Início » PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS NÃO ESTÁ NO ‘RADAR’, AFIRMA PACHECO

PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS NÃO ESTÁ NO ‘RADAR’, AFIRMA PACHECO

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE TV SENADO

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que, na opinião dele, a privatização da Petrobras “não está no radar”. Segundo Pacheco, a questão não faz parte das discussões no Congresso neste momento.

Após participar de uma reunião com secretários de Fazenda dos estados, o presidente do Senado falou com a imprensa sobre possibilidades de redução de preços dos combustíveis.

“Em relação a esse tema, eu já disse outras vezes e reitero que os estudos, o aprofundamento de modelos, de possibilidades, eu acho importante que tenhamos um estudo aprofundado sobre possibilidades relativamente à Petrobras. Mas não considero que esteja no radar ou na mesa de discussão neste momento a privatização da empresa porque o momento é muito ruim para isso”, afirmou Pacheco.

Pacheco ponderou ainda que a eventual privatização da Petrobras é uma decisão que pode ser estudada o quanto for necessário, “mas não é uma medida rápida de ser tomada”. Segundo ele, essa possibilidade demandaria muito diálogo, com participação da sociedade civil porque a Petrobras é um ativo nacional.

“Muito embora nós estejamos vivendo um momento muito agudo de crise relativamente aos combustíveis, e fica essa dicotomia desse lucro estratosférico e desproporcional da Petrobras frente a outras companhias do mundo, nós temos que reconhecer que é um ativo nacional, que é uma empresa bem-sucedida no nosso país, que precisa ser valorizada” afirmou o presidente do Senado.

Sobre a redução do preço dos combustíveis, o presidente do Senado Federal também defendeu que seja feita uma reunião de governadores para que seja discutido como cada ator envolvido no processo pode contribuir para a contenção dos aumentos nos preços dos combustíveis.

“Não há vilão ou mocinho nessa história. Temos de encontrar os caminhos que sejam possíveis e que possam não sacrificar os estados, a União ou a Petrobras. Ninguém quer sacrifício absoluto de ninguém a ponto de inviabilizá-los, mas todo mundo quer a colaboração de todos”, declarou.

Logo após ser nomeado, nessa quarta-feira, 11, o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida afirmou que pedirá estudos ao governo sobre a eventual privatização da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) – estatal responsável por gerir os contratos da União no pré-sal. Ele declarou que tem “o aval e o apoio de 100%” do presidente Jair Bolsonaro.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *