A indústria do Rio Grande do Norte está no meio do ranking entre todos os estados nordestinos, segundo dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa, divulgados na última quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), que abrange as indústrias extrativas e de transformação. A classificação do RN, em 5º lugar, é com base no valor de transformação industrial (VTI), com 6,1% de todo o índice na região.
O VTI é definido pela diferença entre o valor bruto da produção industrial – que inclui a soma da receita líquida industrial, da variação dos estoques dos produtos acabados e em elaboração e da produção própria realizada para o ativo imobilizado – e o custos das operações industriais, definido pelos custos ligados diretamente à produção industrial, como matérias-primas, energia elétrica, combustíveis, manutenção de máquinas e outros fatores.
Em âmbito nacional, o Nordeste representa 9,5% do VTI nacional. Vale ressaltar que os dados são referentes ao ano de 2020, foram apurados em 2021 e divulgados nesta semana pelo IBGE.
AGORA RN