambos os casos, os perpetradores permaneceram ativos na pastoral”, acrescentou.
Bento XVI continua negando as acusações, disseram os advogados do escritório de advocacia Westpfahl Spilker Wastl, nesta quinta-feira, enquanto eram reveladas as conclusões do inquérito sobre abuso sexual histórico na Arquidiocese de Munique ao longo de várias décadas.
As descobertas são um julgamento condenatório sobre o ex-papa, então conhecido como Cardeal Joseph Ratzinger, que surge após anos de especulação sobre o quanto ele sabia.
“Durante seu mandato, ocorreram casos de abuso”, disse Pusch, referindo-se a Bento XVI. “Nesses casos, esses padres continuaram seu trabalho sem sanções. A Igreja não fez nada”, completou.
“Ele alega que não sabia de certos fatos, embora acreditemos que não seja assim, de acordo com o que sabemos”, disse Pusch.
O relatório completo deve ser publicado ainda nesta quinta-feira, após seus autores terem detalhado as principais descobertas.
Em um comunicado, o Vaticano disse que aguardaria essa publicação detalhada do relatório antes de comentar mais. “A Santa Sé considera que deve ser dada a devida atenção ao documento, cujo conteúdo é atualmente desconhecido. Nos próximos dias […] a Santa Sé poderá examiná-lo cuidadosamente e detalhadamente”, disse.
“Ao reiterar a vergonha e o remorso pelos abusos cometidos por clérigos contra menores, a Santa Sé expressa sua proximidade com todas as vítimas e reafirma os esforços empreendidos para proteger os menores e garantir ambientes seguros para eles”, acrescentou o comunicado.
Bento XVI, agora com 94 anos, tornou-se o primeiro papa em séculos a renunciar quando deixou o cargo em 2013. Seu mandato foi ofuscado por um escândalo global de abuso sexual na Igreja Católica e as descobertas dos investigadores – que agora o acusam diretamente em um fracasso para prevenir e punir abusos – ameaçam destruir a reputação do ex-pontífice.
As áreas técnicas da Anvisa defenderam o uso da CoronaVac a partir de 6 anos para crianças e adolescentes não imunocomprometidos. A diretoria da agência decide nesta quinta-feira, 20, se aprova o imunizante para menores de idade.
O parecer técnico foi apresentado pelas Gerência Geral de Medicamentos e Gerência de Farmacovigilância.
As gerências recomendam que a CoronaVac não seja aplicada em menores de idade imunocomprometidos. Essas pessoas possuem mecanismos de defesa contra infecções comprometidos. Por isso, precisam de um cuidado extra.
A vacina da Pfizer é a única autorizada para menores de idade até o momento. Pode ser aplicada a partir de 5 anos –independentemente da criança ou adolescente ser imunocomprometida ou não.
O Instituto Butantan solicitou o uso da CoronaVac a partir de 3 anos. A expectativa é que o imunizante acelere a vacinação de crianças, que começou na semana passada.
O gerente de Medicamentos, Gustavo Mendes, afirmou que “há benefícios e segurança” para o uso da CoronaVac em crianças. Ele disse que o Butantan apresentou mais de 10 estudos no pedido. O principal foi um levantamento de efetividade da CoronaVac em crianças de 6 a 16 anos realizado no Chile. Segundo Mendes, a pesquisa mostrou um indicativo positivo sobre o desempenho da vacina.
A Anvisa consultou associações médicas sobre o tema. As sociedades brasileiras de Pediatria, Imunização e Infectologia recomendaram a aprovação a partir de 6 anos.
“Para qualquer produto é necessário um acompanhamento a longo prazo, isso não quer dizer que as vacinas são experimentais”, disse Mendes.
A decisão será tomada pelos diretores por ser uma solicitação de uso emergencial. Cada diretor lerá seu voto. O uso será liberado por maioria simples.
O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, afirmou ser função da agência analisar os pedidos e “oferecer ao Ministério da Saúde e aos gestores de saúde possibilidades de melhor enfrentarem a pandemia”. Mas disse que cabe ao governo federal que decidir “vacinar ou não com o produto que lhe é oferecido”.
Em agosto de 2021, a Anvisa rejeitou o 1º pedido de uso em menores de idade por considerar os dados clínicos insuficientes. Em dezembro, o instituto pediu novamente a liberação.
A CoronaVac é uma vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac. É produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN, órgão delegado do Inmetro, iniciou a vistoria obrigatória dos mais de 3400 táxis em circulação em Natal, Região Metropolitana e Mossoró.
Anualmente, os taxímetros, equipamentos que calculam o valor a ser pago pela corrida com base na combinação entre distância percorrida e tempo gasto no percurso, devem passar por uma verificação realizada IPEM/RN, órgão delegado do Inmetro, que garante o funcionamento correto dos instrumentos.
O cronograma de vistoria, que se iniciou este mês e segue até o mês de outubro, está sendo realizado pelo número final das placas dos veículos. Neste mês de janeiro, a verificação está sendo feita com os táxis de placa final 1, em fevereiro serão as de final 2, em março de final 3, abril – final 4, maio – final 5, junho – final 6, julho – final 7, agosto – final 8, setembro – final 9 e outubro – final 0.
Em Natal e Região Metropolitana, o taxista deve agendar a verificação do taxímetro pelo site: https://servicos.rbmlq.gov.br/, nas cooperativas de taxistas ou no setor de taxímetro do órgão, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h. Na mesma página também é possível emitir o boleto de pagamento da taxa de vistoria. Já em Mossoró o taxista deve se dirigir a regional do órgão.
Devido a pandemia de Covid-19, para realizar a vistoria os taxistas devem seguir as seguintes recomendações: uso obrigatório de máscara bem como a apresentação do passaporte vacinal para acessar as dependências do órgão, realização da higienização interna dos táxis, manter o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, comparecer apenas o condutor do carro para evitar aglomeração e, sobretudo, manter o isolamento social no caso de estar infectado pela Covid-19.
Para identificar se o taxímetro está regularizado e foi verificado pelo IPEM/RN, o consumidor deve observar a presença do lacre, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do Selo do Inmetro com a informação “verificado até 2023”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados taxímetros com a etiqueta “verificado até 2022”, pois, a validade da verificação do instrumento pode ainda estar vigente de acordo com o cronograma de vistorias.
FRANCISCA VALDA DA SILVA É ENFERMEIRA, SERVIDORA APOSENTADA DA UFRN E MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE / FOTO: DIVULGAÇÃO
O Consórcio Nordeste será presidido em 2022 pelo atual governador de Pernambuco Paulo Campos (PSB). A condução dele ao posto obedece ao rodízio adotado como regra pelos chefes do Executivo dos nove estados da região.
Campos sucede a Wellington Dias (PT), governador do Piauí que assumiu a função em 2021 após o mandato do baiano Rui Costa (PT). O Rio Grande do Norte foi representado na solenidade realizada em Recife (PE) pelo vice-governador Antenor Roberto (PCdoB).
A cerimônia aconteceu na terça-feira, 18, no Palácio das Princesas, sede do governo de Pernambuco. De forma remota, o Consórcio entregou a 11 personalidades da região Nordeste a comenda Celso Furtado por suas contribuições em diversas áreas para o desenvolvimento sustentável do Nordeste e do Brasil.
Economista brasileiro de grande renome, Furtado era um pensador que pesquisava as causas da desigualdade no país. Para além do planejamento e de questões econômicas, para ele a raiz do problema era político.
A enfermeira potiguar e professora aposentada da UFRN Francisca Valda da Silva foi a única representante do Rio Grande do Norte e do Conselho Nacional de Saúde a receber o prêmio.
Servidora pública aposentada da UFRN há mais de 40 anos, Valda trabalha voluntariamente desde 2017 no Conselho, onde coordena a comissão inter-setorial de recursos humanos e relações de trabalho.
“Recebi a comenda pelo desempenho que o Conselho teve na defesa dos trabalhadores do Brasil. O trabalho entrou na agenda do poder”, destacou.
Alvo de ataques nos últimos meses, o Consórcio Nordeste se mantém como iniciativa promissora que agrega os interesses comuns dos 9 estados da região. Para Francisca Valda, a entidade tem procurado resgatar a perspectiva do SUS como bem público.
“O Consórcio Nordeste é uma das iniciativas mais promissoras que aconteceram nos últimos tempos. Uma proposta que traz e fortalece o pacto federativo, a integração regional entre os 9 estados. E essa iniciativa foi fundamental para enfrentar a pandemia, além o próprio cotidiano do SUS. Isso porque o setor privado tem se beneficiado cada vez mais, de 2016 para cá, com processo de mercantilização do SUS”, avalia.
