Início » Arquivos para 27 de fevereiro de 2025, 13:00h

fevereiro 27, 2025


GUARDA MUNICIPAL VAI REFORÇAR PATRULHAMENTO NO CARNAVAL DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

A Guarda Municipal de Natal terá um papel fundamental na segurança do Carnaval de 2025, atuando na prevenção e repressão de crimes para garantir que a população aproveite a festa com tranquilidade. Em uma ação integrada com a Polícia Militar e a Polícia Civil, agentes estarão distribuídos em todos os polos carnavalescos, realizando patrulhamento e estabelecendo pontos-base para atender ocorrências.

A secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, destaca que a maior dificuldade enfrentada atualmente é o baixo efetivo da Guarda Municipal. No entanto, a estratégia adotada busca minimizar esse impacto por meio da cooperação entre as forças de segurança. “Hoje o principal desafio é o baixo efetivo da Guarda Municipal de Natal, mas estamos atuando de forma integrada com a Polícia Militar e com a Polícia Civil de forma a garantir a segurança do evento em todos os polos”, explicou.

NÃO É NÃO
Além da segurança geral do evento, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) também reforçará a atuação voltada à proteção das mulheres durante a festa. Em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), a campanha “Não é Não” será intensificada com ações educativas e repressivas para coibir assédio e outras formas de violência de gênero. “Existe uma parceria da SEMDES com a SEMUL para garantir a efetividade do Protocolo Não é Não, de forma educativa e também repressiva, caso haja alguma ocorrência”, afirma a secretária.

A Patrulha Maria da Penha terá presença reforçada nos polos carnavalescos, garantindo a proteção das mulheres e atuando para evitar que situações de violência se agravem. Além disso, equipes da SEMUL estarão promovendo campanhas de conscientização sobre o protocolo “Não é Não”, alertando foliões sobre a importância do respeito e da segurança das mulheres na festa.

As vítimas de qualquer tipo de violência devem buscar imediatamente apoio junto às guarnições da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, que estarão estrategicamente posicionadas nos polos do evento. “As vítimas de violência devem procurar as guarnições da Guarda Municipal de Natal ou da Polícia Militar que estarão distribuídas nos polos e serão devidamente encaminhadas ao atendimento adequado a depender da natureza da ocorrência”, orienta Samara Trigueiro.

A atuação integrada entre as forças de segurança também permitirá uma resposta mais ágil a possíveis incidentes, aumentando a eficiência das ações preventivas e repressivas. “As estratégias de integração com as demais forças de segurança pública visam garantir maior eficiência às ações preventivas e repressivas”, acrescentou a secretária.

Com essa estrutura, a expectativa é de que o Carnaval de Natal ocorra de forma segura, garantindo que os foliões possam aproveitar a festa com tranquilidade. A orientação das autoridades é que, em caso de qualquer situação de violência ou insegurança, a população procure imediatamente os agentes de segurança presentes nos polos.


Compartilhe esse post

É HIT: TODO MUNDO VAI NO TREM DO GRAFITH NESTE CARNAVAL

  • por
Compartilhe esse post

No momento em que completa 36 anos de carreira, a banda potiguar Grafith vive um momento especial e chega ao Carnaval de 2025 com a expectativa de que a festa será “histórica”.

Amplamente conhecido pelo público norte-rio-grandense e reconhecido oficialmente como patrimônio cultural imaterial do Estado, o grupo alcança agora uma projeção ainda maior, em âmbito regional e nacional, com a música “Vai No Trem”, que está sendo apontada como um dos grandes hits desta festa de Momo. Assim, serão 38 shows entre a primeira semana de fevereiro e a primeira de março, sendo 21 apenas no Carnaval, quando o volume chega a 5 em um só dia.

“Este Carnaval promete ser um dos maiores da história do Grafith! (…) Vamos fazer o que a gente mais ama: levar alegria e muita música para a Nação Grafitheira cantar com a gente por onde passarmos. A energia do Carnaval é sempre especial, e, este ano, estamos sentindo que vai ser ainda mais intensa. Estamos preparados para dar o nosso melhor para ser inesquecível”, declarou o cantor empresário da banda, Júnior, que revelou a preparação de um repertório com grandes sucessos e novidades para os foliões. “Este Carnaval promete ser histórico”.

E essa expectativa não é à toa, já que a canção “Vai no Trem” está na boca do povo, chegando a embalar a primeira festa de um dos programas de maior audiência da TV brasileira, o Big Brother Brasil (BBB). “Todo Carnaval é especial, mas esse tem um gostinho diferente. Sentimos que o público está ainda mais animado, com a galera cantando nossas músicas por onde a gente passa.

Além disso, com a música ‘Vai No Trem’ – composição de um parceiro nosso – em alta, sendo um dos principais hits do Carnaval de 2025 no Brasil”, apontou Júnior Grafith.

O “estouro” da canção, com reprodução no BBB, foi tido como uma “incrível” surpresa. “Ver uma música que trabalhamos com tanto carinho tocando em rede nacional e alcançando um público gigantesco é sempre emocionante”, contou o empresário, que relembrou com gratidão outros momentos em que a banda foi divulgada nacionalmente.

“Ao longo dos anos, já tivemos nosso nome mencionado de diversas formas, como pela potiguar Isabella [Cecchi] no BBB; na entrada do [Renan] Barão no UFC [Ultimate Fighting Championship], anos atrás; pelo jogador paraibano Tiquinho Soares [do Botafogo], pedindo uma música interpretada pelo Grafith no Fantástico, e até pela atriz potiguar Alice Carvalho, vestindo uma blusa com a nossa foto no programa Encontro”, destacou.

“Somos imensamente gratos a cada um que leva o nome do Grafith adiante e nos ajuda de alguma forma”, lembrou o empresário, que também ressaltou o carinho dos apreciadores não famosos da banda, que incentivam o trabalho no dia a dia. “Não podemos esquecer daquele fã que mora na comunidade, que escuta nossa música todos os dias e leva o Grafith no coração”.

Essa legião de fãs fieis demanda uma rotina constante de shows, e períodos intensos de apresentações já são habituais para a Grafith, que revela a necessidade de uma organização impecável, com muita atenção da equipe e de produtores, além de amplo cuidado com a saúde e preparo técnico, especialmente neste Carnaval. “São várias cidades em poucos dias, então a logística envolveu muita organização prévia, ajustes com a nossa equipe, com as produções dos eventos e, claro, a nossa preparação física e vocal”, explicou Júnior. “A rotina é puxada, dormimos pouco, estamos sempre na estrada, mas a energia do público compensa qualquer cansaço”, garantiu.

Se manter em evidência por tantos anos exige ainda outros esforços para ir se adaptando aos diferentes momentos da música e do público: “O Grafith tem essa força de unir gerações, e é incrível ver o público jovem chegando, cantando nossas músicas com a mesma empolgação de quem acompanha a banda há décadas”, disse, frisando ainda a alegria de ver também o trabalho conquistando fãs em outras regiões. “Este momento é especial porque estamos vendo um reconhecimento ainda maior do nosso trabalho, com músicas ganhando projeção nacional e um público cada vez mais fiel”, afirmou.

O hit
A grande pergunta a cada vez que uma música vira um hit, sobretudo no Carnaval, é: “será que a banda ou o(a) cantor(a) sabia desse potencial?”. E esse questionamento tem um tom ainda mais curioso no caso de “Vai No Trem”, já que ela foi gravada em 2018, mas alcançou o ápice do sucesso este ano, após a banda insistir na música e regravá-la – em uma parceria com a cantora pernambucana Michele Andrade. Então, para Júnior, a resposta é “sim”, com a explicação de que acredita que a faixa sempre teve uma energia contagiante.

“Quando participamos do Carnaval de Caicó, finalizamos o show com ela; fomos tocando sempre em diversos bailes de formaturas, e cada vez mais foi ficando na boca da galera. No ano passado, ela foi ganhando força com a quantidade shows, e, por ser a última música, deixando aquele gostinho de quero mais”, disse o artista.

A escolha de Michele Andrade para o relançamento da música veio após uma homenagem da cantora à banda, o que, para Júnior, fez o convite surgir naturalmente. “E como ela tem uma pegada vibrante, que combina perfeitamente com Vai No Trem’ as coisas aconteceram. O resultado ficou incrível e o público abraçou”.

O empresário não esconde o quão gratificante é ver toda essa repercussão e declarou ser um grande orgulho ter esse trabalho tão em alta em uma das festas mais queridas pelos brasileiros.

“’Vai No Trem’ já era um sucesso entre os fãs do Grafith, mas agora ela tomou proporções gigantescas. Saber que ela vai embalar o Carnaval de 2025 em tantos lugares é um orgulho enorme”, finalizou.

Abertura do Carnaval de Natal
A banda Grafith será a atração principal do Baile de Máscaras que dá início oficialmente ao Carnaval de Natal. A festa acontece nesta quinta-feira, no Largo do Atheneu, com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval natalense, pelo Prefeito Paulinho Freire. A folia começará, às 18h, com o Frevo do Xico, seguido por Afrobeat, sendo encerrada com Grafith.


Compartilhe esse post

PRESIDENTE DO PT AFIRMA QUE FALTA DE POPULARIDADE DE CADU NÃO É PROBLEMA

  • por
Compartilhe esse post

A decisão do vice-governador Walter Alves (MDB) de não disputar o Governo do Rio Grande do Norte em 2026 desencadeou uma resposta rápida do PT estadual. Em entrevista ao Diário Político, o presidente do partido no Estado, Junior Souto, afirmou que o nome do secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier (PT), foi colocado como alternativa “ágil” para a sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT), garantindo que seja preenchido um vácuo do grupo político na disputa.

“Eu não ficaria à vontade para emitir opinião sobre as razões que o levaram a tomar essa decisão. Mas considero um fato político relevante para nós, que nos fez começar a colocar no circuito da construção política o nome de Cadu. É uma resposta imediata. O grande dado para nós é que essa decisão do vice-governador foi feita sem nenhuma divisão no arco da aliança que construímos. Não há crise, não há problema interno”, explicou Souto.

Taticamente, segundo Souto, o PT ainda não deliberou sobre as demais questões que ensejam a construção da pré-candidatura, mas confirma que já é definida e certa a candidatura de Fátima Bezerra (PT) ao Senado. As demais definições para composição das chapas devem partir de espaços abertos a aliados.

“Nós consideramos que, à medida em que em reunião recente foi comunicado que a governadora é candidata ao Senado, então, nós não temos a presunção de apresentar o nome para o Governo e para Senado e fazer as discussões outras porque seria presunção demasiada. Nós temos aliados importantes e devem ser considerados e respeitados para fechar essa tática. Além do PT, com PV e PCdoB, temos aliados, o vice-governador, o deputado Ezequiel, que são personagens importantes nos processos de definição, a gente não vai se apressar quanto a isso”, ponderou Souto, destacando, ainda, que as reuniões internas para tratar da sucessão já começaram.

No último final de semana, encontros foram realizados em municípios da região Central do estado.

O presidente do PT acredita que não há preocupações sobre a falta de visibilidade de Cadu Xavier no cenário político estadual. Para ele, o contexto atual permite o surgimento rápido de novas lideranças.

“O modo como a gente comunica com a sociedade hoje é tão veloz que essa questão passa a ser um problema muito menor. A emergência de figura do campo conservador que se fez recentemente – não preciso nem mencionar – se fez a partir de um desconhecimento, inclusive maior do que o que o próprio Cadu pode ter de parte da sociedade”, afirmou.

O presidente do PT ressaltou que a escolha de Cadu Xavier se baseia na necessidade de continuidade do projeto liderado por Fátima Bezerra, que, segundo ele, realizou o “melhor governo que o Estado já fez”. Ele citou avanços em áreas como saúde e educação, além da recuperação financeira do estado.

“Multiplicamos os leitos de UTI, fizemos 80 mil cirurgias no ano passado. Isso trouxe desafios para o custeio, mas permitiu uma ampliação no atendimento à população. Na segurança e na educação, também há resultados expressivos. Temos muito a apresentar à sociedade, e Cadu, com seu domínio das questões orçamentárias e financeiras, é um nome qualificado para essa tarefa”, destacou.

Fernando Mineiro acredita que “a campanha de 2026 será nacionalizada”

Mineiro: “Tenho absoluta certeza de que a maioria da sociedade potiguar não quer retrocesso” – Foto: Reprodução

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) também comentou o cenário político com a reportagem e ressaltou que a eleição estadual estará alinhada com o embate nacional entre diferentes projetos de sociedade. Para ele, o bloco governista apresentará um nome que esteja em sintonia com o governo Lula e com a defesa da democracia.
“A campanha de 2026 será nacionalizada, e o enfrentamento se dará entre visões de Estado, sociedade e democracia. Tenho absoluta certeza de que a maioria da sociedade potiguar não quer retrocesso e muito menos embarcará em aventura capitaneada por cúmplices e/ou aliados de golpistas”, afirmou.
Sobre Cadu Xavier, Mineiro vê potencial para consolidar seu nome como candidato governista. “Ele tem experiência de gestão, conhece profundamente a situação do Estado e pode apresentar um programa que combine modernização da gestão, desenvolvimento com inclusão e distribuição de renda. Mas esse é um debate que será feito no tempo certo”, concluiu.


Compartilhe esse post

ANÚNCIO DA CANDIDATURA DE ÁLVARO DIAS ATROPELA PROJETO DA DIREITA DEIXA ROGÉRIO, PAULINHO E ÁLVARO EM SILÊNCIO

  • por
Compartilhe esse post

Em meio à antecipação da movimentação interna para as eleições de 2026, o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), resolveu anunciar, por conta própria, a pré-candidatura ao Governo do RN, mesmo após o líder do Partido Liberal, Rogério Marinho (PT), já ter lançado seu nome à disputa. Integrante do mesmo grupo que o senador, que inclui o projeto da direita ocupar espaços de poder no Estado, a atitude de Dias destoou do que vinha sendo colocado pelos aliados e é vista, internamente, como um “atropelo” ao projeto e últimas conversas da aliança que reúne partidos como PL, Republicanos, União Brasil, Solidariedade e Podemos.

O anúncio de Álvaro aconteceu nesta terça-feira (25). De acordo com o ex-gestor, a decisão veio após inúmeros apelos e incentivos, os quais relaciona não somente à uma boa aprovação de seu trabalho à frente do Executivo da capital, mas também ao que chama de “desgoverno” de Fátima Bezerra (PT). As informações foram divulgadas em entrevista ao comunicador Rudimar Ramon, na Rádio Olho D’Água, em São José de Mipibu.

O lançamento veio de repente, após o próprio Álvaro ter colocado, em entrevista, que seria candidato ao Governo ou ao Senado. De repente, mudou de ideia. Até agora, pós-gestão municipal, o ex-prefeito ainda não conseguiu se descolar do Palácio Felipe Camarão e vem atuando politicamente. Agora, por conta própria.

Até o momento, Rogério não falou publicamente sobre a definição de Álvaro Dias. Em 22 de janeiro, Marinho reuniu, na praia de Buzios, lideranças políticas e aliados do grupo que integra o projeto da direita potiguar. Na ocasião, ele citou como possíveis candidatos à majoritária os nomes dele mesmo, de Styvenson e destacou o nome de Álvaro Dias como “talhado” para o cargo.

Os demais líderes do grupo, incluindo Paulinho Freire (UB), não citaram o anúncio do ex-prefeito, deixando claro o desconforto que a atitude gerou.

Os bastidores a que o Diário do RN teve acesso trazem que, agora, Álvaro coloca a pré-candidatura sem combinar com as lideranças que articulam o projeto. Não conversou nem com Marinho, nem com o prefeito de Natal, Paulinho Freire, nem com o senador Styvenson Valentim. Os três já teriam dialogado entre si após a fala do aliado. Não concordaram com o lançamento de Álvaro por conta própria e nem entenderam a intenção do ex-prefeito.

As informações são de que os personagens não chegam a descartar Dias como possibilidade de compor ou participar da majoritária, mas ponderam que além de Álvaro ser um político sem grupo, “só pensa no próprio umbigo”.

Deputados do PL minimizam lançamento de pré-candidatura

Um dos deputados federais do PL, General Girão, que conversou com a reportagem, ressaltou que “a oficialização das candidaturas se dá após as convenções partidárias” e que, até lá, diversos nomes podem ser lançados para aferir o apoio do eleitorado, mas reforça a liderança de Marinho.

“Enquanto deputado federal pelo PL, estarei sempre acompanhando o partido em todas as decisões. Não há motivo para alarde. Seguimos com nossa fidelidade ao PL e aos projetos do partido”, afirmou o parlamentar, ratificando a ideia de que o lançamento de Álvaro Dias é apenas um teste de força dentro do cenário político.

Outro deputado que compõe a bancada federal do PL, Sargento Gonçalves, comentou sobre a repercussão do anúncio de Álvaro e enfatiza que a decisão final é de Rogério Marinho. “Eu vi pela rede social essa questão do Álvaro lançando a pré-candidatura, é legítimo, é direito dele. O Senador Rogério lançou a sua pré-candidatura inicialmente no grupo, mas eu acho que é esperar mesmo, acho que está cedo ainda e naturalmente dentro das possibilidades, porque eu acredito que compor é importante, mas ao final acho que cabe ao senador Rogério a tomada de decisão”, disse.

Segundo Gonçalves, o importante agora é compor um grupo sólido que impeça a esquerda de permanecer no comando do Estado. “A intenção primeira de impedir que a extrema esquerda permaneça nesse ritmo de prejudicar o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.

Para o deputado estadual Gustavo Carvalho (PL), os nomes possíveis de se viabilizarem à disputa de 2026 representam a chance da direita ascender ao poder no Estado. Segundo ele, o movimento de Álvaro Dias não configura um “atropelo político”.

“Estamos compondo um campo político de oposição onde alguns nomes estão colocados. Rogério Marinho, Álvaro, Alysson, são pré-candidatos que nos deixam com a certeza de que o RN em 2026 vai mudar de rumo. No momento certo discutiremos quem vai representar essa corrente na direita. Rogério já falou que está disposto e preparado, agora Álvaro também coloca seu nome e Allyson dá sinais. Juntos ganharemos a eleição e o Estado ganhará um grande governador que nos afaste desse desprezo de desenvolvimento e de caos de setores como Saúde, Educação, segurança e Infraestrutura”, afirma Carvalho.

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) segue raciocínio semelhante sobre o projeto comum da direita ocupar o poder no Rio Grande do Norte. “Este lançamento em separado, creio que é natural e esperado, assim como o PL fez, naturalmente Álvaro deve fazer com o grupo de lideranças e o partido, ou os partidos que estão no seu entorno, e todo esse sentimento é de convergência para retirar o PT do Governo do Estado, retirar o RN das garras do PT”, define Azevedo.


Compartilhe esse post

KELPS LIMA E EZEQUIEL JÁ CONVERSARAM SOBRE UNIÃO DO PSDB E SOLIDARIEDADE

  • por
Compartilhe esse post

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, segue em diálogo com outras legendas partidárias para garantir a reestruturação e sobrevivência do partido. Inicialmente considerada, a fusão com MDB e PSD foi rejeitada pelos tucanos, já que os partidos propuseram a incorporação do PSDB por ser um partido menor. Atualmente, a sigla está em negociações avançadas para uma possível fusão ou federação partidária com o Podemos e o Solidariedade. Além deles, o Diário do RN apurou que o PSDB vem conversando ainda com o PRD e o PV para integrá-los à federação, de acordo com informação de bastidores. O PV, que forma Federação com o PT e o PCdoB, já vem considerando nacionalmente o fim da associação, que vai completar quatro anos, prazo mínimo para desfazer uma federação partidária.

As articulações já repercutem no Rio Grande do Norte. O presidente estadual do Solidariedade, Kelps Lima, e o presidente do PSDB, Ezequiel Ferreira, estiveram em reunião informal e discutiram a viabilidade da união entre as legendas e os impactos locais dessa movimentação. “Com Ezequiel zero problema. A gente já teve a primeira conversa informal. Uma conversa excelente. A princípio, ambiente completamente desobstruído num raciocínio pensando na proporcional”, disse Kelps Lima ao Diário do RN.

Kelps também integra a Executiva Nacional do Solidariedade e confirma a possibilidade de federação, e não de fusão. “Essa conversa é plausível e possível de acontecer. O PSDB está tentando atrair outros partidos para essa federação, o que fortalece ainda mais a proposta”, destacou. Para ele, a lógica das federações é garantir a sobrevivência dos partidos diante da cláusula de barreira, e não deve interferir diretamente nas alianças estaduais à majoritária, inclusive nos posicionamentos distintos entre os dois partidos.

“A federação não obriga os partidos locais a seguirem juntos nas eleições estaduais. O Solidariedade continua na oposição ao Governo, mesmo com a federação. As alianças majoritárias serão discutidas no momento adequado”, explicou Kelps. Ele acrescentou que, caso a federação se concretize nacionalmente, a tendência é que o entendimento no RN flua de forma natural.

Luiz Eduardo pode mudar de partido
Já o deputado estadual Luiz Eduardo, também do Solidariedade, e que figura como um dos maiores opositores do governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa, acredita que a fusão pode ser positiva e destaca o papel estratégico das lideranças locais. “Essa é uma decisão nacional, e a gente não tem como intervir, mas acho que seria muito bom porque teríamos os dois maiores estrategistas da política do RN juntos: Kelps e Ezequiel”, afirmou.

Ainda assim, Luiz Eduardo reforçou que sua posição pessoal é de distanciamento do Governo do PT e indicou que pode mudar de partido na janela partidária. “Não apoio o Governo e, na janela, saio para outro partido. Vou aguardar para tomar uma decisão com calma e conversar com Kelps e Cristiane [Dantas, deputada estadual]. A minha posição é só não ficar próximo de Fátima de jeito nenhum”, ressalta Luiz Eduardo.

Sobre a presença do senador Styvenson Valentim no PSDB, Luiz Eduardo minimizou eventuais conflitos internos. “Acho que dá para conviver, tudo é conversado. Não vejo Styvenson com tanta força no PSDB porque Ezequiel tem uma relação muito próxima com Marconi Perillo, que comanda o partido nacionalmente. Styvenson se aproximou do PSDB mais para compor bancada no Senado do que por influência dentro da legenda”, analisou.


Compartilhe esse post