Início » Arquivos para 8 de fevereiro de 2024, 08:36h

fevereiro 8, 2024


MORAES MANDA BOLSONARO ENTREGAR PASSAPORTE EM 24 HORAS

  • por
Compartilhe esse post

Ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: Emanuel Lacerda/Diário do RN

O ministro Aexandre de Moraes mandou o ex-presidente Jair Bolsonaro entregar o passaporte em 24 horas numa operação que investiga “organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder”.

A Operação Tempus Veritatis também prendeu nesta quinta-feira (08) dois ex-assessores especiais de Bolsonaro. De acordo com informações divulgadas pela PF, Marcelo Câmara e Filipe Martins foram detidos, além de militares.

A operação da PF mira também Braga Netto, Augusto Heleno, Valdemar Costa Neto e outros aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. A prisão de Câmara foi confirmada também pelo advogado Eduardo Kuntz.

São cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas.

A operação ocorre nos estados do do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.

Alvos militares
Ainda segundo a Polícia Federal, a operação é fruto da delação de Mauro Cid e sequência de outras investigações. Além dos ex-assessores de Bolsonaro, a operação ainda prendeu dois militares da ativa: o coronel Romão Correa Neto e major Rafael Martins de Oliveira. O Exército acompanha alguns dos mandados em apoio à PF.

São 16 militares alvos nesta operação, incluindo membros das Forças Especiais do Exército, conhecidos como “kids pretos”. As tropas existem desde 1957, segundo o próprio Exército.

Fonte: G1


Compartilhe esse post

ROBINSON FARIA PODE DEIXAR O PL PARA COMANDAR OUTRO PARTIDO NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Deputado federal estaria insatisfeito com posicionamento radical que o PL adotou no RN, sob a presidência do bolsonarista Rogério Marinho – Fotos: Reprodução

O deputado federal Robinson Faria estaria de malas prontas para deixar o PL, já com conversas engatilhadas com as cúpulas nacionais do PSDB e do Republicanos, para assumir o diretório estadual da legenda que melhor atender aos pedidos do parlamentar, conforme informações que circulam nos bastidores da política potiguar. Caso essa mudança se concretize, ele será o segundo político a desembarcar da legenda após o início da presidência estadual do senador Rogério Marinho, iniciada em julho passado. O deputado federal João Maia, hoje presidente do PP no RN, foi o primeiro.

Entre os motivos cogitados para que Robinson, ex-governador e ex-presidente do PSD no RN, queira sair do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, estão o de que o parlamentar estaria insatisfeito com os rumos que o PL tem tomado no Rio Grande do Norte, sob o comando do senador Rogério Marinho; e inconformado com o fato de não estar mais no comando de uma legenda e, consequentemente, sem poder de “cacique” para interferir na movimentação do “xadrez político” pré-eleições municipais.

Ainda conforme os bastidores políticos, Robinson estaria em negociações com as executivas nacionais do PSDB, comandado no Estado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Ezequiel Ferreira e a do Republicanos, que é comandada no RN pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. Ou seja, para que ele assuma um dos diretórios, um “cacique” terá que deixar de usar seu cocar.

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perilllo, tem viagem marcada ao Nordeste depois do Carnaval para fortalecer o ninho tucano, principalmente para evitar a saída da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Já o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, só pensa em disputar o comando da Câmara com o apoio da expressiva bancada evangélica e, um deputado federal a mais em seu partido seria de grande importância.

Procurado pela reportagem do Diário do RN desde a manhã desta terça-feira (6) para confirmar ou desmentir as informações que circulam no Estado, Robinson Faria preferiu silenciar sobre o caso. Ele, que esteve presente em poucas atividades partidárias durante a visita oficial de três dias do ex-presidente Bolsonaro ao RN em dezembro passado, foi uma das ausências sentidas durante o anúncio do apoio do PL à pré-candidatura do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), em 23 de janeiro passado.

ENFRAQUECIMENTO DO PL NO RN
Se a saída de Robinson Faria se concretizar, o PL sofrerá uma redução de 50% na bancada federal eleita pela sigla no pleito de 2022, já que João Maia foi o primeiro a trocar de partido após a ascensão de Rogério Marinho à presidência desta. O fato já era esperado, uma vez que Maia administrou o partido por 21 anos e acabou sendo preterido por Rogério. Na época, o parlamentar deixou subentendido que sua saída era em decorrência dele não aceitar o radicalismo bolsonarista que o senador trouxe para a legenda.

“Já comuniquei ao presidente Valdemar da Costa, que me pediu para ficar, mas eu falei que não seria bom para mim, nem para eles. Rogério Marinho foi um ministro que fez muito pelo Rio Grande do Norte, mas temos outro governo e ele vai assumir o partido para dar a cara que ele acha que tem que ter. Eu nunca fui radical quando o PL era aliado de Lula nem quando foi de Bolsonaro, continuo sendo o mesmo João Maia”, afirmou o deputado federal, na ocasião.

Então, com a possível saída de Robinson Faria, só restaria ao PL os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves, que fazem a linha extremista bolsonarista no Rio Grande do Norte.

Ambos se lançaram pré-candidatos à Prefeitura de Natal e disputavam a preferência do partido, mas foram “atropelados” pelo presidente estadual, que decidiu que o PL apoiará Paulinho Freire. Enquanto Gonçalves “desistiu” de concorrer, Girão manteve sua pré-candidatura e alimentou especulações de que poderia, também, sair do PL.

O fato causou descontentamento nos dois parlamentares, que demonstraram publicamente esse sentimento ao não comparecerem ao lançamento da pré-candidatura de Paulinho Freire. Além disso, Gonçalves deixou claro que não apoiará Paulinho, alegando divergências ideológicas com este. “Não tenho nenhum problema pessoal com o deputado, mas o mesmo não representa o que espero para Natal, dentro da minha visão política ideológica”, disse.

Gonçalves ainda demonstrou descontentamento com a administração de Rogério Marinho a frente do PL no RN e falou que tinha expectativas por uma gestão mais democrática e compartilhada. “Respeito as tomadas de decisão do presidente estadual do partido. Cada um tem sua forma de gestão e de articulação política. Apesar de que esperava uma gestão mais democrática, compartilhada e menos centralizada, e isso já deixei claro para o senador”, disse.

ENTENDIMENTO JURIDICO
Com a proximidade da janela partidária, entre 7 de março e 5 de abril, muitos parlamentares têm buscado entender as nuances legais envolvidas na troca de partido, especialmente os deputados federais. Segundo o especialista em Justiça Eleitoral, advogado Caio Vitor Barbosa, explicou que a janela partidária deste ano se aplica apenas aos vereadores.

Quando questionado sobre a fidelidade partidária em casos onde um deputado federal busca trocar de partido, Barbosa esclareceu que é possível que o parlamentar saia do partido com autorização judicial e sem o risco de perder o mandato. Isso porque, conforme explica o especialista, a autorização partidária é uma das justas causas reconhecidas pela legislação eleitoral, e a autorização da Justiça Eleitoral.

“A janela partidária esse ano é só pata vereadores. Deputado federal só pode mudar com uma justa causa. Uma das justas causas é a autorização partidária. Mas, mesmo com essa autorização, recomenda-se que o parlamentar faça um pedido de autorização de desfiliação sem perda do mandato à Justiça Eleitoral”, explicou Barbosa.


Compartilhe esse post

SALATIEL AFIRMA QUE FARÁ GESTÃO DIFERENCIADA EM PARNAMIRIM: “UM NOVO AGNELO ALVES”

  • por
Compartilhe esse post

Salatiel de Souza: “Agnelo Alves, um jornalista, foi o melhor prefeito de Parnamirim dos últimos 20 anos” – Foto: Reprodução

“Quero ser um novo Agnelo Alves”, afirmou o pré-candidato a prefeito de Parnamirim, Salatiel de Souza (União), ao definir sua expectativa de atuação política para a cidade que é a terceira maior do Estado. O nome de Salatiel figura entre um dos principais para disputar o cargo de prefeito no pleito de 2024, mas não é o único do União interessado na sucessão parnamirinense. Ainda assim, em entrevista ao programa “12 em Ponto”, da 98 FM, nesta quarta-feira (7), o comunicador negou a possibilidade de trocar de legenda durante a janela partidária, entre 07 de março e 05 de abril.

“Se depender de mim, eu não vou sair do partido ao qual faço parte desde o PFL em 1990 e ajudei a fundar o ‘Juventude Já’ durante a campanha de José Agripino para o Governo do RN, já fui eleito pelo PFL também”. E completou. “Todo mundo sabe que o partido tem dois nomes hoje, o meu e o da companheira de partido, vice-prefeita Kátia Pires, o partido se chama União Brasil, não podemos ter briga”, enfatizou Salatiel.

Ao falar sobre como o presidente estadual do partido, o ex-senador e ex-governador José Agripino Maia, estaria conduzindo a situação para ter essa decisão, Salatiel disse que, “o senador é um homem muito correto, de palavra no que ele combina e tem me orientado bastante para que o partido mantenha mesmo o nome de União, é natural essa disputa, afinal almejamos o mesmo cargo. No tempo certo será definido, o senador definirá tudo isso”.

Para Salatiel de Souza, política se faz somando, por isso, defende que não pode ficar restrito ao União Brasil. Seguindo essa ideia, o comunicador segue articulando apoios, enquanto aguarda a definição. “Eu tenho conversado com outros partidos. Hoje, nós já contamos com o apoio de, pelo menos, quatro partidos, como o PSB, PDT, Democracia Cristã. Conversamos também com o pessoal do Rede, que é a federação Rede e Psol e recebemos a sinalização de que esse grupo ficará conosco”, afirmou, quando questionado sobre os apoios recebidos nesse momento de pré-campanha.

Já sobre o recebimento de apoio do grupo de direita dos diretórios estadual e municipal do Partido Liberal, Salatiel destacou a importância deste para sua pré-campanha. “O PL é um partido importantíssimo não só em Parnamirim, mas em qualquer cidade do Brasil. Em Parnamirim, mais ainda porque foi a única cidade do RN em que o ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou no primeiro e segundo turno. Além de ter o senador Rogério Marinho, que tem uma força enorme na cidade, tem também o deputado federal Girão e o deputado estadual Coronel Azevedo. Um grupo muito forte”.

Salatiel de Souza também salientou a importância do diálogo com o Podemos, personificado no senador Styvenson Valentim e na presidente do diretório municipal, a Professora Francisca Henrique. “Tenho conversado também com a professora Francisca, que tem muita força e representatividade por causa do senador, que é também uma peça importantíssima nesse tabuleiro da política”.

VOLTA À POLÍTICA
Indagado sobre ter sentido o clamor público para seu retorno a vida política, Salatiel de Souza falou sobre veio a decisão. “Pouco mais de um ano, meu nome saiu em uma pesquisa em terceiro lugar para o cargo de prefeito. Eu nem imaginava ou pensava nessa possibilidade. Tem umas três campanhas que venho trabalhando apenas como apoio de alguns amigos, participando da política porque eu gosto”.

“Então, comecei a pensar, ouvir as pessoas. Quando eu fui morar em Parnamirim pela primeira vez, de 1996 a 2005, coisa que muita gente não sabe e ficam falando ‘as coisas’, foi algo que aconteceu semelhante com Agnelo Alves que diziam que era forasteiro, que é um jornalista e só sabe falar dos outros e dizem que Agnelo foi o melhor prefeito dos últimos 20 anos. Eu quero, quem sabe, ser um novo Agnelo”, disse.

Salatiel destacou que o apoio do prefeito da cidade, Rosano Taveira, é fundamental para qualquer candidatura. “Hoje, ter o apoio do prefeito é fundamental, e eu desejo ter esse apoio. Tenho recebido o apoio de vereadores que são da base do prefeito na Câmara e tenho também a certeza que ter um apoio como esse é grande chance de uma vitória”.


Compartilhe esse post

OPOSIÇÃO EM MOSSORÓ NÃO DEFINIU AINDA CANDIDATURA CONTRA ALLYSON

  • por
Compartilhe esse post

Prefeito Allyson Bezerra tem gestão aprovada por maioria dos mossoroenses e, até o momento, não tem adversários oficiais para impedir sua reeleição em Mossoró – Fotos: Reprodução

A disputa pela sucessão municipal em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, permanece sem nenhum nome oficialmente declarado como pré-candidato pela oposição contra a pré-candidatura à reeleição do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), até agora. Para o jornalista especializado na política local, Carlos Santos, a oposição mossoroense “está dividida, muito fragmentada em termos de força e sem sinalizar para uma candidatura única”.

Ele citou os nomes da deputada estadual Isolda Dantas (PT) e da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) como possibilidades que ainda não foram confirmadas por seus respectivos partidos. “A deputada Isolda, que concorreu nas eleições de 2020 e foi terceira colocada, é apontada como nome capaz de aceitar ir novamente à disputa. A ex-prefeita Rosalba, derrotada quando estava no poder e tentava a reeleição, é outra hipótese de candidatura, mas também sem confirmação”.

Santos falou ainda que, por outro lado, o prefeito Allyson Bezerra teve sua gestão do ano passado muito bem-avaliada, tendo recebido alta aprovação administrativa e liderança nas pesquisas de intenção de voto, e, com isso, mantém-se em posição confortável. “No entanto, ele tem adotado uma postura de cautela em relação às especulações sobre sua chapa majoritária para a reeleição”, falou, destacando que, “O que existe, até o momento, é pura especulação”.

A visão de Carlos Santos é referendada pela jornalista Christianne Alves, também especializada na política local, que destacou a ascensão do prefeito Allyson Bezerra como o principal favorito para o eleitorado de Mossoró, o mesmo que tem aprovado com alta porcentagem a sua gestão administrativa.

“Allyson aparece hoje como favorito nas próximas eleições. Sobre vice em relação a ele ainda não se sabe ao certo. O certo é que ele tem algumas preferências, mas como terão partidos aliados ao União Brasil, a exemplo do PSD comandado pela senadora Zenaide Maia (de quem o prefeito se aproximou bastante no ano passado) e o Solidariedade, antigo partido do prefeito… mas nomes certos para vice de Allyson, ainda não existe”, detalhou.

Além do PSD e do Solidariedade, tidos como possíveis parceiros e apoiadores da pré-candidatura de Allyson, ele conta ainda com o apoio do PL, atual aliado do prefeito. E há a expectativa do partido de Rogério Marinho querer indicar o vice do prefeito. “O PL e o PSD também estão na intenção de indicar o vice”, destacou Christianne.

Segundo a jornalista, “na oposição, a deputada Isolda Dantas lançou sua pré-candidatura, mas já tem esboçado a intenção de unir a oposição em torno de um só nome. “Mas, neste sentido, Rosalba Ciarlini é apontada como a única capaz de polarizar com Allyson Bezerra”.

ESTRATÉGIA DE FERNANDINHO
Rompido com Allyson Bezerra desde 2022, o vice-prefeito Fernandinho das Padarias (Republicanos) destacou que a estratégia para definir a candidatura da oposição será baseada na menor rejeição nas pesquisas de intenção de voto. Ele ressaltou a importância de uma possível união do grupo oposicionista em torno de um nome que possa agregar mais apoio eleitoral.

“Eu acredito e torço muito que a oposição defina um nome para que a gente possa avançar. Uma defesa minha é que o candidato que tiver a menor rejeição possa ser apontado como nosso candidato. Que com certeza é o nome que vai agregar mais”, afirmou Fernandinho, em entrevista recente à TCM/95 FM.


Compartilhe esse post

MP INVESTIGA PREJUÍZO DE R$ 40 MILHÕES EM GESTÕES DE EX-PREFEITOS EM PARAZINHO

  • por
Compartilhe esse post

Um prejuízo de aproximadamente R$ 40 milhões ao erário público de Parazinho, na região do Mato Grande, em decorrência de uma série de crimes, que incluem fraudes, apropriações indébitas, lavagem de dinheiro, caixa dois, prevaricação, peculato, improbidade administrativa, além do crime de responsabilidade. Estes são os motivos pelos quais o casal Genival Martins e Rita de Melo Martins, ex-prefeitos do município, estão sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial ao Combate do Crime Organizado (Gaeco). Uma filha do casal também está sendo investigada.

Conforme o Ministério Público do Rio Grande do Norte, os principais alvos das investigações são o casal Genival Martins e Rita de Melo Martins, ambos ex-prefeitos do município entre os anos de 2005 e 2012 e de 2017 a 2018, respectivamente. Além deles, uma filha do casal, a ex-secretária municipal de Tributação, Natália Martins, também está sendo investigada por participação em alguns dos crimes listados.

Segundo o Ministério Público, o esquema fraudulento que deu início às investigações se baseou na ausência de movimentações financeiras nos pagamentos dos tributos municipais. Especialmente após a instalação da indústria eólica na região, os impostos deveriam ser pagos por meio bancário, com os créditos circulando nas contas públicas. No entanto, durante as gestões de Genival e Rita Martins, isso não ocorreu conforme o esperado.

As investigações revelaram que os valores dos impostos eram pagos em dinheiro vivo na Secretaria Municipal de Tributação e que esses pagamentos eram registrados de forma irregular em um livro caixa, onde os valores eram simplesmente “baixados”. A fraude ganhou proporções ainda maiores ao envolver transações suspeitas em agências do Banco do Brasil, o que levou o caso a adquirir caráter federal.

O município de Parazinho, com aproximadamente 4,8 mil habitantes, foi administrado por Genival Martins entre os anos de 2005 e 2012. Rita de Melo Martins, por sua vez, foi eleita prefeita no pleito de 2016, mas teve seu mandato cassado em março de 2018, sob acusação de abuso de poder e captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

O caso envolvendo a família Martins é considerado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte como um dos maiores escândalos já registrados na administração pública do Rio Grande do Norte e as investigações continuam em andamento.

FILHA NA MIRA DO MP
Em meio às investigações do MP, surgiu o nome de Natália Martins, filha dos ex-prefeitos, que ocupou o cargo de secretária Municipal de Tributação durante a gestão de sua mãe, Rita Martins. Conforme o relato de testemunhas, nas investigações, era a responsável pelo recebimento dos valores, bem como responsável pela destinação dos recursos.

Após a cassação do mandato de sua mãe, a então secretária não conseguiu explicar nem prestar contas do recebimento em espécie de R$ 2 milhões de reais, realizando a devolução do valor de apenas R$ 3 mil reais, que estavam em seu poder.


Compartilhe esse post

ALUNOS DA REDE PÚBLICA CONQUISTAM O SONHO DE CURSAR UNIVERSIDADE FEDERAL

  • por
Compartilhe esse post

Entre fromas de conseguir estudar mais tempo, estudantes da rede pública recorrem às video-aulas – Foto: Anderson Régis

Depois de concluir o ensino médio, Gabriel Celson da Silva, de 27 anos, conciliou anos de estudo trabalhando como Assistente de Serviços Gerais (ASG) em uma unidade escolar, tendo um único objetivo: entrar no curso de medicina. “Sempre foi meu sonho. Foi ainda no ensino fundamental 2, que tive essa certeza. Sempre gostei de falar que eu quero ser médico, quero ser neurocirurgião, que é uma das especializações que eu pretendo fazer”.

Foram 6 anos, 6 tentativas e agora o terceiro lugar no curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a terceira melhor do país. “Eu recebi a notícia do resultado enquanto estava trabalhando em um supermercado, onde estava há um mês. Foi um momento muito emocionante, inesquecível, porque depois de seis anos consegui”.

A realização do sonho exigiu muita dedicação. Gabriel precisava compensar com seu esforço o que não teve acesso durante a formação. “Eu sempre estudei na rede de ensino público e tenho muito orgulho de ter estudado em escola pública. Porém, apesar de tudo, acabei saindo com um déficit de conteúdo muito grande do ensino médio. Foi quando eu comecei a estudar sozinho, online, em fevereiro de 2018. No começo, estudava entre 8 e 9 horas, todos os dias, de domingo a domingo”, relembrou Gabriel ao contar sua trajetória.

Enquanto se dividia entre os estudos e o trabalho como assistente de serviços gerais, na Escola Municipal Irmã Arcângela, no bairro de Igapó, zona norte de Natal, Gabriel também desempenhou um papel ativo na promoção do aprendizado ao oferecer aulas de reforço.

“Trabalhei de ASG na escola durante quatro anos e dois meses, saí em 2023, pois meu horário de trabalho já não estava mais dando para conciliar com os estudos e precisava me dedicar mais”.

Uma decisão que exigiu ainda mais força de vontade, perseverança, resiliência. “Eu sabia que não poderia ficar sem o emprego, mas não tinha muita escolha. O que eu não esperava era que minha mãe também fosse perder o emprego, não tínhamos bolsa família, nada. Foi uma situação muito pesada, difícil. Mas em nenhum momento pensei em desistir, tinha comigo que se estava passando por tudo isso é que boas coisas estavam por vir”.

Agora, a aprovação no curso de medicina da UFRGS também vem acompanhada de novos desafios: Essa é uma conquista incrível, mas também uma mudança significativa em minha vida.

O desafio agora é grande: me manter em outro estado para seguir minha vocação. Hoje, estou aqui pedindo a sua ajuda para tornar esse sonho uma realidade. Criei uma vakinha com o objetivo de me manter em Porto Alegre/RS durante o meu período do curso. Cada contribuição faz a diferença e me aproxima do meu objetivo.” Todas as informações estão disponíveis através do Instagram @gabriel_skyller.

EXEMPLO NO ENSINO PÚBLICO
Assim como Gabriel, outros alunos de escolas públicas também comemoram suas conquistas nos mais diversos cursos. Na Escola Estadual Myriam Coeli, localizada no bairro de Lagoa Azul, na zona norte, 13 alunos foram aprovados no Enem e conquistaram vagas através do Sisu, em 2024.

“Todo mundo é ciente das dificuldades burocráticas, das dificuldades financeiras que uma escola pública possui. Nós conseguimos, brilhantemente, eu acredito que eu possa usar esse adjetivo, fazer com que essa doação fosse bem retribuída com essas aprovações”, declara orgulhoso Wander Henrique, coordenador pedagógico da instituição.

Wander participou de todo o processo onde foi desenvolvido um projeto pioneiro na rede para preparar os alunos: “Propomos aos educadores aulões aos sábados, já que no calendário é um dia letivo. Otimizamos e quadruplicamos essas aulas. Montamos uma espécie de escala entre os professores da própria escola e convidamos professores externos para enriquecer as aulas. Além disso, tínhamos a preparação no cotidiano, dentro de sala de aula. Não era apenas a aula, nós montamos rodas de conversa, tivemos discussões sobre alguns temas que considerávamos importantes para a informação”.

O coordenador conta que o projeto era desafiador e pretendia quebrar pré-conceitos: “Por sermos uma escola de periferia, nós temos um público carente em relação a diversos fatores. Mas nós temos um público excelente no que se diz respeito a entrosamento, respeito, e isso é que faz o diferencial da nossa escola. Essa ideia de acolhimento que a gente tenta o tempo todo fazer com que o aluno se sinta pertencente à escola, que a escola seja realmente o segundo lar para esse aluno. Que cada um possa olhar e dizer: ‘eu estudei naquela escola, eu tenho orgulho de ter estudado naquela escola’”.

Ainda em clima de comemoração, Maria Eduarda, aprovada no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enfatizou a importância do trabalho realizado pela escola em sua preparação: “O fato de ser aprovada foi uma sensação maravilhosa.

Pois o apoio da escola foi crucial nessa jornada, ao disponibilizar os aulões nos sábados. Nos auxiliou bastante com conteúdo, dicas e principalmente na fé que iriamos conseguir. Não foi fácil, passamos por dificuldades, medos, ansiedade, porém no final de tudo valeu muito a pena. São essas conquistas que nos faz acreditar no ensino público. Sou muito grata à Escola Estadual Myriam Coeli, por ser fonte de conhecimento, inspiração e esperança de um amanhã melhor! ”


Compartilhe esse post

COMEMORAÇÕES DE APROVADOS NO SISU MOVIMENTAM MERCADO DE BUFFET DE CHURRASCOS NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Magão: “Aumento significativo na procura durante período sazonal” – Foto: Anderson Régis

A realização de eventos para comemorar momentos marcantes vai de aniversários a noivados, casamentos e formaturas, entre outros. É um mundo de possibilidades dependendo do número de convidados e estilo da festa que se pretende. No caso da conquista da tão sonhada vaga em um curso do ensino superior, pode-se dizer que os churrascos estão entre as preferências para reunir família e amigos.

Embora muitas pessoas tenham soluções caseiras, empresas especializadas nesse tipo de serviço veem a demanda aumentar significativamente. É o caso da empresa “Magão na Brasa”, que ainda colhe os frutos das comemorações de muitas famílias após as aprovações dos estudantes no Sisu 2024.

“Com a divulgação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a demanda pelos serviços exclusivos do Magão na Brasa atingiu novos patamares. Observamos um aumento significativo na procura durante esse período sazonal. Nossa proposta é transformar cada evento em uma celebração verdadeira, onde os anfitriões podem desfrutar plenamente da companhia dos convidados, enquanto nós cuidamos de cada detalhe culinário”, afirma Alexandre, mais conhecido como “Magão”, que há 12 anos administra o Magão na Brasa, o que lhe garante experiência no mercado de buffet de churrasco.

Segundo Magão, para todos os clientes, os cardápios são adaptáveis às preferências de cada consumidor, seja uma seleção de cortes premium ou acompanhamentos especiais, para os paladares mais exigentes, que são feitos de modo que o serviço prestado seja entregue com excelência.

“Desde o nosso início continuamos aprimorando e aperfeiçoando os serviços de forma a levar o churrasco até o cliente, garantindo conveniência, praticidade e excelência, transformando festas, confraternizações ou reuniões familiares em celebrações memoráveis, tudo isso porque garantimos não apenas um serviço diferenciado, mas principalmente produtos de qualidade e cuidadosamente preparados, oferecendo aos clientes o prazer de saborear um churrasco fresco e irresistível”.

Há tantos anos no mercado, atuando neste segmento, Magão afirma que cada realização dos clientes é uma grande conquista para seu empreendimento, pois vai além de apenas um serviço prestado. Ele conta que cada evento é pensado nos detalhes, desde o produto de qualidade à satisfação do consumidor, levada em consideração ao longo de diversas realizações.

“Contar com mais de uma década de experiência no mercado não é apenas um feito, mas uma garantia de consistência e confiabilidade. Nossos clientes confiam em nós para transformar seus eventos em ocasiões memoráveis, e é um privilégio continuar essa jornada ao longo dos anos.

Acreditamos que a experiência de ser um convidado na própria festa é um luxo ao alcance de todos, e é isso que buscamos proporcionar aos nossos clientes. Nossa equipe compreende essa necessidade e está pronta para oferecer um serviço de buffet de churrasco que vai além das expectativas”.


Compartilhe esse post

AS CORES DO CARNAVAL E A IMPORTÂNCIA SIMBÓLICA PARA A ARTE DE CARLOS

  • por
Compartilhe esse post

O dia 1º de fevereiro é alusivo à luta pelo direito a creches que possam assegurar direitos das mães que precisam trabalhar e estudar – Foto: Reprodução

O período de carnaval, marcado pelos blocos, fantasias, confetes e serpentina deixando o rastro dos foliões por onde passam, é sinônimo também de muito trabalho para quem lida na confecção de adereços, tornando este momento um boom nos negócios e nos lucros. Para o artista plástico e aderecista Carlos Sérgio Borges, tudo vai além. Para ele, este é um momento de muita satisfação pessoal e profissional. “É muito trabalho, é muita dedicação, e quando a gente faz a coisa com amor, esse trabalho se torna prazer. Então, é uma coisa que não me cansa, me descansa, porque eu sou muito dedicado ao meu trabalho, a arte em geral, e porque cada coisa também não é só colar, é um desenho, é uma combinação de cores, é o formato perfeito de colocar a pluma. Tudo isso é muito relaxante para mim. E é a minha vida, desde que eu nasci eu sou envolvido com arte”.

A paixão pelo carnaval esteja atrelada também à sua infância, aos 13 anos ele desfiou sacos de tecidos que eram de feijão para transformar em saias para brincar com os amigos na rua.

Desde outubro do ano passado, o artista se prepara para o carnaval pesquisando tendências para suas peças, comprando produtos e confeccionando os mais variados itens, como tiaras, broches, reisados, dentre outros. “Eu tenho muitas clientes fixas, que adoram o meu trabalho. Aí, no tempo de carnaval não dá para repetir, tem que ter novidade. As pessoas gostam do meu trabalho, vê que tem inovação, que tem qualidade, que é bom gosto no sentido de coisas boas, não é para você botar na cabeça, cair ou quebrar, não. Tem gente que até coleciona as peças. Ano passado, eu usei muitas flores e orquídeas e usei menos pluma. Esse ano eu estou usando rosas com bordado e lantejoula e as penas de galo, que é um sucesso no Rio e em São Paulo, eu trouxe muitas coisas de São Paulo para Natal”.

A arte pulsante do artista multifacetado
O ateliê amarelo localizado na rua Santo Antônio, n° 704, nas proximidades da Igreja do Galo, na Cidade Alta, o local charmoso é uma aquisição que, segundo ele, sempre faz parte de um sonho, realizado há 5 anos.

Durante a entrevista do Diário do RN, Carlos Sérgio a todo momento estava imerso em sua própria arte, fazendo colagens de pedrarias, relatando seus primeiros passos na arte. “Meu pai não gostava muito de quando eu pintava, dizia que não era ‘coisa de homem’. Mas quando os amigos dele começaram a gostar do meu trabalho, elogiar, ele me disse que eu podia pintar, mas bois e vacas, que era desenho de homem”, recorda e acrescenta que, em meio à sua arte pulsante, desde a infância nunca houve limites para suas cores e criatividades, desenhando na escola, fazendo as lancheiras de aniversários dos coleguinhas do bairro, desde muito cedo, a arte se fez presente em sua vida e o segue até hoje.

Carlos Sérgio também é cenógrafo, artista plástico e também enveredou pelo segmento da escrita com seu livro de pensamentos, amores e experiências únicas, lançado no ano passado ‘As Cores do Amor’, que também faz parte de sua arte, que se expande de várias formas, até mesmo em seu ateliê colorido e cheio de peças, pintadas, confeccionadas e reaproveitadas por ele, como um convite a conhecer sua criatividade, algo que o impulsiona a produzir diariamente, dentro e fora do ateliê. “A arte é a minha vida, é o que me sustenta, o que me dá alegria, tesão, paz, não sei o que seria da minha vida se não fosse a arte”.


Compartilhe esse post

ALVIRRUBRO CONTRATA O PIVÔ POTIGUAR BETINHO

  • por
Compartilhe esse post

Betinho estava atuando pelo time do Império, no Paraná – Foto: Reprodução

A diretoria do América decidiu investir no esporte amador e olímpico. Além da parceria com o Vôlei Natal, que disputa a Superliga B, categoria masculino, a associação decidiu reativa o departamento de futsal. O clube Alvirrubro segue se reforçando para as competições de futsal de 2024 e quem acertou com o maior campeão do Estado foi o pivô Betinho, que estava defendendo o Império-PR.

Além da equipe paranaense, Roberto Barbosa da Fonseca também atuou por times como ABC/Art&C, Ulbra-RS, Ponta Grossa-PR, Dois Vizinhos-PR, Rota Futsal-PR, Balsas-MA, Quixeramobim-PB, São Bento-PB e Cruzeiro-RN.


Compartilhe esse post

AMÉRICA E SANTA DECIDEM O PRIMEIRO LUGAR

  • por
Compartilhe esse post

Disputa pelo primeiro lugar do grupo garante a vantagem do mando de campo nas semifinais do primeiro turno do Campeonato Estadual – Foto: Reprodução

América e Santa Cruz decidem hoje o primeiro lugar do Grupo A, válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Estadual. O duelo, que vai definir a liderança e a vantagem de jogar a semifinal em casa, está marcado para às 15h, no estádio Barretão, em Ceará-Mirim, pois o mando de campo é do Santinha.

Com 13 pontos, basta um empate ao América confirmar a liderança do Grupo A, enquanto ao Santa Cruz somente a vitória interessa, pois soma 11 pontos, na segunda colocação. Ambos os times estão classificados para a semifinal do primeiro turno, mas a vantagem do mando de campo é fundamental para a disputa da vaga para a grande final.

“Nossa meta é vencer esse jogo, pois queremos encerrar em primeiro e garantir a vantagem de jogar a semifinal na Arena das Dunas”, disse o volante americano Ferreira. Decidir em casa é tão importante que o próprio adversário não aceitou levar o jogo de hoje para Natal, mantendo o jogo em Ceará-Mirim.

Em grande fase, a equipe tricolor espera contar com o apoio da torcida de Ceará-Mirim. A campanha do time comandado pelo técnico João Paulo é de três vitórias em cinco jogos e nenhuma derrota e apenas um gol sofrido. Já o América é o único clube que ainda não foi vazado no Campeonato Estadual.

INGRESSOS
A diretoria do Santa Cruz colocou a venda os ingressos de arquibancadas (único setor do Barrtetão) pelo valor de R$30,00 (inteira) e R$15 (meia). Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site Outgo ou na bilheteria do Barretão.


Compartilhe esse post