O ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) falou sobre nova campanha política em entrevista ao Programa 12 em Ponto da 98 FM, nesta terça-feira, 10. Segundo Garibaldi, ele está pronto para uma nova disputa.
Garibaldi, que é pré-candidato a deputado federal, assegurou estar com total disposição para a disputa. “Estou com disposição total e absoluta, porque na verdade, o político nunca deixa de ficar pronto para uma convocação”, afirmou o ex-senador.
Questionado sobre o voto do partido em Fátima Bezerra nas eleições de outubro, o ex-senador respondeu: “Na hora em que o nome de Walter foi lançando para vice-governador, houve uma adesão muito grande. É tanto que eu lanço aqui um desafio: se vocês tem uma declaração, eu não ia nem dizer isso mas vou dizer, alguma declaração de um prefeito do MDB, que tenha discordância em política, só pública, em segredo não vale, então eu acho, falando muito sinceramente, eu acho que o nome de Walter contribuiu para fortalecer a chapa da governadora, creio eu”, disse.
O Deputado Getúlio Rêgo (PSDB) encaminhou ofício ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER) solicitando reparo e melhorias de condição de tráfego na RN-233, que liga Caraúbas à Apodi, e no trecho da RN-117, que liga os municípios de Portalegre e Viçosa. Trata-se das únicas vias disponíveis para o deslocamento de veículos entre uma cidade e a outra, atualmente tomadas por buracos e falhas de pavimentação agravadas pela incidência das chuvas.
Segundo o deputado, “a precariedade dos trechos compromete a circulação de mercadorias e, principalmente, aumenta o risco à segurança da população, que transita diariamente entre as vias”.
A solicitação beneficiará os moradores das regiões do Alto e Médio Oeste.
Pesquisa divulgada nesta terça-feira, 10, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 40,6% dos votos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 32% na consulta estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
No levantamento anterior, em fevereiro, Lula aparecia com 42,2%, enquanto Bolsonaro tinha 28%.
Nessa consulta, Ciro Gomes (PDT) vem em seguida com 7,1% dos votos. Depois vem João Doria (PSDB) marcou 3,1%.
Na análise espontânea, quando o nome do candidato não é citado na pergunta, Lula lidera com 33,4% e Bolsonaro obteve 27,3%. Também houve queda do petista em relação ao levantamento de fevereiro, quando ele tinha 32,8%. Da mesma forma, o atual presidente subiu, já que estava com 24,4%.
Ciro obteve 3,8% dos votos.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas presencialmente, em 137 municípios de 25 estados, entre 16 e 19 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95,6%. A pesquisa foi contratada pela CNT e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05757/2022.
O deputado federal Rafael Motta (PSB), cotado para disputar uma vaga ao Senado no pleito de outubro, falou, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM), sobre sua candidatura e afirmou que “quem diz isso é o povo do Rio Grande do Norte”.
“Esse projeto nasce em um momento em que eu percorro muito o estado do Rio Grande do Norte, ando todo fim de semana conversando com prefeitos, lideranças e pessoas sem mandato. As pessoas não querem votar nos nomes que estão aí a postos. Não querem votar em ambos (Rogério Marinho e Carlos Eduardo). Desde a classe política, até os não mandatários. Isso é sintomático”, disse Rafael Motta. Questionado se sua pré-candidatura ao Senado não teria volta, ele disse que “quem diz isso é o povo do Rio Grande do Norte”. “Ninguém age somente na paixão e no amor. Tem que ter uma análise técnica. Nosso projeto é de Senado. Temos tido pesquisas informais que é o apontamento espontâneo da população para nosso nome”, afirmou.
Motta falou ainda sobre seus adversários na corrida ao Senado. Sobre o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), chamando-o de “pai das reformas”, ele afirmou que Marinho não vai concorrer ao Governo do Estado por medo.
“É curioso ele fazer essa crítica porque não colocou o nome à disposição para o Governo do Estado. Já que tem tanto conhecimento de causa e já que o potiguar apela por reconstrução, por que não disponibilizou o nome? O mais importante é ter a governabilidade. Faltou um pouco de coragem pela pouca viabilidade e pouco apreço do povo do Rio Grande do Norte tem por ele. Ele sabe que foi rechaçado desde a época de deputado federal, não conseguiu a reeleição, porque a gente colhe o que a gente planta”, disparou Rafael Motta.
Já sobre Carlos Eduardo, ele disse que o ex-prefeito de Natal não demonstra coerência na política e relembrou apoio do pedetista a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição de 2018.
“É uma incógnita. Dependendo do momento, ninguém sabe como vai caminhar. Três anos e meio atrás estava pedindo voto para Bolsonaro e hoje é Lulista de carteirinha. Essa falta de coerência a política não aceita mais”, afirmou o deputado.
As ações implementadas em Natal pela administração do prefeito Álvaro Dias no campo da desburocratização e no incentivo ao empreendedorismo tiveram o reconhecimento importante de instituições locais e regionais com a conquista do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Governador Cortez Pereira 2022. Realizado pelo Sebrae-RN em parceria da Assembleia Legislativa do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), o Prêmio destaca gestores administradores que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município. A entrega da honraria aos vencedores acontecerá no próximo dia 19, às 8h, na sede do Sebrae-RN.
A Prefeitura de Natal concorreu com dois projetos em categorias distintas, e conquistou o prêmio na Categoria Desburocratização, com o projeto “Modernização e Desburocratização”. Para o prefeito Álvaro Dias, o prêmio é reflexo do trabalho que está sendo desenvolvido pela gestão para tornar mais ágil e eficiente a vida de quem está abrindo seu próprio negócio. “Esta é uma premiação importante porque parte das instituições que buscam, como a Prefeitura de Natal, o desenvolvimento da cidade e da população através do incentivo ao empreendedorismo. Hoje a licença para liberação de um pequeno negócio pode sair em poucos minutos. Estamos tornando menos árduo o caminho de quem quer empreender”, diz o prefeito Álvaro Dias.
Para a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, o reconhecimento dado à administração do prefeito Álvaro Dias nasce do trabalho articulado entre os órgãos envolvidos, no sentido de facilitar o acesso da população a serviços como emissão de licença e alvará. “O que a gestão tem investido em tecnologia e inovação resulta, na ponta, em benefício para este cidadão. Com isso, o município viabiliza a agilidade com a abertura do negócio e gera mais emprego e renda e movimenta a economia”, comentou.
Categorias
Na área de Desburocratização, o mérito conquistado pela atuação das secretarias Semurb (Meio-Ambiente), Semut (Tributação) e Vigilância Sanitária, nos processos de abertura e licenciamento das empresas de
pequeno porte, visando a simplificação, registro e regularização das mesmas. Atualmente, em Natal, o deferimento de uma empresa pode se dar em até 28 segundos.
Na Categoria Sala do Empreendedor, em que a Prefeitura de Natal também concorreu, o exemplo é a Loja do Empreendedor instalada no Partage Norte Shopping, que em pouco tempo se transformou numa referência para quem quer iniciar ou ampliar seu negócio. A loja oferta diversos serviços para os micros e pequenos empresários, através dos serviços ofertados pela Semurb, Vigilância Sanitária e o próprio Sebrae, sob a supervisão da Sempla, objetivando dar suporte técnico a essa modalidade empresarial. Inaugurada em novembro de 2021, a loja já conta com quase 5 mil atendimentos, na Zona Norte da cidade, que tem o maior número de Micros e Pequenas Empresas, em torno de 22 mil em atividade.
Lançamento
No dia 19, também será lançado o Projeto “Município + Empreendedor”, que prevê a instalação da Sala do Empreendedor nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, garantindo atendimento facilitado, gratuito e diferenciado aos cidadãos empreendedores.
O representante suplente da Fecomércio RN e coordenador regional do Programa DEL Turismo, Marcelo Milito, coordenou na quarta-feira, 06 de abril, a 2ª oficina virtual com o Grupo de Trabalho Estadual (GTE) do RN do projeto “Vai Turismo Rumo ao Futuro”, do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A reunião teve como principal ponto de pauta a definição de estratégias para as propostas de políticas públicas do setor de turismo no Rio Grande do Norte, considerando suas características regionais, a fim de entregá-las aos candidatos do poder executivo das eleições estaduais e federal em 2022.
Ao todo, foram elaboradas 5 estratégias a serem entregues até final de abril. No mês de maio, haverá uma nova reunião do Grupo de Trabalho Estadual (GTE) do RN para validação final, assim que o coordenador Marcelo Milito receber da CNC o relatório final.
Familiares e amigos do prefeito Paulo Emídio de Medeiros, Paulinho, se reuniram na manhã desta terça-feira, 10, no ginásio de esportes Paulo Emídio de Medeiros, no município de São Fernando, para prestar suas últimas homenagens ao prefeito morto na madrugada dessa segunda, 9.
No Instagram, Eraldo Paiva, que passa a comandar a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, postou suas últimas homenagens com postagens nos Stories da rede social.
Dirigindo a palavra à viúva de Paulinho, Terezinha Maia e às filhas Emília Caroline e Natália Candice, Eraldo destacou que “esse é o momento em que a fé nos dará força”.
O ex-secretário do Desenvolvimento Econômico do RN, amigo pessoal de Paulinho, também esteve presente na cerimônia e registrou o momento nas redes sociais.
Emocionado, Jaime destacou: “Estamos aqui fazendo o discurso que nenhum de nós gostaríamos de fazer. Principalmente eu que sou mais velho que ele 11 anos. Paulinho só não era meu irmão de sangue, mas nós nos entendíamos como irmãos”. “Meu amigo Paulinho, você tocou o coração de todos nós. Você foi uma luz”, disse ainda.
Com o falecimento do titular Paulo Emídio de Medeiros (Paulinho) ocorrido na madrugada de ontem, segunda-feira, 9, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante será comandada pelo petista Eraldo Paiva que já vinha cumprindo a substituição.
Agora, falta a Câmara Municipal oficializar a data da posse definitiva de Eraldo Paiva no Executivo Municipal.
Eraldo é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e estava em seu segundo mandato de vice-prefeito, sendo que anteriormente cumpriu mandato de Vereador, sempre pelo PT.
Com a determinação de posse definitiva no cargo para cumprir o restante do mandato de Paulinho, o Partido dos Trabalhadores passa a dirigir o 4º município mais importante do Rio Grande do Norte (os três primeiros são Natal, Mossoró e Parnamirim), que tem uma área territorial de quase 250 mil km2 e uma população estima em 104.919 pessoas, baseado em dados do IBGE, em 2021.
O principal aeroporto do RN está situado no município de São Gonçalo do Amarante que conta com aproximadamente 65 mil eleitores e tem 85% de sua população morando na zona urbana.
Até o momento, o novo prefeito Eraldo Paiva ainda não se pronunciou junto a imprensa.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nessa segunda-feira, 9, do evento “Lula Abraça Minas”, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em seu primeiro discurso após o lançamento da pré-candidatura, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos ataques ao sistema eleitoral.
“Não adianta desconfiar de urna. O que você tem é medo de perder e ser preso após as eleições”, disse Lula, em Belo Horizonte. O petista começou a sua incursão pelo país por Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do Brasil.
Lula ainda se referiu à imagem que o Brasil passou a ter no exterior. “Este país era respeitado pelo mundo inteiro e, hoje, virou pária, pois ninguém quer ter contato com esse presidente que não representa o povo brasileiro”, frisou. “Este país nasceu para ser gostado.”
O Projeto Verena, executado no Brasil por meio de acordos de cooperação entre o SENAC e o SENAI do Rio Grande do Norte com a Câmara de Indústria e Comércio de Trier, da Alemanha (EIC Trier), foi oficialmente encerrado nessa segunda-feira, 9, em Natal – com balanço positivo e perspectivas de futuras parcerias, no horizonte, focadas em energias e hidrogênio a partir de fontes renováveis.
A sinalização foi dada pelo cônsul Honorário da Alemanha na capital, Axel Geppert, durante a cerimônia em que foram apresentados resultados colhidos nos últimos seis anos.
A criação de novas metodologias e o redesenho de cursos de qualificação profissional para os setores de turismo e energias renováveis do Rio Grande do Norte – que se tornaram referência para o Nordeste e o Brasil – investimentos em infraestrutura para a educação profissional, além da troca de experiências e o desenvolvimento de tecnologias em áreas como eletromobilidade estão entre os avanços registrados a partir da iniciativa.
Em 2018, marcando o encerramento da primeira fase do projeto, o Verena ficou em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo (PNT), promovido pelo Ministério do Turismo, na categoria Qualificação e Formalização no Turismo. O Hotel Escola Senac Barreira Roxa conquistou, também a partir de inovações promovidas dentro da cooperação internacional, duas certificações inéditas no Brasil na área de sustentabilidade.
O primeiro carro elétrico do estado, um buggy, da indústria potiguar de veículos Selvagem, está sendo concebido dentro do projeto pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“Esse é um projeto com vários desdobramentos, um pequeno embrião que plantamos lá atrás e que está dando frutos, trazendo desenvolvimento sustentável para a região”, disse o cônsul Honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert.
Turismo
Por meio da parceria com a Fecomércio RN, o projeto teve como objetivo principal promover o crescimento econômico no setor de turismo e hospitalidade no RN, sendo executado com base em cinco pilares: Certificação por competência, baseado no Sistema Dual de Ensino; Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de cursos nas áreas de turismo e hospitalidade; Consolidação do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa como centro educacional e hotel de excelência e sustentável; Consolidação de plataformas de diálogo voltados ao desenvolvimento do turismo nos âmbitos estadual e local; e Implementação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo.
Presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz destacou os resultados do projeto Verena, classificado por ele como “uma revolução para o fortalecimento do turismo”.
FOTO: DIVULGAÇÃO
“Nós tivemos acesso a metodologias e processos inovadores, redesenhamos cursos, vencemos um prêmio nacional de turismo na categoria qualificação”, enumerou e complementou: “Entendemos que é com uma postura colaborativa, propositiva e inquieta que se constrói o futuro. E foi isso que fizemos nos últimos seis anos, por meio do Projeto Verena. Ainda temos um caminho a trilhar, mas, certamente, podemos dizer que o futuro chegou mais rápido para o turismo do Rio Grande do Norte. E isso é fruto do trabalho de todos nós que estivemos envolvidos no Projeto”, declarou Queiroz.
Impulso
Presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales ressaltou a importância da parceria com a Alemanha, com a Fecomércio e com o governo do estado para potencializar duas das principais atividades econômicas potiguares: a energia e o turismo.
“A gente apostou que essa parceria ia dar certo. E aqui está o fruto que estamos colhendo. Esse encerramento é uma etapa. Temos que construir outras, Rio Grande do Norte-Alemanha”, no novo momento que a gente vive, em que o hidrogênio será a energia do futuro e o RN exportará energia para o mundo. Temos que aproveitar esse momento, quando falta energia no mundo, temos que aproveitar o conhecimento da Alemanha, o conhecimento que está sendo criado nos nossos centros e acreditar na parceria com instituições importantes, como o Sistema Fiern, o Sistema Fecomércio e o governo do estado”.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Matthias Fuchs, coordenador do projeto pela EIC Trier, também destacou o êxito das ações desenvolvidas no estado e que há atividades programadas até o final do ano dentro da Cooperação. “Conseguimos realizar muito nos últimos anos e ainda temos alguns meses pela frente, para terminar com beleza o projeto”, disse ele. Andreas Dohle, coordenador do projeto no Brasil, também chamou a atenção para os resultados, entre eles, “a educação e a livre economia se comunicando”.
Outro destaque na cerimônia foi a entrega de certificados à parte da turma aprovada no Programa de Certificação por Competência do Senac RN para profissionais que atuam como auxiliar de cozinha. A certificação foi criada no âmbito do Projeto Verena. No SENAI-RN, o programa certifica profissionais que instalam sistemas fotovoltaicos, os sistemas que geram energia solar, e deve ser ampliado para outras profissões. Representantes do projeto também participaram, durante a cerimônia, da inauguração dos pontos de abastecimento para veículos elétricos no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.
Entender o suporte digital como espaço de convívio, investir em inovadoras propostas virtuais de artistas brasileiros com transmissões diferenciadas e exibições em diversas plataformas on-line: essa será a tônica do Palco Giratório 2022. O público vai ser apresentado a 12 obras cênicas digitais e 1 proposta de mediação cultural produzidas no período da pandemia de Covid 19. O Palco Giratório vai revisitar e permitir a experimentação de tais obras como oportunidade para refletir sobre os impactos dessas criações, que usaram meios digitais na produção cênica.
As transmissões serão diferenciadas, mas todas ocorrerão em ambiente virtual. São trabalhos que envolvem dança, circo, teatro e até games. Alguns deles reúnem várias manifestações artísticas, como a plataforma de streaming ‘PAN-PLAY’ (AM), contribuindo com a visibilidade de manifestações artísticas da região norte brasileira.
“Uma das marcas do Palco Giratório é a aposta em artistas e trabalhos que fazem mover ideias pelo Brasil. Hoje, mesmo com o retorno dos espetáculos de forma presencial, a proposta é revisitar experiências artísticas que abraçaram os meios digitais como instrumentos para manter viva a produção cênica brasileira no período mais severo do isolamento social. Nos interessa perceber como essas produções dialogarão com os públicos neste novo contexto. O que fica depois dessa vivência digital tão intensa?”, comenta Raphael Vianna, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc.
A programação
O projeto será realizado em quatro etapas, entre maio e novembro. Em cada uma, três trabalhos serão apresentados. Além das exibições de espetáculos, haverá ‘ativações cênicas’, conversas digitais com os artistas antes da estreia dos trabalhos na programação, ‘intercâmbios’ online entre os artistas nacionais e locais, oficinas de crítica com o Quarta Parede (PE), que percorrerá todas as etapas, e participará dos ‘Pensamentos Giratórios’, rodas de conversa que fecham cada etapa, onde os artistas desta edição debatem sobre os trabalhos e o cenário das artes cênicas.
O lançamento do Palco Giratório será com o espetáculo ‘(Des)Memória’, de Yara de Novaes (MG), dia 11 de maio. Este espetáculo tem a particularidade de ser um game, um jogo teatral virtual que se propõe a investigar o passado familiar e refletir sobre representatividade e embranquecimento no Brasil. O jogo fica hospedado no site do Teatro em Movimento até 31 de maio.
Ainda em maio, será a vez de ‘Arqueologias do Futuro’, de Mauricio Lima (RJ), exibido por meio da plataforma zoom. A peça-performance realiza uma arqueologia afetiva sobre 5 “artefatos” recolhidos na pesquisa para a criação do Museu dos Meninos. Maurício Lima evoca a figura do ator MC que, através de alguns desenhos e grafismos, realiza um depoimento a partir de memórias vividas e inventadas da sua infância e adolescência no Complexo do Alemão, território de origem do artista.
Esta edição contará com trabalhos cênicos bastante diferenciados, como ‘Juntos E Separados’, da Anti Status Quo Companhia de Dança (DF), que é uma performance em videoconferência ao vivo. Já em ‘Tudo que Coube numa VHS’, do Grupo Magiluth (PE), a dramaturgia percorre múltiplas plataformas digitais e compõe para cada espectador uma experiência estética particular, na qual também ele opera como agente de construção.
Em 2022 serão realizadas 162 apresentações artísticas e 200 ações formativas. Também ocorrerão apresentações de artistas e grupos locais, em formato digital ou presencial, nos estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao longo do ano, será mobilizado um conjunto aproximado de 103 coletivos artísticos de todo o país.
Diversidade presente
Além de todo o aspecto virtual e tecnológico deste ano, a força da diversidade se manteve no projeto. Ela está presente através da multiplicidade dos grupos artísticos, oriundos de várias regiões do Brasil, assim como nos formatos de exibição dos projetos, envolvendo circo, teatro e dança.
“A mudança de formato acontece, mas o olhar sobre a diversidade continua. Nesta edição, contaremos com artistas e produções de diversas linguagens e regiões brasileiras. Vamos ter websérie de palhaços, trabalhos imersivos no youtube e também com tecnologia 3D. Teremos trabalhos gravados, outros exigem interação do público de imediato. O que vimos é que a transmissão on-line e por redes amplia o acesso dos públicos em relação ao modelo pré-pandemia, que era sempre presencial. A tecnologia permite um alcance maior das manifestações artísticas, que podem ser acessadas até do exterior”, explica Vicente Pereira Júnior, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc.
Enquanto o pré-candidato ao Senado Federal Rogério Marinho (PL), terá dois candidatos ao Governo do Estado, a governadora Fátima Bezerra (PT) poderá contar com dois candidatos ao Senado em seu palanque nas próximas eleições.
Do lado do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, os candidatos ao Governo Estadual serão Fábio Dantas (Solidariedade) e Haroldo Azevedo (Patriotas), em palanques distintos.
Fábio Dantas surgiu candidato com o apoio de Rogério Marinho, tão logo o deputado Ezequiel Ferreira desistiu de sua pretensão em enfrentar o favoritismo de Fátima Bezerra. Haroldo Bezerra, que já vem trabalhando a sua candidatura ao Governo do Estado há algum tempo, se filiou ao Patriotas e assumiu a candidatura do presidente Jair Bolsonaro que, por sua vez, conta com o apoio irrestrito do bolsonarista de carteirinha Rogério Marinho.
Assim, o pré-candidato a senador Rogério Marinho contará com dois palanques distintos defendendo o seu nome para substituir o atual senador Jean-Paul Prates. O de Fábio Dantas, que já se pronunciou não ser bolsonarista mas vai votar em Bolsonaro para a presidência da República, e o de Haroldo Azevedo que assumiu o bolsonarismo no Estado e por tabela irá cravar o nome de Rogério Marinho para o Senado Federal no próximo pleito.
Do outro lado, em busca de renovar o seu mandato e mantendo a dianteira entre os pré-candidatos ao Governo do Estado já anunciados, a governadora Fátima Bezerra deverá contar com dois palanques formados por candidatos ao Senado Federal.
Carlos Eduardo (PDT), deverá ser mantido como companheiro de chapa de Fátima, pleiteando a vaga do petista Jean-Paul, embora, desde o lançamento de seu nome na chapa da atual governante, em nada tenha agregado aos percentuais da preferência do eleitorado registrados nas pesquisas.
O outro nome, com amplas possibilidades de disputar o Senado Federal, e também com o apoio de petistas e partidários da Governadora insatisfeitos com o nome de Carlos Eduardo, é o do deputado Rafael Motta (PSB).
FOTO: REPRODUÇÃO/MONTAGEM
Carlos Eduardo poderá sofrer penalidades na Câmara Municipal de Natal, inclusive com a possibilidade de ficar inelegível caso o legislativo municipal referende a reprovação das contas do ex-prefeito recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado.
Rafael Motta segue confiante no desempenho da direção nacional do seu PSB, que por sua vez tem em seu filiado Geraldo Alckmin como vice-presidente de Lula. A vantagem de Rafael é que estará livre para pedir votos para Lula e Fátima, enquanto que Carlos Eduardo – pelo menos no primeiro turno – estará pedindo voto para Ciro Gomes e Fátima.
Rafael tem bem mais afinidade em vincular o seu nome ao de Lula que, em todas as pesquisas já circulantes lidera a preferência dos potiguares. Assim, independentemente de Carlos Eduardo permanecer ou não na chapa de Fátima, o PSB estadual poderá lançar uma terceira alternativa viável entre os candidatos ao Senado Federal.
Até o prazo final das convenções partidárias, muitos planos terão que ser mudados.
Contando com as participações da governadora Fátima Bezerra, do presidente da Federação dos Municípios (Femurn) Anteomar Pereira (Babá), do promotor do MPRN Luiz Eduardo Marinho e representantes de instituições esportivas, o presidente José Vanildo, da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), apresentou na noite de ontem, segunda-feira, 9, o projeto para a realização do Super Matutão, que deverá contar com a participação de aproximadamente 50 equipes de todas as regiões do Estado.
Sobre a reunião para apresentar o projeto do Super Matutão, o presidente Zé Vanildo, como é mais conhecido, afirmou que “Na região Nordeste não existe nenhuma competição que tenha a dimensão desse Super Matutão” e falando sobre a necessidade de se apoiar o esporte, o presidente da FNF disse: “Apoiar o esporte é uma forma de investir, de incentivar uma indústria que é o futebol, que gera emprego, renda e promove ações importantes em vários aspectos”.
Já a governadora Fátima Bezerra que ouviu o desafio do presidente da FNF, foi categórica ao afirmar que “Pode contar com o apoio do Governo do Estado para tocar esse projeto de interiorização do nosso futebol e esse apoio vai começar já agora com o Super Matutão. E que esses anos seja o pontapé inicial”.
A competição Matutão surgiu nos anos 70, idealizado pelo jornalista esportivo Everaldo Lopes e que contava com o apoio do Diário de Natal. A competição interiorana revelou muitos talentos e foi sucesso durante muitos anos.
A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol reeditou o Matutão e agora entende em dar uma dimensão bem maior e irá reunir cerca de 50 equipes que representarão os municípios de várias regiões do Estado através do Super Matutão que limitará às representações a utilização de atletas entre 15 e 21 anos de idade.
Em prisão domiciliar, Roberto Jefferson, o presidente de honra do PTB, espera, em caso de condenação pelo Supremo, receber de Jair Bolsonaro o perdão presidencial, a exemplo do que ocorreu com o colega de partido, o deputado federal Daniel Silveira.
Aos familiares, Jefferson teria dito não haver nenhum motivo para Bolsonaro indultar o parlamentar e não fazer o mesmo com ele próprio. E foi além: revelou que planeja concorrer ao governo do Rio de Janeiro numa composição com Silveira, que já anunciou a pré-candidatura ao Senado.
Jefferson afirmou não ver problema em concorrer contra o governador Cláudio Castro, do PL, partido de Bolsonaro. O dirigente ponderou que o Planalto não se opõe à candidatura de Silveira, mesmo com a legenda do presidente da República apoiando a reeleição do senador Romário.
Na avaliação de Jefferson, a profusão de candidatos bolsonaristas ao Senado e ao governo beneficiaria Bolsonaro, que poderia subir em vários palanques.
Indagado por um interlocutor, Jefferson disse ainda que Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, trairia Bolsonaro “sem pensar duas vezes” em caso de vitória de Lula, mas ressaltou estar seguro de que o presidente da República será reeleito.
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal, se reuniu nessa segunda-feira, 9, e entre vários assuntos, discutiu a assistência prestada pelo plano de saúde Unimed Natal a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O presidente da Comissão, vereador Tércio Tinoco, abriu a reunião reforçando que ela deveria ter acontecido há duas semanas, com a presença do Presidente da Unimed, Dr. Fernando Pinto. “O presidente foi convidado com quase uma semana de antecedência, não compareceu alegando compromisso pessoal, mas afirmou que fazia questão de participar. Reenviamos outro ofício convidando pra esta reunião, porém mais uma vez estamos aqui discutindo sem a presença dele”, diz o vereador.
Tércio acrescenta que nas duas últimas semanas, foi mantido contato com a assessoria do presidente da Unimed Natal, com esclarecimentos de dúvidas sobre a dinâmica da reunião, quem estaria presente e os objetivos do encontro. Mas na última sexta, à tarde, ele declinou do convite, sem apresentar sequer alguma justificativa.
Em abril, a Unimed Natal suspendeu as terapias em ambiente escolar e domiciliar, prejudicando diretamente cerca de 300 crianças e adolescentes com autismo. Familiares dos usuários chegaram a fazer um “apitaço” na frente do prédio da Unimed, cobrando uma solução. “É inaceitável, descabido e absurdo. O que a Unimed Natal está fazendo é desumano, desrespeitoso e contra a lei”, diz o vereador indignado, lembrando o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei federal que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Incluir pessoas é obrigação e dever de todos: poder público e privado, de todos os cidadãos. E não é fugindo do debate democrático nessa Casa Legislativa que vamos resolver a situação. Espero que a Unimed Natal tenha a dignidade de pelo menos dialogar com a sociedade. E quero reforçar aos pais, mães e instituições, que nosso mandato segue junto com eles. E medidas serão tomadas. Pretendo, inclusive, acionar o Ministério Público para atuar nessa nossa luta”, finaliza o vereador.