Nesta quinta-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a prorrogação da validade das Autorizações de Uso Emergencial de medicamentos e vacinas para Covid-19.
As autorizações atuais são válidas por mais um ano e, neste prazo, as empresas que possuem produtos nessa situação devem solicitar o registro sanitário definitivo.
Um dos principais objetivos é “garantir o tempo necessário para observação e adaptação ao novo cenário por parte dos órgãos de saúde, pesquisadores, empresas […], bem como da população”, para que não haja “descontinuidades e rupturas de normas sanitárias que regulamentaram o cenário nacional durante a pandemia”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.
Embora ele não tenha se pronunciado se será mesmo candidato ao Governo do Estado, como pretende o seu partido, o nome do senador Styvenson Valentim causou um certo frisson no meio político na tarde desta quinta-feira, 12, quando circulou a informação de que ele não estava legalmente filiado ao Podemos.
Toda a celeuma foi causada pelo fato do nome do senador Styvenson ter aparecido na última pesquisa eleitoral, feita pelo Instituto Brâmane, com 15 pontos percentuais na preferência do eleitorado para o Governo do Estado, mesmo sem que o representante do Podemos tenha assegurado sua decisão em participar do próximo pleito e diante da falha verificada em sua filiação, que evidencia a falta de legalidade para que viesse a disputar o pleito.
A informação da não filiação do senador ao Podemos partiu do fato de que a sua filiação não se encontra registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), como determina a legislação.
Entretanto, o presidente estadual do Podemos no Rio Grande do Norte, o advogado Felipe Madruga assegurou ao www.blogtuliolemos.com.br que o parlamentar está com a sua filiação regularizada e que o mesmo vem atuando em nome do Podemos nas comissões representativas junto ao Senado Federal.
Entre janeiro de 2019 e o início de maio de 2022, via Agência de Fomento do RN, o Governo Estadual investiu R$ 93,5 milhões no financiamento de empreendimentos no Rio Grande do Norte.
Ao todo, mais de 21 mil empreendedores com negócios de portes distintos, formais e informais, foram alcançados pela política estadual de crédito.
“É uma marca expressiva que alcançamos graças ao trabalho focado na democratização do crédito, na facilitação do acesso aos recursos por meio da presença constante da Agência de Fomento nos municípios e à dedicação dos colaboradores da instituição”, afirmou Edivane Vilar, diretora-presidente da Agência de Fomento.
Nos últimos três anos, a instituição tem ampliado sua atuação e encerrou 2021 com atendimento por meio de linhas diversas aos setores da Agricultura Familiar, Artesanato, Comércio, Cultura, Economia Solidária, Indústria, Juventude Empreendedora, Pesca, Serviços, Turismo.
Mesmo afirmando que “as travessuras de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal admitir”, o hispano-peruano Mário Vargas Llosa, escritor e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, falou sobre a conjuntura política do Brasil durante palestra em Montevidéu, no Uruguai, e afirmou que, em um cenário de disputa à presidência entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), prefere a vitória do atual presidente.
Segundo relato do portal METRÓPOLES, durante a palestra, Vargas Llosa lembrou da prisão do ex-presidente no âmbito da Operação Lava-Jato e que juízes o condenaram “como ladrão”.
O portal também registrou declarações do Prêmio Nobel de Literatura: “O caso de Bolsonaro é muito difícil. As travessuras de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal admitir. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro”.
Na mesma matéria, o METRÓPOLES registrou que ainda que demonstre maior rejeição ao petista, o escritor insistiu que Bolsonaro não é um candidato que desperte entusiasmo.
Depois de mais um reajuste no preço do diesel e anúncio pelo governo Bolsonaro de que pretende privatizar a Petrobras, caminhoneiros cogitam uma paralisação nacional.
O presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landi, convocou uma reunião com outros representantes dos caminhoneiros para o próximo domingo, 15, com o objetivo de decidir sobre uma greve nacional da categoria.
Na última segunda-feira, 9, a Petrobras anunciou aumento de 8,87% nas refinarias. O último reajuste ocorreu há menos de dois meses.
A nota do líder da Abrava foi divulgada após o novo ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, dizer que recebeu sinal verde de Bolsonaro para desestatizar a Petrobras, incluindo o pré-sal.
“O problema que precisa ser enfrentado agora é a política de preços da Petrobras. O povo não aguenta mais nenhum aumento de gasolina, gás de cozinha e as consequências dos aumentos sequenciais do óleo diesel”, declarou Landi.
Tentativa do presidente Bolsonaro de incluir as Forças Armadas no processo eleitoral foi frustrada por fala dura do ministro Edson Fachin.
O ministro, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fez uma declaração nesta quinta-feira, 12, destacando que a palavra final nas eleições é da Justiça Eleitoral.
“Quem vai ganhar as eleições” neste ano “é a democracia”, e “quem trata de eleições são forças desarmadas, portanto, dizem respeito à população civil”, enfatizou Fachin.
Ao lado dos outros seis ministros do TSE, falou que em sua presidência haverá diálogo, mas que jamais se dobrará a quem quer que deseje tomar as rédeas do processo eleitoral.
A Corte de ministros visitou o local onde está sendo feito o último Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico e Votação, o objetivo foi sanar quaisquer vulnerabilidades identificadas anteriormente.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, se irritou com um sindicalista nesta quinta-feira, 12, ao tratar sobre a privatização da Petrobras. Guedes conversava com jornalistas quando foi cobrado pelo manifestante sobre o reajuste dos funcionários públicos. “Eu não quero falar de quem roubou a Petrobras, assaltou a Petrobras”, disse.
Assista
Paulo Guedes estava ao lado do ministro Adolfo Sachsida (Minas e Energia), nomeado na quarta-feira, 11, para comandar a pasta. O novo ministro, afirmou na noite dessa quarta, que o 1º ato seria a inclusão da Petrobras e da PPSA (Pré-Sal Petróleo) no programa de privatizações do governo.
O Governo do Estado está convocando 400 concursados para cargos na Policia Civil do Rio Grande do Norte, a se inscreverem no Curso de Formação Profissional, a ser realizado entre os dias 6 de junho e 31 de agosto deste ano. As matriculas de forma presencial e online começam na próxima segunda-feira, 16 e vão até sexta-feira, 20.
O Curso de Formação está a cargo da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e os candidatos aos cargos de agente de polícia substituto (300), delegado substituto (50) e escrivão (50) terão de cumprir uma carga horária mínima de 90% e terão direito a uma bolsa no valor de 50% da parcela única inicial da carreira a que concorre.
Presencialmente, as matrículas serão realizadas no auditório da Polícia Civil, na avenida Interventor Mário Câmara, 3532, Cidade da Esperança, no horário das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, por ordem alfabética.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADE
Período das matrículas on-line e presenciais – 16 a 20/05
homologação provisória das matrículas – 24/05
Interposição de recurso sobre indeferimento de matrícula – 25/05
Homologação final das matrículas na 1ª Chamada – 26/05
Edital de convocação em caso de 2ª chamada – 26/05
Período de matrículas on-line e presenciais em 2ª chamada 27, 30 e 31/05
Homologação provisória das matrículas da 2ª chamada 01/06
Interposição de recurso sobre indeferimento de matrícula da 2ª chamada 02/06
Homologação definitiva das matrículas da 2ª Chamada 03/06
Aula inaugural 06/06
Término do Curso de Formação 31/08
Homologação do resultado do Curso de Formação 02/09
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que, na opinião dele, a privatização da Petrobras “não está no radar”. Segundo Pacheco, a questão não faz parte das discussões no Congresso neste momento.
Após participar de uma reunião com secretários de Fazenda dos estados, o presidente do Senado falou com a imprensa sobre possibilidades de redução de preços dos combustíveis.
“Em relação a esse tema, eu já disse outras vezes e reitero que os estudos, o aprofundamento de modelos, de possibilidades, eu acho importante que tenhamos um estudo aprofundado sobre possibilidades relativamente à Petrobras. Mas não considero que esteja no radar ou na mesa de discussão neste momento a privatização da empresa porque o momento é muito ruim para isso”, afirmou Pacheco.
Pacheco ponderou ainda que a eventual privatização da Petrobras é uma decisão que pode ser estudada o quanto for necessário, “mas não é uma medida rápida de ser tomada”. Segundo ele, essa possibilidade demandaria muito diálogo, com participação da sociedade civil porque a Petrobras é um ativo nacional.
“Muito embora nós estejamos vivendo um momento muito agudo de crise relativamente aos combustíveis, e fica essa dicotomia desse lucro estratosférico e desproporcional da Petrobras frente a outras companhias do mundo, nós temos que reconhecer que é um ativo nacional, que é uma empresa bem-sucedida no nosso país, que precisa ser valorizada” afirmou o presidente do Senado.
Sobre a redução do preço dos combustíveis, o presidente do Senado Federal também defendeu que seja feita uma reunião de governadores para que seja discutido como cada ator envolvido no processo pode contribuir para a contenção dos aumentos nos preços dos combustíveis.
“Não há vilão ou mocinho nessa história. Temos de encontrar os caminhos que sejam possíveis e que possam não sacrificar os estados, a União ou a Petrobras. Ninguém quer sacrifício absoluto de ninguém a ponto de inviabilizá-los, mas todo mundo quer a colaboração de todos”, declarou.
Logo após ser nomeado, nessa quarta-feira, 11, o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida afirmou que pedirá estudos ao governo sobre a eventual privatização da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) – estatal responsável por gerir os contratos da União no pré-sal. Ele declarou que tem “o aval e o apoio de 100%” do presidente Jair Bolsonaro.
Apesar do repasse da parcela do último dia 10 de maio ter sido de R$ 2,1 milhões, e de ter sobrado em caixa aproximadamente R$ 1,5 milhão, a gestão da prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, se depara com uma série de bloqueios em suas finanças. Os bloqueios somam mais de R$ 3 milhões ao longo de 2022.
O mais recente deles, no valor de R$ 84,7 mil, foi determinado nesta semana pelo Tribunal de Justiça do RN, por débitos acumulados com precatórios. Antes, a Receita Federal já havia bloqueado o valor de R$ 640 mil, em função do não pagamento da Previdência Social referente ao mês anterior.
A prefeita sofre questionamentos sobre a administração das contas de sua administração, sobretudo tendo em vista que recebeu grande volume de recursos federais desde 2021.
A prestação de contas que o PDT apresentou à Justiça em 2018 ganhou desdobramentos pelas suspeitas de desvios de recursos partidários em dois casos.
No primeiro, o presidente estadual do PDT, Carlos Eduardo Alves, e a esposa dele, a ex-primeira-dama de Natal, Andrea Ramalho, podem se complicar por causa de um aluguel.
O caso gira em torno da da sede do PDT no Rio Grande do Norte. O partido presidido por Carlos Eduardo funciona em imóvel locado a Andrea Ramalho. O aluguel do imóvel, que fica localizado na Rua Capitão Abdon Nunes, 832, no bairro do Tirol, saltou de R$ 1.000 para R$ 2.500 cinco meses após o contrato inicial, em 2016, chamando a atenção do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral.
Recursos partidários atendem à rígida legislação do setor. O Ministério Público Eleitoral desconfiou que as informações prestadas pelo PDT para justificar o aluguel e aumento do valor não são confiáveis.
“Não se questiona a regularidade do lastro documental, que atesta a realização da despesa em questão, mas antes, a ausência de confiabilidade da informação, diante da alteração expressiva do valor do aluguel e da relação de parentesco entre o dirigente e a locadora do imóvel”, observou o MP ao pedir desaprovação das contas do PDT.
A Justiça não só acolheu como também chamou atenção para esse fato.
“Causa estranheza o fato de a proprietária do imóvel ser a esposa do presidente do partido e que o contrato inicialmente firmado em 06 de janeiro de 2016 tenha sofrido um reajuste considerável em menos de 5 (cinco) meses de vigência”, observou o relator do caso no Tribunal Regional Eleitoral, juiz Ricardo Tinoco, ao votar pela desaprovação das contas do PDT.
Polícia Federal
Por se tratar de matéria de prestação de contas, o Ministério Público Eleitoral não se propõe a investigar eventual irregularidades, cabendo notificar alguém para que o faça.
Além da questão da aluguel, também está na mira dos investigadores o que se consideram desvio da finalidade dos recursos partidários em outra uso do dinheiro: a lei estabelece que deveria haver verba destinada à promoção da mulher na política, o que não se verificou no caso do PDT.
Foi esse apanhado de coisas que levou o Ministério Público do RN a notificar a Polícia Federal, que instaurou investigação e decretou sigilo sobre o caso.
O plenário da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, em sessão ordinária nessa quarta-feira, 11, ao Projeto de Lei 567/2021 de autoria do vereador Aroldo Alves (PSDB) que dispõe sobre a instalação de dispositivo eletrônico de segurança do tipo botão de pânico nas escolas públicas da rede de ensino do município. Aprovado em primeira discussão, o texto ainda retornará à pauta para mais uma votação.
“A violência urbana nas escolas é um dos temas que mais preocupam a população, pois é crescente o fenômeno que vem crescendo no País de ocorrência de ataques nas escolas envolvendo jovens, menores de idade, e uma das explicações poderá ser a facilidade ao acesso irregular às armas de fogo, o aumento no uso de drogas e o crescente aparecimento de facções criminosas”, pontuou o vereador Aroldo Alves.
“Esse sistema visa permitir uma ação rápida das forças de segurança, que será acionada imediatamente para o socorro à escola onde ocorra a violência, podendo interceptar as ações criminosas em andamento e ainda a simples divulgação da existência do “botão de pânico” poderá fazer com que diminua a possibilidade de ocorrência de violência nas escolas”, completou.
Natal teve um aumento de 1.566% nos casos de dengue entre janeiro e abril deste ano. Diante do cenário, o município vive uma epidemia da doença, segundo informou o departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) à Inter TV Cabugi, nesta quarta-feira, 11.
Só em 2022, a capital potiguar registrou 2.966 casos. Nesse mesmo período, em 2021, foram 192 pacientes com dengue. Chikungunya, de 39 para 176, e zika, de nove para 13, também tiveram crescimento no número de casos.
Para declarar a situação de epidemia, o departamento de Vigilância em Saúde leva em consideração três pontos referenciados pelo Ministério da Saúde: a incidência de casos por três semanas consecutivas, a taxa de notificações por 100 mil habitantes e o número crescente de busca e atendimento nos postos de urgências.
Um gabinete de crise foi instituído para combater a situação e, além da SMS, a Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semov), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) também estarão atuando para combater a crise na capital.
O presidente da Associação dos Municípios do Alto Oeste Potiguar (AMOP) e prefeito de Patu, Rivelino Câmara, vai inaugurar a primeira sede da Associação no município de Pau dos Ferros na próxima terça-feira, 17, às 10h. A sede irá funcionar na Rua José Alves de Queiroz (ao ao lado da praça de eventos).
Fundada em 2021, a AMOP representa cerca de 40 municípios do Oeste Potiguar com objetivo de fortalecer o movimento municipalista, bem como os municípios do Oeste Potiguar.
O presidente da associação, explica que a AMOP tem desenvolvido ações em busca do desenvolvimento da região. “Estamos numa luta junto ao Governo do Estado para a expansão do Samu para todo o Oeste. Já conseguimos instalar a primeira base, que é a do Médio Oeste, que se encontra em Patu, atendendo a 11 municípios. Tivemos uma discussão na semana passada com a governadora para que a gente leve o Samu para todos os municípios aqui do Oeste”, explica Rivelino.
Outra conquista da AMOP, foi a aquisição de uma máquina perfuratriz junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por intermédio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O equipamento ficará à disposição da Associação para atender aos municípios de toda Região Oeste.
Pesquisadores britânicos estão testando uma vacina contra o câncer de próstata, pulmão e ovários em voluntários. O imunizante foi desenvolvido pela Oxford Vacmedix, empresa criada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
O produto tem como alvo a proteína survivina, que é liberada por células cancerígenas para enganar o sistema imunológico e evitar que o corpo as ataque. Usando versão sintética da proteína, a função da vacina é ensinar a organismo a atacar a substância e reconhecer os tumores.
Ao todo, 35 pacientes com câncer receberão três doses da vacina, com um intervalo de duas semanas. Eles serão monitorados por seis meses após as aplicações.
Os resultados iniciais têm se mostrado promissores, afirmam os pesquisadores. No entanto, eles pedem cautela, pois os voluntários precisam ser acompanhados ao longo do tempo para se observar possíveis efeitos colaterais a longo prazo e definir qual é o impacto na sobrevivência dos participantes.
O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – Sedraf, está viabilizando a perfuração de 120 poços tubulares em comunidades rurais do Rio Grande do Norte. Nessa quarta-feira, 11, a governadora Fátima Bezerra, acompanhada do secretário Alexandre Lima (Sedraf), visitou a comunidade Barra da Espingarda, em Caicó, onde fez a entrega do primeiro poço tubular com sistema solar, instalado através de projeto executado pela secretaria.
O poço vai beneficiar 96 famílias, representadas pela Associação Comunitária Rural da Barra da Espingarda. Além deste, foi entregue ainda o poço da comunidade Umbuzeiro, também em Caicó, representada pela Associação Comunitária Rural dos Sítios Umbuzeiro e Concórdia, que beneficiará 60 famílias. Os poços foram entregues com sistema de captação e bombeamento de água movido à energia solar, caixa d’água para 5 mil litros e bebedouro para animais.
Fátima Bezerra destacou a execução de obras e ações do Governo do Estado que incentivam o desenvolvimento econômico e social com geração de emprego, trabalho e renda. “Com este projeto, inserimos o RN na modernidade energética atendendo comunidades distantes das áreas urbanas e beneficiando quem mais precisa”.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima disse que “este poço garante a segurança hídrica da comunidade e a autonomia energética. Este é o primeiro, mas outros serão instalados em todo o Estado”, afirmou.
Para o presidente da Associação Comunitária Rural da Barra da Espingarda, Antônio Neto, “a instalação do poço é grande benefício que vai contribuir para manter a nossa comunidade no campo e produzindo. Hoje é um dia histórico para nossa comunidade”. Vice-presidente da Fetarn, Ana Aline Morais disse que “o que o Governo faz aqui hoje é o que a agricultura familiar precisa – apoio e estrutura para trabalhar e produzir melhor”.
O investimento previsto para a instalação dos 120 poços é de R$ 7.172.502,20, sendo a maior parte em recursos próprios (fonte 100) e R$ 1,150 milhão em emendas parlamentares da deputada estadual Isolda Dantas. A primeira, já foi consolidada no valor de R$ 450 mil. A parlamentar vai destinar outra emenda no valor de R$ 700 mil.
O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, mal assumiu e já anunciou que pretende iniciar os estudos do governo para privatizar a Petrobras. O anúncio foi dado nessa quarta-feira, 11, em coletiva de imprensa. Ele assumiu o cargo após a demissão do ministro Beto Albuquerque em meio ao anúncio do aumento do preço do diesel.
“Meu 1º ato como ministro de Minas e Energia será solicitar ao ministro Paulo Guedes, o presidente do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), que leve ao conselho a inclusão da PPSA no PND (Programa Nacional de Desestatização)”, disse Sachsida.
O novo chefe da pasta anunciou que irá pedir estudos sobre a desestatização da Petrobras e a inclusão do Pré-Sal Petróleo (PPSA) no programa de privatizações do governo. Apesar de ter prometido uma economia em linhas mais liberais, a gestão Bolsonaro pouco avançou nas privatizações.
“Ainda como parte do 1º ato como ministro, solicito também o início dos estudos tendentes à proposição das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras”, também disse o ministro, sem responder as perguntas dos jornalistas.
O ministro disse, ainda, que conta com total apoio do presidente para a privatização da empresa pública. Adolfo Sachsida ainda defendeu o processo de privatização da Eletrobras, afirmando que a venda da companhia deve atrair mais capitais para o Brasil.
Confiante, o ex-governador do Ceará e pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), reafirmou sua candidatura e enfatizou que pode vencer as eleições no segundo turno.
“É simplesmente impossível eu retirar a minha candidatura. Digo mais: vou até o fim e vencerei no 2º turno. Quem prega o contrário, não está enxergando o perigo que o Brasil corre”, disse o pré-candidato em vídeo postado no Instagram nessa quarta-feira, 11.
“Sem a minha candidatura, a polarização aumentaria em um momento em que Lula estagnou e Bolsonaro se sustenta. Porque a resiliência do genocida é menos ilógica do que aparenta. Ela está fortemente ancorada no antipetismo. Se não fosse assim, por que um presidente que não governa, que não consegue controlar a inflação, o desemprego, a corrupção, a fome e a miséria se mantém competitivo? Unicamente porque a sombra de Lula e do petismo obscurecem o cenário”, publicou Ciro.
O ex-governador afirmou ainda que faltam propostas por parte de Lula e Bolsonaro e, sem apontar quem, diz que há “aniquilamento” de sua candidatura. “(…) repetem alianças nefastas, não fazem autocrítica e só pensam em conchavo e aniquilamento de candidaturas autênticas como a minha. Ou seja: continuam fortes não só a memória de bons tempos fugazes como a de tramas macabras”, disse.
O pedetista também afirmou que “a tragédia Bolsonaro” não apagou “o mais generalizado escândalo de corrupção já desvendado em nossa história”. “Só há uma remota saída para o lulismo: mudar o eixo da campanha, fazer autocrítica e não insistir em falsas soluções. Para mim, há uma caminho sem limites de crescimento porque tenho programa, tenho passado limpo e uma infatigável disposição para a luta”, disse, em sua rede social.
O Serviço Social do Comércio (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, está com dois editais abertos pelo projeto Poti-Cultural de apoio e fomento à economia criativa, recebendo propostas até o dia 15 de maio. São duas linhas de atuação, uma voltada para a pluralidade das artes e outra para o segmento audiovisual, com objetivo de selecionar um total de 36 propostas remuneradas.
A consulta ao regulamento e demais informações estão disponíveis no site sescrn.com.br, na seção editais do programa Cultura. As propostas devem ser enviadas para os respectivos e-mails e os proponentes serem maiores de 18 anos e residentes no Rio Grande do Norte.
O edital 004/2022 que trata da linha de Pluralidade das Artes dispõe de 30 vagas e é direcionado para artistas e profissionais com atuação nos segmentos: artes cênicas (teatro, dança e circo), audiovisual, música, literatura, artes visuais, arte educação, patrimônio cultural e ação formativa (oficina e debate). As ações selecionadas serão apresentadas no período de junho a dezembro de 2022, com cada proponente podendo realizar uma inscrição, seguindo as orientações do regulamento. Cada proposta será remunerada com valor bruto de R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais).
Já o edital 005/2022 trata da linha Audiovisual selecionará seis propostas e é direcionado para realizadores, produtores do audiovisual, artistas e demais profissional da área. O material inscrito deve ser inédito e comporá a programação do Sesc RN entre junho e novembro de 2022. Cada proponente também poderá realizar apenas uma inscrição, seguindo as orientações do regulamento, para concorrer a uma das vagas com remuneração bruta no valor de R$ 17.500 (dezessete mil e quinhentos reais). A organização orienta a leitura completa do edital, principalmente sobre a minutagem e entrega definitiva do material produzido, com cinco minutos no mínimo e trinta no máximo de duração.
O Poti-Cultural Sesc está entre os maiores editais de fomento artístico-cultural do estado e surgiu com o objetivo de amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19 no setor criativo. Estes editais integram as ações de apoio ao setor cultural por parte do Sistema Fecomércio, que investiu mais de R$ 500 mil em editais para o ano de 2022.
Serviço:
O que? Inscrição no edital do Poti-Cultural Sesc RN
A comunidade de Mãe Luiza, na zona leste de Natal vai sediar durante 4 dias, entre 12 e 15 deste mês de maio, o Festival de Iniciativas Negras Urbanas”, de iniciativa da Fundação José Augusto.
Segundo os promotores, “o evento, com duração de quatro dias, tem por objetivo o fortalecimento das ações protagonizadas pela juventude no cenário de periferias urbanas”.
Durante o evento, que visa diálogo em hip hop da comunidade de Mãe Luiza, para apoiar o fomento das atividades artísticas e culturais do movimento, estarão se apresentando a Banda Filarmônica da comunidade, Planeta Capoeira, Prisma Dance (passinho), Cuscus Crew, Ujó e Flow de Fria, Amém Ore e o DJ Samir.