Início » SAIBA COMO PARTICIPAR DE PESQUISA DO INSTITUTO DO CÉREBRO QUE ASSOCIA SONO, SONHOS E ENEM

SAIBA COMO PARTICIPAR DE PESQUISA DO INSTITUTO DO CÉREBRO QUE ASSOCIA SONO, SONHOS E ENEM

  • por
Compartilhe esse post

Uma pesquisa do Instituto do Cérebro da UFRN vai investigar a relação entre qualidade do sono, ocorrência dos sonhos e desempenho acadêmico nos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pelo segundo ano consecutivo, as provas do Enem serão realizadas durante a pandemia — desta vez, com uma boa melhora do quadro de saúde pública devido à vacinação, mas, ainda assim, em meio às mudanças acarretadas pela Covid-19.

É neste cenário que a pesquisadora Priscilla Kelly, do Laboratório de Sono, Sonhos e Memória do Instituto do Cérebro desenvolve o estudo. A pesquisa é feita pela internet.

Os participantes precisam ter entre 15 e 25 anos e ser candidatos da edição de 2021 da prova.

“A primeira etapa é aceitar o termo de consentimento para participar da pesquisa. Depois é preciso responder a uma série de questionários sobre aspectos relacionados a sono, especificamente alguns índices de sono, qualidade de sono, sonolência diurna e também alguns aspectos com relação à ansiedade, depressão e o Enem — e também os impactos da pandemia. Depois, os participantes da pesquisa são convidados a fazer o sonhário online, que é justamente o registro dos seus sonhos durante o período do Enem, a partir desta semana até a noite anterior da última prova, que, no caso, é dia 28”, explica Priscilla.

Os candidatos menores de 18 anos podem participar mediante autorização dos pais. E quem não conseguir iniciar a participação até a véspera do primeiro dia de prova, dia 21 de novembro, pode começar na semana seguinte sem problemas.

Informações G1 e Instituto do Cérebro


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *