Início » Arquivos para 24 de setembro de 2024, 11:01h

setembro 24, 2024


ELEIÇÕES 2024: SEGURANÇA PÚBLICA TERÁ MAIS DE 12 MIL AGENTES EM TODOS OS 167 MUNICÍPIOS DO RN

  • por
Compartilhe esse post

O Governo do Rio Grande do Norte já definiu os parâmetros e o esquema de segurança pública para o primeiro turno das eleições municipais deste ano, a chamada “Operação Eleições 2024”.

Para garantir que tudo transcorra dentro da normalidade, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) decidiu utilizar a mesma estratégia de pleitos passados, ou seja, empregar todo o efetivo disponível em todos os 167 municípios potiguares.

Atualmente, mais de 12 mil homens e mulheres compõem as forças de segurança pública do Estado. Desta forma, com a exceção dos que estarão de férias ou de licença médica no dia do pleito, serão convocados a trabalhar todos os servidores da ativa que compõem a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia, o ITEP. Nestas eleições, também participarão da segurança pública os policiais penais, servidores estaduais que são ligados à Secretaria da Administração Penitenciária.

No estado, também trabalharão no dia do pleito guardas municipais, agentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Exército em João Dias
Em razão das mortes do prefeito de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Oliveira, e do pai dele, Sandi Alves de Oliveira, assassinados a tiros no dia 27 de agosto, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral aprovou o pedido de reforço das forças armadas para a eleição no município. A tendência é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acate a solicitação e envie uma tropa do Exército para a cidade no dia do pleito.

“A requisição de forças federais se encontra regulada pela Resolução TSE nº 21.843/2024, em seu art.1º, § 2º, que estipula que o Tribunal Superior Eleitoral requisitará força federal necessária ao cumprimento da lei ou das decisões da Justiça Eleitoral, visando garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados. Determinando em seu parágrafo 2º que o pedido será acompanhado de justificativa – contendo os fatos e circunstâncias de que decorra o receio de perturbação dos trabalhos eleitorais –, que deverá ser apresentada separadamente para cada zona eleitoral, com indicação do endereço e do nome do juiz eleitoral a quem o efetivo da força federal deverá se apresentar”, justificou a procuradora do Ministério Público Eleitoral, Clarisier Morais.

Eleições pacíficas
Nas eleições ocorridas em 2022, quando se votou para presidente, governador, deputado estadual, deputado federal e senador, a SESED considerou o pleito pacífico, sem o registro de ocorrências de gravidade. Na ocasião, foram registradas 16 ocorrências:

Os motivos foram:
1 registro de compra de votos
5 registros de transporte ilegal de passageiros
5 registros de boca de urna
2 registros de propaganda eleitoral irregular
3 registros de uso de celular na cabine
As ocorrências foram contabilizadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, montado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública da SESED, do Governo do Estado, e enviadas para a Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública, do Governo Federal.


Compartilhe esse post

DATAVERO/98 FM À CÂMARA DE NATAL: OS 10 MAIS CITADOS JÁ SÃO VEREADORES

  • por
Compartilhe esse post

A nova pesquisa DataVero/98 FM, realizada nos dias 21 e 22 de setembro, entrevistou os natalenses sobre as intenções de votos a vereador. Os 10 mais citados são vereadores de mandato.

Ériko Jácome, presidente da Câmara de Natal, foi citado por 2,6% dos eleitores; Herberth Sena, vereador mais votado da eleição 2020, tem 2,2% das intenções de votos; Aldo Clemente tem 2%; o vereador Raniere Barbosa, 1,6%.

Os vereadores Aroldo Alves, Hermes Câmara, Nina Souza e Preto Aquino têm 1,5%, cada um. Os parlamentares Camila Araújo e Felipe Alves têm 1,2%, cada.

Quando é feito o cruzamento entre as intenções de votos a vereador e a prefeito, nem sempre a escolha dos eleitores corresponde ao apoio definido pelos candidatos.

Dos eleitores de Herberth Sena, por exemplo, que é vereador do PV que compõe Federação com PT e PCdoB, a maioria dos eleitores afirma que vai votar em Carlos Eduardo, do PSD (54,55%).

Natália Bonavides, candidata apoiada por Heberth, tem 18,18%, assim como Paulinho Freire.

Dos que afirmam votar no candidato à reeleição Raniere Barbosa, 43,75% declaram voto em Carlos Eduardo e 37,50% em Paulinho Freire. Raniere Barbosa é do União Brasil, partido de Paulinho Freire.

A vereadora Nina Souza, do União Brasil, companheira do candidato Paulinho Freire, ainda tem 26,67% dos seus eleitores que afirmam votar em Carlos Eduardo. A maioria, no entanto, declara voto em Paulinho Freire (46,67%).

Dos que votam em Ériko Jácome, 46,15% escolhe Paulinho Freire, seguindo o apoio do vereador, e outros 26,92% votam em Carlos Eduardo.

Entre os eleitores do vereador Daniel Valença, do PT, 66,67% afirmam voto na candidata do partido, Natália Bonavides. Rafael Motta e Carlos Eduardo teriam 11,11%, cada um.

Dos que afirmam votar em Luciano Nascimento, vereador do PSD e apoiador de Carlos Eduardo, 77,78% declaram votar no ex-prefeito. Ainda há 11,11% que dizem votar em Paulinho.

A pesquisa DataVero/98 FM ouviu 1.000 pessoas nos dias 21 e 22 de setembro de 2024. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança, 95%. Está registrada no TSE sob o número RN-09969/2024.


Compartilhe esse post

DATAVERO/98 FM: CARLOS EDUARDO E PAULINHO FREIRE ESTÃO EMPATADOS

  • por
Compartilhe esse post

A nova rodada da pesquisa DataVero/98 FM de intenções de votos em Natal mostra o crescimento de cerca de 10 pontos percentuais do candidato Paulinho Freire (UB) e o empate com Carlos Eduardo (PSD). O ex-prefeito, que chegou a liderar com mais de 30 pontos, agora tem um ponto de vantagem em relação ao adversário. Os números refletem o quadro a duas semanas da eleição e após 20 dias de propaganda eleitoral no rádio e na TV, além da realização de três debates eleitorais, sem a presença do candidato que busca o 5º mandato.

Na estimulada, Carlos Eduardo aparece com 31,90% de intenções de votos; Paulinho Freire tem 30,60%; Natália Bonavides (PT) foi citada por 16,70%; Rafael Motta, 3,80%; Heró Bezerra (PRTB), 0,20%; e Nando Poeta (PSTU), 0,20%. Não sabem ou não responderam 3,40% e responderam ‘nenhum’, 13,20%.

Em relação às duas pesquisas anteriores realizadas pelo Instituto DataVero, Carlos Eduardo perdeu oito pontos percentuais. Na sondagem dos dias 26 e 27 de agosto, o ex-prefeito tinha 39,90% de intenções de votos; em 07 e 08 de setembro caiu para 33%; e agora aparece com 31,90%.

Já Paulinho Freire cresceu pouco mais de 10 pontos: no final de agosto apareceu com 19,8%; no começo de setembro subiu para 22,60%; e agora tem 30,60%. Natália Bonavides teve crescimento, embora permaneça em terceiro. Na pesquisa do final de agosto, a candidata tinha 13,30%; subiu para 14,60% no começo de setembro; e agora tem 16,70% de intenções de votos.

O crescimento de Paulinho e de Natália é proporcional ao declínio de Carlos Eduardo nas duas últimas pesquisas e da redução do número de indecisos da última sondagem para cá. O número de quem não sabia em quem votar, comparadas as últimas pesquisas, subiu e, em seguida, voltou a cair. Em 26 e 27 de agosto, 6,30% estavam indecisos; o número cresceu para 11,10% em 07 e 08 de setembro; voltando a cair para 3,40%, atualmente.

Espontânea
Na pesquisa espontânea, o nome de Paulinho Freire (UB) aparece, pela primeira vez, como o mais citado. A espontânea não apresenta nomes dos candidatos aos entrevistados, que citam o primeiro que vem à mente.

Paulinho Freire foi citado por 23,10% dos natalenses; Carlos Eduardo por 18,40%; Natália Bonavides por 10,60%; Rafael Motta foi lembrado por 1,40%; Heró citado por 0,10%. Não souberam responder 30,40% e responderam ‘nenhum’ 16%.

Rejeição
Em relação à rejeição, Natália Bonavides foi citada por 29,70%, aparecendo como a mais rejeitada; Paulinho Freire vem em segundo, com 19,80% de rejeição; Carlos Eduardo aparece com 12,40%; Rafael Motta tem 5,10% de rejeição; Heró tem 2,60% e Nando Poeta 1,70%.

Responderam votar em todos, ou seja, não rejeitam nenhum, 3,10%; não votariam em nenhum, rejeitando todos, 16,40% dos entrevistados; e não souberam responder 9,20%.

2º turno
Nas simulações de 2º turno entre Carlos Eduardo e Paulinho Freire, o ex-prefeito teria 42,90% das intenções de votos e o ex-presidente da Câmara 36,40%.

Num possível 2º turno entre Carlos Eduardo e Natália Bonavides, o candidato do PSD teria 45,20% das intenções de votos e a candidata do PT teria 25,60%.

A pesquisa DataVero/98 FM ouviu 1.000 pessoas nos dias 21 e 22 de setembro de 2024. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança, 95%. Está registrada no TSE sob o número RN-09969/2024.


Compartilhe esse post

PAULINHO CRESCE ENTRE ELEITORES QUE DESAPROVAM O PT E APROVAM ÁLVARO

  • por
Compartilhe esse post

A nova rodada da pesquisa Datavero/98 FM, que foi divulgada nesta segunda-feira, 23, no programa Repórter 98, avaliou as gestões municipal, estadual e federal. Além disso, cruzou as intenções de votos dos eleitores que aprovam e desaprovam cada uma das gestões.

