Início » SAIBA COMO FOI A ESCOLHA DA CANDIDATA A VICE DE ÁLVARO DIAS

SAIBA COMO FOI A ESCOLHA DA CANDIDATA A VICE DE ÁLVARO DIAS

  • por
Compartilhe esse post

Álvaro Dias (PSDB) foi eleito prefeito de Natal — Foto: Juliane Bezerra/Inter TV Cabugi


Carlos Eduardo prefeito de Natal e Wilma de Faria, sua vice. O ano era 2012. Chapa eleita no segundo turno com 58% dos votos válidos. O segundo colocado foi o deputado Hermano Morais.

Eleição 2016, Carlos Eduardo natural candidato à reeleição. Durante o exercício do mandato, houve desentendimentos entre o prefeito Carlos Eduardo e sua vice, Wilma de Faria, que já não seria mais mantida na chapa majoritária.

Só a título de ilustração: Naquele pleito, Wilma foi candidata à vereadora em Natal pelo PT do B. ficou na 15ª colocação, obteve 4.421 votos, o que correspondeu a 1,21%. O primeiro colocado foi o vereador Raniere Barbosa, que obteve 10.510 votos, ou 2,88%.

Voltemos ao tema. Em 2016, o PMDB se reaproxima de Carlos Eduardo com toda a força que mantinha em Brasília e indica o vice do filho de Agnelo. A indicação seria puramente uma decisão do então deputado Federal Henrique Alves.

Carlos Eduardo pediu três nomes para que pudesse escolher. O PMDB, mesmo à contragosto, apresentou os nomes dos deputados Hermano Morais e Álvaro Dias, além do nome do empresário Fred Queiroz, então muito amigo de Henrique e homem de sua confiança.

Carlos Eduardo descartou de cara Hermano, com quem havia disputado a eleição de 2012 e ainda restavam algumas pequenas sequelas pós eleitorais.

Fred Queiroz não era conhecido politicamente e não somava; era apenas um capricho de Henrique. Carlos Eduardo refugou.

Praticamente por exclusão, Carlos Eduardo foi obrigado a ter como seu candidato a vice-prefeito, Álvaro Dias, cuja base eleitoral sempre foi o Seridó e suas adjacências; Natal nunca foi área de atuação do ex-presidente da Assembleia.

Álvaro Dias foi indicado pelo PMDB e aceito pelo prefeito Carlos Eduardo. A chapa ganha a eleição com mais de 63% dos votos no primeiro turno, derrotando em forma de strike os adversários Kelps Lima, Fernando Mineiro, Robério Paulino e Márcia Maia.

2018 chega. Com ele, a renúncia do prefeito Carlos Eduardo para ser candidato ao Governo do Estado. Entrega a Prefeitura de Natal ao seu vice Álvaro Dias.

Carlos Eduardo disputa com Fátima Bezerra o segundo turno do pleito e perde a eleição com uma maioria de 269 mil votos. Fátima 57%, Carlos Eduardo 42%.

A ESCOLHA DA VICE DE ÁLVARO

Registro quando o prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) confirmou Aíla Cortez para compor chapa de reeleição- Foto: Elpídio Júnior / CMN

Chega a eleição municipal de 2020. Álvaro Dias sentado na cadeira de prefeito, bem avaliado, turbinado pelas ações durante a Pandemia, aparece como natural candidato à reeleição e favorito no pleito.

Derrotado e sem mandato, Carlos Eduardo ainda era um líder forte em Natal e Álvaro precisava de seu apoio para permanecer prefeito.

O diálogo para definir o candidato a vice de Álvaro acontece de forma rápida e direta. Álvaro diz a Carlos Eduardo: “Carlos, vou fazer com você o mesmo que você fez comigo na eleição em que fui seu vice. Mande três nomes para que eu possa escolher.”

Carlos Eduardo deu uma voadora no pescoço de Álvaro sem direito a defesa: “Vou lhe dar os três nomes: Aila, Aila e Aila. Você escolhe.” Álvaro ficou sem ação e Carlos Eduardo foi saindo balançando a mão direita e dizendo: “Abraço Los Dias.”

Álvaro Dias não teve alternativa. Era aceitar ou romper. Ele preferiu aceitar. Afinal, Aila Cortez não representava eleitoralmente, mas o padrinho era necessário e importante. Carlos Eduardo escolheu Aila Cortez pelo parentesco com sua esposa Andréia, prima de Aila.

Aila Ramalho Cortez de Oliveira é advogada, tem 48 anos e é filha do saudoso ex-governador do RN, Cortez Pereira, uma das mentes mais brilhantes deste país.

A chapa Álvaro e Aila vence a eleição no primeiro turno com mais de 56% dos votos válidos, derrubando uma ‘reca’ de candidatos: Jean Paul, Sérgio Leocádio, Kelps Lima, Hermano Morais, Coronel Hélio, Coronel Azevedo, Afrânio Miranda, Carlos Alberto, Nevinha Valentim, Fernando Freitas, Rosália Fernandes e Jaidy Oliver.

Assim foi a ‘escolha’ da candidata à vice-prefeita na chapa do prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Talvez seja por isso que Álvaro disse recentemente que não tem compromisso com Carlos Eduardo, pois já havia cumprido o que foi acertado.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *