Início » AZEVEDO RECUA E ANUNCIA APOIO A PAULINHO E SALATIEL, CANDIDATOS DO PL

AZEVEDO RECUA E ANUNCIA APOIO A PAULINHO E SALATIEL, CANDIDATOS DO PL

  • por
Compartilhe esse post

Após reuniões e um quase acerto definitivo para subir ao palanque de Carlos Eduardo (PSD), o deputado estadual do PL, Coronel Azevedo, resolveu dar um passo atrás e seguir ao lado de Rogério Marinho (PL) nos apoios que dará nesta eleição. O parlamentar anuncia hoje, às 15h, apoio a Paulinho Freire (UB) em Natal e a Salatiel de Souza (PL), em Parnamirim. A declaração será oficializada na sede do Partido Liberal, ao lado do presidente estadual da legenda e secretário-geral nacional do PL, senador Rogério Marinho, e do deputado federal General Girão (PL), que anunciou adesão a Paulinho Freire no dia 20 de maio.

Coronel Azevedo e General Girão, assim como o deputado federal Sargento Gonçalves (PL), resistiram à decisão do PL de não lançar candidatura própria a prefeito da capital e questionaram o apoio a Paulinho Freire (UB). Gonçalves pontua o posicionamento de Paulinho na Câmara Federal, que votou em “80% dos projetos a favor do Governo Federal”.

Em Parnamirim, a resistência se deu ao nome de Salatiel, pré-candidato lançado pelo PL.

Azevedo chegou a receber em seu gabinete, na Assembleia Legislativa, a vice-prefeita e pré-candidata a vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires (UB), que se opõe ao PL compondo chapa com a Professora Nilda (Solidariedade). Diferentemente de Gonçalves, entretanto, Azevedo decidiu seguir o caminho de Girão e não virar as costas para o PL.

Pouco antes da decisão, porém, Coronel Azevedo foi o responsável por levar o Sargento Gonçalves às reuniões e o entregou a Carlos Eduardo. A ligação com a igreja evangélica e a indicação do nome do “irmão em Cristo”, Jacó Jácome, como vice do ex-prefeito foi a justificativa para a aproximação dos parlamentares do PL com a chapa opositora de Paulinho, e do PL.

Em entrevista ao Diário do RN, nesta quarta-feira, 2, durante oficialização do apoio ao PSD, Sargento Gonçalves explicou: “Nos últimos 15 dias eu fui procurado e levado pelo deputado Coronel Azevedo, que me convidou a conversar com Jacó e Antônio Jácome, que são nossos irmãos em Cristo da igreja Assembleia de Deus. Aquilo me cativou e eu coloquei como condicionante pra Carlos Eduardo. Se o senhor aceitar Jacó como candidato a vice-prefeito na sua chapa, o senhor terá o meu apoio. E conversei com o senador Rogério Marinho, levei a mesma informação para ele. Então não foi nada feito às escuras”.

A conversa com o líder Rogério Marinho, no entanto, levou Coronel Azevedo a recuar, tanto em Natal, quanto em Parnamirim.

O PL nacional emitiu resolução, ratificada nas últimas semanas pela Executiva Estadual, proibindo os filiados e, principalmente, parlamentares de mandato do partido, a anunciar outro apoio nos municípios em que a sigla apresente candidatura própria. Não é o caso de Natal, mas na capital, o apoio ao nome de Paulinho tem intenções em 2026, o que pode ter pesado para o deputado estadual.

A situação em Parnamirim é diferente. Rogério Marinho explicou em entrevista ao Diário do RN publicada na última terça-feira, 30: “Se algum detentor do mandato se posicionar, após a convenção partidária, no sentido contrário, é evidente que o partido vai se posicionar também no sentido de dar o tom que nós imaginamos que é o adequado do ponto de vista partidário, inclusive submetendo essa pessoa à comissão de ética”, antecipou.

O fortalecimento do partido do ponto de vista programático e ideológico, reforçado pela fidelidade dos seus membros, também entra nos cálculos do PL.

“Isso faz parte. O processo de discussão de contraditório existe dentro dos partidos e é absolutamente normal, saudável, nós ficamos tranquilos. (…) A consumação do processo só se dará, eventualmente se isso ocorrer, após as convenções. Então, eu estou aguardando as convenções confiando que o partido vai sair unido”, complementou Marinho.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *