Início » BENES DEFENDE ALLYSON PARA O GOVERNO E STYVENSON E ZENAIDE AO SENADO EM 26

BENES DEFENDE ALLYSON PARA O GOVERNO E STYVENSON E ZENAIDE AO SENADO EM 26

  • por
Compartilhe esse post

O deputado federal Benes Leocádio acredita que o desempenho do partido União Brasil, ao qual é filiado, oferece nomes e estrutura ideais para protagonizar a disputa pela oposição na eleição de 2026 no Rio Grande do Norte. Em entrevista concedida ao Diário do RN, o parlamentar destacou o crescimento do União Brasil, que alcançou 28 prefeituras no Estado, incluindo Natal, Mossoró e Parnamirim, colocando a sigla em posição privilegiada para liderar as articulações das próximas eleições gerais. “É natural que o partido, com o crescimento alcançado, tenha estatura e condições de participar do tabuleiro de discussões em 2026. Temos organização partidária e quadros qualificados para isso”, afirmou.

Para Benes, Allyson Bezerra é uma liderança forte e preparada para disputar o Governo do Estado. Reelegendo-se com quase 80% dos votos em Mossoró, Allyson, segundo o deputado, tem a empatia do eleitorado e poderia liderar a chapa majoritária da oposição. “Ele já demonstra liderança jovem e preparada. Com organização partidária, alianças construídas e o apoio popular, temos condições de lançar uma candidatura forte para o Governo”, pontuou.

Para o Senado, Benes vê o atual senador Styvenson Valentim (Podemos) como um nome natural para a reeleição, devido ao trabalho que vem realizando. Ele também mencionou a possibilidade de a senadora Zenaide Maia, atualmente na base do governo Lula, compor com a oposição ao PT no Estado, caso seu partido, o PSD, opte por esse caminho. “Cabe à senadora ou ao PSD definir o projeto político que desejam seguir. Não vejo essa possibilidade descartada”, afirmou.

O deputado ressaltou a importância de manter a aliança formada em torno da eleição de Paulinho Freire em Natal, com partidos de centro e direita, como PL, União Brasil, Republicanos, Podemos e Solidariedade, visando replicar o modelo de sucesso no pleito estadual. “O resultado de Natal pode ser repetido no Estado, com até mais força. Essa união de partidos é fundamental para construirmos um entendimento que nos dê grandes chances em 2026”, disse.

O deputado também elogiou o ex-ministro Rogério Marinho, apontado pelo PL como possível candidato ao Governo.

Leia a entrevista na íntegra:

Benes sobre Zenaide na oposição: “Não vejo impossibilidade”

Parlamentar do União Brasil avalia que a chapa da oposição em 2026 deve ser formada por nomes de centro no RN

“Os partidos de centro e direita que participaram da eleição de Paulinho estarão naturalmente próximos” – Foto: Reprodução

Diário do RN – O União Brasil se fortaleceu no Rio Grande do Norte em 2024, de que forma o senhor pensa que esse resultado pode direcionar para as eleições gerais em 2026?
Benes Leocádio – Olha, é natural que o partido, com o crescimento alcançado agora nas eleições de 2024, chegando a 28 prefeituras no Rio Grande do Norte, dentre elas as duas maiores do estado, Mossoró e Natal, e com participação também no maior colégio eleitoral, que é Parnamirim, elegendo a vice-prefeita, imagino que tem condições e estatura para se colocar no tabuleiro de discussões em 2026. Temos quadros e uma organização partidária sob a presidência do experiente senador José Agripino Maia. Acredito que será inevitável não se colocar o União Brasil no tabuleiro dessa discussão.

Diário do RN – O senhor acha que essa aliança formada em torno de Paulinho Freire deve continuar como uma união da oposição?
Benes Leocádio – Eu não só acredito que deva continuar, como torço para isso. O resultado de Natal pode ser tranquilamente repetido no Estado, até com ampliações. Os partidos de centro e direita que participaram da eleição de Paulinho Freire estarão naturalmente próximos para construir um entendimento nas eleições estaduais. Acredito eu que, se confirmarmos essa união, o União Brasil terá grandes chances de disputar a eleição de 2026.

Diário do RN – Quem o senhor acha que pode ser o nome ao Governo do Estado?
Benes Leocádio – Temos bons nomes, mas, sendo claro e direto, hoje o prefeito reeleito de Mossoró, Allyson Bezerra, demonstra capacidade, condições e sobretudo empatia do eleitor potiguar, como mostram os números. Claro que ainda é cedo, vamos ser realistas com isso, mas, se colocarmos o nome de Allyson em qualquer levantamento para 2026, naturalmente ele já é muito bem citado. Com organização partidária e alianças construídas, temos grandes chances de lançar uma candidatura, também com o apoio popular. Não adianta construir um arranjo partidário, político, sem a simpatia do povo. E eu tenho a impressão que Allyson, com quase 80% dos votos na sua reeleição, já tem uma largada com a grande demonstração de uma liderança muito forte, jovem, preparado e com condições para disputar o Governo do Estado.

Diário do RN – E quem poderia sair ao Senado nessa chapa?
Benes Leocádio – Hoje, vemos o senador Styvenson Valentim como um forte candidato à reeleição, pelo trabalho que vem realizando. Também há uma simpatia, declarada pelo prefeito Allyson, em relação à reeleição da senadora Zenaide Maia. É natural também que o PL apresente um nome forte, caso faça parte da discussão da formação da chapa, porque tem também bons quadros. Esperamos que as discussões partidárias conciliem interesses, para que possamos ir para o pleito com uma chapa competitiva, disputando de igual para igual e com reais chances de vitória.

Diário do RN – A senadora Zenaide, que faz parte da base do governo Lula, poderia compor com a oposição ao PT no Estado?
Benes Leocádio – Não vejo impossibilidade. Agora, o desejo ou a condição ou o projeto político, cabe à senadora ou ao partido dela, o PSD, definir qual será. O PSD, aliás, elegeu um bom número de prefeitos, e o esposo da senadora, Jaime Calado, retornou à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Ele já declarou que não é nem de extrema direita nem de extrema esquerda, o que pode permitir uma aproximação nesse projeto de centro-direita.

Diário do RN – Há também o nome de Rogério Marinho, apontado pelo PL como possível candidato ao Governo. Como deve se dar esse diálogo com tantos nomes disponíveis?
Benes Leocádio – Rogério é um grande quadro, teve sucesso eleitoral recente como senador e fez um excelente trabalho como ministro da Integração Nacional, inclusive para o nosso Estado, com obras estruturantes, obras hídricas, principalmente. Mas, como mencionei, isso será parte de uma discussão entre as agremiações partidárias. Ele já declarou torcida para que o palanque de 2024 se repita em 2026. Acredito que, com diálogo, conseguiremos acomodar os interesses de todos os partidos envolvidos na construção da chapa majoritária.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *