Início » Arquivos para 21 de fevereiro de 2025, 13:00h

fevereiro 21, 2025


STTU DEFINE OPERAÇÃO DE TRÂNSITO PARA COBRIR BLOQUINHOS DE CARNAVAL

  • por
Compartilhe esse post

A Secretaria de Mobilidade Urbana montou um esquema especial de trânsito para cobrir os bloquinhos durante as prévias carnavalescas deste fim de semana, em Natal. De acordo com o órgão, equipes de inspetores e agentes de mobilidade irão trabalhar na atuação direta da geração viária, dos bloqueios de vias e na orientação aos foliões, pedestres, ciclistas e condutores de veículos como também na gestão da fluidez do trânsito.

De acordo com a STTU, a partir da passagem dos blocos por cada via e dispersão, o trânsito retoma às condições normais.

Nesta sexta-feira, o bloco “K D Xodó” tem concentração na Av. Rodrigues Alves, na Casa do Goiamum, a partir das 16h. Percurso: Rodrigues Alves, rua Ceará-Mirim e Hermes da Fonseca com dispersão no Aero Clube de Natal.

No sábado, o bloco “Nem se acaba, nem fica pouco” tem concentração na Praça Augusto Leite, a partir das 15h. Percurso: rua Major Laurentino de Morais, Alberto Maranhão e Av. Hermes da Fonseca com dispersão no Aero Clube de Natal.

Também no sábado, o bloco “Enquanto Campos Corre, Sales só Caminha” tem Concentração Largo do Atheneu, a partir 16h. Percurso: Av. Campos Sales, Largo do Atheneu até a rua Maxaranguape com dispersão.

O trabalho contará com reforço também da Central de Monitoramento do órgão. Agentes de mobilidade irão monitorar em tempo real toda a movimentação do trânsito através das câmeras para que, se necessário, sejam realizados os ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias de trafegabilidade.

Novas intervenções para cobrir as prévias de Carnaval em Natal serão anunciadas nesta sexta-feira (21). Os telefones 3232 9107 e 98870 3862 estão à disposição para mais informações e ocorrências no trânsito.

Não é Não: Prefeitura e MPRN firmam cooperação técnica

Nesta semana, também foi firmado um acordo entre o Ministério Público, representado pela promotora do direito da mulher, violência doméstica e família, Érica Canuto, e a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), para implementação de uma ação no Carnaval 2025.

Intitulada de “Não é Não”, a ação tem como objetivo proporcionar uma maior segurança para as mulheres durante o período carnavalesco. A secretária Andrea Dias explicou que a parceria entre a Prefeitura, SEMUL e o Ministério Público é fruto do compromisso estabelecido para promover a segurança e apoio às mulheres de Natal.

“Estamos assinando esse termo de cooperação que vai ser estabelecido para o carnaval e durante todo o ano. Então, o protocolo do Não é Não foi estabelecido para que elas se sintam mais protegidas, seja em bares, restaurantes ou em festas. As mulheres da nossa cidade agora podem contar com mais um apoio para garantir a sua segurança e proporcionar um ponto de acolhimento” comentou Andrea Dias.

Para Érica Canuto, é de suma importância existir um espaço de acolhimento para mulheres em ambientes festivos para que ela possa buscar auxílio caso tenha alguma violação do seu direito.
“Esse termo de cooperação vem trazendo algumas diretrizes para proteger as mulheres nesses locais de festa. Se a mulher disser não, tem que ser respeitado! Depois do não pode ser uma importunação sexual ou um assédio, ter locais de visibilidade que essa mulher pode procurar em caso de violação, se ela for importunada ou assediada, é muito importante.”, explicou a promotora.


Compartilhe esse post

“ANJOS DA SAÚDE” – WEBSÉRIE MOSTRA O DIA DIA DO TRABALHO DE AGENTES DE SAÚDE EM BAIRROS DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é repleto de desafios, mas consiste em uma tarefa de apoio e proteção com contato direto e recorrente com a comunidade. Missão que será contada na websérie “Anjos da Saúde”, através de histórias como a de Izelha Maria, que há 30 anos atua na Unidade de Saúde da Família de Nazaré, na Zona Oeste de Natal, e considera ter como missão a prontidão em ajudar: “Sinto que essa é minha missão junto à comunidade e às pessoas, ajudar no que for preciso nas suas dificuldades”

A profissional explica que sua rotina inclui realização de cadastro das famílias e o acompanhamento de hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças e outros. “É muito gratificante esse trabalho, sou realizada em poder ajudar a minha comunidade”.

Izelha Maria acrescenta que a série tem um papel importante ao mostrar as dificuldades da profissão, bem como o quão “gratificante” é a ligação criada com a comunidade. “Muita gente não conhece bem nosso trabalho, e o filme vai retratar bem nosso dia. (…) Vai mostrar que o ACS é o vínculo da Unidade de Saúde com a comunidade, retratando nossa rotina em ajudar na prevenção e cuidado nas questões de saúde das pessoas das nossas microáreas”.

Com foco em temas essenciais para a saúde pública, como vacinação, cuidados preventivos, saúde infantil e o impacto das ações comunitárias, “Anjos da Saúde” vai além da informação, denunciando a precarização dos serviços e a falta de reconhecimento das autoridades em relação à dedicação desses trabalhadores.

A série foi filmada nos bairros Nazaré e Felipe Camarão, ambos na Zona Oeste da capital potiguar, e denuncia a negligência com a atenção primária à saúde e a falta de políticas públicas que assegurem melhores condições de trabalho para os ACS. A obra mostra o dia a dia de diversos ACS, evidenciando as dificuldades desses trabalhadores.

Jonatas Barbalho, um dos diretores da produção, destaca a importância do projeto para toda a equipe. “Este é nosso primeiro projeto de grande porte com financiamento, e ao abordar um tema tão sensível quanto a vida dos agentes de saúde, estamos dando voz a uma classe de profissionais muitas vezes invisibilizada. A ideia partiu de minha sócia, Clistiane, cuja mãe é agente de saúde há mais de 30 anos. Para ela, contar a história da mãe e de toda essa categoria é algo muito especial”, afirma Jonatas.

O diretor também compartilha a satisfação com o trabalho realizado: “Lançar Anjos da Saúde é uma alegria muito grande para todos nós. Foi um projeto no qual nos dedicamos intensamente, desde o planejamento até as gravações. Foram 15 diárias de filmagem, três meses de edição contínua e, como resultado, conseguimos criar uma trilha sonora com inteligência artificial que remete a uma orquestra nordestina, inspirada em grupos como o Quinteto Armorial. Estamos muito felizes com o resultado e empolgados para apresentar ao público.”

Anjos da Saúde é uma produção da NAV Filmes, em parceria com a Tabuleiro Produções, e foi contemplado no Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual 01/2023, com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Lei Câmara Cascudo. A realização conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Fundação José Augusto, além da colaboração da epHealth, empresa especializada em soluções tecnológicas para fortalecer a saúde pública e melhorar as condições de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. O trailer da websérie já está disponível no Instagram (@nav.noar) e no YouTube (@nav.noar). O lançamento oficial acontecerá nesta sexta-feira (21), em um evento gratuito no Teatro Alberto Maranhão (TAM).


Compartilhe esse post

VEREADOR CHAMA COLEGA DE “FRANJINHA” E GERA REAÇÃO DA OPOSIÇÃO NA CÂMARA

  • por
Compartilhe esse post

A segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Natal em 2025, realizada nesta quarta-feira (19), foi marcada por um momento de provocação entre os vereadores Matheus Faustino (UB) e Brisa Bracchi (PT). Durante a discussão sobre a composição das comissões permanentes, Faustino ironizou a vereadora chamando-a de “Franjinha”, o que gerou reação imediata do vereador Daniel Valença e da própria Brisa.

O debate começou quando o presidente da sessão, vereador Aldo Clemente (PSDB), explicou que regimentalmente cada parlamentar deve integrar no mínimo duas e no máximo cinco comissões.

Ele garantiu que os vereadores que atualmente fazem parte de apenas uma comissão, terão a possibilidade de ingressar em uma segunda na próxima semana, quando serão criadas vagas na Comissão de Segurança Pública. No entanto, ressaltou que nenhum parlamentar pode ser obrigado a compor mais comissões se não quiser.

O vereador Matheus Faustino, inclusive, foi citado pelo presidente da sessão como um dos parlamentares que devem compor a nova Comissão a partir da próxima semana.

A vereadora Brisa Bracchi interveio e criticou a postura de alguns vereadores que escolhem participar de apenas uma comissão.

