TORNEIO NACIONAL DE ROBÓTICA TERÁ PARTICIPAÇÃO DE EQUIPES DO SESI-RN

As equipes BATLEGO e Techno Sertão, da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, venceram a etapa regional e conquistaram vagas para competir no Festival SESI de Educação, que será realizado em Brasília, entre os dias 12 e 15 de março. Os times se destacaram no 10º Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLL) e garantiram a classificação após um fim de semana de disputas intensas.
Os grandes vencedores da Etapa Regional foram: 1º Lugar: SESI Batlego – SESI Escola São Gonçalo do Amarante (RN); 2º Lugar: Visão Elétronsbot – Recife (PE); e o 3º Lugar: SESI Techno Sertão – SESI Escola São Gonçalo do Amarante (RN).
A premiação ainda anunciou o resultado das equipes de FIRST Tech Challenge (FTC), First Robotics Challenge (FRC) e F1 in Schools classificadas para o torneio nacional (Confira todos os nomes na lista abaixo).
O evento, realizado na Estação Cidadania, na Zona Norte de Natal, reuniu 24 equipes de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso. Durante a cerimônia de encerramento, a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, celebrou o sucesso da competição.
“Eu queria parabenizar toda a equipe do SESI, porque tem muita gente envolvida nisso tudo.
Esperamos que todos os competidores voltem para suas cidades guardando no coração um pedacinho do que foi esse 10º torneio regional”, disse Mafra.
Para o coordenador do torneio e gerente da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, o resultado reflete o esforço dos alunos e professores. “Temos duas equipes classificadas que vão representar o RN no torneio nacional da FLL, além das demais equipes de outras categorias também classificadas. Isso demonstra o trabalho realizado por todos os professores, equipes e escolas na busca por uma educação de excelência”, ressaltou.
A dedicação dos competidores também foi destacada pela coordenadora de Educação do SESI-RN, Karenine Medina. “A robótica exige força de vontade e dedicação. O resultado que vimos aqui não vem de dois ou três meses, mas de anos de aprendizado e empenho. A gente fica muito feliz em ver esse crescimento”, afirmou.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou a importância da robótica educacional e parabenizou os participantes em mensagem enviada. “O SESI-RN se orgulha dos alunos, professores, diretores e colaboradores envolvidos nessa competição. A robótica é uma área de estudo que combina a ciência, engenharia e a tecnologia em uma moderna forma de soluções produtivas”, disse.
O Torneio SESI de Robótica, que completa 10 anos no Brasil, é reconhecido internacionalmente por estimular o pensamento crítico e a inovação. Além das provas técnicas, os participantes vivenciam momentos de aprendizado colaborativo e interação, reforçando a importância da robótica educacional para o desenvolvimento das novas gerações.
As competições são promovidas pelo SESI, em parceria com a organização internacional FIRST®️ e com a Fórmula 1. Durante a temporada, crianças e jovens são desafiados a projetar e construir robôs de diferentes portes, além de desenvolver réplicas em miniatura de carros de corrida.
Professores e alunos celebram conquistas
A cerimônia de premiação foi marcada pela emoção dos participantes, que comemoraram suas vitórias ao lado de professores, amigos e familiares.
Ketilly Iasmin, competidora da BATLEGO, falou sobre o esforço da equipe para alcançar o primeiro lugar. “Ser campeã do Torneio SESI de Robótica é uma sensação incrível, porque foram meses de preparação intensa. Trabalhamos dia e noite, e ver esse resultado é muito gratificante”, disse. “A robótica me dá oportunidades para crescer no mercado de trabalho e aprender ainda mais”, completou.
O professor Josinaldo Pereira, da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, foi reconhecido como Técnico/Mentor Destaque pelo seu trabalho com a BATLEGO. “Foram seis meses de pura dedicação, comemorando cada conquista e cada progresso. Esse prêmio só mostra o quanto nos empenhamos e que os resultados são mera consequência do esforço”, afirmou.