Início » Arquivos para 7 de maio de 2022, 14:49h

maio 7, 2022


‘LULA COM CHUCHU’ PRA MATAR A FOME DA DEMOCRACIA’, DESTACA MINEIRO APÓS LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DA CHAPA LULA-ALCKMIN

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que “lula é um prato que cai bem com chuchu” durante evento que oficializou a pré-candidatura da chapa Lula-Alckmin, na manhã deste sábado, 7.

“Presidente Lula, mesmo que muitos discordem da sua opinião de que lula é um prato que cai bem com chuchu, o que eu acredito vem ainda se tornar um hit da nossa culinária”, disse Alckimin.

Diagnosticado com Covid-19 na sexta-feira, 6, Alckmin participou apenas de forma virtual, lamentou em seu discurso gravado não estar presente no evento, mas agradeceu à vacina por ter tido apenas sintomas leves.

Nas redes sociais, o pré-candidato a deputado federal, Fernando Mineiro (PT), usou a referência de Alckimin e postou uma foto de um boneco de Lula ao lado de um chuchu e destacou: “Prato do dia pra matar a nossa fome de democracia e justiça: Lula com chuchu”.

Lula com chuchu”? Entenda a referência do discurso de Alckmin

O apelido de “chuchu”, atribuído a Alckmin, foi criado pelo jornalista José Simão. Segundo o jornal Estadão, em 2014, o próprio Lula chamou o ex-governador de “picolé de chuchu”, mas em um tom pejorativo.

“Não é à toa que esse governador (Alckmin) tem apelido de picolé de chuchu, porque é uma coisa insossa, como comida sem sal”, disse o petista na ocasião.


Compartilhe esse post

“HOJE RENASCEU A ESPERANÇA PELO BRASIL”, DIZ FÁTIMA SOBRE LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE LULA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: WIGNA RIBEIRO

A manhã destre sábado, 7, marcou o lançamento da pré-candidatura de Lula e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), rumo a presidência. Presente no evento que aconteceu em São Paulo, a governadora Fátima Bezerra utilizou as redes sociais para registrar fotos e comentar suas expectativas com relação a campanha.

“Hoje renasceu a esperança pelo Brasil. Saímos do lançamento da pré-candidatura do presidente @lulaoficial com a certeza que o nosso país irá voltar a sorrir”, escreveu Fátima na descrição do post.

“A partir de hoje, começamos a escrever uma nova história para os trabalhadores/as do Brasil!”, destacou.

Além da governadora, outros nomes da política local estiveram presentes no evento, como o senador Jean Paul Prates, a deputada federal Natália Bonavides, a deputada estadual Isolda Dantas, o deputado federal Rafael Motta e o pré-candidato a deputado federal Fenando Mineiro.


Compartilhe esse post

NOIVA DE LULA, JANJA, CITA O RN EM HOMENAGEM AO PETISTA DURANTE EVENTO DO PT EM SÃO PAULO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: VINICIUS NUNES/PODER360

A noiva do ex-presidente Lula (PT), Janja, prestou uma homenagem ao futuro marido durante o lançamento da pré-candidatura do petista e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). O evento aconteceu neste sábado, 7, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Janja lembrou dos dias que passou com o amado em Natal em agosto de 2021. Em sua fala, ela citou um momento em que Lula, durante a estadia do casal em terras potiguares, relembrou o Jingle da campanha de 1989 “”Lula Lá” / “Sem Medo de Ser Feliz”. “Eu nunca vou conseguir ter uma campanha como aquela emoção de 89 que foi”, disse Lula na ocasião.

A futura mulher de Lula disse que aquele momento não saiu da sua memória e, em parceria com o fotógrafo Ricardo Stuckert, produziram um vídeo com a participação de nomes como os de Martinho da Vila, Paulo Miklos (Titãs), Zélia Duncan, Lenine, Bela Gil e outros.

Veja:


Compartilhe esse post

JUIZ ELEITORAL ALERTA: SERÁ QUE TEMOS CONDIÇÕES DE DEFINIR, JURIDICAMENTE, COM PRECISÃO, A FIGURA DO PRÉ-CANDIDATO?

