Início » COVID-19: NOVAS VARIANTES E PESSOAS SEM ESQUEMA COMPLETO DE VACINAÇÃO FAZEM INTERNAÇÕES AUMENTAREM 106% EM 11 DIAS NO RN

COVID-19: NOVAS VARIANTES E PESSOAS SEM ESQUEMA COMPLETO DE VACINAÇÃO FAZEM INTERNAÇÕES AUMENTAREM 106% EM 11 DIAS NO RN

  • por
Compartilhe esse post

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 106% no número de casos de Covid-19 em apenas 11 dias.

Em maio, foram registrados 845 casos, enquanto somente nos últimos 15 dias de junho esse total foi elevado para 2.699.

Mesmo com o aumento da incidência da doença no estado, os dados não refletem uma diferença considerável no número de óbitos.

Entre maio e junho, o número de mortes confirmadas saiu de 8.175 para 8.208, sendo a maior parte óbitos que estavam sob investigação.

As informações apresentam como base o levantamento realizado pelos informes epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) do RN.

Muitos dos internamentos são de pessoas que não completaram o esquema vacinal ou sequer se vacinaram.

O pesquisador Francisco Paulo Freire Neto, do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apontou que o instituto tem observado no estado, junto ao trabalho de vigilância com o Instituto Butantan e ao Laboratório Getúlio Sales Diagnósticos, a presença das sublinhagens BA.4 a BA.5, além da BA2.12 da Ômicron, que têm sido também associadas ao aumento de casos tanto no RN quanto em outros locais do mundo.

“Então esse aumento pode ser pelas mutação de vírus ou escape imunológico que faz com que o vírus fuja da resposta imunológica da vacina”, explicou.

Diante desse cenário, ele reforça a necessidade de medidas preventivas como o distanciamento social e a importância da população tomar as doses de reforço da vacina, essenciais no processo de imunização e combate à doença.

“É muito cedo para dizer, mas pode ser que tenhamos uma onda como janeiro. Por isso, a importância de enfatizar a imunização ”, complementou o pesquisador.

Com informações da Tribuna do Norte


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *