
“Nós não temos amnésia política, deputado Tomba Farias, e sabemos o que é o caos. Aqui no Rio Grande do Norte, nem de longe é isso que acontece com a gestão de Fátima Bezerra (PT), que tirou o Estado da UTI. Hoje às políticas do governo passam a reta Tabajara e chegaram ao interior”. Foi com esse desabafo que a deputada estadual Isolda Dantas (PT), rebateu nesta quarta-feira 1º, as declarações dadas pelos deputados estaduais Tomba Farias (PSDB) e de seu colega de partido, José Dias, que, em entrevista ao AGORA RN, os parlamentares de oposição ao governo do RN, avaliaram a gestão da governadora Fátima Bezerra.
Isolda mandou o recado: “O deputado Tomba fez essa declaração de que o governo é o “retrato do caos”, então eu quero aproveitar para refrescar a memória dele e fazer alguns questionamentos ao deputado sobre o que é o caos!”
A deputada estadual Isolda questiona: “O deputado Tomba acha que o caos são os servidores, todos os agentes da segurança pública receberem de forma antecipada até o dia 15 o seu pagamento, independente da faixa etária salarial? Ou o caos é afirmar que o Rio Grande do Norte, antes de Fátima assumir a gestão, vivia em pânico com as constantes rebeliões nos presídios? Será que o deputado Tomba lembra da Penitenciária de Alcaçuz e do massacre que aconteceu lá? Será que ele não se recorda disso”, questionou a parlamentar.
Isolda ressaltou que na época: “O Rio Grande do Norte chegou a ficar em 1º lugar no ranking dos Estados mais violentos do Brasil, na época que o governo Robinson Faria comandava o Estado. O mesmo governo que ele apoiou na ocasião”, disse.
Segundo a deputada estadual do PT: “O governo que Tomba apoiou, foi o mesmo que atrasou quatro folhas salariais dos servidores públicos, tendo recebido valores significativos, inclusive para aplicar na saúde do Estado e não aplicou. E deixou esses servidores sem receber salários, como todos os servidores do Rio Grande do Norte”, afirmou Isolda.
Para Isolda Dantas, se quiser ver o que é o caos é só olhar para o passado: “O Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, tinha todos os seus corredores ocupados por pacientes por falta de leitos hospitalares, era muita gente amontoada nos corredores em busca de socorro.”
A petista continua: “Vou convidar o deputado Tomba Farias para refrescar a memória dele, para ir no Hospital Tarcísio Maia atualmente, que graças a governadora conta com 40 leitos de UTI e nenhum paciente nos corredores sofrendo”, destacou.
Isolda Dantas prossegue: “Quero refrescar a memória do deputado Tomba em relação à educação. Quantas escolas, que o governo que o deputado apoiou na época, foram reformadas? Quantas escolas foram anunciadas para construção? Pois é, no governo que o deputado diz que é o caos, está prevista a reforma de 60 escolas, a construção dos Institutos Federais, e acima de tudo, o respeito maior, que é o pagamento em dia dos professores e, também os pagamentos atrasados dos educadores que o governo Robinson Faria deixou. Então de fato, o deputado Tomba Farias deve ter contraído amnésia política. Assim é mais do que necessário que a gente relembre”, esclareceu.
A petista disse que: “Se o deputado Tomba olhar um pouco para trás, verá que o Rio Grande do Norte estava perdendo empregos, porque inclusive o projeto de política de incentivo fiscal do governo que o deputado apoiou, tanto Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, era algo que não apoiava as empresas, ou seja, empurrava as empresas para outros Estados, como a Paraíba e o Ceará. Mas agora a realidade é outra, o nosso Estado já recuperou todos os empregos perdidos no tempo da pandemia. Então deputado, amnésia política você tem, nós não”, finalizou Isolda Dantas.
Para o senador Jean Paul Prates (PT): “Os deputados só enxergam o que querem ver. Fátima pegou o governo com quatro folhas atrasadas e está terminando de pagar esse débito. Mesmo diante dessa crise financeira e da pandemia, tem reformado escolas, estimulado o turismo, os pequenos empreendedores.
*Texto de Adenilson Costa publicado no Jornal Agora RN.