Início » JEAN PAUL CHAMA BOLSONARO DE ‘INCOMPETENTE’ POR SER 1º PRESIDENTE A TERMINAR MANDATO COM SALÁRIO MÍNIMO VALENDO MENOS

JEAN PAUL CHAMA BOLSONARO DE ‘INCOMPETENTE’ POR SER 1º PRESIDENTE A TERMINAR MANDATO COM SALÁRIO MÍNIMO VALENDO MENOS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: ALESSANDRO DANTAS

O presidente Jair Bolsonaro vai terminar seu mandato em dezembro de 2022 como o primeiro presidente, desde o Plano Real, a deixar o salário mínimo valendo menos do que quando entrou em 2018.

Para o senador Jean Paul Prates (PT/RN), Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes, “massacraram o povo brasileiro”.

Jean Paul lembrou ainda que o salário mínimo teve “ganhos expressivos nos governos do PT” e que, pela primeira vez, em 28 anos passa a valer menos.

“Não é só incompetência! Bolsonaro e Paulo Guedes massacram os mais pobres de forma planejada. O salário mínimo que teve ganhos expressivos nos governos do PT vai valer menos pela primeira vez em 28 anos. O BRASIL PIOROU!”, opinou em publicação nas redes sociais.

De acordo com levantamento de O Globo, pelos cálculos da Tullett Prebon Brasil, a perda será de 1,7%. Isso, se a inflação não acelerar mais do que o previsto pelo mercado no Boletim Focus, do Banco Central, base das projeções da corretora. As previsões vêm sendo revisadas para cima há 16 semanas. O piso salarial cairá de R$ 1.213,84 para R$ 1.193,37 entre dezembro de 2018 e dezembro de 2022, descontada a inflação.

Dois fatores explicam a perda inédita. Um deles é o ajuste fiscal, pelo peso do salário mínimo na indexação do Orçamento da União, ou seja, reajustes no piso têm impacto em uma gama de outras despesas, como benefícios sociais e gastos com Previdência. O segundo é a aceleração da inflação.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *