Início » HACKRES ATACARAM OUTROS ÓRGÃOS DO GOVERNO FEDERAL, ALÉM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

HACKRES ATACARAM OUTROS ÓRGÃOS DO GOVERNO FEDERAL, ALÉM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

  • por
Compartilhe esse post

Sistemas da Polícia Rodoviária Federal também sofreram ataques de hackers

Mais três órgãos do Governo Federal foram vítimas de ataques cibernéticos de hackers. A invasão ocorreu agora aos sistemas da Controladoria Geralda União (CGU), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

Ainda nesta segunda-feiraria (13.12), o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (CTIR Gov), do Governo Federal, já tinha emitido nota sobre um possível novo ataque de hackers.

A PRF divulgou em nota que seu Sistema Eletrônico de informações (SEI), ainda não foram totalmente restabelecidos e que é usado pelos servidores da instituições divulgarem informações oficiais.

No caso da CGU, seu serviço de nuvem foi atacado pelos hackers na sexta-feira (10.12), por volta das 17h40. A instituição tem um backup dos seus dados e que já na noite da segunda-feira (13.12), estava com todos os seus dados em operação.

Já o IFPR emitiu a seguinte nota: “O ambiente de nuvem do IFPR sofreu um grande ataque hoje [sexta-feira (10.12)] por volta das 18h. O ataque afetou praticamente todos os sistemas institucionais. A equipe da DTIC está reunida neste momento com as equipes da AWS, Claro/Embratel e TI do MEC para conseguir mensurar até onde o ataque chegou e qual a melhor e mais ágil maneira de recuperação dos nossos sistemas. Assim que a Diretoria de TI tiver mais informações, comunicaremos.”

Ataques anteriores

Este foi o segundo ataque registrado pelo Governo Federal. Na sexta-feira (10.12), foi anunciado ataques de hackers ao site do Ministério da Saúde e do aplicativo do ConecteSUS, que permite a população emitir o Certificado Nacional de Vacinação e que ainda continua fora do ar. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que estes ataques a PRF, CGU e IFPR, foram ataques de menor potencial.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *