Início » Arquivos para 5 de fevereiro de 2025, 07:00h

fevereiro 5, 2025


CERNE SE REESTRUTURA PARA IMPULSIONAR PROJETOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Iniciando 2025 em plena reestruturação, o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), organização privada sem fins lucrativos financiada por empresas do setor de energia e recursos naturais, espera coroar a nova fase com uma ampliação do apoio de Estado e Municípios para impulsionar projetos de geração de energia no Rio Grande do Norte. Entre as novas medidas, a instituição está criando um Conselho de Mantenedores que será presidido pelo fundador do grupo, o ex-presidente da Petrobras e ex-senador pelo RN, Jean-Paul Prates.

O CERNE é o mais importante centro de pensamento estratégico empresarial do Norte-Nordeste do Brasil, tendo atuação multisetorial, e favorecendo o desenvolvimento socioeconômico e da exploração sustentável dos recursos naturais e energéticos da região. Sediada em Natal, a entidade tem como missão promover a articulação e a integração entre instituições, acadêmicos, cientistas, empresas e governos para a exploração socioeconômica responsável dos recursos naturais e energéticos, visando a sustentabilidade e a eficiência dos recursos.

Na etapa que se inicia, o CERNE faz uma alteração da área de trabalho, focando no Brasil Equatorial – região que abrange os estados da porção setentrional do país, desde o Rio Grande do Norte até o Amapá – e estabelecendo escritórios em Teresina, no Piauí, e em Fortaleza, no Ceará, além de pontos de apoio em Brasília e em São Paulo. O direcionamento para região Equatorial se dá pelo destaque dessa porção do país tanto na geração de energia renovável terrestre quanto no elevado potencial para geração de energia offshore.

No âmbito da governança, a formação do Conselho de Mantenedores se dará por representantes das empresas que financiam a entidade, liderados por Jean Paul Prates, presidente desse conselho, e marcará uma nova etapa de alinhamento estratégico entre o CERNE e os Comitês de Orientação Estratégica (COS) das empresas mantenedoras. Darlan Santos segue como Diretor-Presidente, Edmilson Cinquini será o Diretor Financeiro, e Thiago Medeiros ocupará o cargo de Diretor de Relações Institucionais.

De acordo com Darlan Santos, para 2025, a expectativa é ampliar o apoio do governo do RN e de Municípios que contemplam projetos de geração de energia e áreas afetadas. “Essa mesma ação será feita nos estados que contém uma sede do CERNE, além de apoio nas discussões regulatórias em Brasília. Destacam-se as comissões criadas para tratar de temas como impactos socioambientais e econômicos, o desenvolvimento dos projetos offshore, recursos hídricos entre outros”, disse.

O diretor-presidente afirmou que, no ano passado, apesar de ter sido dada continuidade aos projetos em execução no RN, o comprometimento do retorno financeiro dos projetos devido ao chamado “Curtailment” – a limitação da geração de energia – foi uma pauta destaque para o setor. “Os cortes se referem a solicitações para paradas de geração devido à sobrecarga na rede.

Essa ação tem comprometido o retorno financeiro dos projetos, sendo pauta de resolução pelo agente regulador”, afirmou.

PRINCIPAIS PROJETOS
Além do apoio ao desenvolvimento do ambiente de investimento para as empresas que se instalaram no RN, o CERNE tem entre os principais trabalhos desenvolvidos no estado o Projeto do Novo Porto de Natal – Porto Potengi. A iniciativa foi apresentada pela primeira vez após uma chamada nacional lançada pelo Governo Federal para a atualização do programa de logística. Ao perceber que o RN não tinha propostas nesse sentido, o CERNE apresentou um projeto visando modernizar a estrutura do porto de Natal e a criação de um parque ecológico para preservação da área do entorno.

Outro projeto destaque visa a produção de hidrogênio verde no estado, em apoio CPFL Renováveis, com a implantação de unidade piloto no Rio Grande do Norte. De acordo com o Centro, o estado se colocou como possível HUB de atuação na cadeia verde de hidrogênio, tanto na produção e escoamento para o mercado interno e externo.

A instituição atuou ainda em um projeto na área de segurança hídrica, atendendo mais de 3000 pessoas na região do município de João Câmara com “o maior sistema de dessalinização do país para fins sociais”, segundo informações da CERNE. O trabalho se deu junto à empresa STATE GRID/CPFL Renováveis.


Compartilhe esse post

COMPLEXO CULTURAL DA RAMPA RECEBE EVENTO GRATUITO COM CINEMA E TEATRO

  • por
Compartilhe esse post

O Complexo Cultural da Rampa, em Natal, vai oferecer uma experiência imperdível, voltada para toda família, nos dias 08 e 09 de fevereiro, a partir das 17h30. O evento, com entrada gratuita, contará com exibição de filme, peça teatral, brincadeiras educativas, pipoca e muita diversão. A apresentação, conta com a realização da Bobox Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Marquise Ambiental.

O Presente de Cecília
A partir das 18h30, o público poderá conferir a exibição do filme “O Presente de Cecília”, produzido pela House Cultura e um emocionante projeto da Marquise Ambiental, que nasceu no programa Ecocidadão, incentivando práticas sustentáveis e o descarte correto de resíduos sólidos. O impacto positivo entre estudantes de escolas públicas impulsionou a evolução do esquete para uma peça teatral, que percorreu 18 cidades e alcançou mais de 40 mil crianças.

Agora, a narrativa se expande para o cinema e o universo digital, atingindo um público ainda mais amplo.

Todos os atores e atrizes do filme são do Rio Grande do Norte e a produção conta com a participação especial da cantora Juliana Linhares. Além disso, o projeto ganhou um game interativo gratuito, disponível para Android, iOS e web, que introduz os jogadores ao universo de Cecília, promovendo práticas sustentáveis de forma lúdica com legendas, audiodescrição e intérprete de Libras.

Sinapse Darwin
Após a exibição do filme, a partir das 19h, o público vai assistir ao espetáculo teatral “Sinapse Darwin”, que encanta os espectadores com sua abordagem envolvente sobre a ciência e a evolução. A linha narrativa se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Espelhados pela memória e requisitando a imaginação, fatos icônicos como nascimento, formação e jornada vão gradualmente revelando os alicerces das teorias contidas em “A Origem das Espécies”.

O espetáculo “Sinapse Darwin” é uma criação do coletivo Casa de Zoé, com direção geral e dramaturgia de César Ferrario, direção de arte de João Marcelino e direção musical de Caio Padilha, que também executa a trilha sonora ao vivo. No palco, os elementos cênicos constroem uma mensagem inspiradora, utilizando recursos visuais, musicais e sustentáveis.

Os figurinos e adereços ganham um significado especial ao serem compostos por materiais reciclados e reaproveitados, reforçando a mensagem de sustentabilidade presente no evento. A estética visual da peça não apenas encanta o público, mas também inspira uma reflexão sobre o reaproveitamento de recursos e a importância da reciclagem no dia a dia.

Educação ambiental
A realização do evento é uma oportunidade de promover a conscientização ambiental na cidade de Natal, impactando positivamente a vida das pessoas e inspirando mudanças de hábitos, que beneficiam tanto a cidade quanto o meio ambiente, através de iniciativas que contribuem para a construção de uma sociedade mais responsável e engajada com a sustentabilidade. Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Marquise Ambiental, reforça: “Acreditamos na potência da arte como agente transformador e estamos muito satisfeitos com o projeto. Nossa missão é levar a mensagem de cuidado com o meio ambiente para o maior número de pessoas possível”.

Já o diretor operacional da Marquise Ambiental, Paulo Studart, complementa: “A Marquise Ambiental tem o compromisso diário de cuidar da cidade, garantindo um ambiente mais limpo e sustentável por meio da coleta e destinação correta dos resíduos. Eventos como este são fundamentais para conscientizar jovens e adultos sobre o papel de cada cidadão no descarte adequado dos resíduos, na busca por uma cidade cada vez mais limpa, acarretando a preservação do meio ambiente”.


Compartilhe esse post