Após o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) assumir oficialmente a base de apoio do presidente Lula (PT) no Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (16), parlamentares de Natal e da bancada federal do Estado se pronunciaram de formas diferentes sobre o fato. Enquanto os petistas falaram em “reconhecimento do trabalho feito por Lula”, políticos de outros partidos e até antigos aliados falaram em “velha prática política do fisiologismo” e “máscaras caindo” para classificar o novo posicionamento político do gestor municipal.
“Ele está sendo obrigado a reconhecer o óbvio, que é o bom trabalho feito por Lula em prol do Rio Grande do Norte, ao contrário do período anterior, do governo que ele defendeu, que mesmo com dois ministros potiguares, operava para sabotar o nosso estado. Vamos trabalhar junto ao governo para que Natal seja priorizada”, afirmou o vereador Daniel Valença (PT), que completou dizendo que ficará atento para um trabalho verdadeiro em prol dos natalenses, com o apoio do governo federal.
Para o deputado federal Fernando Mineiro (PT), o prefeito de Natal e seu partido, o Republicanos, agora integram a base do governo Lula por reconhecer que o atual governo é melhor que o anterior. “O fato de quem apoiou Bolsonaro reconhecer o trabalho do presidente Lula, só demonstra que ele está no caminho certo e que estávamos certos em 2022 quando dizíamos que Lula era a melhor solução para o Brasil”, disse.
Já a vereadora Brisa Bracchi (PT), apesar de também falar em reconhecimento do governo Lula por Álvaro Dias e destacando que isso é o “mínimo” que o prefeito pode fazer, afirmou que é preciso observar o desenvolvimento da gestão municipal nesta nova fase “de boa” com o presidente Lula.
“Nós temos memória, lembramos tudo o que a Prefeitura fez e, principalmente, deixou de fazer – e continuamos a observar como a gestão de Álvaro Dias tem sido desastrosa para Natal, não havendo nenhuma semelhança à gestão Lula. Espero que, depois de reconhecer o trabalho do nosso presidente, Álvaro Dias consiga aprender um pouco com ele”, disparou Brisa.
O vereador Felipe Alves (União Brasil) enalteceu a iniciativa do prefeito em se posicionar ao lado da nova gestão federal e afirmou acreditar que isso seja o melhor a ser feito para o bem do município de Natal. “O prefeito adotou um posicionamento de proximidade com o Governo Federal em nível de administração. Creio eu, para ter um maior acesso aos recursos que Natal necessita”.
Oposição destaca “incoerência” e “máscaras caindo”
Já do outro lado, há quem veja o novo posicionamento político de Álvaro Dias “incoerente”. É o que afirmou a vereadora Ana Paula Araújo (SDD), que não deixou passar a mudança do gestor. “No mínimo, incoerente com seu discurso durante a sua campanha em 2022, já que o prefeito era apoiador do ex-presidente Bolsonaro”.
Para o vereador Professor Robério Paulino (Psol), a mudança não é verdadeira e tudo não passa de estratégia política. “É mais uma jogada da velha política do Brasil, fisiologismo, porque os partidos de direita e de centro sempre querem estar dentro do governo para obter vantagens e o fato do Republicanos apoiar Lula agora é uma jogada para conseguir espaços dentro da máquina pública. Não tem nada de ideológico ou verdadeiro, é uma venda de apoio em troca de espaços nos organismos públicos, não vejo nada de bom nisso”, afirmou.
Quem também se pronunciou de forma “descontente” foi o senador Rogério Marinho (PL), até outrora aliado político e eleitoral de Álvaro Dias, com quem se desentendeu recentemente. Nesta terça, ele foi às redes sociais para comentar “a guinada à esquerda” do antigo amigo, que foi coordenador da campanha de reeleição de Bolsonaro no ano passado e um dos principais nomes da eleição do senador.
“Enquanto isso, no Rio Grande do Norte, máscaras vão caindo por pragmatismo, cálculo político e conveniência. O posicionamento recente é relativizado em função do resultado. Os fins justificam os meios utilizados para se chegar ao objetivo. A coerência se torna um mero detalhe”, disparou.