Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal paga o quarto lote de restituições aos contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda 2022. No Rio Grande do Norte, 38.672 contribuintes receberão as restituições, que somam R$ 57.038.818,31.
O próximo lote, quinto e último, será pago dia 30 de setembro.
Foram também liberadas consultas aos lotes residuais de anos anteriores, ou seja, quem caiu na malha fina, mas depois acertou as contas com o leão.
As consultas podem ser feitas na página da Receita na internet e no aplicativo da Receita que pode ser instalado em tablets e smartphones.
– Clique aqui para baixar a versão para Android
– Clique aqui para baixar a versão para iOS (Apple)
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações do G1 RN