“Quero. Se ele quiser, eu quero. O problema é ele querer”, afirmou o pré-candidato à Prefeitura Municipal de Natal e deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), ao confirmar que deseja receber o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) para a sucessão na Capital, em 2024. O parlamentar revelou que apesar de querer muito uma aliança com o gestor municipal – que já repetiu reiteradas vezes que só se pronunciará sobre eleições no próximo ano -, respeitará o tempo e o nome que este escolher como seu sucessor, caso não seja ele o escolhido.
“Ele tem dito que só quer falar de candidatura a partir de janeiro, mas não podemos esperar, precisamos começar a fazer uma articulação e que realmente ele nos apoie. A gente entende, ele tem todo o direito de escolher quem quiser e o tempo dele. Se já decidisse uma candidatura seria muito bom, porque existe uma questão de os nomes irem se consolidando. E a gente sabe que o nome apoiado por Álvaro tende a crescer, teria um peso muito grande, mas vamos respeitar esse momento e a decisão”, afirmou, em entrevista ao Falei Podcast, da jornalista Thaisa Galvão.
Para o deputado, o Álvaro Dias está analisando as opções para ver quem é o melhor candidato para sua sucessão municipal. “Como eu disse aqui desde o começo, ele tem todo o direito de escolher quem ele quiser. A sucessão é dele, nós vamos continuar trabalhando o nosso nome, esperando que ele possa, talvez, escolher o nosso nome para ser o candidato dele”, afirmou.
O parlamentar falou também sobre a matéria jornalística publicada pelo Diário do RN na edição da última quinta-feira (10), em que os vereadores aliados ao prefeito receberam positivamente uma possível composição formada pelo deputado federal e a secretária municipal de Planejamento Joanna Guerra como vice-prefeita e com o apoio de Álvaro Dias. Na ocasião, presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome (MDB) e o líder do prefeito na Casa, Hermes Câmara (PTB) aprovaram a possível chapa.
“Joana é uma secretária muito competente, mulher. Então, estamos buscando um grupo para sair de extremismo, pois somos de centro. Eu reconheço a boa administração do prefeito Álvaro Dias e, caso possamos nos eleger prefeito, nós vamos continuar o que tem de bom. Porque, no Brasil, existe uma coisa dos gestores, porque é do outro, eles não dão continuidade. Isso é muito ruim. A gente tem que dar continuidade ao que é bom, e trazer algo novo”, explicou.
Paulinho afirmou que Álvaro tem feito uma boa gestão e que dará continuidade às obras que o gestor deixar incompletas. “Tem muita coisa boa para se aproveitar da gestão, mas claro, cada gestão tem sua marca. A gente tem que olhar para frente. Wilma teve a marca dela, Carlos Eduardo e Micarla também, Álvaro vai deixar uma grande marca, mas nós temos que pensar em conjunto. Inclusive, caso tenhamos o apoio de Álvaro Dias, a participação dele dando opiniões, tudo será de suma importância para a nossa gestão, até pela experiência que ele já teve”.
Deputado fala sobre exonerações de aliados na Prefeitura de Natal
Paulinho Freire também falou sobre a exoneração de cargos comissionados ligados ao parlamentar na Prefeitura Municipal pelo chefe do executivo natalense, no último dia 21 de abril. Na ocasião, um aliado de ambos chegou a classificar o “rompimento político” entre o prefeito e o deputado como uma “guerra fria e silenciosa” e usou ainda a expressão “confusão de cachorro grande”, para se referir ao clima pesado entre os dois envolvidos.
Segundo o pré-candidato, o prefeito chegou a avisá-lo que faria as exonerações, pois precisava recompor a sua base naquele momento, acoplando algumas delas, porque sua base era a Câmara Municipal. E que a única observação que tem, em relação a esse caso, é com relação ao fato das pessoas exoneradas não terem sido avisadas antes.
“Agora em março, ele disse que precisava reconstituir a base dele e fez a exoneração desses cargos. A única pena é que as pessoas foram pegadas de surpresa, mas a gente sabe que todo governo precisa de espaço para fazer a sua base. E eu não tenho parceria política com ninguém por conta de cargos. A parceria transcende a questão só dos cargos, e ele tem procurado, em Brasília, e a gente se colocou à disposição para ajudar a Natal, ajudar a administração deles, sem problema nenhum”, explicou Paulinho.
O parlamentar disse ainda que entendeu o caso e que isso acontece com todo gestor, seja municipal ou estadual. “Eu acho que o que pode ter faltado aí é um entendimento melhor, mas eu respeito. Isso aconteceu comigo quando eu fui deputado estadual, Carlos Eduardo também fez a mesma coisa, colocou o pessoal para fora dizendo que estava, e assim, cada um tem sua maneira de administrar. Eu, particularmente, faria uma conversa antes”.
AGRIPINO MAIA
“Temos o privilégio de ter do lado da gente uma pessoa com experiência, uma pessoa que já viveu tudo na política, né? Quatro mandatos de senador, ex-governador, ex-prefeito do Natal, uma pessoa super bem relacionada em Brasília, inclusive tem ajudado também o prefeito Álvaro Dias dentro do possível”, falou Paulinho Freire sobre o presidente estadual do União Brasil, José Agripino Maia.
Para o parlamentar, Agripino abriu muito as portas para seus companheiros de partido no Congresso Nacional, onde possui grande destaque e respeito. Ele disse ainda que se sente bem em Brasília, onde está há sete meses em Brasília. “Eu me sinto como se eu tivesse já há oito anos. Pela relação que eu construí dentro de Brasília, há algumas poucas que eu já tinha, porque eu fui do PP, que é o partido do presidente da Câmara, Arthur Lira, e desde aquela época eu fiz uma relação com ele, e quando voltei agora, ficou mais fácil para mim se aproximar”.