“Só queria chamar atenção que as Comissões Permanentes são um espaço importante de trabalho do exercício parlamentar. Alguns vereadores chegam e só querem compor uma única Comissão. O trabalho nosso é estar na rua, mas é também estar aqui dentro das Comissões Permanentes, analisando os projetos, fazendo os pareceres, colocando os projetos para tramitar.

Então, que fique registrado aqui que nosso papel de parlamentar também é fazer parte das Comissões. Quando um vereador se coloca para compor apenas uma Comissão, demonstra qual é o nível de compromisso aqui”, disse Brisa.

Embora não tenha sido citado nominalmente por Brisa, Matheus Faustino rebateu com ironia, chamando a vereadora de “Franjinha”.

“Talvez a vereadora ‘Franjinha’ não tenha percebido isso, mas será votada a Comissão de Segurança Pública, que eu vou fazer parte também”, disse Faustino.

A fala gerou reação imediata do vereador Daniel Valença (PT), que pediu questão de ordem para repreender a postura do colega. “O vereador que acabou de me anteceder chamou a líder da oposição de vereadora ‘Franjinha’? Isso aqui é um parlamento!”, protestou Valença.

Brisa também se manifestou e exigiu respeito no plenário. “Eu faço questão de ser chamada de Vossa Excelência, vereadora, ou vereadora Brisa aqui dentro deste parlamento”, afirmou.

Diante da polêmica, Aldo Clemente alegou não ter ouvido a declaração de Matheus Faustino e tentou encerrar o assunto, sugerindo que o caso fosse levado à Comissão de Ética da Casa. No entanto, ressaltou que o respeito deve prevalecer nas discussões parlamentares.

A Câmara Municipal de Natal tem atualmente 12 Comissões permanentes: a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final; a Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização; Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação; Comissão de Saúde, Previdência e da Assistência Social; Comissão de Defesa do Consumidor; Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Comissão de Ética Parlamentar; Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo; Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade; Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação; Comissão de Transportes, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos; e a Comissão de Desporto e Qualidade de Vida.


Compartilhe esse post

GIRÃO NÃO CUMPRE DECISÃO JUDICIAL PARA APAGAR POSTAGENS GOLPISTAS

  • por
Compartilhe esse post

A sentença contra o deputado federal General Girão (PL) foi proferida no dia 10 de janeiro. Além do pagamento de R$ 2 milhões em multa por danos morais coletivos, o juiz Janilson Siqueira, da 4ª Vara da Justiça Federal determina ao parlamentar a retirada de 10 postagens da rede social X, Instagram e Facebook, no prazo de dez dias, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. O prazo venceu no dia 20 de janeiro, mas até o momento, oito das 10 postagens continuam no ar.

Na Ação Civil Pública 0803686-05.2023.4.05.8400, o MPF acusa o parlamentar de abuso do exercício da liberdade de reunião e de manifestação do pensamento, quando propagou o desrespeito ao resultado das eleições e à legitimidade de mandatos constitucionalmente obtidos via eleições livres. Ele teria convocado e incitado manifestações por intervenção militar e golpe de Estado com tomada ilegítima do Poder. Discurso em frente ao em frente ao 16.° Batalhão de Infantaria Motorizada, em Natal, no dia 19 de dezembro de 2022, foi um dos motivadores da sentença.

O órgão alegou que Girão estimulou as condutas que levaram aos atos do 8 de janeiro de 2023, na tentativa de golpe de Estado. “O réu utilizou-se de suas redes sociais com abuso à liberdade de expressão e à imunidade parlamentar para conspirar contra o Estado Democrático de Direito”, ressalta o Ministério Público na Ação.

Em um dos exemplos de postagens citados na decisão, e que o General já deveria ter excluído, publicação de 11 de novembro de 2022, traz nota emitida pelas Forças Armadas na íntegra. Um dos trechos incitava o uso das Forças contra as instituições democráticas: “A Democracia deve prevalecer. Mesmo diante do momento de exceção que vivemos no Brasil, onde alguns ministros estão atropelando a Constituição e nossas garantias, a censura e o cerceamento da livre manifestação não deverão ser tolerados. Sendo assim, as Forças Armadas têm o poder de reestabelecer a ordem e a harmonia entre os poderes. A lei é para todos, inclusive para quem se acha soberano. CUMPRA-SE A LEI!”.

Em outra postagem, na rede social X, no dia 13 de novembro de 2022, ele coloca: “Só há um poder capaz de destituir e derrubar qualquer tirania. Separados, são controláveis. Unidos, estremecem até o STF/TSE. Soberano é o povo!”.

Girão deveria também ter apagado das redes sociais postagens em que questiona a confiabilidade das urnas eletrônicas. “ Relatório das Forças Armadas não exclui a possibilidade de fraude nas urnas”, postou em uma tag no Instagram. Sobre o mesmo tema, escreveu no X: “Fomos chamados de ‘antidemocráticos’, de ‘imbecis que tiveram voz por causa da internet’ e agora, num espasmo ditatorial de ‘manés’. Acredito que os soberanos togados deveriam abrir seus olhos e ouvidos para as vozes das ruas. As FFAA se manifestaram numa resposta moderadora”.

Estas e outras publicações do parlamentar representam, segundo o MPF e com concordância da Justiça Federal, a propagação de notícias falsas com clara incitação da militância contra os Poderes Constituídos.

“Na linha do que sustenta a Procuradoria-Geral da República, a agregação de pessoas que ocorria desde novembro de 2022 e o insuflamento, durante meses, à abolição violenta do Estado Democrático de Direito e ao golpe de Estado culminaram na prática dos crimes multitudinários de 8 de janeiro de 2023, assim como, obviamente, as ações direcionadas a arregimentar pessoas dispostas à tomada violenta do poder”, afirma o magistrado na sentença.

A reportagem do Diário do RN entrou em contato com a assessoria do deputado federal General Girão, que ficou de dar retorno sobre a situação, mas não entrou em contato até o fechamento da edição.


Compartilhe esse post

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS ASSEGURA CONFIANÇA EM JUIZ MILITANTE DO PT

  • por
Compartilhe esse post

O presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN), juiz Artur Cortez, se manifestou nesta quarta-feira (19) sobre a atuação do juiz Jessé de Andrade Alexandria. O magistrado, que atua na 4ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), tem um histórico de postagens de militância à esquerda e críticas ao bolsonarismo e à direita em redes sociais, incluindo ataques diretos ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. O magistrado será responsável pelo julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600440/31.2024.6.20.0004 contra o prefeito de Natal, Paulinho Freire (UB), o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e outros agentes políticos e aliados.

Em nota, Artur Cortez afirmou que a associação atua apenas quando provocada por seus membros, mas reforçou a confiança no desempenho técnico, na imparcialidade e na ética dos magistrados. Além disso, negou qualquer tipo de militância político-partidária entre os juízes, embora reconheça que, como cidadãos, cada um possa ter suas convicções políticas e ideológicas.

“A associação atua quando provocada pelos associados, mas tem plena confiança no desempenho, independência, ética, imparcialidade e preparo técnico dos seus associados. Da mesma forma, não há militância político-partidária de nenhum Magistrado, embora cada uma possa, enquanto cidadão, ter suas convicções políticas, religiosas, filosóficas, ideológicas, etc., tenha a matiz que tiver: esquerda, direita, centro ou extremas”, defende.

A AMARN reitera a confiança na conduta de seus membros e destaca que qualquer questionamento deve ser tratado dentro do âmbito jurídico adequado. “O desempenho técnico requer uma resposta da jurisdição e não é partidário, não havendo nenhum fato ou julgamento que deponha contra a credibilidade do magistrado”, disse Cortez. Ele ainda acrescentou que, caso o juiz em questão procure a AMARN, a entidade analisará a situação com “um olhar associativo”.

O caso que será julgado por Jessé de Andrade envolve denúncias contra o grupo político de Paulinho Freire, do União Brasil, que tem como aliados Republicanos e PL, partidos da direita.

Entre os réus estão, além de Paulinho e Álvaro Dias, a vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos), os vereadores Daniel Rendall (Republicanos) e Irapoã Nóbrega (Republicanos), além de Victor Matheus Diógenes Ramos de Oliveira Freitas, diretor técnico da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (ARSBAN).

Nas redes sociais, Jessé Alexandria fez diversas postagens duras contra o bolsonarismo, chamando eleitores de Bolsonaro de “burros” e com “déficit cognitivo”, além de compartilhar conteúdos de militantes da esquerda, como Thiago dos Reis, André Janones e do próprio presidente Lula. O juiz também já se envolveu em discussões com outros usuários na internet, recorrendo a ofensas e palavrões.

Nesta quarta-feira, Alexandria já tomou uma decisão no processo: negou ao ex-prefeito Álvaro Dias o pedido para retirar seu nome da ação e determinou a oitiva de todas as testemunhas.


Compartilhe esse post