A capital do Rio Grande do Norte poderá ter o Dia Municipal da Visibilidade Bissexual, proposto pela vereadora Brisa Bracchi (PT) e aprovado na tarde dessa terça-feira (31) durante a sessão na Câmara dos Vereadores.
Para a autora do projeto e única bissexual parlamentar do Rio Grande do Norte, as pessoas bissexuais são invisibilizadas na sociedade e é necessário romper essa realidade. “Essa data reforça a visibilidade e o orgulho bissexual. Nós, bissexuais, não somos pessoas indecisas. A luta que estamos trazendo para a Câmara é que toda diversidade deve ser respeitada e que a gente deve celebrar nossas formas de existir e amar”, enfatiza a vereadora Brisa.
De acordo com o projeto, a data marcada para a celebração do dia será em 23 de setembro. A celebração já acontece em âmbito nacional neste mesmo dia e tem o objetivo de promover reflexões sobre a cidadania das pessoas bissexuais, reforçando sua luta, existência e demandas Tal data foi instituída na 22ª Conferência da ILGA (International Lesbian and Gay Association – Associação Internacional das Lésbicas e Gays), em 1999, e é comemorada mundialmente neste dia.
Se for aprovada pela Prefeitura, poderão ser promovidas atividades, eventos e publicidades com o intuito de conscientizar sobre a importância da luta social da população bissexual por direitos e visibilidade.