  • por
Compartilhe esse post

Por, José Herval Sampaio Júnior – Juiz Eleitoral

A lei e a resolução que trataram da polêmica questão, em momento algum definiram juridicamente o que se pode entender por pré-candidato e se talvez tivesse delimitado, institucionalizaria, por conseguinte, a pré-campanha. Como não o fez, em tese, basta estar filiado a um partido político, ou militar em certas condições, para estar em condições de se falar em pretensa candidatura.

Repetimos o que já dissemos nos textos anteriores (JUIZ ELEITORAL CHAMA ATENÇÃO DA JUVENTUDE: JOVENS, NÃO FUJAM DA RAIA!; QUAIS SÃO OS ATOS CONSIDERADOS LÍCITOS NA PRÉ-CAMPANHA?; VALE TUDO NA PRÉ-CAMPANHA?) , de que a discussão de determinadas questões que comentaremos a seguir, relacionadas ao que a própria lei chama de propaganda antecipada, foi trazida pela legislação não para os pretensos candidatos, mas para o cidadão/eleitor e para os partidos políticos, que, ao menos em tese, saem fortalecidos com as novas regras. E o nosso desafio é sair do papel.

A possibilidade de se mencionar claramente a candidatura, desde que não se faça pedido explícito de votos, é muito mais uma tentativa de se priorizar os partidos políticos e os próprios filiados, do que individualizar os pretensos candidatos, já que, no momento oportuno, com a efetiva escolha de quais dos filiados irão concorrer aos cargos, teremos sim a campanha aberta, com o contato direto com o povo, livre das amarras ainda impostas pela regra de que a propaganda mesmo só se inicia a partir de 16 de agosto.

E se não fosse assim, porque se delimitar a menção à pré-candidatura somente às seis situações contidas na Res. TSE nº 23.610/2019, situações estas todas, de algum modo, reformuladas ou acrescidas pelas leis 12.891/2013 e 13.165/2015.

Não se pode, contudo, interpretar a restrição do que se caracteriza como propaganda antecipada fora do sistema como um todo. Em outras palavras, defendemos que o chamado pré-candidato, mesmo podendo informar essa condição e realizar alguns atos de divulgação, não pode fazer propaganda eleitoral, porque esta é limitada a quem é candidato e a partir de 16 de agosto. Afora essas condições, como exceção, afiguram-se somente as situações legais que não são consideradas ilícitas, justamente porque são atos de pré-campanha sem conotação de propaganda, por previsão expressa da legislação.

Portanto, mesmo respeitando parte da doutrina, desde as eleições passadas, que já se inclina para uma liberação bem maior do que a dada pelo legislador, ousamos divergir para interpretar a ampliação como uma nova estruturação de uma fase que deseja claramente viabilizar a discussão de ideias como um todo, por parte das instâncias partidárias, a qual reputamos mais do que correta, já que sabemos que na prática o partido não vem fomentando a carga ideológica que deveria fazer e que, na realidade, é a essência para a sua própria existência.

Que partido político é esse que não discute com a sociedade quais são os seus projetos e plataformas?

Dentro dessa limitação natural, pelo momento do processo, é que iniciaremos com os comentários ao primeiro inciso do art. 36-A, da Lei das Eleicoes, rememorando os leitores quanto ao caput, de modo que sempre se destaque a própria lei e resolução que tratam da matéria:

Art. 36-A. Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet: (Redação dada pela Lei nº 13.165, de 2015)

I – a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico; (Redação dada pela Lei nº 12.891, de 2013)

A primeira observação que fazemos é quanto à autopromoção do filiado que em dado momento se intitule como pré-candidato, o que em tese é possível. Contudo, essa autopromoção pessoal não pode extrapolar ao ponto de iniciar a propaganda de sua eventual candidatura, sob pena de desnaturação do próprio novo sistema delineado e do antigo.

Portanto, o que não pode ser feito no período de propaganda eleitoral permitida, não poderá ser feito antes desse período, sob os auspícios dessa exaltação de suas qualidades, e nessa parte trazíamos como exemplo a vedação de facebook patrocinado, utilizado por alguns pré-candidatos, contudo agora a lei passou a permitir tal ato, porém no período de propaganda propriamente dito e não na pré-campanha, que como vimos sequer deveria assim ser intitulada, rememorando uma das primeiras decisões nesse sentido:

“É indiscutível, nos dias atuais, o alcance e a importância das redes sociais como facilitadora da comunicação, sendo, pois, um dos canais mais democráticos ao alcance do cidadão, em vista da sua natureza gratuita. Entretanto, para sobreviver, como qualquer rede gratuita, o Facebook possui mecanismos para atrair recursos financeiros, sendo um deles o anúncio ‘patrocinado’, que é utilizado pelo usuário para impulsionar suas publicações, cujo valor pago varia de acordo com o número de pessoas que serão impactadas pela postagem”.

“O anúncio ‘patrocinado’ suprime consideravelmente o caráter democrático da rede social, ferindo – no caso da pré-campanha eleitoral – o princípio da isonomia entre os pré-candidatos, privilegiando aquele que dispõe de mais vigor financeiro para custear suas publicações, permitindo, assim, atingir um número infinitamente maior de usuários do que conseguiria através de um anúncio gratuito. Em vista dessa desigualdade, a Lei Eleitoral, taxativamente, em seu art. 57-C, vedou a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga na internet”. TRE/PE. Em nossa terceira edição do livro abuso de Poder nas eleições.

Já no que tange ao primeiro inciso supra, verificamos claramente que a abertura propiciada pelo caput em si quanto à menção à candidatura, consoante se confirma nos parágrafos que em outro texto comentaremos em específico, em conjunto com a exposição das plataformas e projetos políticos, não pode ser individualizada, logo a ideia aqui é de que os filiados, dirigentes de partidos e até mesmo eventuais candidatos iniciem o processo de discussão com a sociedade quanto às ideias partidárias, de modo que quando da escolha dos candidatos, estes se comprometam com tais ideais, trazendo a devida coerência ideológica.

E não queiram nesse momento antecipar suas campanhas, em especial agora no meio da pandemia e ainda descumprindo outras regras normativas e técnicas.

Não há como admitir que essa permissibilidade legal englobe a realização de todos e quaisquer atos, mesmo que somente se fale em pré-candidatura e na exposição de projetos, já que a propaganda eleitoral tem momento próprio no processo, sob pena de se desvirtuar todo o sistema que busca conter o abuso de poder de um modo geral.

E tanto é verdade que as emissoras de rádio e televisão, dentro desse processo de viabilização dos ideais partidários, deve conceder tratamento isonômico a todas as agremiações partidárias. Em relação às eleições majoritárias propiciar essa isonomia se faz mais fácil, entretanto, em relação às eleições proporcionais, há que se ter maior cautela, porque é cediço que não se conseguirá disponibilizar a todas as pré-candidaturas tal espaço, sendo melhor inclusive conceder a cada dirigente partidário, que deve trazer a visão uniforme a ser seguida por todos os eventuais candidatos da sigla.

Desta forma, teremos um sistema coeso e que solidifica a discussão de ideias e não as eventuais candidaturas que tenham mais dinheiro e poder como se diz, pois claramente o novel legislador quis limitar a influência desses aspectos não só no período de propaganda, mas desde o início de todo o processo eleitoral.

Ou, sinceramente, alguém acha crível que se possa permitir a eventuais candidatos um tratamento distinto e revelador de poder nessa chamada pré-campanha?


Compartilhe esse post

PADRE VICENTE PREPARA CELEBRAÇÃO DE SANTA RITA DE CÁSSIA ENVOLVENDO CATÓLICOS DA REGIÃO NORDESTE

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO

O culto a Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz tem se constituído uma das celebrações de maior envolvimento de católicos e se tornado uma das maiores atrações do turismo religioso no Rio Grande do Norte.

No próximo dia 13, sob a coordenação do padre Vicente Fernandes da Silva Neto, a cidade de Santa Cruz começa a viver as primeiras movimentações religiosas e sociais para celebrar a Festa de Santa Rita de Cássia que será encerrada com procissão de fiéis que no domingo, 22, deverá contar com a participação de centena de milhares de católicos praticantes de toda a região Nordeste.

A festa de Santa Rita de Cássia é uma realização da Paróquia e Santuário de Santa Rita, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae de Santa Cruz.

A parceria das três instituições resulta numa programação que é a maior dos últimos anos, com espaço de convivência instalado no Largo da Igreja Matriz, com a realização do Festival Gastronômico e Feira Regional de Artesanato.

Embora a prioridade seja a celebração de devoção a Santa Rita de Cássia, “patrocinadora das causas impossíveis”, as festividades contarão com intensa movimentação social e várias atrações musicais já estão confirmadas para toda a programação que acontecerá entre os dias 13 a 22 de maior.

A Festa de Santa Rita de Cássia 2022 terá como Tema: “CRISTO, SANTA RITA NOS ENSINA A VERDADEIRA CARIDADE”. Para o padre Vicente Fernandes, Pároco de Santa Cruz, “Existe uma expectativa da participação de centena de milhares de devotos acompanhando a imagem de Santa Rita de Cássia pelas ruas da cidade de Santa Cruz”.


Compartilhe esse post

PARLAMENTARES DO RN MARCAM PRESENÇA NO LANÇAMENTO DA CHAPA LULA-ALCKIMIN EM SÃO PAULO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O Partido dos Trabalhadores lança oficialmente, na manhã deste sábado, 7, a chapa que reúne o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) para a campanha eleitoral de 2022. O evento acontece na capital paulista e conta com a presença de parlamentares do Rio Grande do Norte.

Nas redes sociais, parlamentares do RN fizeram questão de compartilhar um registro do evento:

A governadora Fátima Bezerra (PT), compartilhou um vídeo segurando uma bandeira com a estrela do PT e a bandeira do Brasil e destacou: “Hoje renasce a esperança pelo Brasil e a confiança do Rio Grande do Norte seguindo em frente!”

O senador Jean Paul Prates (PT/RN), compartilhou um vídeo mostrando o público presente no evento.

O candidato a deputado federal, Fernando Mineiro (PT/RN), postou uma foto e na descrição destacou: “Tô aqui, meu presidente. Pode se achegar que esse Brasil precisa de você”

Já a deputada estadual Isolda Dantas (PT/RN) disse que “Hoje é o dia do primeiro passo para renovar a esperança!”, em publicação no Instagram.

Natália Bonavides (PT/RN), compartilhou uma foto em que aparece ao lado do pré-candidato a presidência, Lula e da presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann.

O deputado Federal Rafael Motta (PSB), que também se encontra no evento, compartilhou dois registros: um ao lado de Lula e outro com Jean Paul, Isolda e Mineiro.

O ato conta com ainda presença da ex-presidente Dilma Rousseff, que foi chamada ao palco com destaque logo antes da entrada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ex-presidente que, até então, tinha um papel mais discreto na campanha, foi recebida os gritos de “Dilma, guerreira, da pátria brasileira”.


Compartilhe esse post

WORKSHOPS DE MINDSET, LIDERANÇA, INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO SÃO NOVIDADES DO SENAC RN PARA PROFISSIONAIS NA ÁREA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

  • por
Compartilhe esse post

Foto: Reprodução

Desenvolver a mentalidade do sucesso. Foi com esse conceito que o termo Mindset se popularizou nos últimos anos, sendo elencado como essencial para líderes, gestores e empreendedores. Nesse campo de atuação é crucial identificar qual tipo de Mindset precisa ser desenvolvido e essa é a proposta central do Senac RN ao lançar o Workshop Mindset e Liderança, que ocorrerá no Senac Zona Sul.

A capacitação está inserida na estratégia educacional da instituição em inserir no portfólio títulos atuais e que atendam a necessidade real do mundo profissional. Além de Mindset, está prevista para acontecer, ainda no mês de maio, o Workshop de Criatividade: como ter ideias inovadoras; Workshop: como iniciar o seu negócio e o Workshop Pitch: Como apresentar sua ideia de forma impactante.

“Ser criativo, inovador, ter um perfil que se adapta às mudanças e comunicar com clareza suas ideias. Essas competências comportamentais se tornaram requisitos obrigatórios em processos de recrutamento. Essa é a nova realidade do mundo profissional, que já não busca apenas o conhecimento técnico dos profissionais e o Senac RN tem como estratégia principal formar profissionais que atendam esse o mercado atual. Por isso nosso portfólio está sempre sendo atualizado conforme as demandas que ele estabelece”, explica o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.

Com carga horária entre 8h e 12h, os Workshops se destacam por privilegiar a experiência dos participantes explorando a interação e elaboração de atividades práticas que estão inseridas em rotinas do mundo profissional, como explica o coordenador da área de Gestão e Negócios do Senac, Eder Medeiros.

“Esses temas foram escolhidos cuidadosamente, totalmente focados nas mais atuais tendências de mercado. Afinal Trabalhar Mindset e Liderança, a criatividade de forma a ter ideias inovadoras e ensinar a preparar um Pitch impactante para apresentar seu produto, com certeza vai ser um grande diferencial para o profissional que visa se destacar no mercado de trabalho”, completa o coordenador.

Para participar os interessados podem se inscrever on-line no site www.rn.senac.br , pelo WhatsApp 4005-1000 ou presencialmente em qualquer unidade do Senac RN, com as condições especiais de pagamento e parcelas a partir de R$ 10,75.


Compartilhe esse post

GRUPO DE TRABALHO DISCUTE RUMOS DO TURISMO RELIGIOSO NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Na última sexta-feira, 20 de abril, a Fecomércio RN participou da 4ª Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Rio Grande do Norte (GT Turismo Religioso do RN) vinculado à Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RN). A federação esteve representada pela técnica do Senac RN, Cristiane Soares, e foi coordenada pela Subsecretária de Turismo da Setur, Solange Portela.

Na pauta da reunião, foram apresentados os formulários para o mapeamento das festividades de cunho religioso no estado. Também houve palestra com o secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, em Santa Catarina, Eluisio Voltolini. O secretário apresentou o modelo de trabalho aplicado na cidade catarinense. Na ocasião, ele parabenizou a atuação e contribuição da Fecomércio RN dentro da dinâmica do grupo de trabalho.

Em seguida, foram apresentados aos membros do GT os resultados do mapeamento das festividades e peregrinação dentro do turismo religioso no estado.

A coordenadora do GT, Solange Portela, também fez explanação aos participantes acerca do Decreto N°30.776, de 29 de julho de 2021, que estabeleceu a criação do GT Religioso do RN. Ela esclareceu alguns pontos, segundo o regimento do GT, sobre o andamento dos trabalhos e o real objetivo do grupo.


Compartilhe esse post

CANDIDATURA DE FÁTIMA PAROU DE CRESCER; FÁBIO DANTAS NASCE FORTE E PLEITO SEGUE INDEFINIDO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/MONTAGEM

Pesquisa Seta/Band, divulgada nessa sexta-feira, 6, revela que a governadora Fátima Bezerra mantém estagnação em sua candidatura, o advogado Fábio Dantas alcança 10 pontos em duas semanas, mas o número de indecisos e que não quer votar, estabelece a indefinição do pleito.

FOTO: REPRODUÇÃO

A primeira pesquisa registrada e divulgada após o lançamento da candidatura do ex-deputado Fábio Dantas, revela que o ex-vice-governador de Robinson Faria nasceu forte e pode se transformar em um candidato competitivo.

Afinal, Fábio ainda é desconhecido de grande parte do eleitorado e recebeu um percentual significativo para o pouco tempo de lançado. É necessário esperar mais alguns dias para saber se a força dos prefeitos vai funcionar para impulsionar sua candidatura ou seu nome vai naufragar na mesma barca que afundou a candidatura de Benes Leocádio. Somente o tempo dirá como o eleitor irá se comportar em relação ao filho de Arlindo Dantas.

De acordo com a pesquisa do instituto Seta, divulgado pela Band Natal, a governadora Fátima Bezerra aparece com 34 % das intenções de votos, uma marca expressiva, que lhe garante favoritismo; mas não tranquilidade, pois revela estagnação, engessamento da candidatura.

Fátima não apresenta gordura eleitoral antes do início da campanha. É um percentual satisfatório, mas não confortável a ponto de usar salto alto e se alimentar do perigoso ‘já ganhou’.

O percentual dos que não responderam, não sabem em quem votar ou admitem que não votarão em ninguém, pretendem anular ou deixar o voto em branco, é de 41,4%, ou 7% acima do percentual da governadora. Se ela receber uma parte desse universo indefinido e revoltado, poderá garantir sua vitória. Mas, se esse percentual migrar para uma candidatura de oposição, poderá ser fatal para o sonho de reeleição de Fátima.

Ou seja: Sem levar em consideração a intenção de votos de seus adversários, somente com os números de quem não quer votar ou não sabe em quem vai votar, Fátima leva desvantagem de mais de 7 pontos percentuais. Ela perderia para um universo sem rosto, sem nome e sem número.

Porém, quando ocorre a soma de todos os seus adversários (24,7%), ainda assim, Fátima ganharia a eleição com quase 10% de vantagem, o que revela que os adversários ainda não ganharam consistência para abater a petista.

A indefinição do pleito fica claro quando ocorre a soma dos adversários (24,7%), mais os indefinidos (13,1%) e os que ainda não querem votar em ninguém (28,3%), encontramos o percentual de 66,1%, o que representa 32% a mais que o percentual da governadora Fátima Bezerra. É aqui que mora o perigo para a filha de seu Severino. A mistura desses números é preocupante.

Para ganhar a eleição, a governadora precisa mirar no universo dos que ainda não decidiram ter candidato e conquistar o voto desse grupo.

O que vai estabelecer o rumo desse eleitorado que pode ser decisivo, é a campanha, com seus acertos maiores que seus erros e a capacidade de agregar forças que hoje não comungam com o atual governo.

As chapas ainda não estão formadas em definitivo e o desenho eleitoral também não está pronto.

Os números de hoje representam as nuvens em céu azul com uma brisa que pode fazê-las mudar de forma e de local a cada vez que você olhar para cima.

Tudo pode mudar; inclusive nada.

Só existe uma certeza: Ninguém ganha ou perde eleição antecipadamente. Quem está no jogo, tanto pode ganhar, quanto perder.


Compartilhe esse post

THABATTA DISPARA: “O POVO NÃO QUER NEM CARLOS EDUARDO, NEM ROGÉRIO MARINHO”

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE 98FM

Thabatta Pimenta (PSB), a primeira vereadora trans eleita no Rio Grande do Norte e pré-candidata a deputada estadual, declarou seu apoio ao deputado federal Rafael Motta (PSB) para a disputa ao Senado. Em entrevista para o Programa 12 em Ponto da 98 FM nessa sexta-feira, a vereadora de Carnaúba dos Dantas disse que “O povo não quer nem Carlos Eduardo, nem Rogério Marinho. Querem outra pessoa”, afirmou.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, confirmou nessa sexta, que o Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte já recebeu há muito tempo a solicitação de apoio à candidatura de Rafael Motta ao Senado Federal.

“Até agora não tivemos resposta, nem positiva e nem negativa (sobre o apoio da governadora à candidatura de Rafael Motta ao Senado), mas de qualquer maneira ele será candidato e tem o apoio integral da direção nacional para ser o candidato ao Senado”, disse o presidente do PSB.

Na entrevista para o 12 em Ponto, Thabatta falou da sua empolgação ao saber da decisão de Siqueira. “Joguei logo a bomba na internet quando vi tudo isso acontecendo. Foi notório. Eu comparo essa ascensão de Rafael com a ascensão de Molon no Rio de Janeiro.”, comentou.  

Nas redes sociais, Thabatta fez questão de compartilhar uma foto ao lado de Rafael e destacou: “Meu senador”.

“O povo de esquerda não quer votar em Carlos Eduardo”, destacou ela. “Com essa possibilidade de Rafael ir ao Senado, muitos votos de Rogério também vão para Rafael. Está acontecendo um movimento de ‘Vem, Rafael’. Um novo nome, um nome jovem”, diz


Compartilhe esse post

FÁTIMA É REJEITADA POR 18% DO ELEITORADO POTIGUAR, SEGUIDA POR STYVENSON COM 12%

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: PEDRO STROPASOLAS

A governadora Fátima Bezerra (PT) é rejeitada por 18,7% dos eleitores do Rio Grande do Norte, seguida pelo senador Styvenson Valentim (Podemos) com 12,4%. Fábio Dantas (PDT) tem 6,8% de rejeição. É o que revelou a pesquisa SETA/BAND RN, divulgada nessa sexta-feira, 6.

O índice de rejeição à Fátima, no entanto, caiu, isso porque na última pesquisa, divulgada no final de março pelo Sistema Tribuna de Comunicação, feito em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 43% do eleitorado rejeitava a petista. 41% disseram que não dariam seu voto de forma alguma a Styvenson. O ex-vice-governador Fábio Dantas, não foi citado na pesquisa.


Compartilhe esse post

NA PESQUISA ESPONTÂNEA PARA SENADOR, 74% DO ELEITORADO POTIGUAR NÃO TEM CANDIDATO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/MONTAGEM

74% dos eleitores do Rio Grande do Norte não sabem em quem votar para Senador, é o que mostra a mais recente pesquisa SETA/BAND RN, divulgada nessa sexta-feira, 6.

A pesquisa revelou que o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), tem 9,6% das intenções de voto. Rogério Marinho (PL) aparece logo em seguida com 7,9%.

NA PESQUISA ESTIMULADA, CARLOS EDUARDO LIDERA COM 29% SEGUIDO DE ROGÉRIO COM 18%

Questionados sobre em quem votariam se as eleições fossem hoje, 22,8% dos entrevistados não sabem em quem votar para senador; 29,7% dos entrevistados responderam que o voto seria de Carlos Eduardo. Já o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho teria o voto de 18, 2%.


Compartilhe esse post

NA PESQUISA ESPONTÂNEA, FÁTIMA LIDERA, MAS 56% DO ELEITORADO NÃO SABE EM QUEM VOTAR PARA GOVERNADOR

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: VITORINO JUNIOR/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A nova pesquisa SETA/BAND RN, divulgada nessa sexta-feira, 6, revelou os números da corrida para o Governo do Rio Grande do Norte. Na pesquisa espontânea, a governadora Fátima Bezerra segue na liderança, porém, o número de eleitores que não sabem em quem votar para o próximo governador do Rio Grande do Norte chama a atenção: 56,1% dos entrevistados disseram não saber quem será o seu candidato.

A governadora somou 25,7% das intenções de voto na espontânea. O ex-vice-governador Fábio Dantas (PDT) ficou bastante afastado de Fátima com apenas 5,7% e o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 4,3%.

NA ESTIMULADA, FÁTIMA ABRE 24 PONTOS DO SEGUNDO COLOCADO

Na pesquisa estimulada, a governadora Fátima Bezerra aparece com 34% das intenções de voto, já Fábio Dantas tem 10% e o senador Styvenson Valentim (Podemos), apenas 8%.


Compartilhe esse post

CRISE DE SAÚDE MENTAL PÓS-COVID LEVA OPAS A CRIAR COMISSÃO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: IMAGESETC – STOCK.ADOBE.COM

A Organização Pan-americana de Saúde (Opas), escritório da Organização Mundial da Saúde para as Américas, lançou nessa sexta-feira, 6, uma comissão de alto nível para ajudar os países a abordar os problemas de saúde mental na região, agravados pela pandemia de Covid-19.

“Diante da atual crise de saúde mental, a Organização Pan-americana de Saúde estabeleceu uma Comissão de Alto Nível sobre saúde mental e Covid-19 para fornecer orientação crucial e urgente a seus Estados-membros”, disse a diretora da Opas, Carissa Etienne, por videoconferência.

O grupo, presidido por Epsy Campbell Barr, vice-presidente em fim de mandato da Costa Rica, e copresidido por Néstor Méndez, secretário-geral adjunto da Organização de Estados Americanos (OEA), deve elaborar um relatório com recomendações-chave para melhorar a saúde mental nas Américas, cuja finalização está prevista para o último trimestre de 2022.

Segundo dados da Opas, a pandemia do novo coronavírus, declarada no início de 2020, teve um impacto devastador na saúde mental da população, com um aumento dos casos de estresse, ansiedade e depressão, especialmente entre as mulheres, os jovens e os mais vulneráveis.

Aos problemas gerados pelo medo, as perdas, o desemprego, o distanciamento social e a desinformação, soma-se a constatação crescente das consequências mentais e neurológicas de longo prazo entre os que padeceram de Covid-19.

E ocorre enquanto os serviços médicos essenciais de saúde mental, já alvo de um baixo investimento de longa data, se encontram entre os mais afetados pelas interrupções de atendimento médico pela pandemia.

“Os transtornos mentais, neurológicos e por uso de substâncias e o suicídio representam mais de um terço do total de anos vividos com deficiência na região”, destacou Anselm Hennis, diretor de doenças não transmissíveis e saúde mental da Opas.

Mas “quase 90% das pessoas nas Américas não recebem o tratamento de que precisam, particularmente para a psicose aguda”, acrescentou.

Hennis destacou que o suicídio continua sendo “um grande desafio” para as Américas, com cerca de 95 mil mortes ao ano por autoeliminação, um aumento de 17% desde 2000. Entre os países com maiores taxas de mortalidade por suicídio estão Guiana e Suriname, Uruguai, Estados Unidos, Haiti, Canadá e Cuba.

A Opas disse que a Comissão vai trabalhar em cinco áreas-chave: a recuperação da pandemia e a promoção da saúde mental como uma prioridade; as necessidades de saúde mental das populações vulneráveis; a integração da saúde mental na cobertura de saúde universal; o financiamento; e a promoção e prevenção das condições de saúde mental.

Entre os integrantes há especialistas de Belize, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Guatemala e México.

As informações são da Folha de S. Paulo


Compartilhe esse post

HEPATITE INFANTIL MISTERIOSA: PREVENÇÃO DEVE ENVOLVER LAVAGEM DAS MÃOS E HIGIENE RESPIRATÓRIA

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: JORGE SALCEDO/THINKSTOCK/GETTY IMAGES

O Ministério da Saúde afirmou nessa sexta-feira, 6, que monitora sete casos suspeitos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida, sendo três no Paraná, e quatro no Rio de Janeiro. A origem da infecção registrada em crianças ainda é desconhecida, mas sabe-se que ela pode desencadear uma série de problemas, incluindo a necessidade de transplante de fígado, e que pode ser fatal.

A preocupação dos pais, diante do quadro ainda desconhecido, pode gerar muitas dúvidas, tais como: qual é o momento de procurar os médicos? Considerando que os sintomas podem se confundir com outras doenças, a dúvida fica ainda mais angustiante.

O infectologista Gerson Salvador afirma que as diarreias são comuns em crianças e não justificam uma visita ao médico, se não estiver acompanhada de outros sintomas, como vômito, dor abdominal e febre. Outro ponto de atenção importante, segundo ele, é observar a aparência da criança. “A icterícia ou amarelecimento da pele e dos olhos é um sinal que merece atenção”, diz o especialista do Hospital Universitário da USP.

Também ficar atento ao momento em que a criança vai ao banheiro: urina muito escura – mais escura que aqueles dias em que a criança bebe pouca água – e fezes mais claras também merecem uma observação mais atenta.

Rogério Alves, gastroenterologista e hepatologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, acrescenta que o quadro de virose, como se caracteriza a hepatite aguda, acarreta falta de ânimo, mal-estar e cansaço. As crianças pequenas, por exemplo, ficam quietas e amuadas. “No pronto socorro, os testes do fígado aparecem bem altos, acima de mil, o que não é muito comum, mas não há nenhum sintoma muito específico”, explica.

Nesse momento, é difícil falar em prevenção específica para a hepatite aguda, pois a causa dos novos casos ainda não foi identificada. Essa é a opinião do infectologista Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). “É importante não criar alarme. Não há medida preventiva que possa ser orientada neste momento. É o momento de divulgar informações para que os casos sejam notificados de forma correta”, diz o especialista.

Recomendação

Valem as recomendações comuns para que se evite a propagação de uma virose, como lavar as mãos com água e sabão antes das refeições, antes e depois de ir ao banheiro e sempre que espirrar ou tossir, por exemplo.

O Ministério da Saúde destaca a importância da notificação dos casos para aumentar o nível de suspeição dos médicos e da população, ou seja, para que todos fiquem atentos aos casos suspeitos.

Com informações do Estadão


Compartilhe esse post