Início » CONSÓRCIO DO NORDESTE DÁ POSSE A NOVO PRESIDENTE E FAZ HOMENAGEm A ENFERMEIRA POTIGUAR

CONSÓRCIO DO NORDESTE DÁ POSSE A NOVO PRESIDENTE E FAZ HOMENAGEM A ENFERMEIRA POTIGUAR

  • por
Compartilhe esse post

FRANCISCA VALDA DA SILVA É ENFERMEIRA, SERVIDORA APOSENTADA DA UFRN E MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE / FOTO: DIVULGAÇÃO

O Consórcio Nordeste será presidido em 2022 pelo atual governador de Pernambuco Paulo Campos (PSB). A condução dele ao posto obedece ao rodízio adotado como regra pelos chefes do Executivo dos nove estados da região.

Campos sucede a Wellington Dias (PT), governador do Piauí que assumiu a função em 2021 após o mandato do baiano Rui Costa (PT). O Rio Grande do Norte foi representado na solenidade realizada em Recife (PE) pelo vice-governador Antenor Roberto (PCdoB).

A cerimônia aconteceu na terça-feira, 18, no Palácio das Princesas, sede do governo de Pernambuco. De forma remota, o Consórcio entregou a 11 personalidades da região Nordeste a comenda Celso Furtado por suas contribuições em diversas áreas para o desenvolvimento sustentável do Nordeste e do Brasil.

Economista brasileiro de grande renome, Furtado era um pensador que pesquisava as causas da desigualdade no país. Para além do planejamento e de questões econômicas, para ele a raiz do problema era político.

A enfermeira potiguar e professora aposentada da UFRN Francisca Valda da Silva foi a única representante do Rio Grande do Norte e do Conselho Nacional de Saúde a receber o prêmio.

Servidora pública aposentada da UFRN há mais de 40 anos, Valda trabalha voluntariamente desde 2017 no Conselho, onde coordena a comissão inter-setorial de recursos humanos e relações de trabalho.

“Recebi a comenda pelo desempenho que o Conselho teve na defesa dos trabalhadores do Brasil. O trabalho entrou na agenda do poder”, destacou.

Alvo de ataques nos últimos meses, o Consórcio Nordeste se mantém como iniciativa promissora que agrega os interesses comuns dos 9 estados da região. Para Francisca Valda, a entidade tem procurado resgatar a perspectiva do SUS como bem público.

“O Consórcio Nordeste é uma das iniciativas mais promissoras que aconteceram nos últimos tempos. Uma proposta que traz e fortalece o pacto federativo, a integração regional entre os 9 estados. E essa iniciativa foi fundamental para enfrentar a pandemia, além o próprio cotidiano do SUS. Isso porque o setor privado tem se beneficiado cada vez mais, de 2016 para cá, com processo de mercantilização do SUS”, avalia.

Valda também destaca o papel dos conselhos federal, estaduais e municipais espalhados pelo país na tarefa de controle social. “Os conselhos são reconhecidos como espaços de resistência e direção coletiva”, afirma.

Sobre a condução da pandemia pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a enfermeira aposentada avalia que “o governo trabalhou para ampliar a circulação do vírus”.

“Além do país não ter uma coordenação nacional para enfrentar o vírus, no sentido de fazer uma gestão para fortalecer, o Governo contribuiu para ampliar a circulação do vírus com a proposta da imunidade de rebanho”, afirmou.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *