Início » PESQUISA REVELA: FÁTIMA PERDE PARA BRANCOS, NULOS E NINGUÉM

PESQUISA REVELA: FÁTIMA PERDE PARA BRANCOS, NULOS E NINGUÉM

  • por
Compartilhe esse post

Natal contraria decreto de governadora e afrouxa restrições
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

A mais recente pesquisa divulgada no RN a respeito de intenção de votos para o pleito de 2022, reforça o que outros números já haviam mostrado: A governadora Fátima Bezerra não está na situação confortável que alguns tentam passar.

Pelo contrário. Se a eleição fosse hoje, ela perderia o pleito no segundo turno para um candidato invisível, inexistente, sem nome, sem partido, sem cor e sem voto. Sem voto mas com intenção de não votar.

De acordo com a pesquisa Seta/Band, em cenário único com apenas três adversários, Fátima lidera, mas não ganha. O pleito iria para o segundo turno.

Os números apontam para uma leve diferença entre a liderança e a soma de ninguém, branco, nulo e não sabe. Seria 32% a 28%, praticamente um empate técnico de Fátima com NBN/NS, ninguém, branco, nulo e não sabe, a quem vamos apelidar de Ninguém.

Fátima iria para o segundo turno com Ninguém. E Ninguém ganha em todos os cenários.

Afinal, Ninguém tem mais intenção de votos do que Carlos Eduardo, Styvenson e Benes Leocádio. A oposição também perde pra Ninguém no primeiro turno. O Governo perde no segundo.

SEGUNDO TURNO

No primeiro cenário pesquisado para o segundo turno, Ninguém ganha disparado. Tem 42% e Fátima tem 36%.

SEGUNDO CENÁRIO

Na segunda simulação para um eventual segundo turno, Ninguém ganha disparado. Aparece com 51% e Fátima tem apenas 35%. Nesse cenário, Ninguém ganha da soma de Fátima e Álvaro, que chegariam a 47% e perderiam para Ninguém por 4 pontos. PT e PSDB juntos, mas perdem pra Ninguém.

TERCEIRO CENÁRIO

No terceiro e último cenário avaliado pela pesquisa, Ninguém também seria eleito governador. Fátima aparece com 34% e Ninguém com 40%. Nesse cenário, Ninguém perderia para a soma de Fátima e Carlos Eduardo, que chegaria a 58%.

Lembrando que Ninguém é o apelido dado pelo blog Tulio Lemos aos eleitores que disseram não votar em ninguém, votar em branco, anular o voto ou não sabem em quem votar ainda.

CONCLUSÃO

Portanto, os números revelam que não há muito o que comemorar pelo lado da governadora Fátima Bezerra.

É bem verdade que ela é favorita e não há ainda um nome capaz de fazer frente à sua candidatura. Seu inimigo real é invisível. Pode se materializar ou não.

Fátima precisa calçar as sandálias da humildade, se divorciar da soberba, conquistar novos aliados e ampliar seu palanque.

Do que jeito que está hoje, Fátima não dispõe de uma estrutura partidária consistente e com capilaridade em todo o Estado, seus aliados atuais não somam nada eleitoralmente e os que podem somar não estão sendo valorizados como deveria; como é o caso do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, anfíbio político que tem vida própria em qualquer palanque. Assim como o ex-senador Garibaldi Filho, possível futuro aliado que não tem merecido nenhum afago de aproximação.

O salto de Fátima ainda está alto. O poder produz bajuladores em série, que vendidos, gerariam boa receita de ICMS; mas não há mercado a compra-los.

Ouvir o que quer, massageia os ouvidos e o ego. É gostoso. Difícil é ter lucidez suficiente para ouvir o que não lhe agrada e causa desconforto.

Mas a massagem do ego entorpece os sentidos e alucina alegremente. A ressaca traz à realidade, distorcida pela miopia. Novas lentes limpam a catarata que impede a perfeita visão.

Acorda Maria de Fátima.

Hoje você ganha pra todo mundo. Mas perde pra Ninguém.

A vitória está em suas mãos e em suas atitudes. É indelegável.

Os números podem ser interpretados para lhe agradar ou para lhe alertar.

Vá em busca do voto de Ninguém, que você não perde para ninguém.

Só depende de você. Não de Ninguém; ou de ninguém.


Compartilhe esse post

1 comentário em “PESQUISA REVELA: FÁTIMA PERDE PARA BRANCOS, NULOS E NINGUÉM”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *