A missa de ação de graças aos 75 anos de vida do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, aconteceu nesta quarta-feira, 30, na Catedral Metropolitana e foi presidida pelo aniversariante, além de contar com a presença de bispos, padres, diáconos, religiosos e fiéis. Atualmente, além de arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime é o bispo referencial de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB e também é o Presidente da Comissão Especial para a “Causa dos Santos”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Dom Jaime nasceu em 30 de março de 1947, na cidade de Tangará (RN). No dia 1º de fevereiro de 1975 foi ordenado padre, por Dom Nivaldo Monte, no Ginásio Poliesportivo do SESC, em Natal. A nomeação para arcebispo de Natal foi em 21 de dezembro de 2011 e a posse, em Natal, aconteceu em 2012. Dom Jaime possui 27 anos de episcopado, dos 47 anos de sacerdócio. No período em que foi reitor do Seminário São Pedro, Dom Jaime dividia suas funções como coordenador das Comunidades Eclesiais de Bases, as chamadas CEBs, tendo sido Vigário Episcopal para as pastorais sociais.
Durante a celebração, na homilia, o aniversariante reverenciou o momento sendo de ‘graça e alegria’ poder chegar aos 75 anos de vida e ter uma história pessoal associada às lutas. “Tive o prazer participar de ações sociais importantes para o desenvolvimento do povo do Rio Grande do Norte, como no tocante às ações voltadas para a convivência com o semiárido”, lembrou. “Os que aqui estão nesta noite é porque se identificam com a minha história de vida”, disse Dom Jaime. “Deixo aqui a minha gratidão. A minha vida e a de todas as outras”, agradeceu.
Atualmente Dom Jaime atua em ações como as realizadas pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), que trabalha na construção de cisternas, quintais produtivos e incentivo à organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Ao fim da celebração Dom Jaime foi presenteado com a apresentação da Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte e recebeu felicitações dos presentes.