Início » Arquivos para 25 de abril de 2025, 11:00h

abril 25, 2025


A JOVIALIDADE INSPIRADORA DE TOINHO COMEMORANDO A VIDA E O JORNALISMO

  • por
Compartilhe esse post

“O que uma pessoa de 74 anos tem para fazer? ” Foi com essa pergunta que o jornalista Toinho Silveira abriu seu discurso, no evento em comemoração ao seu aniversário, nesta quinta-feira (24). Ele seguiu falando sobre viagens e vivências, mas outra resposta caberia bem quando a “pessoa de 74 anos” em questão é Toinho: inspiração!

Em 50 anos dedicados ao jornalismo, Toinho Silveira é mais que um nome, é uma marca que remete a elegância, requinte e bom gosto. Sua trajetória como narrador das relações sociais passa por importantes veículos de comunicação do estado e também por grandes eventos – ora produzindo, ora prestigiando – e frequentando ainda as melhores festas Brasil afora. Seu prestígio é tão grande quanto a sua capacidade de se manter atual, sem romper com o clássico.

Toinho é metódico e detalhista, busca sempre a perfeição em tudo que faz, mas sem perder a delicadeza, a alegria e a generosidade.

A versatilidade em suas muitas formas de comunicar inspirou e inspira a muitos colegas de profissão e fez de Silveira um colecionador de amigos e admiradores. Para conseguir reunir tanta gente ele cumpre um calendário anual de comemorações. Certa vez, ele declarou ao Diário do RN “eu sempre renasço através dos meus eventos, das minhas festas, da minha alegria, gosto de estar com as pessoas”.

Além-mar
Esse ano, os festejos começaram em Dubai, no dia 14 de março. O brilho do entardecer deu o tom para abrir a jornada de celebrações, reunindo amigos, parceiros e personalidades que fazem parte dessa história. O Sunset foi realizado no badalado “Surf House Dubai”, um espaço vibrante e cosmopolita, ponto de encontro da comunidade do surf e epicentro da sofisticação despojada da cidade. Entre os convidados, figuras como a velejadora, escritora e vice-presidente sênior do movimento “Voz dos Oceanos”, Heloisa Schurmann e também o representante da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira para toda a região do Golfo, Rafael Solimeo.

O grande dia aconteceu no sábado (15), e com ele, uma noite de sofisticação e encantamento no emblemático Sênior Sassi – Ristorante Italiano. O “Connection Red Party” foi cuidadosamente pilotado pelo próprio anfitrião como todo seu olhar detalhista e o compromisso com a excelência.

Uma noite marcada pelo luxo, pelo networking de alto nível e por encontros memoráveis entre grandes nomes de diversos segmentos. “Mais do que comemorar uma trajetória, levei comigo a missão de promover o turismo do meu amado Rio Grande do Norte, apresentando suas belezas e potencial para a sociedade brasileira, para a comunidade brasileira e árabe em Dubai. Um compromisso que abracei com dedicação, sem apoio institucional, mas com a certeza de que cada esforço valeu a pena. Felizmente, tive ao meu lado figuras que compreendem a importância desse movimento”, declarou Toinho na volta ao Brasil.

De volta ao Brasil
Em Natal, o café da manhã que reúne jornalistas, comunicadores e amigos mais próximos já é uma tradição. Esse ano, o jornalista antecipou o clima junino, recebendo seus convidados no restaurante Mangai, unidade de Lagoa Nova: um arraial animado, com direito a bandeirinhas coloridas e balões, além de muito forró.

Mas não para por aí. Em 22 de maio, 80 mulheres participam do encontro “Eu e Elas”. A programação comemorativa ainda conta com evento em São Paulo no mês de julho. Energia e muitas ideias não faltam para este jovem, do alto de seus 74 anos.


Compartilhe esse post

LEGISTECH: PROFESSOR PIRES MACHADO TRAZ REFLEXÃO SOBRE TECNOLOGIA E DEMOCRACIA

  • por
Compartilhe esse post

O professor Luís Fernando Pires Machado, referência no processo legislativo e na comunidade jurídica dos países lusófonos, será o responsável pela apresentação final do LegisTech: Modernização dos Parlamentos Subnacionais, evento iniciado nesta quinta-feira (24) e que acontece até hoje, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A participação do especialista promete encerrar a programação com uma abordagem que une inovação e doutrina jurídica, num debate essencial sobre os desafios da era digital nos parlamentos.

Promovido pela ALRN em parceria com a Bússola Tech, o LegisTech reúne representantes de parlamentos estaduais e municipais de todo o Brasil, além de especialistas internacionais. A conferência é transmitida ao vivo pelo YouTube da Assembleia Legislativa (em português) e pelo canal da Bússola Tech (em inglês), reforçando seu caráter internacional e acessível.

Pires Machado irá tratar das preparações processuais necessárias para a adoção de tecnologias emergentes, com uma visão crítica e prospectiva. “A inovação deve vir acompanhada de sólida reflexão doutrinária, respeitosa dos princípios democráticos e da segurança jurídica”, afirma. A fala do professor deve ampliar o debate sobre a modernização legislativa, apontando caminhos para que a transformação digital ocorra com responsabilidade institucional.

Segundo Mário Sérgio Gurgel, diretor de tecnologia da ALRN, a contribuição do professor engrandece o evento. “Pires Machado é um nome que une prática e pensamento acadêmico. Ele representa a necessária conexão entre teoria e ação, fundamental quando falamos de modernizar processos legislativos com responsabilidade e consistência técnica”, destacou.

Com uma programação repleta de painéis, apresentações e trocas de experiências, o LegisTech se firma como a primeira conferência internacional voltada exclusivamente para a modernização de parlamentos subnacionais, utilizando ferramentas como inteligência artificial e sistemas eletrônicos. O evento posiciona o Rio Grande do Norte no centro do debate global sobre o futuro das casas legislativas.


Compartilhe esse post

ARTICULADOR DE FÁTIMA ACREDITA EM APOIO DE EZEQUIEL AO NOME DE CADU

  • por
Compartilhe esse post

Enquanto o presidente da Assembleia Legislativa (ALRN), Ezequiel Ferreira (PSDB), se coloca aberto a dialogar sobre o leque de possibilidades para 2026, um nome da cúpula do Governo defende que Ezequiel deve permanecer na base e manter palavra de apoio ao projeto governista, que já lançou pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier, atual secretário do Estado da Fazenda. O posicionamento vem do secretário chefe do Gabinete Civil do Governo Fátima Bezerra (PT), Raimundo Alves, que também compõe a cúpula de decisões do PT.

“Vou repetir o que disse em outra oportunidade. Nesses anos de aproximação política com o deputado Ezequiel eu aprendi e acreditar na palavra dele e ele tem afirmado, por mais de uma vez, pro nosso grupo político que está no projeto Cadu”, disse Raimundo ao Diário do RN, nesta quinta-feira (24).

A possibilidade de candidatura de Ezequiel Ferreira ao Governo do Estado voltou a ser comentado após o presidente da ALRN se pronunciar, pela primeira vez, sobre o assunto. Em entrevista neste fim de semana, à Syds TV, em Currais Novos, questionado, Ezequiel afirmou que não descarta disputar nenhum cargo, nem o Governo do Estado, em 2026.

“Eu sou contra as candidaturas que nascem do bolso do paletó, porque elas não representam o sentimento popular. As candidaturas que têm dado certo têm o cheiro do povo, elas têm o incentivo popular”, declarou o parlamentar. “A única coisa que posso dizer é que não descarto nenhuma possibilidade”, complementou.

O nome de Ezequiel começou a circular após entrevista concedida por Garibaldi Alves Filho (MDB), no começo de abril, em Natal. Segundo o pai do vice-governador, Walter Alves (MDB), a candidatura de Ezequiel partiria da parceria entre ele e Waltinho, iniciada em 2024 e com acertos já para 2026. “Essa discussão existe”, disse o ex-senador na ocasião.

Entretanto, Raimundo Alves ainda pondera que a resposta do presidente da ALRN, que é aliado da governadora, se referiu aos cargos legislativos, mas pode ter causado outra impressão.

“Na minha avaliação, assistindo a entrevista eu entendi que ele tava se referindo à candidatura de deputado, estadual ou federal, mas como a pergunta foi a partir de uma fala do senador Garibaldi Filho, semanas atrás, ficou a impressão que ele se referia a disputa pelo Governo. Essa foi minha impressão”, considera o chefe do Gabinete Civil da governadora.

Procurados pelo Diário do RN, Ezequiel Ferreira, Walter Alves e Cadu Xavier não retornaram o contato. Garibaldi Alves preferiu não falar sobre o assunto.


Compartilhe esse post

JEAN-PAUL PRATES DEVERÁ ESCOLHER DESTINO PARTIDÁRIO ATÉ JULHO DE 2025

  • por
Compartilhe esse post

Após entrevista à 98FM, em que admite insatisfação com o PT por ter sido excluído das últimas decisões partidárias e pré-eleitorais do grupo – incluindo a pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do RN pela base governista – o ex-senador e ex-presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates (PT), afirmou que estabeleceu para si um prazo que considera razoável para que tome uma decisão sobre mudança de partido ou permanência no PT. “Eu acho que tenho até pelo menos junho, julho, meados do meio do ano, para abrir todas as possibilidades que vão acontecer. Não estou com pressa”, afirmou ao Diário do RN, nesta quinta-feira (24).