Valda também destaca o papel dos conselhos federal, estaduais e municipais espalhados pelo país na tarefa de controle social. “Os conselhos são reconhecidos como espaços de resistência e direção coletiva”, afirma.
Sobre a condução da pandemia pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a enfermeira aposentada avalia que “o governo trabalhou para ampliar a circulação do vírus”.
“Além do país não ter uma coordenação nacional para enfrentar o vírus, no sentido de fazer uma gestão para fortalecer, o Governo contribuiu para ampliar a circulação do vírus com a proposta da imunidade de rebanho”, afirmou.
ANTONIO BARRA TORRES DIRETOR- PRESIDENTE DA ANVISA. FOTO: ADRIANO MACHADO/CRUSOÉ
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antonio Barra Torres, criticou a difusão de notícias falsas sobre a vacinação contra a Covid, defendeu a imunização de crianças e, sem citar Jair Bolsonaro, voltou a criticar os posicionamentos do presidente da República.
Nesta quinta-feira, 20, na abertura da sessão para discutir a liberação da Coronavac para crianças, Barra Torres citou dados sobre o avanço da variante Ômicron e afirmou que a cepa não representa o fim da pandemia, como já declarou Jair Bolsonaro.
O contra-almirante da reserva mencionou o aumento de 71% das internações pediátricas em UTIs em São Paulo para justificar a necessidade de vacinação de crianças. Barra Torres afirmou ainda que, em todo mundo, foram registrados 3,7 milhões de novos casos de Covid nas últimas 24 horas.
“Segundo organismos internacionais, o Brasil saiu da nona posição e avançou para a quinta posição em números de Covid em 24 horas. Impressionante ver que, em meio a um cenário que aponta claramente para o avanço da variante Ômicron, ainda há pessoas que dizem que a pandemia está acabando, que a chegada da variante sinaliza um tempo melhor, sinaliza o fim da pandemia, os números não mostram isso. É criminoso buscar difundir mentiras. Isso não é razoável”, afirmou Barra Torres.
“Eu gostaria de saber o que os disseminadores de fake news têm a dizer sobre o aumento de 71% de crianças em UTIs. Será que os disseminadores de fake news vão noticiar isso? Penso que não”, declarou o presidente da Anvisa, durante a abertura da sessão da diretoria colegiada da agência.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está distribuindo nesta quinta-feira, 20, um total de 500 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 aos 167 municípios do Rio Grande do Norte.
Os testes enviados pelo Ministério da Saúde são do tipo Swab que vão permitir a ampliação do acesso ao diagnóstico da Covid nas unidades básicas de saúde, centros Covid e outras localidades que os municípios utilizem para o fácil acesso da população.
A indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48h após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios. De acordo com Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, o resultado negativo do exame não implica necessariamente na retomada das atividades. “As pessoas com quadro de síndromes gripais devem permanecer isoladas para que a disseminação do vírus diminua no estado. Para quem testar positivo é importante que essas pessoas possam garantir o acesso aos testes também de seus familiares, especialmente os mais vulneráveis, para proteger essas pessoas e evitar novos óbitos”.
A Sesap reforça ainda a necessidade de manter as medidas de proteção como o uso de máscara e evitar aglomerações, além da importância da vacinação a todas as faixas etárias já elegíveis.
Os policiais civis e servidores da Segurança decidiram, após assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira, 20, paralisar as atividades a partir de terça-feira, 25.
De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte – SINPOL/RN, os policiais civis estão lutando pela não retirada do Adicional por Tempo de Serviço (ADTS) da categoria, uma vez que existe uma ação para acabar com esse direito. Caso isso aconteça, haverá redução real de salário de até 35%.
O SINPOL-RN afirma ainda que vem negociando com o Governo do Estado para impedir essa redução de salário, no entanto, até o momento não houve avanço.
“Existem prazos e a categoria está aflita com a possibilidade real de ter seu salário reduzido repentinamente. Por isso, realizamos a assembleia geral e foi aprovado por unanimidade a paralisação. Esperamos que o Governo se sensibilize e volte a negociar conosco para encontrarmos uma saída para este problema”, afirmou Edilza Faustino, presidente do SINPOL-RN.
Sobre os servidores da Segurança, a categoria afirmou que espera há anos pela implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. “É um grupo pequeno de pouco mais de 50 servidores e até hoje nenhum Governo quis olhar para eles com o devido respeito. Então, é mais do que justo que essa pauta seja negociada e avance”, completou Edilza.