Em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o número entre os que aprovam e desaprovam aparece tecnicamente empatado, com a desaprovação à frente. Dos entrevistados, 44,60% desaprovam a gestão de Lula; 43,40% desaprovam e 12% não sabem ou não responderam.

Em relação ao governo Fátima Bezerra (PT), 64,60% dos natalenses desaprovam; 26,80% aprovam e 8,60% não sabem ou não responderam.

Já 49,70% desaprovam a gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos); outros 37,30% aprovam o gestor municipal; e 13% não sabem ou não responderam.

Avaliação das gestões e intenções de votos
No cruzamento de dados entre os entrevistados que aprovam e desaprovam as gestões e suas intenções de votos à Prefeitura de Natal, a pesquisa DataVero/98 FM reflete a alteração da escolha dos eleitores ao longo das últimas semanas, após o início da propaganda no rádio e na TV.

A candidata Natália Bonavides (PT), tem conseguido tirar de Carlos Eduardo os eleitores que aprovam o governo Lula. Na pesquisa realizada nos dias 26 e 27 de agosto, a candidata do PT tinha 20,38% das intenções de votos destes entrevistados; já na sondagem dos dias 7 e 8 de setembro, 27,06% disseram votar nela; agora, o percentual cresceu para 30,18% dos que aprovam Lula. Enquanto Carlos Eduardo tinha 46,15% das intenções de votos dos eleitores de Lula em agosto; caiu para 39,96% em setembro; e agora tem 39,40%.

Já dos que desaprovam Lula, quase metade afirma que vai votar em Paulinho Freire (UB), o que indica que o candidato está conseguindo captar o voto do eleitor anti-PT. Parte desta faixa do eleitorado migrou de Carlos Eduardo e definiu voto no postulante do União Brasil, que tem o PL, partido de Bolsonaro, na aliança.

Em agosto, Paulinho Freire tinha 27,89% dos eleitores que desaprovam Lula; em setembro, o percentual cresceu para 35,04%; agora, esse número está em 49,10%. Já Carlos Eduardo, no final de agosto, tinha 33,67% das intenções de votos desses eleitores; em setembro, caiu para 26,76%; indo para 25,11% na pesquisa atual. Nesta faixa, o número de pessoas que afirmavam votar em nenhum dos candidatos também teve alterações significativas. De 19,85% em agosto, o percentual caiu para 14,13% na pesquisa atual.

Aprovação e desaprovação de Fátima

Entre os eleitores que aprovam a gestão de Fátima Bezerra, Carlos Eduardo também perdeu pontos e Natália Bonavides cresceu, o que demonstra o entendimento do eleitor sobre a candidata que representa o PT da governadora do Estado.

Natália tinha 29,41% das intenções de votos destes eleitores em agosto; em setembro passou para 31% e agora tem 33,96% dos votos de quem aprova Fátima. Destes entrevistados, 46,64% diziam votar em Carlos Eduardo em agosto; no começo de setembro, o percentual caiu para 41%; e na pesquisa atual, o ex-prefeito tem 39,18%.

Já dos que desaprovam Fátima Bezerra, que tendem a ser anti-PT, vêm aumentando as intenções de votos em Paulinho Freire, candidato que representa a direita em Natal. Em agosto, 24,89% diziam votar em Paulinho; este número cresceu para 29,44% em setembro; e agora está em 39,32%.

Nesta faixa, Carlos Eduardo também perde. No final de agosto, 38,36% destes eleitores declaravam voto no ex-prefeito; já no começo de setembro as intenções de votos caíram para 30,12%; e agora está em 28,95%.

Aprovação e desaprovação de Álvaro Dias

Entre os entrevistados que aprovam Álvaro Dias, Paulinho Freire também cresceu e Carlos Eduardo caiu, o que demonstra a consolidação do ex-presidente da Câmara como o candidato do prefeito.

Dentro desta faixa de eleitorado, Paulinho Freire tinha 30,95% das intenções de votos em agosto; no começo de setembro subiu para 34,75%; saltando para 48,53% atualmente. Já Carlos Eduardo, que apresentou 42,38% em agosto, caiu para 37,14% no começo de setembro; reduzindo para 29,76% na pesquisa atual.

Dos eleitores que desaprovam a gestão Álvaro, a maioria vota em Carlos Eduardo e em Natália Bonavides. O ex-prefeito, no final de agosto, tinha 39,13% destes eleitores; no começo de setembro passou a 31,24%; e agora tem 33,60%. Já a candidata do PT tinha 16,36% nesta faixa de eleitorado em agosto; subiu para 22,64% no início de setembro e agora tem 23,54% dos eleitores que não aprovam a gestão municipal.

Nesta faixa, Paulinho Freire ainda cresceu. Saltou de 12,42% em agosto; para 14,26% em setembro; e 19,11% na sondagem atual.

A pesquisa DataVero/98 FM ouviu 1.000 pessoas nos dias 21 e 22 de setembro de 2024. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança, 95%. Está registrada no TSE sob o número RN-


Compartilhe esse post