Apesar de Prates ressaltar que não tem pressa, o prazo pode ser útil caso o ex-senador se candidate a algum cargo eletivo em 2026. “Se for o caso de entrar para o processo eleitoral, de trabalhar previamente, trabalhar eleitoralmente”, completa.

A possibilidade de mudança de partido foi aberta por Jean-Paul após os últimos passos e decisões do Partido dos Trabalhadores, ao qual é filiado, sem que ele tenha participado de qualquer momento de decisão e escolha, segundo ele.

“Já estão preenchendo todas as situações e ninguém me consultou para nada, ninguém perguntou nada. Então, estou imaginando que, para o PT, eu não tenho nenhuma utilidade nesse momento. (…) Eu aceito perfeitamente que, se o partido não tem projeto para mim, não tem função para mim hoje, eu tenho também a liberdade de, procurar uma legenda, ou até não procurar ninguém. Sair da política momentaneamente”, avisa.

Jean-Paul acredita que vão acontecer conversas ainda com o PT dentro desse período, mas desde que deixou a presidência da Petrobras, no ano passado, vem recebendo convites de siglas partidárias. De acordo com o ex-senador, há dois critérios que devem definir um provável novo destino partidário.

“Em primeiro lugar, os critérios orgânicos. Tem que ser uma coisa identificada com a esquerda ou centro-esquerda. Eu não saio do campo da esquerda. Eu acho que o Brasil precisa de reflexões, de coisas sociais, inclusive, e eu acho que a direita não me propicia isso. Eu não me vejo em um partido de direita, absolutamente. E circunstancial, eu acho que a gente tem que estar num partido que tenha uma estrutura, que esteja na base do governo, mas que tenha autonomia clara, corpo, para não depender totalmente do governo”, afirma Jean, que chegou a indicar Márcia Maia para o comando do PDT, mas afirma que o partido pode não ser o seu “plano B, necessariamente”.

Apesar destas considerações, Jean-Paul não admite se quer ser candidato, mas se coloca como “disponível” para ser encaixado em algum projeto de grupo ou partido. Ele defende que o conhecimento que tem no campo econômico poderia ser melhor aproveitado dentro da esquerda e, por isso, se coloca como uma possibilidade eleitoral.

“Eu gostaria de continuar a vida publica, provavelmente disputando um mandato porque eu adquiri um certo reconhecimento, para não perder isso, em prol de todo o campo que estou me referindo aqui. Acho que temos poucas pessoas no nosso campo que dialogam com as forças de mercado, com as pessoas que empreendem, não faltam gente para abordar temas sociais, isso não falta na esquerda, mas falta quem consegue teorizar e entregar projetos da área econômica.

Eu acho que a gente não pode se dar ao luxo de perder recursos desse tipo”, afirma.

Ele observa a situação do PT e da esquerda como um todo no país, sem o comando dos maiores estados, e defende seu nome como uma contribuição.

“Um partido que tem hoje, ou um campo até, que tem hoje, contra si o governo do Rio de Janeiro, o governo de São Paulo, o governo de Minas, do Rio Grande do Sul, tem os quatro principais Estados que não são da sua base. Mais o Paraná, mais Goiás, mais outros estados importantes.

Será que pode abrir mão de uma pessoa que conseguiu ocupar um cargo na presidência da Petrobras, entregar o melhor resultado da história, ter uma história importante como senador, mesmo estando na oposição, em áreas importantes?”, questiona, alertando, o ex-senador.

Rompimento com Fátima
Apesar disso, o ex-senador não admite que a situação signifique um rompimento com o partido, nem com Fátima Bezerra (PT). Ele reitera que não deverá tomar decisão nenhuma sem antes conversar com a governadora, para não tornar “desconfortável”, ao contrário do que aconteceu após anúncio de Cadu Xavier.

“Eu vou procurá-la no momento certo, ou se ela vier, a gente vai falar, vai se encontrar de algum jeito. Essa conversa, para mim, seria igualmente desconfortável, como deve ter sido para ela, igualmente, anunciar um candidato eventualmente, sem a gente ter conversado. E seria fazer a mesma coisa com ela. Então, eu não gostaria de fazer isso”, ressalta.

A decisão, conforme Prates, partirá do cenário que possa existir para ele, para o PT e para o conjunto. “A gente pode até discordar de política dentro do governo — ela tem assuntos, eu também tenho, todo mundo tem uma crítica, alguma coisa interna para falar — mas para construir”, reafirma.


Compartilhe esse post