Início » AGRIPINO: “PAULINHO É O MELHOR PARA GOVERNAR NATAL E JOANNA É POSITIVA”

AGRIPINO: “PAULINHO É O MELHOR PARA GOVERNAR NATAL E JOANNA É POSITIVA”

  • por
Compartilhe esse post

Agripino quer construir grande aliança para viabilizar nome de Paulinho Freire como candidato a prefeito – Foto: Reprodução

“Joanna Guerra é uma especulação positiva. E Paulinho Freire é o melhor quadro político para governar Natal e minha aposta pessoal para 2024”, afirmou o presidente do União Brasil no Rio Grande do Norte, ex-senador José Agripino Maia, ao Diário do RN nesta quinta-feira (10). Para ele, um nome técnico como o da secretária de Planejamento de Natal, que é bem visto pelos aliados do prefeito e bem avaliado em Natal, pode ser uma aposta com resultados positivos.

“O nome de Joanna Guerra é uma especulação positiva. Todos sabem que Paulinho Freire é o melhor quadro político para governar Natal e é a minha aposta pessoal para a Prefeitura Municipal na Capital. Aliás, Paulinho é um dos quadros mais qualificados do União Brasil para disputar qualquer cargo. Mas, uma eleição se ganha com a soma das forças políticas e uma candidatura tem que ser construída para ganhar, para vencer. E isso está em construção”, explicou.

Agripino falou que formar alianças com forças políticas como Álvaro Dias (Republicanos) e outras lideranças importantes no Estado é o foco do partido para viabilizar uma composição forte, poderosa e vitoriosa para a sucessão municipal de 2024. “Estamos dialogando com todos os líderes políticos para construir um arco de alianças para que seja possível vencermos a eleição e uma aliança com o prefeito é um dos objetivos do partido”.

O deputado federal Paulinho Freire (União) reforçou que uma aliança com o grupo político de Álvaro Dias “vai fortalecer muito nossa luta um nome aprovado pelo prefeito”. O pré-candidato, eleito deputado federal com quase 78 mil votos, falou que hoje, o partido está trabalhando a “fase de crescer nossa candidatura, procurando partidos de centro que defendam as mesmas bandeiras políticas que nós, para construirmos juntos uma composição que uma o centro em prol da população de Natal”.

O pré-candidato, com extenso currículo administrativo com experiências no Legislativo e no Executivo municipal, confirmou que o União Brasil tem dialogado com partidos de centro, incluindo o Republicanos de Álvaro. “Na política, precisamos escutar e buscar o entendimento entre todos, para construirmos uma chapa forte e vitoriosa. E é isso o que estamos fazendo hoje”, explicou.

Paulinho conta com o apoio de um grupo de 22 vereadores natalenses que apoiam sua candidatura, mas destacou que necessita também do aval de diversos setores da sociedade natalense. “Fomos seis vezes presidente da Câmara Municipal, já tive uma experiência no legislativo estadual, fui vice-prefeito de Natal. Temos o aval do partido, mas vamos conversar com setores da sociedade, lideranças dos bairros, segmentos empresariais, médicos, enfim, com toda a sociedade civil”.

União Brasil bem posicionado em Parnamirim e Mossoró

Além da Prefeitura da Capital do Estado, o União Brasil pode conquistar as administrações municipais de Mossoró e Parnamirim, respectivamente, segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Norte. Juntos, os três municípios somam concentram 35,35% de todo o eleitorado do Rio Grande do Norte, ou seja, 903.015 eleitores, dos 2.554.727 eleitores, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo José Agripino, o trabalho desenvolvido em Parnamirim tem focado na pacificação das forças políticas de centro, para a construção de uma candidatura robusta para disputar a sucessão em 2024. O nome do comunicador Salatiel de Souza (União), que pertence ao grupo do atual prefeito Rosano Taveira (Republicanos), vem ganhando adesão de um número crescente de lideranças, suplentes e parlamentares parnamirinenses.

Somente nas últimas semanas, Salatiel conquistou o apoio de parte do diretório estadual do PSB e dos vereadores Afrânio Bezerra (Avante), Eder Queiroz (PSC), Léo Lima (PSC), Professor Diego (PSB) e do vice-presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Michael Borges (PSDB). “Parnamirim é uma aposta positiva, assim como Mossoró”, disse o presidente estadual do União Brasil.

Já Mossoró apresenta um quadro mais consolidado, segundo José Agripino. “Trata-se de uma corrida para a reeleição do prefeito Allyson Bezerra, filiado ao nosso partido no início de julho. Com a grande representatividade e relevância político eleitoral que o prefeito de Mossoró possui hoje, é uma aposta muito positiva”, destacou.

Allyson confirmou, em entrevista ao Diário do RN, que disputará a reeleição e que é focado na gestão pública, tema pelo qual afirmou ser totalmente dedicado. Em dezembro de 2022, o prefeito de Mossoró teve sua gestão à frente de Mossoró aprovada por 86% da população, conforme pesquisa realizada pela TCM/TS2.

“Meu papel é técnico e não político”, diz Joanna

Aprovada pelos vereadores aliados ao prefeito Álvaro Dias como uma “boa opção” para ser a vice-prefeita em uma chapa encabeçada por Paulinho Freire, a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, falou ao Diário do RN que seu “papel é sempre técnico e nunca político” e que não pensa ou pretende opinar sobre questões políticas.

Secretária de Planejamento, Joanna Guerra, tem sido citada por aliados Foto: Reprodução Arquivo Pessoal

“Contribuirei com a gestão, que tem executado obras estruturantes por toda cidade, tendo a minha pasta, um papel importante no monitoramento dessas entregas. Meu papel é sempre técnico e nunca político. Sei que o prefeito está preocupado em cumprir bem o seu mandato, contribuindo com o desenvolvimento de Natal. Esse é o foco da gestão. Não tenho pensado, nem pretendo opinar sobre questões políticas. Continuarei desempenhando tecnicamente minhas funções na Prefeitura Municipal de Natal”, afirmou, ao Diário do RN nesta quinta.

O nome de Joanna passou a circular entre pouquíssimos e privilegiados integrantes do círculo íntimo de Álvaro em meados de junho passado e um destes aliados confirmou ao Diário do RN que o prefeito apostará no perfil totalmente técnico, não testado nas urnas e livre das “nódoas” da polarização ideológica entre direita e esquerda que dominou as últimas duas eleições no país. “Me sinto lisonjeada e acredito que isso venha a ser fruto da dedicação que tenho tido para fazer se concretizarem os projetos e as obras importantes para a cidade”, falou.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *