Início » Arquivos para fevereiro 2025

fevereiro 2025


COMPLEXO CULTURAL DA RAMPA RECEBE EVENTO GRATUITO COM CINEMA E TEATRO

  • por
Compartilhe esse post

O Complexo Cultural da Rampa, em Natal, vai oferecer uma experiência imperdível, voltada para toda família, nos dias 08 e 09 de fevereiro, a partir das 17h30. O evento, com entrada gratuita, contará com exibição de filme, peça teatral, brincadeiras educativas, pipoca e muita diversão. A apresentação, conta com a realização da Bobox Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Marquise Ambiental.

O Presente de Cecília
A partir das 18h30, o público poderá conferir a exibição do filme “O Presente de Cecília”, produzido pela House Cultura e um emocionante projeto da Marquise Ambiental, que nasceu no programa Ecocidadão, incentivando práticas sustentáveis e o descarte correto de resíduos sólidos. O impacto positivo entre estudantes de escolas públicas impulsionou a evolução do esquete para uma peça teatral, que percorreu 18 cidades e alcançou mais de 40 mil crianças.

Agora, a narrativa se expande para o cinema e o universo digital, atingindo um público ainda mais amplo.

Todos os atores e atrizes do filme são do Rio Grande do Norte e a produção conta com a participação especial da cantora Juliana Linhares. Além disso, o projeto ganhou um game interativo gratuito, disponível para Android, iOS e web, que introduz os jogadores ao universo de Cecília, promovendo práticas sustentáveis de forma lúdica com legendas, audiodescrição e intérprete de Libras.

Sinapse Darwin
Após a exibição do filme, a partir das 19h, o público vai assistir ao espetáculo teatral “Sinapse Darwin”, que encanta os espectadores com sua abordagem envolvente sobre a ciência e a evolução. A linha narrativa se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Espelhados pela memória e requisitando a imaginação, fatos icônicos como nascimento, formação e jornada vão gradualmente revelando os alicerces das teorias contidas em “A Origem das Espécies”.

O espetáculo “Sinapse Darwin” é uma criação do coletivo Casa de Zoé, com direção geral e dramaturgia de César Ferrario, direção de arte de João Marcelino e direção musical de Caio Padilha, que também executa a trilha sonora ao vivo. No palco, os elementos cênicos constroem uma mensagem inspiradora, utilizando recursos visuais, musicais e sustentáveis.

Os figurinos e adereços ganham um significado especial ao serem compostos por materiais reciclados e reaproveitados, reforçando a mensagem de sustentabilidade presente no evento. A estética visual da peça não apenas encanta o público, mas também inspira uma reflexão sobre o reaproveitamento de recursos e a importância da reciclagem no dia a dia.

Educação ambiental
A realização do evento é uma oportunidade de promover a conscientização ambiental na cidade de Natal, impactando positivamente a vida das pessoas e inspirando mudanças de hábitos, que beneficiam tanto a cidade quanto o meio ambiente, através de iniciativas que contribuem para a construção de uma sociedade mais responsável e engajada com a sustentabilidade. Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Marquise Ambiental, reforça: “Acreditamos na potência da arte como agente transformador e estamos muito satisfeitos com o projeto. Nossa missão é levar a mensagem de cuidado com o meio ambiente para o maior número de pessoas possível”.

Já o diretor operacional da Marquise Ambiental, Paulo Studart, complementa: “A Marquise Ambiental tem o compromisso diário de cuidar da cidade, garantindo um ambiente mais limpo e sustentável por meio da coleta e destinação correta dos resíduos. Eventos como este são fundamentais para conscientizar jovens e adultos sobre o papel de cada cidadão no descarte adequado dos resíduos, na busca por uma cidade cada vez mais limpa, acarretando a preservação do meio ambiente”.


Compartilhe esse post

ACÚMULO DE LIXO NO ENTORNO DIFICULTA MANUTENÇÃO DE LAGOAS DE CAPTAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

As lagoas de captação desempenham um papel importante no sistema de drenagem de Natal, ajudando a evitar alagamentos e enchentes que possam afetar a cidade durante o período de chuvas. Essas estruturas, espalhadas por diferentes pontos da capital potiguar, acumulam e armazenam a água da chuva, permitindo que ela seja gradualmente liberada no sistema de escoamento. Entretanto, para que as lagoas cumpram sua função de forma eficiente, é fundamental garantir que estejam sempre bem mantidas, o que envolve uma série de processos de monitoramento, limpeza e reparos.

Em entrevista ao Diário do RN, Lucas Gabriel, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), explicou a importância dessas lagoas no sistema de drenagem da cidade.

Segundo ele, as lagoas funcionam como “pulmões” para o sistema de drenagem. “Elas acumulam água e ganham tempo para que o escoamento seja eficaz”, disse o secretário, que ainda detalhou o contexto geográfico de Natal, que possui um relevo do tipo bacia fechada, o que naturalmente favorece o acúmulo de água em pontos baixos.

Natal conta atualmente com cerca de 56 lagoas de captação espalhadas pela cidade, projetadas para garantir que as águas da chuva sejam devidamente armazenadas e liberadas no sistema de drenagem sem causar sobrecarga. O planejamento dessas estruturas, conforme explica o adjunto, é realizado com base em projetos específicos para cada sub-bacia: “O dimensionamento das lagoas se dá por projetos a partir da sub-bacia em que ela se encontra”.

Três lagoas têm bombas em manutenção
Atualmente, três das lagoas estão com as bombas em manutenção e, de acordo com o secretário adjunto, o reparo está em andamento e deverá ser finalizado até o final do mês. “Só três lagoas estão com bombas em manutenção, e isso já deve ser resolvido até o fim deste mês. Essas lagoas são em Redinha, Cidade da Esperança e Xavantes”. Ele também ressaltou que “não existe lagoa que opere no limite, pois elas devem receber apenas água de chuva. Quando não chove, elas não devem ter água acumulada”, garantindo que o funcionamento está sendo adequadamente gerido.

No entanto, ele alertou que algumas lagoas podem estar operando com uma carga adicional, principalmente nas áreas onde o esgotamento sanitário não está presente. “Em lagoas onde o esgotamento sanitário (CAERN) não se faz presente, já podem estar trabalhando com uma carga maior”, complementou Gabriel. Ele acrescentou que “a manutenção das elevatórias está ocorrendo de forma rápida, quanto a limpeza está seguindo um cronograma de classificação que foi judicializado”.

Entre outros desafios para a manutenção das lagoas de captação, Lucas Gabriel aponta o acúmulo de lixo e resíduos no entorno dessas estruturas, que prejudica o bom funcionamento das lagoas.

“Os maiores problemas nas lagoas de captação são a água servida onde não se tem esgotamento sanitário e, principalmente, o lixo que é depositado no entorno, o que acaba dificultando a eficiência da estrutura”, afirmou.

Esses problemas demandam ações contínuas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), em parceria com outras entidades. O representante da pasta mencionou que, para garantir que as lagoas estejam sempre operando corretamente, a Secretaria Adjunta de Conservação realiza monitoramento diário, com o uso de vídeo monitoramento e contratos de manutenção dos sistemas de bombeamento. “A SEINFRA, através da Secretaria Adjunta de Conservação, tem monitorado as lagoas de forma diária, com a implantação de vídeo monitoramento e com contratos de manutenção do sistema de bombeamento”, detalhou.

A gestão dos resíduos acumulados nas lagoas de captação também é uma preocupação constante.

Gabriel explicou que os resíduos sólidos são coletados e enviados para locais devidamente licenciados, garantindo a destinação ambientalmente responsável. “Os resíduos sólidos são levados para um local devidamente licenciado para o recebimento e, quando há recorrência de lixo, a URBANA faz o trabalho de coleta”, afirmou o secretário.


Compartilhe esse post

STYVENSON SE FILIOU PARA RESOLVER “ESPAÇO DE PODER”, CRITICA DEPUTADO

  • por
Compartilhe esse post

O deputado estadual, Bernardo Amorim, do PSDB, criticou a forma com que o senador Styvenson Valentim se filiou ao partido, no último sábado (01). Enfatizando a falta de aviso prévio e ressaltando que “política é a arte do diálogo”, para ele, a falta de comunicação do senador com os membros do partido é um sinal de que a filiação pode ter sido uma estratégia pragmática, mas que não garante a permanência dele no partido até as eleições de 2026.

“Não tenho opinião formada, não dá para fazer juízo de valor da filiação de alguém que veio para o partido ao qual pertenço e não fez uma ligação para nenhum membro dizendo a que veio.

Política é a arte do diálogo. Como tem janela partidária no próximo ano, a impressão que fica é que o senador se filiou para resolver a questão de espaço de poder na Mesa Diretora do Senado, daí não precisar conversar com nenhum filiado do partido”, afirmou Dr. Bernardo em conversa com o Diário do RN.

Entretanto, apesar de citar a janela partidária como uma oportunidade do senador logo deixar o partido a que se filiou, Styvenson não depende da janela por se tratar de um cargo majoritário. O que permitiu a mudança nesse período.

Bernardo é direto também em relação a outra possibilidade: “Ou então nos botar para fora, já que se filiou e não conversou com ninguém. Tudo pode acontecer, inclusive nada”.

A bancada tucana na Assembleia Legislativa tem posicionamentos divergentes sobre a chegada do senador, mas todos que conversaram com o Diário do RN são unânimes em aguardar contato e diálogo sobre a situação do partido daqui em diante. A filiação foi surpresa para os deputados estaduais da agremiação. A expectativa agora recai sobre o presidente estadual do PSDB, Ezequiel Ferreira, que ainda não se manifestou oficialmente sobre a movimentação.

O deputado Nélter Queiroz, que se posiciona contra o Governo Estadual, avaliou a chegada de Styvenson como positiva, ressaltando sua atuação no Senado e o potencial para fortalecer a legenda.

“Eu considero muito importante a chegada do senador no PSDB. Nós somos parceiros dele e acho que o partido só tem a ganhar. É um senador que tem feito muito pelo nosso Estado e evidentemente vai fazer muito mais. Estamos aí atentos para tudo isso”, afirmou.

Nélter defendeu que o partido se torne oposição ao governo estadual. “Nós vamos ouvir o senador, nos reunir. Eu defendo exatamente ficar na oposição, que é minha posição hoje; claro, respeitando os demais”, afirma.

Já o deputado Galeno Torquato reforçou que o senador já deixou claro seu distanciamento do governo Fátima Bezerra (PT) e destacou a incerteza sobre o controle do PSDB no Estado.

“O senador foi enfático em não fazer aliança com o atual governo. Resta saber com quem vai ficar o comando do partido no estado. Primeiro, temos que ouvir o atual presidente do diretório estadual se houve alguma comunicação, contato ou entendimento com a direção nacional sobre essa filiação”, pontuou.

O deputado Ubaldo Fernandes seguiu na mesma linha e reforçou a necessidade de diálogo interno para entender o impacto da chegada do senador na estrutura partidária do PSDB potiguar.

“É sempre importante um partido se fortalecer com a chegada de bons nomes como o do senador.

Estamos aguardando o presidente do diretório estadual, Ezequiel Ferreira, nos informar sobre as atualizações da agremiação partidária. Não houve nenhum aceno e nem comunicado aos deputados sobre a filiação. Estamos no aguardo deste contato. Precisamos analisar com calma este novo cenário e ver o novo desenho desta mudança”, destacou Ubaldo.

No dia da eleição ao Senado, em 1º de fevereiro de 2025, o senador se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), deixando o Podemos. Com essa mudança, o PSDB ampliou sua bancada no Senado, passando a contar com três senadores e recuperando a estrutura de liderança na Casa. A filiação foi anunciada pelo perfil oficial do PSDB nas redes sociais em fotografia de Styvenson, com os senadores Oriovisto Guimarães, que também deixou o Podemos pelo PSDB, e o senador Plínio Valério, até então, único senador do partido tucano na Casa. Com três senadores, Plínio Valério se tornou líder do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Senado Federal.

A filiação pegou o RN de surpresa, e deve ter desdobramentos no Estado, já que o PSDB é presidido por Ezequiel Ferreira e faz parte da base de Fátima Bezerra. Em novembro do ano passado, seis deputados estaduais migraram para o PL justamente por causa da “postura governista” de Ezequiel Ferreira, conforme citaram em entrevista ao Diário do RN à época.

No Instagram, Styvenson disse: “Eu não participo do governo Fátima, não sou base e nem vou ficar num partido que é da base do governo Fátima”.

No mesmo dia do anúncio da filiação, Ezequiel postou em suas redes sociais a presença de Marconi Perillo, presidente nacional do partido, em sua casa de praia, em Pirangi. Segundo Ezequiel, a estada de Perillo do RN se estende até hoje (02), quando participa da abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa.


Compartilhe esse post

MINEIRO CONFRONTA ROGÉRIO MARINHO: “USINA DE FAKE NEWS DA ULTRA DIREITA”

  • por
Compartilhe esse post

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) foi o nome do PT que saiu em defesa da governadora Fátima Bezerra. Em vídeo no seu Instagram, o parlamentar confrontou, nesta segunda-feira (03), dados apresentados na mesma rede social pelo senador Rogério Marinho. Mineiro desafiou o opositor: “Mostre os municípios que fizeram inscrição do programa Casa Verde e Amarela no Rio Grande do Norte”.

O senador Rogério Marinho (PL) utilizou seu Instagram, no último domingo (02) para classificar a governadora Fátima Bezerra (PT) de “mãe da mentira”. O secretário nacional do PL contrapõe fala que a governadora fez durante entrevista na entrega das moradias do Residencial Mossoró III, que aconteceu em Mossoró, na última quarta-feira (29). O vídeo do próprio Rogério Marinho mostra trecho da fala de Fátima afirmando que desde 2017 o programa Minha Casa, Minha Vida estava parado no país. Em seguida, Marinho aparece afirmando que a governadora disse que de 2017 a 2022 nenhuma unidade habitacional havia sido entregue e faz críticas à gestora.

“Da mesma forma que o presidente Lula se transformou no pai da narrativa, pai da mentira, nós temos no nosso estado Rio Grande do Norte a escola sendo feita pela governadora (…) Ela fez uma afirmação absolutamente falsa, leviana, equivocada, eu diria maliciosa, talvez no afã de querer falar para a bolha que ele representa (…) Menos, governadora Fátima Bezerra, menos”, afirma, em trechos do vídeo, Rogério Marinho.

Segundo o presidente do PL no RN, “o PT distorce os fatos para alimentar seu projeto de perpetuação no poder”. No mesmo conteúdo, ele garante que o governo Bolsonaro entregou quase 3 mil unidades do faixa 1, que é do Minha Casa, Minha Vida, e quase 30 mil do programa Casa Verde e Amarela, instituído na gestão do ex-presidente.

Marinho complementa, ainda, que o então presidente da República encontrou mais de 180 unidades residenciais paralisadas, que teriam sido iniciadas em gestões do PT. “Bolsonaro nos orientou a retomar mais de 150 mil dessas unidades”, disse o senador.

“Eu posso mostrar esses dados para que no futuro a senhora não cometa a leviandade de repetir inverdades e narrativas, por que se tem o pai da mentira em Brasília, a senhora está se transformando na mãe da mentira no Rio Grande do Norte”, finaliza o vídeo.

Um dia depois, Mineiro coloca o assunto como fruto da “usina de fake news da ultra direita aqui no Estado”. Segundo ele, estão fazendo “furdunço” sobre a declaração da governadora Fátima Bezerra.

Único parlamentar potiguar que participou da Comissão que recriou o programa Minha Casa, Minha Vida, Mineiro diz no vídeo: “Fátima bezerra está correta e disse a verdade e eu vou mostrar a você”.

Segundo ele, os municípios que Marinho listou em sua fala foram escolhidos porque já estavam contratados no Governo Dilma, em 2013 e 2016. “Nenhum município que ele anunciou foi fruto do programa chamado Casa Verde e Amarela”, afirmou.

“Eu quero aqui inclusive pedir ao senador bolsonarista que ele liste quais os municípios do Rio Grande do Norte que fizeram seleção para o programa Casa Verde e Amarela, que ele liste, relacione e mostre ao povo quais foram entregues, quais foram contratados e quais foram entregues. E sabe o que vai acontecer? Ele não vai fazer. Porque não tem nenhum. O único município aqui do Rio Grande do Norte que entrou no edital da casa verde e amarela foi Caicó, em agosto de 22, e mesmo assim não teve nenhuma unidade realizada, entregue”, colocou Mineiro.

O deputado ainda provoca o senador: “Agora, o Governo Lula chegou, nós renovamos o programa, estamos reconstruindo o Minha Casa, Minha Vida, reconstruindo o Brasil, agora sim as coisas vão começar a andar, inclusive lá em Caicó. Aquelas 200 casas para o bairro Morada Nova serão feitas agora no Governo do presidente Lula”, finaliza.


Compartilhe esse post