O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana cumpre agenda em Natal e nesta segunda-feira (21), participou da cerimônia para assinatura de documento para a adesão do Rio Grande do Norte ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e ao programa Escola em Tempo Integral, a ocasião selou o pacto do Governo Federal com a pauta da educação e obras no RN.
Com o espaço de reuniões lotado no Holiday Inn, diversos prefeitos, representantes estaduais e municipais, lideranças estudantis, além de educadores do ensino básico e superior estiveram presentes, além de estudantes e atletas paralímpicos do Estado que recentemente conquistaram mais de 68 medalhas nas paralimpíadas.
“A minha primeira pauta aqui hoje é fazer uma parceria importante para que todas as 124 obras do RN possam ser restabelecidas e entregues à educação pública do RN”, ressalta Camilo Santana, que reforça que a pauta da educação é um regime de colaboração entre líderes do município, prefeito e entre os ministérios. Além disso, a pauta entre reformas e atenção básica também serão pensadas no lúdico: “Cada sala de aula vai ter um cantinho de leitura com livro, com estrutura, isso estimula a criança a aprender a ler e escrever, e considero essa uma das mais importantes políticas lançadas”.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como foco a alfabetização das crianças na idade certa. O Ministro afirmou que foi feita uma pesquisa nacional envolvendo 250 alfabetizadores de todas as regiões do Brasil para definir o que é uma criança alfabetizada na idade certa, que será um ponto-chave para o estabelecimento por meio do programa.
“Esses preços representam algo em torno de 80 milhões de reais que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que o MEC, está colocando à disposição desses 68 municípios para que eles possam fazer adesão e terão os contratos reativados, os recursos disponibilizados para retomar todas essas obras aqui do Rio Grande do Norte”, disse Camilo.
Além disso, dentre as construções, o ministro reforçou que a ideia é estabelecer uma parceria, incentivando o ensino profissionalizante: “O jovem do ensino médio tem que querer ir para a escola, ele tem que gostar de estar na escola, ele tem que ter esperança de que vai ter uma capacitação, uma formação. Se ele quiser ir para a faculdade, ele vai, principalmente focando em áreas de tecnologia, faltam profissionais nessa área”.
No RN são 124 obras em 68 municípios. Dentre esse número, 52 já foram aderidas e a meta é que até o dia 10 de setembro todas as obras sejam reestabelecidas e entregues à educação pública do Estado.
Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra afirmou que o RN está ‘avexado’ para aprender e garantiu 100% de aderência dos municípios à agenda da Criança Alfabetizada: “Nada pode ser maior do que a necessidade de estarmos unidos em prol do desenvolvimento das nossas cidades, do nosso estado e do Brasil”.
Na ocasião, Fátima Bezerra afirmou que a meta é, dentre as 12 escolas sendo construídas, a inauguração de 10 escolas técnicas para a juventude ocorra até janeiro de 2024. O Governo do Estado do RN investe R$ 110 milhões na construção das 12 unidades do IERN, contemplando todas as regiões do Estado.
Ministro da Educação visita obras do IERN em Felipe Camarão
Pela manhã desta segunda-feira (21) Camilo Santana visitou as obras de construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), na Zona Oeste de Natal-RN.
O ministro adentrou em uma das salas e junto a governadora analisou a estrutura de uma das salas da unidade, que em um outro momento da visita, destacou que os IERN’s terão um padrão de institutos federais: “Essas escolas técnicas vão se somar aos 11 centros de ensino profissionalizantes existentes no estado, essas escolas têm uma peculiaridade, a exemplo do instituto federal, elas não asseguram apenas a formação geral para o exercício da cidadania, elas trazem a qualificação profissional, trazem a preparação profissional, portanto são escolas que preparam para a vida e para o mundo do trabalho”, destacou Fátima Bezerra.
Moradora da localidade, a aposentada Maria de Fátima se emocionou durante a visita do Ministro que reuniu imprensa, secretários, autoridades, parlamentares e representantes municipais. Em lágrimas, ela comemorou a construção do IERN de Felipe Camarão e relembrou o sofrimento que os moradores enfrentavam: “Antes ninguém podia passar aqui na rua, era escuro, tinha muito lixo. Ninguém podia almoçar, tomar café da manhã, que a ‘podrura’ ia para a casa da gente”.