Início » Arquivos para 23 de agosto de 2022, 19:32h

agosto 23, 2022


CAERN TERÁ NOVO LAYOUT DE FATURA A PARTIR DO MÊS DE SETEMBRO

  • por
Compartilhe esse post

A partir de 1º de setembro, a Caern passa a emitir uma conta com layout diferente do conhecido pelos consumidores. O novo modelo traz informações mais detalhadas sobre consumo, análise de água e um novo gráfico de histórico de consumo.

A fatura foi construída após sugestões recebidas de agências reguladoras, tendo em vista que o modelo atual vinha sendo utilizado há mais de dez anos. O processo de leitura e emissão imediata de fatura contará com a mesma tecnologia e também não haverá alteração nas datas de leitura. O cliente pode consultar o novo modelo e serviços disponíveis na Agência Virtual, em caern.com.br.

PIX

Com a nova conta o consumidor terá a opção de pagar a sua conta com o pix. A nova modalidade de pagamento traz mais praticidade. O pix será disponibilizado como um QRCode no canto superior direito.


Compartilhe esse post

NATAL TERÁ ESCOLA MODELO DE ENSINO INTEGRAL E MAIOR BIBLIOTECA DA REDE PÚBLICA

  • por
Compartilhe esse post

foto: Joana Lima

O prefeito Álvaro Dias reuniu na tarde desta segunda-feira (22) a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), arquitetos e outros técnicos, para detalhar o projeto da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen. A escola terá modelo diferenciado de ensino público, sendo também a primeira instituição com estrutura auto-sustentável do Município e a maior em estrutura da rede pública de Natal.

Na concepção da futura unidade educacional, a proposta é também implantar um programa-piloto de incentivo à leitura. Para auxiliar no projeto, será construída a maior biblioteca pública de Natal. Além disso, serão disponibilizados para os alunos serviços médicos, odontológicos e três refeições. A Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen será construída na comunidade Alto da Torre, no bairro da Redinha, Zona Norte, numa área de 20 mil metros quadrados.

“Vamos construir uma escola que será referência no país, capaz não apenas de preparar os estudantes, mas também de integrar e beneficiar toda a comunidade da região”, disse o prefeito Álvaro Dias. O gestor anunciou ainda que a biblioteca da futura escola será aberta ao público externo. “Teremos a nossa primeira Biblioteca Municipal no acesso público, para atender estudantes de todas as escolas e a população”, acrescentou.

Quando ficar pronta, a unidade de ensino irá atender a estudantes da Educação Infantil (grupos IV e V), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos matriculados no programa EJA. Na parte educacional, a secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, ressaltou a proposta de ampliação do ensino para outras línguas, como inglês e espanhol, e para o sistema Libras, assim como o programa-piloto de incentivo à leitura.

A estrutura terá blocos de salas do ensino fundamental, multimeios, salas do ensino infantil, área de convivência e administrativa. Será dotada de equipamentos de energia solar e sistema de reuso da água em jardins, além da criação de uma grande área verde. “Ampliamos o projeto para integrar um mini-bosque à área construída”, explicou o prefeito Álvaro Dias. Os recursos para a obra virão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da própria Prefeitura de Natal.

O prefeito também explicou a decisão dar à escola o nome do Padre Thiago Theisen, falecido em outubro do ano passado. “Tomamos a decisão de prestar uma justa homenagem ao saudoso Padre Thiago Theisen, como reconhecimento ao grande trabalho social que ele realizou ao longo da vida, em doação às pessoas menos favorecidas”.


Compartilhe esse post

SETE MUNICÍPIOS POTIGUARES ESTÃO EM ALERTA AMARELO, COM PERIGO POTENCIAL DE CHUVAS, DIZ INMET

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ADRIANO ABREU

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, correspondente ao grau de perigo potencial, para sete municípios localizados nas regiões Oeste, Leste, Central e Agreste do Rio Grande do Norte. O aviso de acumulado de chuva é válido até às 10h da quarta-feira (24) e, segundo o Inmet, as precipitações podem ocorrer entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Estão no grupo de municípios com o alerta: Areia Branca, Arês, Baía Formosa, Baraúna, Caiçara do Norte, Canguaretama e Carnaubais. Segundo o Inmet, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. 

O recomendado para a população é evitar o mau tempo, observar alteração nas encostas e não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser acessadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Com informações da Tribuna do Norte


Compartilhe esse post

IMBRÓGLIO: STYVENSON INGRESSA COM QUEIXA-CRIME CONTRA PREFEITO DE MOSSORÓ

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ADRIANO ABREU

O imbróglio entre o senador Styvenson Valentim e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, só aumenta. O candidato do Podemos ao Governo do Estado informou em nota oficial na noite desta segunda-feira (22) que ingressou com uma queixa-crime na Justiça contra o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade).

A nota, assinada por Styvenson e por três advogados que representam o senador, não informa quais os crimes imputados ao prefeito, mas faz referência a um post no Twitter no qual Allyson chama o senador de “mentiroso, arrogante e mal informado”. O senador se diz ofendido.

No texto, o senador e os advogados destacam que Styvenson “foi vítima de ataques propalados na rede social” pelo prefeito. “Diante das inverdades apresentadas e da ofensa à honra do senador, através de sua assessoria jurídica, vem informar que ofereceu Queixa-Crime contra o prefeito Allyson, para que o mesmo seja condenado pela Justiça em decorrência das ofensas e das falsas afirmações”, afirma o texto.

Allyson Bezerra fez um post no Twitter no último domingo (21). O prefeito respondia a um vídeo do senador que circulou no fim de semana, no qual Styvenson cobrava mais transparência da Prefeitura de Mossoró na aplicação de recursos de emenda parlamentar. O vídeo foi gravado em maio e republicado no story do Instagram de Styvenson neste final de semana.

Com informações da 98 FM


Compartilhe esse post

CANDIDATURA DE EZEQUIEL FERREIRA PODE SER IMPUGNADA POR JUSTIÇA ELEITORAL

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: JOÃO GILBERTO

A Justiça Eleitoral pode impedir o registro definitivo de uma candidatura forte no Rio Grande do Norte. Um deslize pode ter sido cometido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira (PSDB), a partir do momento em que agiu em desacordo à legislação, não tendo anexado, até esta segunda-feira (22), a sua declaração de desincompatibilização eleitoral, referente ao cargo de presidente da Fundação Djalma Marinho.

A Lei Complementar 64/90, no artigo 1º, II, a, 9, estabelece o: “afastamento definitivo de 6 meses para o cargo de Deputado Estadual/Distrital das direções de fundações públicas em geral”, como é o caso da Fundação Djalma Marinho. Assim, Ezequiel Ferreira poderá ter a sua candidatura impugnada.

O deputado-presidente da ALRN, candidato à reeleição, precisava ter se desincompatibilizado até o dia 2 de abril deste ano. Um dos documentos que comprova a permanência e atuação do presidente da Casa no
cargo de presidente da citada Fundação é o ato nº 005/2022, assinado por Ezequiel Ferreira no dia 22 de junho deste ano.

O ato trata do remanejamento do valor de R$ 28.600,00 (vinte e oito mil e seiscentos reais), constante do Quadro de Detalhamento de Despesa – QDD, da Fundação Djalma Marinho, para o exercício de 2022, direcionado aos serviços de terceiros (PJ), serviços de TI e comunicação e obrigações tributárias e contributivas.

A impugnação de Ezequiel Ferreira, presidente do Partido da Social Democracia Brasileira no Rio Grande do Norte (PSDB/RN), traria muitos danos, uma vez que é um dos nomes mais importantes da política potiguar, que ficou mais fortalecido depois de mandatos consecutivos na presidência do legislativo estadual.

Apoiador da governadora Fátima Bezerra, Ezequiel Ferreira exerce forte influência no interior do estado e lidera a maior bancada da Assembleia Legislativa do RN, com 12 deputados ligados à legenda. Vale lembrar que ele foi cotado como quadro para conduzir a oposição à reeleição da professora Fátima e concorrer ao pleito do executivo estadual.

A iminente impugnação da candidatura de Ezequiel Ferreira deverá trazer sérias consequências na nominata de deputado estadual do PSDB por ser ele um campeão de votos e o principal puxador de votos da legenda.

Com informações do Diário do RN


Compartilhe esse post

LULA TEM A PREFERÊNCIA DE 59% DO ELEITORADO POTIGUAR SEGUNDO A PESQUISA IPEC

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: RICARDO STUCKERT

A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (22) também trouxe os índices de intenção de voto para o cargo de presidente entre os eleitores do Rio Grande do Norte. O ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa no estado, com 59%, contra apenas 25% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja os percentuais da pesquisa estimulada:

  • Lula (PT): 59%
  • Jair Bolsonaro (PL): 25%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • Simone Tebet (MDB): 1%
  • Vera (PSTU): 1%
  • Felipe d’Avila (Novo): 0%
  • Léo Péricles (Unidade Popular): 0%
  • Pablo Marçal (PROS): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
  • Branco/nulo: 5%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Na pesquisa, também constavam os nomes dos candidatos Roberto Jefferson (PTB) e Eymael (DC), mas eles sequer foram citados pelos entrevistados.

Foram entrevistadas 800 pessoas, de 19 a 21 de agosto, em 35 municípios potiguares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN-09891/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09911/2022.


Compartilhe esse post

NA PESQUISA IPEC PARA O GOVERNO DO ESTADO, FÁTIMA ALCANÇOU 46%, STYVENSON 15% E FÁBIO DANTAS 9%

  • por
Compartilhe esse post

Os resultados da pesquisa Ipec (ex-Ibope) que foi divulgada hoje (22) pela Inter TV mostraram também as intenções de voto para o cargo de governador do Rio Grande do Norte. A candidata à reeleição, Fátima Bezerra (PT), lidera com 46%. O segundo colocado, o senador Styvenson Valentim (Podemos), alcançou 15% e Fábio Dantas (Solidariedade) 9%.

Confira o resultado da pesquisa estimulada:

  • Fátima Bezerra (PT): 46%
  • Capitão Styvenson (Podemos): 15%
  • Fábio Dantas (Solidariedade): 9%
  • Rosalia Fernandes (PSTU): 3%
  • Clorisa Linhares (PMB): 2%
  • Bento (PRTB): 1%
  • Danniel Morais (PSOL): 1%
  • Rodrigo Vieira (DC): 1%
  • Nazareno Neris (PMN): 0%
  • Branco/Nulo: 15%
  • Não sabe/Não respondeu: 7%

Foram entrevistadas 800 pessoas, de 19 a 21 de agosto, em 35 municípios potiguares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN-09891/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09911/2022.


Compartilhe esse post

CONFIRA OS PONTOS DE ALAGAMENTO EM NATAL NESTA TERÇA-FEIRA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ADRIANO ABREU

Nesta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou um comunicado com os pontos de alagamento da capital. As chuvas, que começaram ainda no noite da segunda-feira (22), já causam transtornos e preocupam a população.

Saiba quais os pontos de alagamento em Natal:

  • Ponto de alagamento parcialmente transitável nas avenidas Capitão Mor Gouveia x Adolfo Gordo.
  • Av. Alexandrino de Alencar x rua Jaguarari, com ponto de alagamento parcialmente transitável.
  • Cruzamento das avenidas Coronel Estevam x Alexandrino de Alencar, com ponto de alagamento parcialmente transitável.
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Romualdo Galvão, entre as avenidas Nevaldo Rocha e Antônio Basílio, sentido Arena das Dunas.
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável nas avenidas Interventor Mário Câmara x Lima e Silva.
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na av. Lima e Silva, próximo à rua dos Potiguares.
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na av. Nevaldo Rocha, em frente a SEMTAS, sentido zona norte.
  • Ponto de alagamento transitável na av. Rio Grande do Sul x rua Pelotas, ao lado do DETRAN.
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na rua Ceará, entre a av. Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, Cidade da Esperança, ao lado da lagoa de captação.
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na av. Amintas Barros, entre av. Interventor Mário Câmara e rua dos Caicós.
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na av. Felizardo Moura, após a Compal, sentido urbana.
  • Ponto de alagamento transitável na av. Senador Salgado Filho, na altura do Hotel Maine.
  • Ponto de alagamento transitável nas avenidas Prudente de Morais x Nascimento de Castro.
  • Ponto de alagamento parcialmente intransitável na av. Solange Nunes, sentido Nova Cidade, próximo ao posto de combustível.
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na av. do Contorno, por trás da FUNCARTE.
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na av. Deodoro, embaixo do viaduto do Baldo.

Em caso de emergências causadas pelas chuvas, ligar para o 156.


Compartilhe esse post

EM PESQUISA IPEC, CARLOS EDUARDO LEVA VANTAGEM SOBRE ROGÉRIO MARINHO PARA O SENADO

  • por
Compartilhe esse post

Encomendada pela Inter TV, pesquisa do Ipec (antigo Ibope) que foi divulgada nesta segunda-feira (22) mostra a liderança de Carlos Eduardo Alves (PDT) nas intenções de voto para o Senado no Rio Grande do Norte quando se trata da modalidade estimulada. O ex-prefeito de Natal alcançou 27 pontos percentuais, enquanto Rogério Marinho (PL) chegou aos 17 pontos e Rafael Motta (PSB) aos 14.

Confira os resultados de todos os candidatos na pesquisa estimulada:

  • Carlos Eduardo (PDT): 27%
  • Rogério Marinho (PL): 17%
  • Rafael Motta (PSB): 14%
  • Pastor Silvestre (PMN): 3%
  • Dario Barbosa (PSTU): 2%
  • Freitas Jr (PSOL): 1%
  • Geraldo Pinho (Podemos): 1%
  • Marcelo Guerreiro (PRTB): 1%
  • Marcos do MLB (UP): 1%
  • Shirlei Medeiros (DC): 1%
  • Branco/Nulo: 18%
  • Não sabe/Não respondeu: 15%

Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 18%, e 64% não sabem ou não responderam.

Foram entrevistadas 800 pessoas, de 19 a 21 de agosto, em 35 municípios potiguares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN-09891/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09911/2022.


Compartilhe esse post

EMPRESÁRIOS BOLSONARISTAS QUE COGITARAM GOLPE SÃO ALVO DE OPERAÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: IGO ESTRELA

A Polícia Federal faz operação de busca e apreensão nesta terça-feira (23) em endereços de empresários bolsonaristas investigados por defenderem um golpe de Estado. O caso foi revelado pelo jornal Metrópoles. A corporação cumpre mandados nas residências dos suspeitos em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.

As medidas judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (19). Além dos mandados de busca, Moraes determinou o bloqueio das contas bancárias e das redes sociais dos investigados e pediu a quebra de sigilo financeiro.

Confira os nomes dos alvos: Afrânio Barreira Filho, do restaurante Coco Bambu; Ivan Wrobel, da W3 Engenharia; José Isaac Peres, do grupo Multiplan; José Koury, dono do shopping Barra World; Luciano Hang, da rede de lojas Havan; Luiz André Tissot, da Sierra Móveis; Marco Aurélio Raymundo, da Mormaii; e Meyer Joseph Nigri, da Tecnisa.

A reportagem revelou que empresários apoiadores de Jair Messias Bolsonaro passaram a defender abertamente um golpe de Estado, caso Luis Inácio Lula da Silva seja eleito em outubro, derrotando o atual presidente. A possibilidade de ruptura democrática foi o ponto máximo de uma escalada de radicalismo que dá o tom do grupo de WhatsApp Empresários & Política, criado no ano passado e cujas trocas de mensagens vêm sendo acompanhadas há meses pelo Metrópoles.

Com informações do Metrópoles


Compartilhe esse post