Uma encenação da Conferência do Potengi celebrará os 82 anos do fato histórico, ocorrido em Natal, no prédio histórico da Rampa, no dia 28 de janeiro de 1943, entre os então presidentes Getúlio Vargas, do Brasil, Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos. O evento será realizado na próxima terça-feira (28), às 9:30, no Centro Cultural Rampa, em Santos Reis, Zona Leste da capital potiguar.
Na Conferência do Potengi, ficou acertada entre os presidentes uma maior participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com o envio de tropas para o front de batalha, o que resultou na criação da Força Expedicionária Brasileira. Após o encontro, a dupla de governantes seguiu em carro aberto pelas ruas da cidade, em direção a Parnamirim, onde visitaram a base aérea.
A encenação, com os personagens Vargas, Roosevelt, entre outros que ficaram marcados na história, ocorrerá em um comboio de carros antigos, durante parte do percurso realizado originalmente, por ruas históricas da capital. “Nós iremos exatamente fazer o desfile lembrando o Jeep da época, daquela foto clássica que tem no segundo arco da rampa; faremos parte do desfile original – eles sairão da rampa, irão à Cidade Alta, este ano, passaremos pela Prefeitura, pelo Centro da Cidade”, explicou o historiador Augusto Maranhão.
O especialista explicou que o evento busca evidenciar a importância de Natal na Segunda Guerra Mundial. “Não a importância realmente de guerra, mas a importância de Natal para a paz. Se nós não tivéssemos nosso ponto estratégico de mandar reforços, alimentação, armas e tropas, especialmente por Natal, a guerra, segundo Churchill, teria demorado muito mais tempo para o seu final, e, com isso, destroçado mais ainda, a economia mundial, a perda de vida, de material, de tudo”, disse.
“Então, a participação de Natal é de suma importância porque a guerra terminou mais cedo, antecipou o seu final. Isso é o que nós tentamos divulgar; que não Natal não é guerra, Natal foi a paz”, completou Maranhão.
Ao retornar para o Centro Cultural Rampa, às 10:30, haverá uma mesa de debates sobre Natal no contexto da Segunda Guerra Mundial, com participação de pesquisadores e incentivadores do tema, como membros da Prefeitura, da Fundação José Augusto, do Grupo Amigos da Rampa e guias de Turismo.
O evento é realizado pelo grupo Amigos da Rampa, derivado da antiga Fundação Rampa, que foi uma fundação criada pela Força Aérea em 2011, com o objetivo principal de transmitir a importância de Natal para a história da aviação. Apoiam a realização, o Governo do Estado, a Prefeitura do Natal e o projeto Viva o Centro.