Início » Arquivos para 19 de setembro de 2022, 19:31h

setembro 19, 2022



AMÉRICA INICIA DUELO PELA TAÇA DO BRASILEIRO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Canindé Pereira

O América realiza neste domingo (18) o primeiro duelo da grande final do Campeonato Brasileiro da Série D contra o Pouso Alegre-MG, às 16h, na Arena das Dunas. Como a decisão do título será em território mineiro, o objetivo do time alvirrubro é construir uma vantagem para o jogo da volta, no dia 25, no estádio Manduzão, na cidade de Pouso Alegre.

Depois de se classificar na primeira fase em segundo lugar pelo Grupo 3, passar por Jacuipense (2ª fase), Moto Clube (oitavas de final), Caxias (quartas de final e acesso) e vaga na final contra o São Bernardo na semifinal, o América vai lutar agora pelo título inédito e colocar a primeira taça de campeão brasileiro na sua sala de troféus.

“Ninguém acreditava que poderíamos chegar tão longe, mas o grupo se uniu, mostrou o seu valor e conseguimos o acesso, mas agora o objetivo é lutar por esse importante título e com o apoio da torcida tenho certeza de que conquistaremos uma boa vantagem para o jogo da volta”, disse o meio campista Allef.

O América aposta no poder de fogo do seu ataque, com 30 gols em 22 jogos, para furar a defesa do Pouso Alegre não sofre gols há cinco jogos. A esperança vem da boa fase do artilheiro Wallace Pernambucano, autor de oito gols. O time mineiro chegou à final eliminando o Operário de Várzea Grande, Paraná, Asa de Arapiraca e Amazonas.

OLHO NO APITO
Um trio pernambucano comandará o jogo nesse domingo na Arena das Dunas. O árbitro principal será Rodrigo José Pereira de Lima, assistido por Francisco Chaves e Karla Cavalcanti. O árbitro de vídeo será o paulista Márcio Henrique de Gois.


Compartilhe esse post

A UMA VITÓRIA DA SÉRIE B

  • por
Compartilhe esse post

ABC precisa vencer o Paysandu hoje à noite no Frasqueirão para confirmar e comemorar a conquista do acesso

Foto: divulgação ABC/RN

Líder do quadrangular final da Série C com oito pontos, o ABC até pode se classificar com um empate, na combinação de resultados, mas a ordem é vencer o Paysandu, na noite deste sábado, às 21h, no Frasqueirão, e confirmar com 100% o acesso à Série B de 2023. De acordo com as probabilidades matemáticas, as chances de classificação alvinegra neste momento são de 89,8%, contra 73% do Figueirense, 27% do Vitória e 10,1% para o Papão.

O treinador alvinegro Fernando Marchiori classificou o jogo como de inteligência.”Vamos analisar, ver como eles entram, o jogo se define em quase 100 minutos e o futebol tem suas estratégias, e vai ser um jogo de inteligência acima de tudo, temos que neutralizá-los, cuidar dos pontos fortes deles e explorar o que possa acontecer durante a partida”, disse o treinador.

Apesar de ter vencido o adversário na Curuzu, o goleiro Matheus Nogueira aposta num jogo ainda mais difícil. “Vencemos lá na casa deles, mas agora vai ser muito mais difícil, pois será o jogo da vida dos dois times e pela qualidade do Paysandu teremos um jogo de detalhes, bem truncado, mas temos que acreditar em todas as bolas e vencer para garantir o nosso acesso”, disse o atleta.

Marchiori ganhou um reforço de última hora para o confronto decisivo. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou a concessão do efeito suspensivo ao meia-atacante Calyson. Em compensação, o zagueiro Ícaro cumprirá suspensão automática por conta de três cartões amarelos.

ARBITRAGEM PREOCUPA
A comissão de arbitragem da CBF escalou o árbitro goiano Jefferson Ferreira de Moraes, o mesmo que por muito pouco não prejudicou o ABC no jogo contra o Figueirense, na abertura do quadrangular, no Frasqueirão. Ele inverteu faltas, pendurou toda a defesa alvinegra com cartões amarelos e ainda inventou um pênalti, que só não foi anulado pelo VAR, porque só tinha uma câmera de vídeo.


Compartilhe esse post

COMERCIANTES DA ZN TEMEM PREJUÍZOS E TRÂNSITO MAIS CAÓTICO QUE O NORMAL

  • por
Compartilhe esse post

STTU anunciou a flexibilização de faixas na via, para veículos particulares; investimentos são na ordem de R$43 milhões

Foto: Anderson Régis

A Avenida Felizardo Moura é a principal via de acesso à Zona Norte de Natal, pela Ponte de Igapó. Para comerciantes e donos de estabelecimentos da região, incertezas e apreensão desde o anúncio das obras de requalificação. Diante das reações, nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) anunciou a flexibilização de faixas na via, para veículos particulares. Ainda assim, comerciantes temem os impactos da obra, como a diminuição de clientes e a consequente queda na renda captada pelos estabelecimentos.

Proprietária do posto de combustíveis “FA Rent a Car”, localizado na Av. Tomaz Landim, Daniele Cabral, 36 anos, relata preocupação com a interdição de trechos da avenida. Segundo ela, a redução no número de carros deve trazer prejuízo nas vendas de combustíveis no estabelecimento, que foi reinaugurado após 11 anos fechado.

“Apesar da flexibilização de faixas, não é a mesma coisa. Abrimos esse posto que já estava parado há 11 anos e já temos um prejuízo enorme e uma nova briga de preços com outros postos. Se já vivemos essa situação, agora vamos ter uma redução de público e isso vai nos afetar. Estamos assustados e sem saber o que fazer”.

A previsão de Daniele para o futuro financeiro do posto não é boa, e isso a levou a fazer escolhas difíceis. A proprietária relata que precisou demitir três dos quatro frentistas que trabalhavam no local. Agora, ela e o marido se dividem nas tarefas: “eu e meu esposo estamos nos revezando, nos sacrificando nas tarefas para manter esse emprego aberto”, disse.

Daniele também criticou a falta de diálogo entre Prefeitura e comerciantes que dependem do fluxo de clientes pela Felizardo Moura. Para ela, não houve uma comunicação clara e prévia sobre os bloqueios que seriam colocados na avenida: “Nós fomos pegos de surpresa, porque ficamos sabendo do que iria acontecer através dos outdoors. Lemos as propagandas e vimos “A Zona Norte vai melhorar“, mas o empresariado não foi notificado. Não foi a prefeitura que nos procurou, mas sim o empresariado que procurou a prefeitura”.

Na loja “Mix do Marceneiro”, localizada na Av. Tomaz Landim, o sentimento também é de preocupação com o cenário iminente. Funcionária do estabelecimento há dois anos, Priscila da Costa, 31 anos, relatou que as interdições vão dificultar a chegada de clientes, pois o trânsito se tornará ainda mais caótico: “Aqui sempre teve um trânsito bem ruim, mas as restrições podem piorar a situação do fluxo de carros e nos prejudicar”.

A funcionária teme que a possível queda nos lucros também cause demissões. Priscila afirma que esse medo é uma realidade em várias lojas da região: “Com essa reforma talvez aconteça algum corte de funcionários e por isso, esse medo é real. A gente espera que não, mas a gente sempre tem essa preocupação”.

SOBRE AS OBRAS
De acordo com a STTU, as obras de requalificação da avenida Felizardo Moura irão iniciar neste domingo (18). Após entendimentos entre as secretarias municipais envolvidas com o projeto e a empresa responsável pela obra, ficou definido que durante esta etapa dos trabalhos não haverá a necessidade de interdição total da via. Nos momentos de pico, os dois sentidos da avenida estarão liberados. No horário entre 9h e 16h, poderá acontecer interdições parciais, com uma via funcionando em mão dupla. A mudança no planejamento do trânsito não provocará alterações no cronograma de entrega.

A STTU vai fazer toda a sinalização da pista (vertical e horizontal) neste domingo (18), para que os motoristas possam estar bem informados sobre o trânsito no local. O trabalho de sinalização vai requerer a interdição parcial do local. O secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro, explicou a ações realizadas pela pasta para organizar o trânsito no local: “Estaremos fazendo a sinalização e já também adaptando os nossos agentes e motoristas que passam pelo local. Essa mudança, que não afeta o cronograma da obra, também é importante para que as pessoas possam ter uma adaptação gradativa de todo o processo”, explica.

Apesar da alteração no planejamento original, a STTU reforçou a importância da busca pelas vias alternativas já divulgadas pela Prefeitura, uma vez que, mesmo com a interdição apenas parcial, haverá impacto no tráfego e os congestionamentos vão aumentar no local: “Aconselhamos que as vias alternativas sejam utilizadas. A Felizardo Moura já está em obras e, nessa próxima fase, teremos muitas intervenções, sejam da empreiteira em si ou das concessionárias (de água, luz, etc). Por isso, as vias alternativas são essenciais”, comenta o adjunto.

A Prefeitura de Natal e as concessionárias já estão realizando trabalhos para o início das outras etapas da obra, como mudanças da posteação e a preparação das tubulações, além da quebra do canteiro central e limpeza dos terrenos para instalação de canteiros e deposição de material.

Segundo a pasta, uma equipe de agentes da STTU está no local para disciplinar o tráfego na região. O secretário adjunto afirmou que a comunicação entre a prefeitura e a população, em caso de interdição completa da via, será ágil: “Caso, durante esta próxima etapa da obra ou em alguma outra, haja a necessidade de interdição completa, a Prefeitura irá alertar a população com bastante antecedência através de todos os meios de comunicação”, antecipa Walter Pedro.

O projeto prevê um investimento de R$43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo Governo Federal. A obra vai garantir novas estruturas em drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão em mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas, beneficiando cerca de 750 mil pessoas na região e conferindo mais velocidade a um tráfego de cerca de 75 mil veículos por dia.

VIAS ALTERNATIVAS
São recomendados alguns desvios, mesmo sem a interdição total da avenida Felizardo Moura. Entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana.

Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à zona Sul de Natal.

Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.


Compartilhe esse post

PREFEITURA DE NATAL REALIZA SEMINÁRIO DE ARBORIZAÇÃO URBANA E MEIO AMBIENTE

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Joana Lima

As árvores são o maior patrimônio ambiental de uma cidade e para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de proteção dessa vegetação urbana, a Prefeitura de Natal realiza no dia 21 de setembro, data das celebrações do Dia Mundial da Árvore, a 2ª edição do Seminário de Arborização Urbana e Meio Ambiente. O evento acontecerá no Parque Ecológico de Capim Macio a partir das 16h e contará com oficinas abertas ao público em parceria com várias secretarias municipais, além dos parceiros Instituto Federal de Educação (IFRN Natal), Projeto Reciclamar e a Loja Ferreira Costa.

O Seminário de Arborização é uma ação do Planta Natal e será o momento de apresentar os resultados das atividades implementadas pela Prefeitura ao longo do ano, com destaque para o mutirão de plantio de mudas de árvores nativas durante os 100 dias do período chuvoso. “Nossa gestão tem se empenhado na recuperação do verde com Planta Natal e já chegamos perto da meta de dez mil árvores contando com a ajuda dos parceiros e das comunidades, então é indispensável manter essa participação da população nos projetos de preservação realizados pelo Município”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Segundo a secretária-executiva do Município, Danielle Mafra, durante o Seminário será realizada a assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Natal e IFRN para a execução do Projeto Ybirá, que consiste no mapeamento de árvores urbanas turísticas, aqueles exemplares que integram a paisagem há muitas décadas. “Este ano escolhemos realizar um evento mais participativo, com a presença da população e atividades de parceiros”, comentou. Ela adianta que durante o evento serão apresentados os números atualizados do Planta Natal que já contabiliza mais de 13 mil mudas plantadas na cidade. As inscrições podem ser feitas através do link abaixo ou de forma presencial no dia do evento. Serão oferecidas oficinas gratuitas de Hortas Caseiras, Experiências Sensoriais com as Árvores, Oficinas de Bonsai e Brinquedos Recicláveis. “Queremos que as pessoas entendam a importância da proteção das árvores nativas e ajude a cuidar delas”, disse Mafra. Participam do evento as secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Urbana, Planta Natal, Urbana.

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyOBLWJ7OAPhbU3Dp3k3EQmE7Wb0-Ke_WArlaIdk_6h5Vksg/viewform


Compartilhe esse post

PREFEITO DE MACAÍBA COMPRA DUAS TONELADAS DE ALHO SÓ PARA MERENDA

  • por
Compartilhe esse post

Fatura de quase R$ 40 mil foi paga com recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Foto: reprodução

A Prefeitura de Macaíba adquiriu duas toneladas de alho exclusivamente para o preparo da alimentação dos estudantes matriculados na rede pública municipal nos últimos seis meses. A quantidade adquirida, conforme os dados constantes no Portal da Transparência do próprio município, custou R$40 mil e foi paga com recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Levando em conta que uma cabeça de alho médio pesa 50 gramas, as duas toneladas (ou dois mil quilos de alho) são equivalentes a 40 mil cabeças de alho. Quantidade suficiente para encher e ser transportada por um caminhão baú e chegar ao seu destino atendendo ao requisito apresentado pela Prefeitura de Macaíba no processo licitatório, ou seja, em tamanho uniforme e sem lesões aparentes, acondicionadas em embalagem transparente atóxica.

A última compra cadastrada pela Secretaria Municipal de Educação foi no dia 15 de agosto passado, quando foi pago o valor de R$8.995,50 por 450 quilos de alho. O item está incluso em uma lista com alimentos como açúcar, arroz, cuscuz, óleo de soja, feijão e leite em pó e a aquisição foi feita à empresa H & G Indústria de Alimentos LTDA, que fornece alimentação para outras pastas do município.

No entanto, foi no mês de abril que a Secretaria de Educação de Macaíba efetuou duas das maiores compras do tempero, totalizando 700 quilos de alho ao custo total de quase R$14 mil. A Primeira no dia 12 de abril passado, quando a pasta pagou o montante de R$7.996,00 em 400 quilos, já a segunda ocorreu no dia 29 do mesmo mês, quando a pasta comprou mais 300 quilos, pagando R$5.997,00.

Menos de dois meses depois, no dia 23 de junho passado, a pasta comprou mais 300 quilos do tempero, também ao custo de R$5.997,00. No total, foram realizadas 11 compras do tempero de alimentos, com valores que variam entre R$999 e R$8.995,50.

Seis cabeças são usadas diariamente
A reportagem do DIÁRIO DO RN visitou duas instituições de ensino do município e conversou com funcionárias da cozinha, para descobrir como o tempero tem sido usado.

No Centro Municipal de Educação Infantil Professora Eunice Eugenia, a cozinheira Ana Patrícia relatou que o alho está presente entre os temperos usados para preparar as refeições dos alunos, principalmente à tarde, horário em que são servidos pratos à base de feijão, arroz e frango.

Na Escola Municipal Alta de Souza, a cozinheira Maria Zélia do Nascimento disse que o tempero é usado com mais frequência, cerca de seis cabeças de alho diariamente. Segundo ela, os alunos recebem refeições pela manhã, no horário do almoço e a tarde, sendo estas a base de frango, arroz, carne, cuscuz e salada. Ainda de acordo com Maria, os temperos são variados. Para preparar as refeições dos alunos, a cozinheira usa chuchu, cenoura beterraba e outros.


Compartilhe esse post

ENSINO MÉDIO NA REDE DE ENSINO DO RN REGISTRA O PIOR IDEB DO BRASIL

  • por
Compartilhe esse post

Estado alcançou nota 2,8 no ensino médio da rede estadual, ficando no final do ranking nacional e bem longe da meta, que era 4,4

Foto: reprodução

O ensino médio oferecido pela rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte ficou bem longe da meta e registrou em 2021 a pior nota do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Ideb é um índice que vai de 0 a 10. Foi criado em 2005, pelo Governo Federal, para avaliar o desempenho e estipular metas para a educação brasileira. O índice é divulgado a cada dois anos e calculado com base em dois fatores: índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos e notas em provas de português e de matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (16), pelo Ministério da Educação e Inep, o Estado alcançou apenas nota 2,8 no ensino médio da rede estadual, ficando no final do ranking nacional e bem longe da meta, que era 4,4. Há dois anos, a nota tinha sido 3,2.

Agora em 2021, a média nacional ficou em 3,9, com o melhor índice registrado no Paraná (4,6).

Considerando as redes pública e privada, o resultado do ensino médio no Rio Grande do Norte sobe para 3,4, deixando de ficar na última posição do ranking – na qual passa a figurar o Pará, com nota total de 3,2. A meta para o RN era atingir nota 4,7.

Há dois anos, o resultado foi 3,5. Naquele ano, o Estado tinha o 2º pior resultado do País.

Com os resultados de 2021, a trajetória de crescimento foi interrompida. Desde o início do cálculo, o Estado não tinha redução da nota. Começou em 2,9, evoluiu para 3,1, depois 3,2, depois 3,5 e agora, 3,2.

No RN, 78,6% dos alunos do ensino médio no RN estão na rede estadual. Outros 9,5% estão na rede federal e 11,9% estão na rede privada.

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec) ainda não havia se pronunciado até o fechamento desta edição.

ENSINO FUNDAMENTAL
O Rio Grande do Norte também ocupa uma das últimas posições do ranking nacional entre os índices do ensino fundamental.

Na categoria “anos iniciais” (1º ao 5º ano), o Estado registrou, considerando as redes pública (estadual e municipais) e privada, nota 5 – mesma do Maranhão e Pará e à frente apenas do Amapá (4,9). O melhor resultado do país está em Santa Catarina (6,5).
Em 2019, o RN tinha registrado 5,2.

Já nos “anos finais” (6º ao 9º ano), o Estado alcançou nota 4,4, considerando todas as redes, empatado com o Pará e à frente apenas de Maranhão (4,3) e Amapá (4,1). Em 2019, o resultado tinha sido 4,1.


Compartilhe esse post

CANDIDATOS NÃO PODERÃO SER PRESOS A PARTIR DESTE SÁBADO

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução

A partir deste sábado (17), nenhum candidato poderá ser preso ou detido. O Código Eleitoral Brasileiro assegura a imunidade (Lei 4737/1965) para concorrentes no período que começa 15 dias antes das eleições e termina 48 horas após o fechamento das urnas. As exceções são as prisões em flagrante, sentenças judiciais por crimes inafiançáveis e desrespeito a salvo-conduto concedido a eleitores para garantir o direito de votar. O objetivo principal da proibição é evitar abusos que comprometam o processo eleitoral.


Aqui no Rio Grande do Norte, são 530 candidatos a cargos majoritários e proporcionais às eleições de outubro de 2022 que não poderão ser presos ou detidos a partir de hoje.


A partir 27 de setembro, cinco dias antes do primeiro turno, que ocorrerá em 02 de outubro, a lei se estende também aos 2,55 milhões de eleitores do Rio Grande do Norte. A medida vigora até dois dias depois do primeiro turno das eleições e o eleitor só poderá ser preso e detido em razão de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, caput).


Compartilhe esse post

JUIZ JARBAS BEZERRA LANÇA LIVRO “A CIDADANIA COMO CIÊNCIA”, NESTA SEGUNDA ,19, EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Foto: reprodução

Após quatro anos de estudo e pesquisas que embasaram uma tese de doutorado, o professor e magistrado Jarbas Bezerra lançará o livro “A Cidadania como Ciência”, nesta segunda-feira (19), a partir das 19h, na Livraria Nobel, no Praia Shopping, em Ponta Negra. O livro aborda a temática de relevância inédita no campo educacional e jurídico, comprovando que a Cidadania como ciência surgiu em decorrência de uma teoria criada pelo próprio autor.

Para o juiz, é preciso dar a importância devida à cidadania, um tema já bastante desgastado e que caiu no senso comum, sendo minimizado. Sua proposta, com o lançamento dessa obra, é vê-la enquanto ciência, observando, especialmente, como a cidadania colabora com o desenvolvimento da sociedade. “A leitura da obra é de primordial importância para todos que desejam e lutam por uma sociedade mais igualitária e justa”, disse Jarbas.

É a primeira vez que a cidadania é vista como ciência jurídica no âmbito acadêmico mundial. A pesquisa de Jarbas, vista como inovadora pelos membros de sua banca de doutorado, composta por doutores brasileiros e estrangeiros incluindo a professora doutora Paquita Sanvicen, da Universidade de Lérida Espanha, foi bastante elogiada e chegou a ser recomendada à submissão ao Prêmio Capes de Teses, feito bastante raro.


Compartilhe esse post

CANDIDATO CADEIRANTE LUTA PARA PASSAR POR RUAS SEM ACESSIBILIDADE, EM MACAÍBA

  • por
Compartilhe esse post

Tércio se deparou com ruas desniveladas ou inacessíveis em campanha eleitoral

Foto: reprodução

As dificuldades de acessibilidade fazem parte da rotina de Tércio Tinoco como morador de Natal desde 2005, quando sofreu um acidente que tirou a mobilidade das pernas. Agora, candidato a deputado estadual (União Brasil), ele percorre muitas cidades em campanha e por onde passa vê os mesmos problemas se repetindo.

Nesta sexta-feira, o candidato passou por Macaíba, na Grande Natal. Transitando pelas ruas da cidade, Tércio sentiu muita dificuldade ao se deparar com ruas desniveladas ou inacessíveis. ‘’O que passei em Macaíba, passo em muitas outras cidades.

É comum a cadeira emperrar em algum desnível ou não conseguir subir calçadas. O problema da falta de acessibilidade é antigo’’, desabafa o candidato.

A bandeira da inclusão e acessibilidade levou Tércio Tinoco a ser eleito primeiro cadeirante vereador em Natal, em 2020.

Mesma pauta pela qual ele pretende, agora, chegar a Assembleia Legislativa. ‘’Acessibilidade não é apenas para os cadeirantes. É também para um grávida, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, para todos. Precisamos ter esse olhar de atenção’’, disse Tércio.


Compartilhe esse post