Início » Arquivos para 10 de setembro de 2024, 16:00h

setembro 10, 2024


PREVENÇÃO PODE EVITAR ATÉ 80%DAS MORTES POR DOENÇAS DO CORAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo, nos últimos 20 anos, segundo estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020. Essas condições, que afetam o coração e os vasos sanguíneos, são responsáveis por uma parcela significativa de mortes prematuras relacionadas a falta de conscientização e do diagnóstico precoce. Assim, uma maior compreensão sobre esses problemas pode ser a chave para a prevenção e tratamento eficazes.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 1.100 mortes por dia no Brasil, o que corresponde a uma morte a cada 90 segundos, totalizando 400 mil mortes no país a cada ano. Isso torna este tipo de enfermidade a maior causadora de óbitos no Brasil, causando o dobro de mortes que todos os tipos de câncer juntos, e ainda 6.5 vezes mais mortes que todas as infecções, incluindo a AIDS.

Doenças cardiovasculares englobam uma variedade de condições, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e hipertensão arterial. Em entrevista ao Diário do RN, a presidente da SBC/RN, Dra. Carla Karini, destacou que os principais fatores de risco incluem hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, obesidade, tabagismo, sedentarismo e consumo excessivo de álcool, mas que além desses fatores classificados como modificáveis existem outros não modificáveis que são a idade, histórico familiar e o sexo. “Quanto mais velho, maior o risco cardiovascular. As mulheres ficam mais vulneráveis às doenças cardiovasculares na menopausa, após os 55 anos de idade; nos homens, elas surgem mais cedo, abaixo dos 55 anos de idade”, explica a presidente da SBC-RN.

Muitas vezes, as doenças cardiovasculares se desenvolvem silenciosamente e podem não apresentar sintomas até que um evento grave ocorra, como um infarto ou um AVC, e até levar a óbito. A boa notícia é que, em muitos casos, elas podem ser prevenidas ou controladas com mudanças no estilo de vida e acompanhamento médico adequado, como explica a Dra Carla: “Muitos óbitos acontecem diariamente, mas 80% dessas mortes podem ser evitadas através de medidas preventivas, como uma orientação médica e principalmente do estímulo à mudança do estilo de vida”.

A prevenção desses fatores é possível através da realização de exames periódicos regularmente, prática de exercícios físicos, além de ser essencial a adoção de uma dieta saudável para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de possíveis problemas cardiovasculares. “A mudança de estilo de vida também é contemplada com alimentação saudável, livre de gordura animal e mais rica em peixes, grãos, vegetais e frutas, isso também ajuda a prevenir que essas doenças acometam mais pessoas e essa estatística aumente cada vez mais”, complementa a médica.

Superação e Saúde
Doenças cardiovasculares podem acometer pessoas de diferentes idades, inclusive os mais jovens, como é o caso de Sara Jane, de 23 anos que foi diagnosticada aos 15 anos com extrassístoles, uma condição que causa batimentos cardíacos irregulares: “Eu, uma pessoa de 23 anos, considerada jovem, já fiz dois procedimentos cardíacos, mas isso vem muito para mostrar que as doenças cardíacas não estão no meio da vida adulta ou perto da velhice, como muita gente pensa, ela é possível de estar com qualquer pessoa, em qualquer idade”.

Sara também explica que mesmo uma rotina saudável e consciente de alimentação e exercícios auxiliando que os efeitos da doença não perdurem a longo prazo, eles sozinhos não garantem a diminuição ou a cura da condição, e ressalta a importância do acompanhamento médico nesses casos: “O que se pode fazer é acompanhar ela [a doença], ter um acompanhamento seguro com o médico, sempre estar vendo se o coração está bem, se teve alguma alteração, se ele cresceu, se morfologicamente está perfeito, ou ir para intervenção na cirurgia, que é, realmente, quando você toma a decisão, mas, fora isso, se não for para o lado de remédios, que realmente é o que controla, você vai ficar observando e vendo se está tudo bem”.

Hoje, aos 23 anos, Sara está bem longe dos dias de incerteza e preocupação. Depois de realizar procedimentos, combinados com uma rotina saudável e acompanhamento médico regular, ela relata que conseguiu retomar uma vida normal e ativa: “Faz um ano e alguns meses que eu fiz o segundo procedimento e assim eu tenho a vida completamente normal, não o tem nenhum vestígio de que isso aconteceu nos meus exames, todos os exames estão 100%, e não sinto nenhum desconforto ao fazer atividades físicas ou coisas do tipo”.

Setembro Vermelho: Um Mês de Conscientização

Em resposta ao impacto das doenças cardiovasculares, surgiu o Setembro Vermelho, uma campanha nacional de conscientização dedicada à saúde do coração. Criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e apoiado por diversas instituições de saúde, o mês de setembro é dedicado a promover a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças cardíacas.

No dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, devido a esse fato, foi escolhido o mês de setembro para ser realizada a campanha, que leva a cor vermelha devido a representação da cor geralmente atrelada ao coração, a campanha desse ano tem como slogan cada coração importa.

Durante este mês, várias ações são realizadas para educar a população e incentivá-la a adotar práticas saudáveis. Nas nossas redes sociais, os médicos cardiologistas, especialistas da sociedade de cardiologia vão estar levando informações úteis a toda a população e, no mês de outubro, ocorrerá o check-up cardiológico, em data a ser anunciada: “Nesse check-up, a gente vai estar dando palestra, orientando a população, vamos fazer alguns atendimentos, sempre com o intuito de informar e conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares”, complementou a médica Carla Karini.


Compartilhe esse post

23% DOS ELEITORES DE CARLOS EDUARDO AFIRMAM QUE PODEM MUDAR O VOTO

  • por
Compartilhe esse post

“A decisão do voto é definitiva ou poderá mudar?”. O questionamento foi feito pela pesquisa Datavero/98 FM aos eleitores natalenses, na entrevista realizada nos dias 07 e 08 de agosto, sobre a disputa à Prefeitura de Natal. O resultado pode indicar possíveis alterações nas próximas três semanas restantes de campanha eleitoral na capital.

De uma forma geral, 63,1% dos entrevistados disseram que a decisão de voto é definitiva; outros 33,4% afirmaram que podem mudar e 3,5% não souberam responder.

Dentre os eleitores de Carlos Eduardo (PSD), que vem liderando a série de pesquisas até agora, mas apresentando queda, 75,8% dizem que o voto é definitivo. Já 23,3% podem mudar o voto. Não soube responder, 0,9%.

Dos que afirmaram votar em Paulinho Freire (UB), 73% afirmam que a decisão é definitiva; 26,5% dizem que podem mudar o voto. Somente 0,4% não soube responder.

Já dos que dizem votar em Natália Bonavides (PT), 72,6% não mudam o voto e 26,7% poderá mudar. Não souberam responder 0,7%.

Entre os principais candidatos, os eleitores de Rafael Motta (Avante) são os menos decididos em relação ao voto. A maioria, 57,9%, pode mudar o voto; 42,1% diz que decisão é definitiva.

A pesquisa Datavero/98 FM ouviu 1.000 eleitores nos dias 07 e 08 de setembro. A margem de erro é de 3% e o nível de confirança 95%. O número de registro é 05352/2024.


Compartilhe esse post

PREFEITURA DEVE PRECISAR DE NOVA LICENÇA PARA CONTINUAR ENGORDA

  • por
Compartilhe esse post

A celeuma acerca da engorda da praia de Ponta Negra, em Natal, parece não ter fim. Ontem, em coletiva de imprensa, a Prefeitura negou que as obras estejam paralisadas, mas admitiu existir um problema com a qualidade da areia que se imaginava ideal para fazer o aterro hidráulico. Em outras palavras, atestou-se que o material que deveria ser dragado do fundo do mar para fazer o alargamento da faixa de areia em até 100 metros, de modo a conter o avanço do mar sobre o calçadão e construções à beira-mar, não é de boa qualidade nem suficiente, ou seja, boa parte é cascalho – agregação de fragmentos rochosos e outros sedimentos.

O que isso significa? Que o Município terá que correr contra o tempo para encontrar outro banco de areia que possua o mesmo potencial de exploração. Porém, se isso acontecer fora da área já autorizada pelo IDEMA, serão necessários novos estudos de impacto socioambiental e, consequentemente, uma nova licença para que o trabalho seja executado.

Durante a coletiva, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, negou que a obra esteja paralisada. O fato é que, no último dia 3, apenas quatro dias após o início da execução, a draga holandesa contratada para fazer a sucção da areia na jazida, deixou de operar após a FUNPEC identificar problemas nos sedimentos retirados do local. O secretário de Obras e Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, também participou das entrevistas e também negou haver interrupção dos serviços.

“Durante as explicações, foi informado que só no último sábado (07), a Prefeitura recebeu o laudo parcial apresentado pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), apontando a má qualidade do material existente na jazida licenciada. Atestado o problema, a gestão municipal, a própria Funpec e a empresa que foi contratada para fazer os serviços já iniciaram novos estudos em busca de uma nova jazida para dar continuidade à fase da dragagem”, afirmou a Prefeitura, em nota enviada à imprensa logo após a coletiva.

“Em 2022, um estudo feito pela empresa TetraTech indicou a qualidade da jazida. Porém, na análise feita pouco antes de iniciarmos essa etapa da dragagem, os testes detectaram a presença de cascalhos em parte da área de retirada”, disse Thiago Mesquita.

O titular da Semurb disse ainda que a Prefeitura já está em busca de alternativas para dar sequência ao projeto: “Já existem novas jazidas mapeadas, as análises e investigações estão sendo feitas e, no que depender da Prefeitura, a engorda de Ponta Negra será finalizada em 2024”, afirmou Mesquita.

“A população está ansiosa, quer essa obra e não celebra esse problema técnico, pelo contrário.

Queremos reafirmar aqui o compromisso de toda a Prefeitura em entregar esse projeto fundamental para o progresso e desenvolvimento de Natal”, concluiu o secretário.

O laudo foi realizado pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), que recebeu R$ 3.372,905,19 da Prefeitura de Natal.

Empresa contratada pela Prefeitura concluiu que areia era adequada

Estudo de Impacto Ambiental apresentado pela Prefeitura de Natal ao IDEMA, em que consta análise feita pela empresa Tetra Tech, conclui que “a jazida de empréstimo selecionada contém pacote de sedimentos arenosos com diâmetro médio (D50) de 0,75mm, com volume e distância de transporte compatíveis com o pretendido para o engordamento da praia de Ponta Negra. Estas características permitem conceitualmente um perfil de alimentação em todo o segmento de 4.000 m da face praial. Tal pacote de sedimentos, é bem superior ao D50 médio nativo de Ponta Negra de 0,41 mm”.

A Tetra Tech foi contratada para fazer os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) da obra de engorda da Praia de Ponta Negra entre 2015 e 2016. Posteriormente, em 2021, foi realizado novo levantamento que confirmou as informações sobre a jazida levantadas no primeiro estudo. Porém, vale lembrar que a obra só foi licenciada em agosto deste ano.

“Apresentaram uma condição que agora está se mostrando equivocada”, afirma diretor do Idema

Diretor-geral do IDEMA no Rio Grande do Norte, Werner Farkatt falou ao Diário do RN sobre a situação envolvendo a qualidade da areia da área da jazida. Ele cobrou da Prefeitura que faça justiça e peça desculpas ao corpo técnico do órgão ambiental. “Apresentaram uma condição que agora está se mostrando equivocada”, comentou.

“Só temos a lamentar por tudo isso que está acontecendo. É importante destacar que o IDEMA sempre presou pela boa qualidade técnica dos estudos, das informações. O IDEMA trabalha com as informações que são entregues. Nós conferimos alguns pontos, identificamos grandes divergências, mas nós acreditamos na legitimidade das informações que são entregues ao IDEMA. Então é muito triste o que está acontecendo nesse momento. O IDEMA não gostaria que isso fosse uma realidade, até mesmo porque o IDEMA sempre buscou o melhor caminho técnico para que essa obra acontecesse, para que nossa cidade tivesse uma qualidade, uma ordem melhor, mas infelizmente os fatos atuais são outros. A nossa equipe se dedicou ao máximo, sempre para fazer um trabalho extremamente técnico e em vários momentos essa análise técnica foi desrespeitada. E agora nós entendemos e acreditamos que todo o nosso trabalho e toda a nossa convicção técnica foi posta à prova e agora está se mostrando a realidade que nós sempre estivemos corretos na nossa condução. Inclusive, os nossos técnicos em todos os momentos evidenciavam a necessidade de que a Prefeitura apresentasse certas respostas, respostas essas que faltaram, respostas essas que foram evidenciadas nas condicionantes e que, por vários e vários momentos, o IDEMA questionou novamente a necessidade de apresentação de respostas com mais clareza”, disse.

“Bom, e assim, esperamos que a Prefeitura realmente consiga equacionar essa situação e encontre a nova área. Obviamente que essa nova área terá que seguir os ritos do licenciamento ambiental previsto na legislação brasileira, e que dessa vez eles entendam, compreendam o posicionamento do corpo técnico e, ao mesmo tempo, o mínimo que a Prefeitura poderia fazer nesse momento era pedir desculpa para todo o nosso quadro técnico do IDEMA e à população do Rio Grande do Norte, porque apresentaram uma característica, apresentaram uma condição que agora está se mostrando equivocada”, acrescentou Farkatt.


Compartilhe esse post

EX-SECRETÁRIO DE ÁLVARO DIAS LIDERA PREFERÊNCIA PARA A CÂMARA DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

A disputa à Câmara Municipal de Natal também foi medida pela pesquisa Datavero/98 FM.

Divulgados nesta segunda-feira, 09, no programa Repórter 98, os nomes mais citados são vereadores candidatos à reeleição.

O índice de indecisos, maior até agora, reduziu em relação à pesquisa anterior, de 47,2% para 42,4%. Este número tende a reduzir com a proximidade do pleito. Os que disseram votar em ‘nenhum’ subiu de 5,3% para 12,6%.

Entre os eleitores que decidiram seu candidato, Irapoã, ex-secretário municipal aparece com 2%.

O vereador Herberth Sena aparece com 1,5%.

Os vereadores Ériko Jácome e Kleber Fernandes têm 1,3%, cada um. Adriana de Quebra Osso tem 1,2%. Os vereadores Aldo Clemente e Luciano Nascimento têm 1,1%, cada um. Vereadora, Julia Arruda tem 1%. Também parlamentares com mandato, Aroldo Alves, Hermes Câmara, Robson Carvalho e Tércio Tinoco têm 0,9%, cada um.

Na zona Norte, os vereadores que lideram a disputa são Aldo Clemente, com 2,3%; Irapoã e Marcio Gomes, com 1,7%, cada; Ériko Jácome e Herberth Sena, com 1,5%, cada; além de Julia Arruda, Kleber Fernandes, Leo Sousa, Peixoto e Tarcio de Eudiane, com 1,2%, cada um.

Na zona Leste da cidade, os candidatos mais votados na proporcional devem ser Herberth Sena (4,2%), Kleber Fernandes (3,6%), Hermes Câmara (3%), Eribaldo Medeiros (2,4%), Irapoã (2,4%), Fernando Lucena (1,8%), Nina Souza (1,8%), Vitor Gleison (1,8%), Zé Humberto (1,8%) e Daniel Rendall (1,2%).

Já na zona Sul, Adriana de Quebra Osso, Cleiton da Policlínica e Tercio Tinôco têm 3,3%, cada; Irapoã, 2,8%; Dr Milano Máximo, 2,4%; Brisa, Preto Aquino e Thabatta Pimenta aparecem com 2%, cada; Daniel Valença e Ériko Jácome 1,2%, cada.

Na zona Oeste, aparecem entre os mais citados, Aroldo Alves (3,7%), Luciano Nascimento (2,8%), Camila Araújo (2%), Fernando Lucena (2%), Robson Carvalho (2%), Wellington Bernardo (2%), Ériko Jácome (1,6%), Erminio Félix (1,6%) e Raniere Barbosa (1,6%).

A pesquisa Datavero/98 FM ouviu 1.000 eleitores nos dias 07 e 08 de setembro. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança 95%. O número de registro é 05352/2024.


Compartilhe esse post

NATÁLIA TIRA VOTOS DE CARLOS ENTRE ELEITORES QUE APROVAM LULA E FÁTIMA

  • por
Compartilhe esse post

A pesquisa Datavero/98 FM à Prefeitura de Natal fez o cruzamento entre as avaliações de gestões e a intenção de votos dos eleitores. Realizada neste fim de semana, o comparativo entre a pesquisa anterior, realizada nos dias 26 e 27 de agosto, mostra alteração na relação entre o voto e os apoios dos gestores aos candidatos.

Entre os eleitores que aprovam o presidente Lula, Carlos Eduardo (PSD) caiu mais de 6 pontos, de 46,15% para 39,96%; Natália Bonavides (PT) cresceu, de 20,38% para 27,06%; Paulinho Freire (UB) caiu, de 15,19% para 13,95%, resultado que revela o eleitor que aprova o Governo Lula apontando seu voto para a candidata do PT em Natal.

Dos que desaprovam Lula, que tendem a ser eleitores da direita, Paulinho Freire cresceu, de 27,89% para 35,04%; Carlos Eduardo caiu de 33,76% para 26,76%; em terceiro vem Rafael Motta, que subiu de 3,77% para 6,08%. Natália Bonavides aparece em 4º entre estes eleitores, com uma queda de 6,03% para 2,43%.

Quem desaprova a governadora Fátima Bezerra (PT) tem intenções de votos empatadas entre Carlos Eduardo e Paulinho Freire. Carlos Eduardo caiu entre esse eleitorado, que tende a ser anti-PT, de 38,26% para 30,12%; Paulinho Freire cresceu de 24,89% para 29,44%. Já Natália Bonavides caiu de 8,11% para 7,61%.

Já dentro do eleitorado que aprova Fátima Bezerra, Carlos Eduardo caiu de 46,64% para 41%; Natália Bonavides subiu dentro da margem de erro de 29,41% para 31%; e Paulinho Freire subiu de 7,98% para 13%.

Os eleitores que aprovam o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) vem migrando a intenção de voto para o candidato apoiado pelo gestor, Paulinho Freire. Nesta faixa de eleitorado, Carlos Eduardo caiu de 42,38% para 37,14%; Paulinho Freire cresceu de 30,95 para 34,75% e Natália Bonavides caiu de 10,71% para 6,37%.

Entre os eleitores que desaprovam Álvaro Dias, Carlos Eduardo caiu 8 pontos, de 39,13% para 31,24%; e Natália Bonavides subiu cerca de 6 pontos, de 16,36% para 22,64%; Paulinho Freire cresceu dentro da margem de erro, indo de 12,42% para 14,26%.

A pesquisa Datavero/98 FM ouviu 1.000 eleitores nos dias 07 e 08 de setembro. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança 95%. O número de registro é 05352/2024.


Compartilhe esse post

DATAVERO/98FM: CARLOS EDUARDO CAI 7 PONTOS; PAULINHO E NATÁLIA CRESCEM

  • por
Compartilhe esse post

A Pesquisa Datavero/98 FM, realizada nestes sábado, 07, e domingo, 08, e divulgada nesta segunda-feira, 09, no programa Repórter 98, traz novos números de intenções de votos para a disputa à Prefeitura de Natal. A um mês da eleição, a sondagem mostra queda do candidato Carlos Eduardo (PSD), ao mesmo tempo em que apresenta crescimento de Paulinho Freire (UB) e de Natália Bonavides (PT), mas muito mais do número de indecisos.

A alteração no cenário eleitoral após oito dias do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV pode refletir os ataques dos opositores, que tem Carlos Eduardo como principal alvo. Nesse período, aconteceu também um debate eleitoral, sem a presença do ex-prefeito, que optou por não participar.

Na estimulada, Carlos Eduardo aparece com 33%, enquanto Paulinho Freire apresentou 22,60; Natália Bonavides 14,60%; Rafael Motta (Avante) 3,80%; Heró (PRTB) 0,20% e Nando Poeta (PSTU) 0,10%. Disseram votar em nenhum 14,60% e não quiseram ou não souberam responder, 11,10%.

Em relação às pesquisas anteriores realizadas pelo Instituto, Carlos Eduardo vem em queda, de 40,30%, em 05 e 06 de agosto; para 39,90%, em 26 e 27 de agosto; para 33% na sondagem atual.

Já Paulinho Freire apresentou crescimento, embora dentro da margem de erro. No começo de agosto, o candidato do União Brasil apareceu com 21,10% das intenções de votos; caindo para 19,80% no começo de agosto; e crescendo para 22,60% nesta pesquisa.

Natália Bonavides também ampliou as intenções de votos, mas permanecendo dentro da margem de erro. Na primeira sondagem da série, apresentou 13%; indo para 13,30%; e em seguida para 14,60% na sondagem atual.

O índice de eleitores que não sabem ou que dizem votar em ‘nenhum’ também alterou. Em 05 e 06 de agosto, 15,80% votavam em nenhum. Em 26 e 27 de agosto, 16,30% diziam votar em nenhum. Já na pesquisa atual, o número caiu para 14,60%. O número de indecisos subiu, de 3,40%, para 6,30% e aumentando agora para 11,10%.

O resultado aponta que a queda de Carlos Eduardo não indica, necessariamente, a mudança dos eleitores para os adversários Paulinho ou Natália, que subiram cerca de dois pontos, cada um.

Pode refletir, também, que os eleitores podem ter desistido do voto no candidato que lidera, até agora, a pesquisa, mas ainda estão indecisos sobre seu voto.

A queda mais significativa de Carlos Eduardo é verificada na Zona Leste. Em 26 e 27 de agosto, ele tinha 53,44% e agora caiu para 34,55%. Paulinho Freire subiu, de 12,21% para 27,88%; Natália Bonavides foi de 9,92% para 12,37%; os indecisos foram de 2,29% para 7,27%. Na Zona Sul, a queda de Carlos Eduardo foi de 28% para 20,73%, enquanto os demais candidatos não tiveram grande alteração. Outra área que teve mudança significativa foi a Norte, zona mais populosa de Natal: Carlos Eduardo caiu de 41,26% para 36,73% e o número de indecisos subiu de 4,85% para 15,45%.

Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos e o eleitor diz o primeiro nome que vem à cabeça, Carlos Eduardo aparece com 21,20% das intenções de votos; Paulinho Freire é citado por 17,40% e Natália Bonavides, por 9,90% dos eleitores. Rafael Motta é lembrado por 1,10%. Já 42,10% não sabem e 8,30% dizem votar em ‘nenhum’.

Rejeição
Na medição sobre o nível de rejeição dos candidatos, Natália Bonavides apresenta 26,40% de eleitores que dizem não votar nela de jeito nenhum. Paulinho Freire vem em segundo, com 13,20% de rejeição; Carlos Eduardo tem 11% de rejeição, seguido de Rafael Motta, com 4,80%. O candidato Heró é rejeitado por 3,10% dos eleitores e Nando Poeta, por 2,80%.

Disseram que votariam em todos os candidatos, 4,30% dos entrevistados; não souberam responder, 16,40%; e votariam em nenhum, rejeitando todos, 18%.

A pesquisa Datavero/98 FM ouviu 1.000 eleitores nos dias 07 e 08 de setembro. A margem de erro é de 3% e o nível de confirança 95%. O número de registro é 05352/2024.


Compartilhe esse post

SOMENTE LULA É APROVADO PELO ELEITOR; FÁTIMA E ÁLVARO DESAPROVADOS EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

Nova pesquisa Datavero/98 FM revela a avaliação do natalense sobre os governos Federal, Estadual e Municipal. Realizada neste final de semana, dias 07 e 08, a avaliação é positiva para o presidente Lula (PT), mas negativa para a governadora Fátima Bezerra (PT) e para o prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

Aprovado pelo natalense com 47,30%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, vê sua avaliação positiva despencar 7 pontos desde a pesquisa realizada nos dias 05 e 06 de agosto, quando apresentou 54,80%; alterando para 52% na realizada em 26 e 27 de agosto; e caindo para 47,30% atualmente.

Já a desaprovação do presidente saiu de 38,40% na primeira sondagem, para 39,80% no final de agosto; indo para 41,10% na pesquisa atual. Não souberam responder, 11,60% dos entrevistados.

Já a governadora Fátima Bezerra teve queda na desaprovação, mesmo esta avaliação sendo maior que a aprovação. Na primeira pesquisa de agosto, teve 66,40% de desaprovação; subindo para 70,30% no final de agosto; e finalmente caindo para 59,10% na nova sondagem.

Mesmo assim, a aprovação ainda é menor, mesmo apresentando alta, de acordo com a série. No começo de agosto, apresentou 27,70% de aprovação, caindo para 23,80% na segunda pesquisa de agosto; e aumentando para 30% atualmente. Os entrevistados que não souberam responder são 10,90%.

Já o prefeito de Natal, Álvaro Dias, apresentou queda na desaprovação e na aprovação, embora a avaliação positiva ainda seja menor. Na primeira pesquisa de agosto, ele teve 55,50% de aprovação; 48,30% de desaprovação na segunda pesquisa de agosto; e 47,70% de desaprovação atualmente.

A aprovação de Álvaro Dias subiu da primeira pesquisa, quando apresentou 35,50%, para 42% no final de agosto. Agora, caiu para 37,70%.

O número dos que disseram não saber subiu de 9%; para 9,70% na segunda sondagem; para 14,60% agora.

A pesquisa Datavero/98 FM ouviu 1.000 eleitores nos dias 07 e 08 de setembro. A margem de erro é de 3% e o nível de confirança 95%. O número de registro é 05352/2024.


Compartilhe esse post