Início » Arquivos para outubro 2024

outubro 2024


“ESTELIONATO ELEITORAL”, DIZ NINA SOUZA SOBRE AGENDA DE LULA EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

A vereadora de Natal Nina Souza (União Brasil) chamou de “estelionato eleitoral” o anúncio de obras que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez na tarde desta quarta-feira (16) em Natal.

A afirmação aconteceu em entrevista ao programa “12 em Ponto” da 98 FM Natal, também nesta quarta, poucas horas antes do Presidente desembarcar na capital.

“Lamento muito o presidente vir às vésperas da eleição cometer, no meu entendimento, estelionato eleitoral. (…) O presidente, com todo respeito, vem prometer 1,5 mil casas, gente? Na véspera da eleição. Isso é muito ruim. Isso é brincar com a consciência do povo”, disse a vereadora sobre a agenda do presidente Lula, que esteve na capital potiguar para dois compromissos: o anúncio de novos investimentos do Governo Federal no Rio Grande do Norte e um comício da deputada federal e candidata à Prefeitura de Natal Natália Bonavides (PT).

Considerando que a visita acontece a 11 dias do segundo turno das eleições, agendada para 27 de outubro, Nina Souza criticou o fato de Lula não ter vindo à capital potiguar para inaugurar obras, mas para anunciá-las. “Era muito bom e eu estaria muito feliz se ele tivesse vindo hoje inaugurar, se ele tivesse vindo aqui a Natal inaugurar a ponte do DNIT, aquela ponta de Igapó que o povo da Zona Norte há um ano sofre desesperadamente. (…) Ele poderia estar vindo aqui inaugurar várias ações de atendimento ao povo”, pontuou.

“Isso é muito ruim porque é justamente querer manipular o nosso povo e subestimar a inteligência do povo de Natal. Natal é uma cidade de gente muito aguerrida, muito politizada. As pessoas de Natal são muito comprometidas, não são alienadas. Elas sabem muito bem que esse comício que está sendo feito hoje com a vinda do presidente é pura e unicamente gerar expectativa para que a candidata dele venha a lograr êxito”, finalizou a legisladora.

Nina Souza criticou, ainda, a deputada federal Natália Bonavides, quanto à destinação de emendas para Natal. “A própria deputada Natália Bonavides, com todo respeito, poderia ter colocado emendas, como o General Girão fez, como Carla Dickson fez, como Paulinho fez, como Benes fez, Robinson fez, João Maia fez. Por que não vem? Styvenson fez, Rogério fez. Quer dizer, não coloca uma emenda para ajudar o povo de Natal, aí o presidente – com todo respeito, porque eu tenho que respeitar porque é o presidente da nossa nação – vem e não traz uma obra para a gente”, afirmou.

“A população está atenta e não vai cair no populismo do PT”, diz vereador

O vereador Robson Carvalho (UB), que garantiu a reeleição como o mais votado em Natal, é um dos 21 vereadores que apoiam o adversário de Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (UB), à prefeito de Natal. De acordo com o parlamentar, a presença de Lula não vai influenciar os rumos da campanha eleitoral na capital. “O governo estadual está um desastre e Lula nada ajudou o RN”, afirma o parlamentar.

“A população está atenta e não vai cair no populismo e narrativas do PT. Vamos vencer a eleição com uma margem histórica, estou caminhando todos os dias e vendo a vontade da população em não só votar, mas multiplicar o voto para Paulinho Freire”, acredita Robson Carvalho.

O entendimento é o mesmo da vereadora Camila Araújo, também reeleita pelo partido de Paulinho. Militante bolsonarista e que tem trabalhado pelo candidato adversário de Natália no 2º turno, a parlamentar afirma que a presença de Lula apenas no 2º turno mostra a falta de atenção do PT com Natal.

“O próprio presidente deu de ombros para Natal no primeiro turno e só está vindo agora após muita insistência da militância dele, então isso já mostra a atenção que os governos petistas dão para a nossa cidade”, afirma Camila.

De acordo com Camila Araújo, a vinda “não mudará em nada o cenário que está posto para o segundo turno”. “Quando a pessoa acha que ter Lula no palanque é algo bom a gente já vê que a visão de mundo dela é diferente do que é a realidade. O natalense está vendo o desastre que é o governo do PT nas esferas federal e estadual”, frisa a vereadora.

Ela complementa, ainda: “Tenho certeza de que dia 27 teremos mais uma vitória de Paulinho, assim como no primeiro turno”.


Compartilhe esse post

EM NATAL, LULA EXALTA NATÁLIA COMO A GUINADA DA MULHER NA POLÍTICA

  • por
Compartilhe esse post

“A mulher brasileira não pode mais ser tratada como se fosse cidadã de segunda classe. A mulher brasileira não pode mais ser tratada como se fosse um sexo fraco. A mulher brasileira não pode mais ser tratada como objeto. A mulher brasileira não quer ser segundo plano. Ela quer fazer história. A mulher brasileira já conquistou o mercado de trabalho há muito tempo. Mas nós, homens, ainda não fomos para a cozinha para ajudar nossa mulher a fazer os afazeres de casa, a cuidar dos nossos filhos. A eleição de uma Natália representa exatamente uma guinada no comportamento político da sociedade brasileira e da sociedade Natal. E a eleição da Natália é a volta por cima que a gente vai dar”. O trecho é do discurso do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, durante comício de Natália Bonavides (PT), candidata a prefeita de Natal, realizado nesta quinta-feira, 16, no bairro Panatis, na zona Norte de Natal.

“O que está ligado à quantidade de anos de escolaridade é o conhecimento. A inteligência é uma coisa que nasce dentro da gente. Eu posso dizer, Natália, você além do conhecimento é uma mulher extremamente inteligente e tem competência para governar essa cidade. E eu tinha muita vontade de provar que a gente seria melhor do que antes”, afirmou Lula.

A presença do presidente, aguardada desde o 1º turno por Natália e a cúpula do PT do Rio Grande do Norte, é vista como o momento de virada de chave da campanha na capital. Lula revelou, ainda, que queria a candidatura de Natália desde a eleição municipal passada, em 2020, quando o candidato do partido foi Jean-Paul Prates (PT).

“Eu já queria que essa menina aqui fosse a minha candidata prefeita na eleição passada. Eu chamei ela em São Paulo. Para tentar mostrar como seria importante que uma jovem como ela se candidatasse à prefeita da cidade de Natal, porque ela poderia nem ganhar a eleição, mas ela poderia ficar uma referência para que meninas pudessem entrar na política, para que jovens pudessem entrar na política”, disse o presidente.

Já Natália Bonavides (PT), que falou antes do presidente, se referiu, no palanque, à campanha realizada pelos adversários nesta eleição, que são os mesmos adversários dos opositores de Lula na eleição geral de 2022: “O senhor viu o que eles foram capazes de fazer. E aqui está sendo assim, senhor presidente, abuso de poder econômico, compra de voto, assédio aos trabalhadores da Prefeitura; e eu queria me dirigir aos trabalhadores da Prefeitura. Venham com a gente, de forma alguma vocês vão ser perseguidos, se lembrem que o voto é secreto e vamos construir a cidade que vai ser boa para sua família também”, afirmou Bonavides.

Antes do comício, o presidente da República cumpriu primeiramente agenda administrativa para anúncios de investimentos no Rio Grande do Norte. Lula focou seu discurso nas ações do Governo Federal em sua terceira gestão, mas, adiantando o tom de campanha, antes de seguir para comício de Natália Bonavides, comparou seu governo com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Esse país não pode estar nas mãos de um mentiroso, alguém que passa o dia inteiro contando mentira, alguém que fica fazendo fake news, alguém que fica desrespeitando as pessoas, alguém que não respeita pesquisador, alguém que não respeita a medicina, alguém que inventou remédio para combater a tal Covid-19 e é responsável pela morte de 700 mil pessoas. Essa é a razão pela qual eu voltei. Veja se o governo passado fez em quatro anos o que nós fizemos em apenas 1 ano e 10 meses”, disse Lula.

Ao se remeter às obras anunciadas, nesta quarta-feira, 16, pelos ministérios das Cidades, Portos e Aeroportos, Transportes e Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o presidente Lula ainda complementou: “Eu falo sem medo de errar, eu duvido que em algum momento na história desse país teve um Governo Federal que colocou tantos recursos em todo o Nordeste como eu coloquei. Duvido. Podem os professores fazer pesquisa, analisarem, desde Dom Pedro II, duvido”.

A fala de Lula no Auditório da Escola de Governo, na Governadoria do Estado do RN, foi a parte administrativa da agenda em Natal. No palanque, estavam a governadora Fátima Bezerra (PT), a primeira-dama Janja, o presidente do BNB Paulo Câmara, além dos ministros Camilo Santana, Márcio Macedo, Wellington Dias, Renan Filho, Jader Filho e Silvio Costa Filho, da deputada Benedita da Silva, do deputado federal Fernando Mineiro, deputada estadual Divaneide Basílio, vice-governador Walter Alves e demais autoridades.

Apesar das falas do Chefe do Executivo Federal, coube à governadora Fátima Bezerra (PT) as frases mais duras em relação ao Governo anterior. Em meio à citação das obras e ações anunciadas pelos ministros do Governo Federal e a agradecimentos ao presidente Lula, a gestora do RN lançou frases como “conseguimos derrotar aquela desgraça que foi o governo anterior” e “aqueles que criticaram quebraram a cara porque vai ser no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva que a gente vai dar início à duplicação da BR-304”.

A governadora ainda alfinetou indiretamente Rogério Marinho (PL): “Em meio ao negacionismo, à pandemia, inclusive tinha ministros aqui do RN, que não mandavam nem um e-mail, e nós resistimos e estamos aqui ao lado do presidente do nosso país e estamos avançando”.


Compartilhe esse post

PREFEITA ELEITA PELA OPOSIÇÃO EM JOÃO CÂMARA AFIRMA QUE O DISCURSO CONTRA A GESTÃO ERA FÁCIL

  • por
Compartilhe esse post

Após a eleição do domingo, dia 06 de outubro, o município de João Câmara, a 81 quilômetros de Natal, passa a ter perspectivas de mudanças. Essa é a promessa da prefeita eleita Aíze Bezerra (PSDB), que derrotou o prefeito Maurício Caetano (UB), por 51,39% (11.369 votos) a 48,61% (10.753). “Quando a gente não tem a máquina, a gente precisa ter estratégias. E além das estratégias, de um grupo unido. Além do grupo unido e de estratégias, a gente precisou criar um sentimento nas pessoas. A gente sabia que João Câmara estava revoltada com a gestão, mas não acreditava que ninguém poderia mudar aquele cenário”, explica ela sobre o resultado das urnas.

Com 36 anos, solteira, empresária, tem formação em gestão hospitalar, é pós-graduada em Saúde Pública, Política, Gestão e Planejamento, e em Saúde Pública, com ênfase em Estratégia da Família. Eleita na coligação “Muda João Câmara”, que reuniu PSDB, CIDADANIA, MDB, PT, PCdoB e PV, ela analisa que “o discurso contra a gestão era muito fácil”.

“O que a gente precisava para ganhar era fazer com que as pessoas entendessem que nós podíamos solucionar o que não foi resolvido”, ressalta.

“A máquina era forte, eles já vinham de vitórias por décadas e isso terminava intimidando as pessoas que queriam mudança. Porém do diante do processo eleitoral nós fomos conseguindo transformar esse sentimento de revolta em um sentimento de mudança. Nas caminhadas eu falava muito que não havia um motivo para votar no prefeito e se é um projeto familiar, de poder, e eu provava através das indicações como os secretários, das indicações dentro dos cargos de confiança e também não teve uma bandeira que poderia ovacionar a saúde, a marca dessa gestão, a educação. A gestão da educação foi a pior e olhe que eram dois prefeitos professores, mas que fecharam escolas….”

Que trouxeram o pior e deve da história de João Câmara. Que eh, a merenda não de qualidade a gente via as crianças nas ruas durante a campanha dizendo exatamente isso que a gente não via materiais o fardamento ficou sem sem sem os alunos sem receber né então assim a educação que eles podiam dar fazer uma uma gestão boa por ser professora e da categoria. Sim. Ele não fizeram, né? Hum. Então deixaram a desejar. A partir do momento que o professor passou quatro meses com seu salário atrasado durante o ano da eleição ele não tinha um compromisso com a educação. E a secretária era esposa do candidato. É De Maurício.

Déficit orçamentário
Com um rombo de R$ 20 milhões no orçamento do município, a prefeita garante que o valor da dívida de João Câmara é muito maior.

“A gente está montando a nossa equipe de transição, a gente reuniu um corpo técnico contábil e jurídico que cada um especializado em contas públicas, a gente vê que realmente será um grande desafio. Mas só temos como montar o nosso plano de ação quando nós realmente tivermos o caminho, o tamanho desse buraco que está na nossa cidade, mas de fato enxugar a máquina é prioridade”, anuncia.

Segundo ela, o enxugamento da máquina será a partir da reavaliação de prédios alugados pela atual gestão, da revisão de cargos comissionados e de processos licitatórios.

Os primeiros projetos a serem encaminhados enquanto gestora de João Câmara são para a saúde. “O que a gente escuta após eleições é que as pessoas vão a Secretaria de Saúde procurar o carro que vai levar essas pessoas para os seus amigos e eles dizem aguardem a próxima gestão. As pessoas que estão morrendo de sede na zona rural, essas pessoas que não estão recebendo água durante toda essa semana, pós-eleição quando se procura alguém para levar água pra aqueles aquelas pessoas, dizem ‘espere a próxima gestão’. Então, essa revolta está prejudicando muito a as pessoas”, afirma.


Compartilhe esse post

DANIEL RENDALL: “SEMPRE FOI MEU SONHO MUDAR A VIDA DAS PESSOAS”

  • por
Compartilhe esse post

Daniell Rendall (Republicanos) tem 34 anos e é servidor público há 16; 12 deles dedicados à chefia de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), à qual se dedicou até o último mês de abril. Anos após o fim do seu estágio na Câmara Municipal de Natal, ele retorna à casa para ocupar uma das 29 cadeiras de legisladores como o segundo mais votado entre os novos eleitos. Ao todo, 7.417 pessoas o escolheram como representante e o levaram à “realização de um sonho”, como ele mesmo define a conquista.

Rendall é formado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Direito pela Universidade Potiguar (UnP). No Departamento de Recursos Humanos da SME, trabalhou pela criação da Ronda Escolar e pela desburocratização do serviço no órgão.

Para o gestor público, a notícia da eleição como vereador trouxe a sensação de dever cumprido.

“Após 50 dias de muito trabalho e dedicação, recebo com alegria a confirmação de 7.417 eleitores que escolheram acreditar que a minha gestão será a escolha certa para representá-los”, contou.

“Sempre foi o meu sonho criar políticas públicas para mudar a vidas das pessoas e após muita dedicação, nossos projetos e propostas irão se encaminhar para uma concretização e esse sempre foi meu maior objetivo”, completou Rendall.

Ele afirma que a decisão de ser candidato partiu de uma ideia que “vinha sendo amadurecida há algum tempo”, mas que não teve a iniciativa sozinho. “A escolha foi feita coletivamente, com o apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho”, garantiu. Daniell foi apoiado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e pelo deputado estadual Adjuto Dias (MDB). Também participou de sua campanha o deputado federal e candidato à prefeitura de Natal Paulinho Freire (União Brasil).

A principal bandeira do servidor é a educação, setor para o qual afirma que vai destinar 50% das suas emendas parlamentares. “Para garantir isso, registrei o compromisso em cartório. Esse termo foi assinado ainda no período de pré-campanha, porque entendo que as pessoas não suportam mais promessas vazias”, pontuou. As suas outras pautas são emprego e renda, esporte e cultura.

O vereador eleito afirma ter “as melhores expectativas” para o mandato. “Tenho muitos projetos que irão mudar a vida das pessoas. Quero investir na educação, iniciar o projeto da ronda multidisciplinar de educação, incentivar a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas aulas e promover o emprego e renda para mães que precisam trabalhar”, declarou.

“Estou muito empolgado e quero servir à população, contribuindo para o crescimento da nossa cidade. Meu objetivo é trabalhar para honrar os 7.417 votos que recebi”, finalizou Daniell.


Compartilhe esse post

6ª RODA POTIGUAR DE FORRÓ CELEBRA POTÊNCIA DA MÚSICA NORDESTINA

  • por
Compartilhe esse post

Um convite para apreciar, sentir e dançar um dos ritmos mais amados pelos norte-rio-grandenses. Essa é a proposta da 6ª edição da Roda Potiguar de Forró, que pela primeira vez terá uma área no formato pista. A iniciativa, que celebra a música nordestina, chega ao Teatro Riachuelo dia 23 de outubro, às 19h30. Quem puxa a Roda é a cantora e compositora Tanda Macêdo, idealizadora do projeto, ao lado de seis convidados. O show terá acesso gratuito, com distribuição de ingressos nos dias 21 e 22 no Natal Shopping.

Entre os convidados desta edição está a cantora Eliane, a Rainha do Forró. Ícone do ritmo nos anos 80 e 90, a artista cearense, dona de sucessos como “Brilho da Lua” e “Amor ou Paixão”, que seguem encantando diferentes gerações, promete levar seu swing inconfundível ao palco do Riachuelo. E ela não será a única a fortalecer a presença feminina no forró ao lado de Tanda. As potiguares Deusa do Forró, com mais de 35 anos de carreira dedicados à música autêntica nordestina e a cantora e compositora Dani Cruz também participam desta edição da Roda.

Completam o time de convidados o cantor e sanfoneiro cearense Nonato Lima, que vem ganhando destaque no país pela sua musicalidade e performance; e o compositor e parceiro musical de Tanda Macêdo, Vinícius Lins. Também de Fortaleza, vem para esta Roda o jovem Matheus Gabriel, de 20 anos, que faz aqui sua estreia como acordeonista ao lado de músicos profissionais.

Como de costume, o repertório da noite aposta em forrós potiguares e clássicos do gênero musical, de Elino Julião ao forró das antigas. “Queremos apresentar ao público músicas que são nossas, de compositores da nossa terra, e muitos desconhecem que são de potiguares. Posso dizer que 90% do repertório é de canções norte-rio-grandenses, mas que sem dúvida o grande público conhece e vai cantar junto com a gente”, conta Tanda.

A direção musical do show é assinada por Jubileu Filho, que também integra a banda base nas cordas junto a Darlan Marley (bateria), Mônica Michelly (baixo), Chico Bethoven (zabumba), Lipe Guedes (acordeon), Gilson do Acordeon (acordeon), Lara Maria (voz), Vyda Maria (voz) e Ramon Gabriel (percussão).

Os ingressos gratuitos para o show, limitados a dois por pessoa, serão distribuídos presencialmente nos dias 21 e 22 de outubro, a partir das 18h, no Natal Shopping (piso L1 ao lado da Bodytech), enquanto houver disponibilidade. Para a retirada das senhas é sugerida a doação de 2 pacotes de leite em pó ou 1 lata de suplemento alimentar (Sustagem, Sustain, Nutren, Active e Sust’up Mais) que serão doados para a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer Irmã Gabriela, instituição vinculada à Liga Norteriograndense Contra o Câncer.


Compartilhe esse post

SAÚDE MENTAL DEPOIS DO SETEMBRO AMARELO: ONDE BUSCAR TRATAMENTO?

  • por
Compartilhe esse post

“Às vezes, eu me sinto tão perdida, como se não houvesse saída. Não tenho condições de pagar um tratamento, e a depressão parece não me deixar em paz”, desabafa Maria Sebastiana, moradora da Zona Norte de Natal. Como muitas pessoas, ela enfrenta a luta contra a depressão sem ter recursos financeiros para consultar um profissional particular. Felizmente, há opções acessíveis e gratuitas onde é possível encontrar o suporte necessário.

Todas as pessoas têm direito integral ao cuidado e à saúde, ficar atento aos sinais que sua saúde mental apresenta, e saber quando pedir ajuda são passos importantes nesse processo. “A gente precisa diferenciar o que é uma tristeza e o que é uma depressão. Uma tristeza todas as pessoas sentem em algum dia, em algum momento, mas sentem um dia, no outro dia retoma sua vida, consegue realizar as suas atividades de vida diária, suas atividades cotidianas, como tomar banho, se alimentar, minimamente essa autonomia. A depressão é um transtorno onde os sintomas prejudicam a qualidade de vida, dentro dessa perspectiva o indivíduo tem dificuldades para realizar atividades básicas, então é algo que prejudica a sua saúde física, quando a saúde mental atrapalha a saúde física é um grande alerta”, explica a diretora do CAPS Oeste Rafaela Pessoa.

“Hoje, nós atendemos aqui no CAPS Oeste 1.200 pessoas de prontuário aberto, alguns ainda aguardando consulta, isso incluindo usuários da região Oeste e Norte, porque a zona Norte não tem ainda o CAPS de transtorno mental grave, só tem um serviço de CAPS para usuários de substância psicoativa, então nós acolhemos esses dois distritos”, explica Rafaela.

Em Natal, uma das principais alternativas de atendimento gratuito para quem enfrenta problemas de saúde mental são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), se configurando como um serviço que pode ser acessado de maneira direta pelo indivíduo, sem precisar de encaminhamento: “Esse indivíduo tem a possibilidade de primeiro procurar a unidade básica de saúde, mas o CAPS é um serviço de porta aberta, pode vir aqui sem encaminhamento, sem ter passado pela unidade básica, porque a equipe vai estar para acolher. O acolhimento em CAPS acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 o nosso serviço vai estar aberto, aqui a gente não fecha para almoço, não tem parada”, orienta Rafaela.

A proposta dos CAPS é de ressocialização, um trabalho contínuo voltado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais graves, como depressões severas, sintomas persistentes de psicose, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar e borderline. A diretora do CAPS reforça também a importância das atividades serem realizadas em grupo para o processo de socialização e recuperação do indivíduo: “O CAPS nasceu com a proposta de substituir internações psiquiátricas, sendo um modelo de atendimento livre, onde as pessoas vêm para esse serviço e são acolhidas. Nós ofertamos atividades terapêuticas, onde o paciente tem acesso a consulta psiquiátrica e atividades terapêuticas, sendo essas atividades coletivas”.

No caso do CAPS Oeste, são diversas atividades terapêuticas, incluindo oficinas focando nas habilidades e interesses dos usuários e grupos de apoio conduzidos por psicólogos para promover a fala e a escuta, que ocorrem durante a semana. Também são desenvolvidas atividades de saúde e beleza focadas no autocuidado, rodas de conversas para promover o encontro de ideias e multiajuda entre os usuários, além de passeios coletivos realizados uma vez por mês para resgatar a convivência social e a autonomia destas pessoas em tratamento.

A diretora Rafaela também recomenda que o paciente ao procurar uma unidade do CAPS apresente a cópia de um documento oficial de identificação com foto; Cartão Nacional do SUS (Cartão SUS) e comprovante de residência: “A gente também orienta que o usuário traga a cópia dos documentos e venha acompanhado por alguém da família, porque esse familiar em alguma situação, ele precisa de cuidado também, por isso que a gente pede já para ter essa visão desse contexto familiar deste usuário”.

Onde buscar ajuda
Passado o Setembro Amarelo, mês que reforça um lembrete de que a saúde mental deve ser uma prioridade para todos, os esforços para cuidar e esclarecer a população seguem e precisam ser permanentes. Para aqueles que se sentem desamparados, como Maria Sebastiana, é importante conhecer os recursos disponíveis que oferecem apoio gratuito e especializado. Buscar ajuda é um passo corajoso e essencial para a recuperação. A vida vale a pena ser vivida, e a ajuda está mais próxima do que se imagina.

Natal conta com várias unidades do CAPS, que funcionam como pontos de referência para atendimento:

  1. CAPS Esperança – CAPS II Infanto juvenil – Distrito Oeste: Atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, também por uso abusivo de álcool e outras drogas. Endereço: Avenida Capitão Mor Gouveia, 896 – Cidade da Esperança. Para mais informações: Telefone: (84) 3232-8933 / E-mail: capsi.natalrn@yahoo.com.br.
  2. CAPS Nise da Silveira – CAPS II Distrito Oeste: Atende adultos com transtorno mental grave e persistente. Endereço: Avenida Capitão Mor Gouveia, s/n – Cidade da Esperança. Para mais informações: Telefone: 3232-8460 / E-mail: capsoestenatal@gmail.com.
  3. CAPS José Jeová dos Santos – CAPS III Álcool e outras drogas Distrito Norte: Atende adultos com transtorno mental grave e persistente pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Endereço: Avenida Rio Doce, 03 – Conjunto Santarém. Para mais informações: Telefones: 3232-8232/3232-8233.
  4. CAPS Luiz Gonzaga Moreira – CAPS III Álcool e outras drogas Distrito Leste: Atende adultos com transtorno mental grave e persistente pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Endereço: Rua Pacífico de Medeiros, 1251 – Barro Vermelho. Para mais informações: Whatsapp: (84) 3232-8010 / E-mail:capsad24h@gmail.com.
  5. CAPS André Luiz – CAPS III Distrito Leste (provisoriamente no prédio do APTAD): Atende adultos com transtorno mental grave e persistente. Endereço: R. Gov. Valadares, Conj. Pirangi. (vizinho à UBS Pirangi). Para mais informações: Telefone: (84) 3232-8575 / E-mail: caps2lestenatal@yahoo.com.br.
    Esses centros são uma opção acessível e oferecem serviços de qualidade para aqueles que não têm condições de arcar com tratamentos particulares.

Outros recursos disponíveis
Além dos CAPS, Natal possui outras iniciativas de apoio à saúde mental:

  • Policlínicas: Para atendimentos individualizados existem ambulatórios com atendimento psicológico, que são as policlínicas, espalhadas em todos os distritos de Natal:
  1. Policlínica Sul – Neópolis: Localizada na Av. Ayrton Senna, s/n – Neópolis.
  2. Policlínica Oeste: Localizada na Av. Pernambuco, 251 – Cidade da Esperança.
  3. Policlínica Zona Norte: Localizada na Avenida Florianópolis, 4 – Potengi.
  4. Policlínica Leste (Policlínica Dr. José Carlos Passos): Localizada na Praça Augusto Severo – Ribeira.
  • Unidades de Saúde da Família (USFs): Muitas USFs oferecem atendimentos psicológicos gratuitos. Os moradores podem se informar sobre a disponibilidade de profissionais de saúde mental em sua unidade.
  • CVV (Centro de Valorização da Vida): O CVV oferece apoio emocional por meio do número 188, com atendimento 24 horas. Este serviço é gratuito e pode ser uma alternativa para quem precisa desabafar.

Compartilhe esse post

PRIMEIRA MULHER PREFEITA DE MACAU, FLAVINHA VERAS VAI REALIZAR AUDITORIA

  • por
Compartilhe esse post

Numa eleição polarizada, Flavia Patrícia Tavares Veras Vieira, conhecida como Flavinha Veras (PDT) foi eleita a primeira prefeita da história de Macau com 58,55% (10.711) dos votos, contra Dr.

Zé Antônio, prefeito que não alcançou reeleição, que obteve 37,50% (6.861). Com quase 4 mil votos de diferença entre a vencedora e o segundo colocado, a filha do ex-prefeito Flávio Veras avalia que o resultado já era esperado. “Um dos pré-requisitos que o meu pai fala para a gente é que a gente nunca deve entrar em campanha para perder. A gente já entrou na campanha vencedor”, afirma ela. A cidade ainda teve as candidaturas de Polyanna de Daniel (PP), com 2,13% (389) e Albimar, do PT, com 1,82% (333) dos votos.

Descrevendo a campanha eleitoral como “tensa”, a candidata enfatiza, ao Diário do RN, a violência política que, para ela, foi o marco da disputa que enfrentou na cidade de 27.369 habitantes, a 185 quilômetros de Natal. “Violência política de um modo geral, contra a mulher ou não. Em alguns municípios houve mortos. Aqui não houve isso, mas houve perseguição de carro contra mim, pessoas puseram as partes íntimas para fora várias vezes ali nos movimentos e a gente filmava e guardava esses registros para mostrar o desespero da oposição. Quando eu me candidatei propriamente, as estratégias que eles usaram foram ataques pessoais”, narra Flavinha Veras.

Esses ataques pessoais, segundo ela, foram difamação, calúnia, “desrespeito, desmoralização” contra ela e o candidato a vice-prefeito, Raimundo Nonato (Republicanos). “Usaram de baixaria o tempo todo. As violências que eu sofri foram totalmente desnecessárias, abusivas, autoritárias”, complementa.

Eleita, apesar do medo que afirma ainda ter, avalia que a vitória é o reflexo da postura dos concorrentes e da resistência dela a um sistema que já está ultrapassado. “Mentiram para os eleitores, compraram votos, então tudo isso as eleições mostraram lá que não funciona mais, que isso não deve ser estimulado pelas pessoas que fazem de tudo pelo poder, não é esse o caminho.

Não é o caminho obscuro que deve ser feito. É um caminho de trabalho, de conquistar a confiança da sociedade, do povo”, avalia.

Para iniciar o trabalho na cadeira de chefe do Executivo Municipal, ela pretende realizar uma auditoria assim que chegar na Prefeitura. “A gente está nessa fase de transição. Então, a gente vai fazer uma auditoria sobre como é que está a questão financeira da Prefeitura. Pelo portal de transparência do município, a arrecadação aumentou muito. É uma folha de pagamento de seis milhões, cinco milhões de reais e a gente tem uma arrecadação de 13 milhões de reais. A gente quer investigar o que aconteceu, porque não foi possível com esse dinheiro, essa arrecadação mensal tão alta, não ter dado respostas básicas à população”, alerta.

Um dos pontos que ela planeja rever são os contratos para a limpeza urbana e coleta de lixo. “A gente tem uma empresa que era da família do prefeito e a gente precisa rever, porque não estava sendo feita efetivamente essa coleta de forma satisfatória. A gente ainda não sentou para definir, mas com certeza a gente vai mudar”, disse.

Entre as ações que pretende priorizar, Flavinha Veras analisa que a principal necessidade de Macau nesse momento é a saúde, que é “precária”. Segundo ela, apesar do atual prefeito ser um médico, faltam insumos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O abastecimento de água na zona rural e a buraqueira na cidade são outras questões que ela pretende priorizar, além da educação.

“A cidade está sem pavimentação. Então a gente precisa de todo o pavimento do município e com relação as escolas das comunidades também, que foram fechadas, trazer uma estrutura melhor de creche na primeira infância, que é também de competência do município resolver essa demanda”, afirma.

O diferencial em relação à atenção à mulher será a implantação da primeira Secretaria da Mulher e da Juventude. “Ela vai se voltar não só para cuidar da saúde e orientação das mulheres, como também no combate a violência, na autonomia financeira para mulheres. E com relação à juventude, seria para dar incentivo profissional”, destaca.

Na Câmara Municipal de Macau, o grupo não elegeu maioria, mas antes da diplomação deverá buscar todos os eleitos da Casa para conversar. “Dialogar para todos, governar para todos. A gente vai entender as reivindicações de cada um e conseguir articular com eles”, afirma Flavinha Veras.


Compartilhe esse post

PETISTAS ACREDITAM QUE VINDA DE LULA VAI CONSOLIDAR LIDERANÇA DE NATÁLIA

  • por
Compartilhe esse post

A presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Natal é aguardada com grande expectativa desde o 1º turno, quando chegou a ser presença confirmada na convenção do Partido dos Trabalhadores, ocasião que formalizou a candidatura de Natália Bonavides à Prefeitura de Natal. Ausente no primeiro turno, a vinda do líder do PT para comício de Natália Bonavides a 11 dias do 2º turno “será um estímulo para a militância na reta final de campanha”. A opinião é do deputado Fernando Mineiro (PT), um dos entusiastas da campanha de Natália.

“A presença do Presidente Lula sinaliza claramente para a sociedade o compromisso com a reconstrução de nossa cidade Natal a partir da sintonia com as políticas públicas nacionais.

Mostra que Natália, prefeita, não estará sozinha”, afirmou Mineiro.

O mesmo sentimento é compartilhado por Daniel Valença (PT), vereador reeleito e vice-presidente do PT no RN. Para ele, o impacto vai ser positivo. “Muito positivamente, já que Lula tem uma aprovação muito forte em Natal, no Rio Grande do Norte. É considerado o melhor presidente da história. E vai ficar demonstrado qual é o candidato de Lula no segundo turno, que é a opção que representa uma sintonia entre o município e o país”, afirma Valença.

De acordo com o vereador, as pesquisas que já foram divulgadas no 2º turno e o debate já realizado dão a ele a certeza de liderança de Natália. “A vinda de Lula com o massacre que foi o debate de ontem, que Natália jantou Paulinho, com a militância nas ruas ao longo desses dias.

Não tenho a menor dúvida que vamos encerrar a semana com uma liderança já consolidada”, finalizou o vice-presidente do PT.

Presidente da República anunciará investimentos com Ministros

O presidente tem presença confirmada para hoje, 16, em Natal. O líder do Partido dos Trabalhadores vai conciliar agendas administrativa e eleitoral e encaixar participação no comício da candidata a prefeita de Natal, Natália Bonavides (PT). No último fim de semana, ele aliou as agendas em viagem à Fortaleza, onde fez entrega de casas do programa “Minha Casa, Minha vida” e marcou presença no comício de Evandro Leitão, candidato do PT à Prefeitura da capital cearense.

O primeiro evento com a presença do presidente em Natal está previsto para às 16h, na Escola de Governo. Com a presença de ministros, Lula fará anúncio de investimentos do Governo Federal em múltiplas áreas no Rio Grande do Norte.

Segundo informações da secretaria de Comunicação do Governo do RN, estão previstos lançamentos em áreas como habitação, estrutura portuária, saneamento, cisternas e infraestrutura. “São as ações que Fátima Bezerra tem articulado ao longo desses dois anos em Brasília e serão lançados em editais e serviços”, conforme assessoria de comunicação.

Estão previstas as participações da governadora do Rio Grande do Norte, Fatima Bezerra, e de representantes dos ministérios dos Transportes, Portos e Aeroportos, Cidades, Relações Institucionais, Secretaria-Geral da Presidência, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além da Casa Civil.

Já a agenda de campanha deve acontecer em seguida. Lula estará no comício de Natália Bonavides na área de lazer do Panatis, na Zona Norte de Natal. O local escolhido, bairro periférico na área mais populosa da cidade, é também o local que conferiu maior quantidade de votos a Carlos Eduardo. Lá, Natália Bonavides ficou em desvantagem, atrás, também, de Paulinho Freire em número de votos.

A concentração está marcada para às 17h13.


Compartilhe esse post

TODAS AS EMENDAS DE MILKLEI LEITE PARA A ZONA NORTE FORAM PARA REALIZAÇÃO DE FESTAS

  • por
Compartilhe esse post

Graduado e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Potiguar (UnP), o vereador mais votado entre os novatos da Câmara Municipal de Natal, Irapoã Nóbrega (Republicanos), está há anos nos bastidores da política local e teve diversos cargos públicos estaduais e municipais. Os mais recentes, foram os de secretário titular e adjunto de Serviços Urbanos da capital. Agora escolhido por 7.760 eleitores, vai assumir o cargo de vereador tendo como foco fiscalizações e projetos estruturantes.

O gestor público de 48 anos afirma ter ficado “bastante grato” pelo resultado alcançado, mas não nega ter esperado um sucesso no pleito. “Tínhamos uma grande expectativa para um bom resultado”, conta. “Sempre focamos para entrar na Câmara, mas 7.760 votos, no entanto, foi uma grata surpresa. Não esperava. Devo essa boa votação ao trabalho intenso e ao reconhecimento do que fizemos por Natal nesses últimos anos”, completa Irapoã.

O trabalho a que se refere são os 28 anos dedicados à gestão pública, com atuações em conjunto com políticos, como o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e o ex-vereador de Natal Geraldo Neto (MDB). “Trabalho na gestão pública desde 1996. Daquele tempo até aqui, estive em campanhas e acompanhando grandes representantes. Com Álvaro, foram vários anos de trabalho. Mais recentemente, estive como secretário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), onde fiquei cinco anos como titular e mais um com adjunto”, conta.

Apesar da vivência política, o vereador eleito conta que nunca havia cogitado ser candidato, até ter a ideia apontada por terceiros, como o atual prefeito da capital. “A ideia surgiu após os anos em que estive na Semsur. Mais precisamente do final do ano passado para cá. O prefeito e algumas pessoas apontaram a quantidade de serviços prestados por Natal e como a experiência poderia ajudar na Câmara dos Vereadores. No início do ano, após muito pensar e ouvir mais algumas sugestões, decidi apostar nesse projeto e deixar meu nome à disposição do prefeito Álvaro Dias”, conta.

Para o trabalho que iniciará em 1º de janeiro de 2025, Irapoã tem como principal expectativa estar o mais próximo possível da população natalense. Ele quer “conseguir ouvir ao máximo possível o cidadão”, em primeiro lugar. “O trabalho de um vereador é estar junto das comunidades. Não acho certo um trabalho resumido ao gabinete”, diz.

“Acredito que um vereador deve trabalhar para e por toda Natal. É preciso ter foco nas fiscalizações e nos projetos estruturantes. Dessa maneira, o máximo de comunidades possíveis serão atendidas pelos projetos do executivo. Saúde, educação e esportes também são prioridades.

Um dos nossos projetos é buscar a viabilização de um ginásio exclusivo para a prática, treinamento e eventos de lutas, por exemplo”, completa o vereador eleito.


Compartilhe esse post

EX-SECRETÁRIO DE ÁLVARO, IRAPOÃ FOI O MAIS VOTADO ENTRE OS NOVATOS

  • por
Compartilhe esse post

Graduado e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Potiguar (UnP), o vereador mais votado entre os novatos da Câmara Municipal de Natal, Irapoã Nóbrega (Republicanos), está há anos nos bastidores da política local e teve diversos cargos públicos estaduais e municipais. Os mais recentes, foram os de secretário titular e adjunto de Serviços Urbanos da capital. Agora escolhido por 7.760 eleitores, vai assumir o cargo de vereador tendo como foco fiscalizações e projetos estruturantes.

O gestor público de 48 anos afirma ter ficado “bastante grato” pelo resultado alcançado, mas não nega ter esperado um sucesso no pleito. “Tínhamos uma grande expectativa para um bom resultado”, conta. “Sempre focamos para entrar na Câmara, mas 7.760 votos, no entanto, foi uma grata surpresa. Não esperava. Devo essa boa votação ao trabalho intenso e ao reconhecimento do que fizemos por Natal nesses últimos anos”, completa Irapoã.

O trabalho a que se refere são os 28 anos dedicados à gestão pública, com atuações em conjunto com políticos, como o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e o ex-vereador de Natal Geraldo Neto (MDB). “Trabalho na gestão pública desde 1996. Daquele tempo até aqui, estive em campanhas e acompanhando grandes representantes. Com Álvaro, foram vários anos de trabalho. Mais recentemente, estive como secretário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), onde fiquei cinco anos como titular e mais um com adjunto”, conta.

Apesar da vivência política, o vereador eleito conta que nunca havia cogitado ser candidato, até ter a ideia apontada por terceiros, como o atual prefeito da capital. “A ideia surgiu após os anos em que estive na Semsur. Mais precisamente do final do ano passado para cá. O prefeito e algumas pessoas apontaram a quantidade de serviços prestados por Natal e como a experiência poderia ajudar na Câmara dos Vereadores. No início do ano, após muito pensar e ouvir mais algumas sugestões, decidi apostar nesse projeto e deixar meu nome à disposição do prefeito Álvaro Dias”, conta.

Para o trabalho que iniciará em 1º de janeiro de 2025, Irapoã tem como principal expectativa estar o mais próximo possível da população natalense. Ele quer “conseguir ouvir ao máximo possível o cidadão”, em primeiro lugar. “O trabalho de um vereador é estar junto das comunidades. Não acho certo um trabalho resumido ao gabinete”, diz.

“Acredito que um vereador deve trabalhar para e por toda Natal. É preciso ter foco nas fiscalizações e nos projetos estruturantes. Dessa maneira, o máximo de comunidades possíveis serão atendidas pelos projetos do executivo. Saúde, educação e esportes também são prioridades.

Um dos nossos projetos é buscar a viabilização de um ginásio exclusivo para a prática, treinamento e eventos de lutas, por exemplo”, completa o vereador eleito.


Compartilhe esse post

OPERAÇÃO CARRO-PIPA COMPLETA 26 ANOS DE COMBATE À SECA NO RN

  • por
Compartilhe esse post

O Exército Brasileiro está comemorando 26 anos de uma das mais exitosas e importantes ações emergenciais realizadas no país, principalmente no Semiárido nordestino. Trata-se do o Programa Emergencial de Distribuição de Água, também chamado de Operação Carro-Pipa, que tem como objetivo garantir o acesso à água potável para a população que mais sofre com a escassez hídrica.

No Rio Grande do Norte, embora o período chuvoso deste ano tenha sido melhor que em anos anteriores, 56 municípios estão sendo beneficiados com a ajuda. No acumulado do ano, mais de 200 carros-pipas já foram utilizados para levar água potável para o abastecimento de 3.680 cisternas, beneficiando aproximadamente 75 mil pessoas. Para isso, mais de R$ 15 milhões já foram aplicados somente no estado.

A Operação Carro-Pipa teve início em 1998, inicialmente sob a supervisão da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Hoje, é coordenada pelo Exército em conjunto com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

A seca no Nordeste
As primeiras notícias sobre a seca no Nordeste brasileiro foram registradas em 1583, pelo padre jesuíta português Fernão Cardim. Ele relatou que os indígenas da região do interior de Pernambuco e do Rio Grande do Norte foram forçados a migrar para o litoral devido à falta de água, o que causou prejuízos econômicos, principalmente para as plantações de cana-de-açúcar e mandioca, que eram atividades fundamentais à época.

Nesse contexto, desde 1998, o Exército Brasileiro apoia as vítimas da escassez de chuvas, coordenando e fiscalizando a distribuição de água para o consumo humano, minimizando o sofrimento na labuta diária pela sobrevivência e levando a esperança para milhares de sertanejos. Com o passar dos anos, observou-se também uma importante redução nos casos de doenças causadas pelo consumo de água imprópria.

No Exército Brasileiro, o programa é coordenado pelo Comando de Operações Terrestres (COTER) e executado pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE) que, a partir da distribuição dos recursos alocados pelo MIDR, planeja, coordena e fiscaliza a coleta, o transporte e a distribuição de água potável. O Exército também recebe apoio direto dos governos estaduais e municipais e suas respectivas secretarias ou coordenadorias de Proteção e Defesa Civil.

Hoje, em todo o Nordeste, a Operação Carro-Pipa cobre 422 municípios, atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas. Para a execução do programa, há necessidade de contratar cerca de 3 mil pipeiros, que abastecem 32 mil pontos de abastecimento/cisternas coletivas. Estes números variam de acordo com a dinâmica conjuntural que caracteriza a Operação, conforme a seca se agrave ou haja ocorrência de chuvas, mesmo que pontuais.

Inclusão do município na Operação Carro-Pipa
Para que a Operação Carro-Pipa seja implementada, é necessário que o município esteja localizado no semiárido brasileiro e com a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal. Após o reconhecimento, o município deverá solicitar a inclusão na OCP por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), anexando um ofício de solicitação e os documentos exigidos pelo artigo 9º da Portaria Interministerial nº 1, de 25 de julho de 2012.

O órgão de proteção e defesa civil municipal é o responsável por fazer a inclusão. No caso de inexistência do órgão no município, a prefeitura poderá realizar o pedido. Não há um prazo específico para a conclusão do processo de inclusão, mas, geralmente, após a solicitação, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) analisa a documentação em até dois dias úteis. Se o pedido for deferido, a solicitação é enviada ao Exército Brasileiro, que poderá levar de 45 a 90 dias para incluir o local na logística da operação. Este prazo é necessário para realizar vistorias em campo, planejar rotas, contratar pipeiros, instalar dispositivos de monitoramento antifraude, entre outras atividades essenciais para garantir um abastecimento de água seguro e eficiente.

Caso o município continue enfrentando períodos de seca ou estiagem após o término do reconhecimento federal, é necessário solicitar novo pedido de reconhecimento para manter a inclusão na OCP. Uma vez publicado o novo reconhecimento e, se o município estiver sendo atendido, a SEDEC automaticamente solicitará ao Exército Brasileiro uma nova vistoria para avaliar a necessidade de continuidade da operação.


Compartilhe esse post

NO DIA DO PROFESSOR, UMA HISTÓRIA DE AMOR PELA MISSÃO DE EDUCAR CRIANÇAS

  • por
Compartilhe esse post

Ela chega ao trabalho sorrindo e com muita disposição às sete horas da manhã de uma segunda-feira. Mais do que isso, essa é uma das marcas registradas da pedagoga Greice Barros. Neste dia dos professores, o Diário do RN faz uma homenagem a todos os profissionais que assumem o importante desafio de ensinar, contando muito mais do que uma trajetória profissional: uma história de amor.

Formada em Ciências Biológicas, a professora Greice tinha uma certeza: ela trabalharia em laboratório e dedicaria sua carreira à rotina automatizada dos equipamentos. “É o que eu sei fazer bem”, dizia. “Nunca havia pensado em dar aula. Apesar da minha faculdade ser bacharelado e licenciatura, eu nunca quis ir para a área do ensinar; eu queria realmente trabalhar em laboratório”, conta.

Recém-formada, ela começou a trabalhar em uma usina de açúcar e álcool. Estava tudo conforme o planejado. “Um belo dia, chega uma turma de alunos para conhecer o laboratório”, relembra a professora. E o que era para ser um dia de trabalho um pouco diferente, virou rotina – e brilho nos olhos.

“Eu pensei: ‘olha, que legal, são crianças. Será que é isso?’. Cheguei em casa e já fui falar para o meu marido ‘amor, acho que vou fazer Pedagogia’”. Ainda durante o período de graduação, Greice foi chamada para trabalhar na escola da empresa. “Me encantei. Quando coloquei meus pés na escola, eu disse: não volto mais para o laboratório”, relata.

As primeiras experiências foram com alunos de 8º e 9º anos, mas a Pedagogia podia surpreendê-la ainda mais. “Quando terminei Pedagogia, pensei: ‘vamos fazer um estágio na Educação Infantil e nos Anos Iniciais’. Aí não voltei mais. Eu disse: ‘é dos pequenos que eu gosto’”, conta. “Foi a profissão que me escolheu”, completa Greice.

Desde então, a professora trabalhou com crianças de diversas idades e, em 2024, ganhou novos desafios, cheios de emoção. “Este ano, tive a oportunidade de alfabetizar essas crianças; e é para o resto da vida, a leitura. E foi você quem ensinou o alfabeto, as primeiras sílabas, a construção da primeira frase. A leitura do primeiro texto é de arrepiar. Só quem vive, [sabe]. É tão bonito que, muitas vezes, a gente se pega chorando porque o aluno começou a ler”, diz.

O encantamento de Greice pelo ofício transborda mesmo. Pais e alunos deixam claro que é evidente o amor que ela tem pela educação. “Brincam comigo. Tem mães que dizem ‘meu Deus, eu queria essa disposição, queria estar rindo às 7 da manhã de uma segunda-feira’, porque eu venho trabalhar feliz. É muito bom trabalhar com o que você gosta. Apesar dos pesares que toda profissão tem, hoje, eu sou realizada”, revela.

“Já tive oportunidades de voltar para laboratório, mas eu quero ficar aqui. Isto aqui me conquista e me realiza. E o reconhecimento, que não precisa vir da empresa e nem dos pais, mas das crianças. Tem alunos aqui que fazem homenagens que é capaz de a gente morrer de emoção”, completa a pedagoga.

Apesar do amor, ela não nega as dificuldades de educar na era digital. “Os desafios são muitos. Hoje, com a tecnologia, as crianças ficam muito tempo com telas. Você pede [às famílias dos alunos] um brinquedo e vem um brinquedo eletrônico. [Também é um desafio] o não poder brincar nas ruas, não ter esse contato com vizinhos. Hoje, eles brincam on-line. Os meus alunos jogam um com o outro on-line. Na minha época, era todo mundo na rua correndo”, afirma Greice.

“Então, esse é um desafio muito grande que a gente tem hoje como educador. Hoje está tudo muito exposto, dado. Os meus alunos que não sabiam ler e escrever, apertavam o microfonezinho do Google e ele dava a resposta. Hoje, você pergunta e tem a resposta; antigamente, a gente ia para a biblioteca, abria a Barsa – a enciclopédia -, e ia olhar. Agora, tem a internet; tem o Chat GPT, que monta o trabalho para você”, completa.

“Não que eu seja contra [a tecnologia]. Jamais. Eu amo e ela me ajuda bastante, até para montar aulas. E é uma aula diferente da do nosso tempo. A nossa escola tem muitas ferramentas virtuais e eles amam. Então, a internet está aí para o bem; mas, se não souber usar, ela pode ser uma vilã.

E eu sinto dificuldade na parte do brincar”, pontua a professora.

Com tanto empenho, porém, os desafios viram motivação. “A cada novo ano, as turmas me motivam a dormir tarde e acordar cedo, dar o meu melhor todos os dias. Quando chego rindo às 7 da manhã, digo: não estou indo para o meu ambiente de trabalho, estou indo para o lugar que eu amo”. Para Greice, o amor é fundamental para a profissão.

“Para ser professor, tem que amar. Ser um ser de amor, emanar luz e amor para essas crianças. As nossas crianças precisam ser amadas. Eu sinto muito isso, que eles precisam de amor, carinho, de ‘ei, estou aqui com você. Você não está lendo agora, mas tem tempo, você vai conseguir’. Essa afirmação de que eles vão conseguir é o que faz com que eles consigam. Quando eles conseguem, eles dizem ‘bem que a senhora que falou’ e saem daqui radiantes”, revela.

Apesar de tanto carinho pelo que faz, de ensinar cada letra do alfabeto, quase faltam a Greice palavras para definir a grandiosidade do seu ofício. “Professor… é um herói sem capa. A gente, às vezes, é bailarino; às vezes, é coreógrafo; mãe; pai; babá; psicólogo. É amar a educação. Eu amo as minhas crianças e acho que é notório”, reflete.


Compartilhe esse post

FAMÍLIA AQUINO ESTÁ HÁ MAIS DE 30 ANOS NA CÂMARA E VAI PARA O NONO MANDATO

  • por
Compartilhe esse post

Juntos, já são oito mandatos acumulados e com o 9º garantido após a eleição do último dia 06 de outubro. Os irmãos Aquino garantem assento na Câmara Municipal de Natal há 22 anos.

Francisco Sales de Aquino Neto foi eleito seguidamente desde a eleição de 1992, obteve sucesso em 1996, 2000, 2004, 2008, até 2012. A partir da eleição de 2016, a continuidade familiar na casa legislativa de Natal foi mantida com Preto Aquino Neto, irmão de Aquino. Preto foi eleito em 2016, 2020 e agora em 2024.

Os dois são natural de Pau dos Ferros, mas construíram história política em Natal, precisamente em Cidade Satélite. Os nomes, praticamente iguais, são homenagem aos avós, Francisco Sales de Aquino Neto, e Antônio Franco de Aquino Neto.

O primeiro, conhecido como Aquino Neto, exerceu mandato de 1993 a 2016, passando pelo PFL, PSDB, PFL e PV. É radialista e apresentador de televisão e foi diretor do Alecrim Futebol Clube.

Após inelegibilidade por determinação da Justiça em decisão da Operação Impacto, com sentença em 2014, o bastão foi repassado para o irmão, que segue o caminho de longa permanência na Câmara.

Antônio Franco de Aquino Neto, o Preto Aquino, relembra que desde criança sempre acompanhou o irmão nas movimentações políticas e se orgulha em destacar as “nove vitórias” dos Aquino. Conforme conversou com o Diário do RN, sua reeleição é “fruto de muito trabalho durante o mandato em toda Natal”.

A atuação política se iniciou quando tinha 23 anos, junto aos movimentos sociais com ações focadas nas comunidades e no esporte. Após 16 anos, decidiu se candidatar a vereador. Passou pelo PEN (atualmente Patriotas), PSD e Podemos, partido pelo qual foi eleito em 2024, com 4.959 votos.

Durante o mandato, integrou a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, a Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização; e a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social; e presidiu a Comissão de Ética da Casa.

“Eu sou o único vereador que trabalha de domingo a domingo atendendo as pessoas. Eu fui o único vereador que trabalhei todos os dias na Câmara durante a pandemia. Eu sou o único vereador que está todos os dias na câmara de segunda a sexta e às vezes ainda vou sábado e domingo. Eu fui o primeiro e único vereador na história de Natal que, dentro do Conselho Municipal de Transporte, votou que a Câmara só tem direito a um voto contra o aumento de tarifa de transporte”, afirma, listando, ainda, outras ações em prol de Natal à frente do mandato no legislativo.

Preto atribui a reeleição a estes e outros trabalhos realizados junto à comunidade e sua disponibilidade em atender o povo que o procura. Para ele, isto representa a marca do trabalho na Casa. “Hoje onde a gente chega é conhecido por ser vereador das causas sociais. Então, para a gente é muito gratificante”, comenta.


Compartilhe esse post

LÉO SOUZA TEM FORMAÇÃO POLÍTICA E ESPERA ELEVAR O DEBATE NA CÂMARA MUNICIPAL: “NATAL PRECISA DISSO”

  • por
Compartilhe esse post

Rosto conhecido, com lugar cativo por dez anos na tela das TVs dos potiguares, o comunicador Léo Souza (Republicanos) inicia em 2025 uma nova fase profissional após ser o terceiro mais votado entre os 15 novatos eleitos para a Câmara de Vereadores de Natal. O apresentador de 36 anos é formado em Comunicação Social pela Universidade Potiguar (UnP), mas, há alguns anos, frequentou um curso de formação política e decidiu apostar em uma candidatura para legislador pelo “desejo de servir”.

Léo comemora o resultado do pleito do último domingo (6), após ter o plano de ser eleito adiado nas eleições de 2020, quando ficou fora das 29 vagas de vereadores na capital potiguar devido ao quociente eleitoral – o número de cadeiras a que cada partido tem direito. “Foi a conclusão de um processo muito exitoso, que começamos há 4 anos e se consolidou nessa vitória, que aumentou a nossa votação”, diz.

Sobre o preparo para assumir o novo desafio, o comunicador ressalta a conclusão de um curso de formação política e conta que aprendeu “na prática e estudando muito como é que gente comum pode contribuir com a política”. Ele afirma que chega à Câmara Municipal para uma experiência de “renovação, de trazer um olhar novo, de olhar fora da caixa, de olhar a política com base em evidências”.

Dedicado ao serviço em Organizações Não-Governamentais (ONGs) e projetos sociais, Léo revela que o desejo de servir e ampliar o trabalho que já faz, de forma a alcançar ainda mais pessoas, foi o que motivou a candidatura.

“A decisão de se candidatar passa pelo desejo de servir. A gente fala muito nas nossas ONGs, nos projetos sociais, de como ampliar o que a gente já faz, de como alcançar mais gente, de como contribuir efetivamente e não existe nada mais transformador para uma sociedade do que a política bem feita, do que a política de quem enxerga o outro, e eu acho que foi esse olhar de enxergar tanta gente que me trouxe para a política”, pontua.

O comunicador reconhece os apoios políticos que recebeu para a campanha. “Tive oportunidade de ir a Brasília; de conhecer o presidente do meu partido, de conversar, de contar a minha história e de pedir essa oportunidade. Então, posso dizer que tive, sim, apoio político, partidário, de gente que deu oportunidade para que uma pessoa comum pudesse entrar na política”, conta.

Entretanto, ele destaca a adesão popular: “tive apoios de gente comum, isso tem que ficar claro. Muita gente comum me deu a mão”, afirma.

A partir de primeiro de janeiro, Léo levará a defesa de suas causas a um novo patamar. Segundo o futuro legislador, as principais bandeiras são a causa da primeira infância, a política para os idosos e a geração de empregos. “Natal é um lugar carente de capacitação profissional, de opções de trabalho, sobretudo para os jovens. Então, a gente precisa trazer esse olhar para poder defender que Natal volte a ser um lugar atrativo, que as pessoas venham para cá para trabalhar”, diz.

“Costumo fazer um comparativo de que há dez anos, eu ia para a beira da praia e encontrava gente que vinha do interior que vinha para cá para trabalhar, para ser um lugar de ter mobilidade social. Hoje em dia, a gente vai para o interior e encontra gente de Natal sendo ambulante em Santa Cruz, onde tem o turismo religioso; indo trabalhar nos parques eólicos de João Câmara, e Natal deixou de ser esse lugar de atrair. A gente precisa resgatar isso e isso passa muito pela segurança que a legislação pode dar através da Câmara de Vereadores”, completou Léo Souza.

Segundo o apresentador, entre as maiores expectativas e desafios para os próximos quatro anos está conseguir “elevar o debate” na casa legislativa municipal. “A gente precisa fazer uma política de qualidade. Natal precisa que a Câmara de Vereadores eleve esse debate e eu acho que, talvez, essa seja a maior expectativa que eu tenho para esses quatro anos, talvez o maior desafio que a gente tem”, analisa.


Compartilhe esse post

JUSTIÇA AFIRMA QUE NATÁLIA DEFENDEU PROJETO QUE ATENUA PENAS POR FURTO

  • por
Compartilhe esse post

O Tribunal Regional Eleitoral negou o pedido de direito de resposta da candidata a prefeita de Natal, Natália Bonavides (PT), em relação à postagem dos candidatos adversários, Paulinho Freire (UB) e Joanna Guerra (Republicanos), candidata a vice-prefeita, em que fizeram menção ao posicionamento favorável da deputada federal em projeto que atenua a pena de criminosos em casos de furto por necessidade.

O pedido de direito de resposta nº 0600128-58.2024.6.20.0003 foi indeferido pelo juiz Gustavo Marinho Nogueira Fernandes, da 3º Zona Eleitoral.

O magistrado afirma, na decisão, que a propaganda não diz que a candidata está incentivando a prática do furto, como alegou a defesa de Natália. “O que se denota do texto trazido é que a Requerente defende a alteração legislativa para incluir como excludente da ilicitude haver o agente cometido o delito por necessidade devido ao seu estado de pobreza”, avalia o juiz no texto.

De acordo com ele, a divulgação aborda “apenas uma posição abraçada pela Requerente enquanto parlamentar na medida em que defende este ou qualquer outro projeto de lei”.

Acrescenta, ainda, não haver alusão a outro tipo penal, como roubo, que é diverso de furto. “Vejo que se trata de erro quanto ao tipo penal não havendo necessidade de direito de resposta para esclarecer tal equívoco”, decide o juiz da 3ª Zona Eleitoral.

No pedido, Natália Bonavides alegou a prática de propaganda irregular por parte de Paulinho Freire e Joanna Guerra, em postagem do Instagram. Segundo o pedido, a propaganda era “sabidamente inverídica, gravemente descontextualizada, e ofensiva à imagem da candidata”. A candidata alega que a postagem busca “confundir sabidamente o eleitorado, ao afirmar que ‘se roubarem meu celular e o bandido falar que foi por necessidade, ele fica livre’, com o intento de situar no mesmo plano tipos penais distintos (furto e roubo)”.

O Projeto de Lei em questão é o 4540/21, proposto pela deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) e outros sete deputados, que altera o Código Penal para determinar que não haverá prisão no caso de furto por necessidade ou de valores insignificantes.

Conforme divulgado pela Câmara dos Deputados, o furto por necessidade ocorre quando o autor do crime estiver em situação de pobreza ou extrema pobreza e quando o bem subtraído tem o objetivo de saciar sua fome ou necessidade básica imediata sua ou de sua família. Os parlamentares citam casos de pessoas encarceradas pelo furto de uma cartela de barbeadores (R$ 22); de alimentos vencidos de um supermercado (R$ 50); e até de água.

O Código Penal já permite livrar de punição os crimes cometidos em estado de necessidade, caso que abrange o chamado “crime famélico”, motivado pela necessidade de se alimentar. Segundo os autores do projeto, no entanto, o Judiciário tem interpretação restrita do princípio e mantém encarceradas pessoas que furtaram alimentos ou valores muito pequenos. Por isso, cabe ao Legislativo aperfeiçoar a lei para garantir que não haja injustiças. O projeto segue sem movimentação desde 2022.

Projeto que atenua pena de crimes pode trazer insegurança para Natal, afirmam parlamentares do PL

O vereador eleito do PL, Subtenente Eliabe, se pronunciou sobre o assunto e conversou com a reportagem do Diário do RN. “Esse tipo de proposta é perigosa, porque normaliza o ato de furtar, criando um precedente que enfraquece as bases do nosso sistema de segurança e justiça”, afirma.

Na opinião do ex-deputado, a necessidade não pode justificar o cometimento de um crime. “Eu mesmo vivi uma infância e adolescência marcadas pela fome e dificuldades. Trabalhei desde muito cedo para ajudar minha família, e nem por isso recorri ao furto ou ao roubo. A fome é uma questão social séria, mas não podemos justificar o crime como uma solução”, pontua.

O parlamentar que deverá ocupar assento na Câmara de 2025 a 2028 opina que a defesa de Natália pode afetar Natal no aspecto segurança, caso seja eleita prefeita. “Em uma cidade que já sofre com altos índices de violência, uma gestão que suaviza as consequências de atos criminosos pode agravar a situação, trazendo mais insegurança para a população. Natal precisa de uma administração que reforce a lei e a ordem, que pense acima de tudo nas vítimas e não nos criminosos. Que, sobretudo, não relativize o crime, especialmente em tempos tão difíceis para a nossa segurança”, diz.

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL), crítico ferrenho da esquerda, também conversou com a reportagem do Diário do RN sobre o assunto. “Seus posicionamentos históricos são públicos e notórios em defesa das pautas horríveis que a esquerda se apropriou no Brasil, entre elas a romantização da criminalidade com a defesa filosófica de quem comete delitos”, afirmou Azevedo sobre Natália Bonavides.

Ele ressalta a decisão da Justiça em indeferir o pedido de direito de resposta sobre o Projeto de Lei: “Como se pobreza fosse justificativa ou habeas corpus estrutural para cometer delito”, observa o deputado.

A necessidade de Natal, para ele, é um projeto que reduza a criminalidade. “Natal é uma cidade que precisa urgentemente de um pensamento desenvolvimentista e arrojado, para fazê-la caminhar para frente, gerando empregos para evitar que as pessoas tenham que roubar porque são pobres. E a candidata do PT é tudo, menos desenvolvimentista”, manifesta Azevedo.


Compartilhe esse post

PREFEITA NILDA ANUNCIA CONDENADO E INELEGÍVEL MAURÍCIO MARQUES PARA SUA EQUIPE DE TRANSIÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

O ex-prefeito Maurício Marques aceitou o convite da prefeita eleita de Parnamirim, Nilda Cruz, para compor a equipe de transição do governo municipal. A notícia foi dada nesta segunda-feira (14) e chamou atenção pela incoerência no discurso em relação à defesa da honestidade durante a corrida eleitoral.

Ex-prefeito de Parnamirim, Maurício Marques é Ficha Suja e inelegível. Ele já foi condenado por improbidade administrativa, o que resultou na suspensão de seus direitos políticos por cinco anos e na proibição de contratar com o poder público.

Além disso, Maurício enfrenta várias denúncias e processos relacionados à sua gestão. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por desvio de recursos federais da educação entre 2013 e 2015, totalizando quase R$ 3 milhões. A acusação envolve a inexigibilidade ilegal de licitação para a aquisição de brinquedos pedagógicos, resultando em contratos fraudulentos com empresas “parceiras”.

Já o Tribunal de Contas do Estado (TCE) reprovou suas contas de 2014 devido a diversas irregularidades, incluindo a não aplicação do percentual mínimo de 25% dos impostos em educação, conforme exigido pela Constituição.


Compartilhe esse post

WALTER ALVES E EZEQUIEL COMEMORAM NÚMEROS DA ELEIÇÃO MUNICIPAL NO RN

  • por
Compartilhe esse post

O peso político do MDB e do PSDB no interior do Rio Grande do Norte é um dos motivadores da união entre Walter Alves e Ezequiel Ferreira, presidentes do MDB e do PSDB no RN, respectivamente. A parceria existe desde 2022 e deve permanecer nos próximos anos, conforme reafirmaram após reunião realizada para um balanço do desempenho dos dois partidos na eleição de 2024.

“Conversei com Walter e afinamos mais uma vez o discurso de união, convergência e caminharemos juntos unindo a força do PSDB e do MDB, que juntos são fortes no interior. Vamos unificar nossas forças e trabalhar pelo nosso Rio Grande do Norte”, explica ao Diário do RN Ezequiel Ferreira.

O presidente da Assembleia Legislativa ressalta que juntos, os dois partidos elegeram 60 prefeitos nos 167 municípios potiguares. As duas siglas também fizeram juntas 50 vice-prefeitos e 568 vereadores em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os números foram exibidos em postagem colaborada de Walter e Ezequiel no Instagram.

Entre os 45 prefeitos do MDB, maior partido do Estado, estão de cidades polos como Nova Cruz, Apodi, Santa Cruz, Santo Antônio, Monte Alegre e São Paulo do Potengi. Já o PSDB elegeu 14 cidades, como Caicó, João Câmara, Caraúbas, Parelhas, Guamaré e Jucurutu.

O PSDB de Ezequiel concentra forças no Seridó, Mato Grande e litoral Norte, além de parte do Agreste e Trairi. Já o MDB de Walter Alves penetra em todas as regiões e concentra a maior parte de suas bases políticas no Oeste, Médio e Alto Oeste Potiguar.

Em conversa com o Diário do RN, publicada na última quarta-feira, 09, o vice-governador analisou que há “uma perspectiva do partido de uma majoritária” daqui a dois anos, nas eleições gerais.

“Naturalmente que o partido sai muito forte para o pleito de 2026. A partir de agora, vamos ouvir os nossos gestores, ouvir a base, para que lá em 2026 a gente possa ver quais são os projetos do nosso partido”, diz.

A parceria com o PSDB, portanto, atrela as duas siglas ao mesmo projeto político nas eleições gerais daqui a dois anos, embora afirme que ainda há tempo para avaliações. “A gente tem que ouvir os aliados e partidos que estão conosco e está muito distante, mas o retrato, o reflexo das urnas, foi muito importante”, disse Walter na ocasião.


Compartilhe esse post

FESTA DO BOI: MAIOR EVENTO DO SETOR NO NORDESTE COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA

  • por
Compartilhe esse post

Começa nesta sexta-feira (11), e segue até o dia 19 de outubro, a 62ª Festa do Boi, realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O evento agropecuário é o maior do Nordeste e um dos maiores do Brasil, e nesta edição terá número recorde de animais, mais de 150 expositores e participação de produtores rurais do México, Costa Rica e Noruega.

Promovida pela Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), com apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), a Festa do Boi é consolidada como um espaço fundamental para discussões sobre o fortalecimento da bovinocultura e de outras culturais produtivas do campo no Rio Grande do Norte.

Este ano, a previsão é de que a programação movimente R$ 80 milhões em negócios, superando o montante alcançado no ano passado, de R$ 71 milhões. Ao todo, serão realizados 5 leilões e uma extensa variedade de atrações culturais com opções para toda a família.

O presidente da Anorc, Matheus França, ressalta a força e a importância do evento. “A Festa do Boi cresce a cada ano, dinamiza o setor, consagra o circuito estadual de feiras agropecuárias e traz o modelo de vida no campo para a cidade”, declarou.

Além dos leilões, os também tradicionais shows musicais animarão o público nas noites entre 11 e 19 de outubro. Já nesta sexta-feira (11), às 22h, sobe ao palco Arnaldinho Neto; seguido o por Edyr Vaqueiro, que se apresenta à meia noite. Neste sábado (11), tem Kanelinha & CPI do Forró às 19h30, Banda Sonata às 21h30 e Circuito Musical à meia noite. No domingo (12), será a vez de Itanildo Show & banda D’Breque, às 19h, e Nildo Sanfoneiro às 21h30.

Ne segunda-feira (14), o público receberá Dodora Cardoso às 19h e Alvimar Farias & Karla Patrícia às 21h. Terça (15), animam a festa João Batista do Fama, às 19h; e Nildinho Sanfoneiro, às 21h. Quarta (16) é dia de Ivanildo Monte, que se apresenta às 19h, seguida por Cristiane Velassy, a partir das 21h. Já na quinta (17), o público será embalado pela arte de Isaque Galvão a partir das 19h e, a partir das 21h, por Paulo Cunha, “o batera cantador”.

Na sexta-feira seguinte (18), se apresentam: Banda Flor de Liz, às 19h30; Messias Paraguai, às 21h30 e Banda Grafith, à meia noite. Encerram as programações musicais, no sábado (19), Roberto Ex-Terríveis, às 19h30; e Renan Moral, a partir das 21h30.

Os ingressos para a Festa do Boi 2024 custam R$ 10,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, professores, doadores de sangue, jovens (15 a 29 anos) de baixa renda e crianças entre 6 e 12 anos pagam meia entrada. Crianças com até 5 anos têm acesso gratuito.

Agência sebrae: Expositores e inovação movimentam o agronegócio potiguar
A Festa do Boi também tem espaço para capacitações, networking e parcerias estratégicas.

Diariamente, serão realizados workshops e palestras com especialistas em diversas áreas do agronegócio, como fruticultura, aquicultura, bovinocultura e avicultura. Também estarão em pauta temas como gastronomia com valor agregado e sucessão familiar nos negócios rurais. Toda essa programação ocorrerá no espaço da Agência Sebrae, que ocupará 5.000m².

O Sebrae ainda levará para o evento 51 empresas, que irão expor seus produtos no Espaço Origem Potiguar, e startups lideradas por jovens universitários, que apresentarão soluções inovadoras genuinamente potiguares. Também serão ofertadas oficinas de harmonização, que ensinarão o público a consumir os produtos locais de forma criativa.

“Estamos levando inovação, tecnologia, acesso a soluções financeiras e diversas atividades todos os dias. A Festa do Boi é uma vitrine que apresenta o melhor do Rio Grande do Norte”, avaliou o diretor técnico do Sebrae-RN, o João Hélio Cavalcanti.

Produtores do Seridó marcarão presença
Caravanas de produtores rurais do Seridó participarão de seminários e encontros promovidos pela Agência Sebrae. Entre as programações especiais está a do dia 12 de outubro (sábado), que contará com um encontro voltado para apicultores, meliponicultores e especialistas, em que serão discutidas as principais inovações e desafios para a criação de abelhas e produção de mel.

Outro destaque será o Seminário da Bovinocultura, que acontecerá no dia 18 de outubro (sexta-feira) com palestras sobre Gestão da Propriedade Leiteira, com Camila Costa, e ainda a apresentação teatral “Somos Todos José”, de Manoel de Matos.

Para a analista técnica do Sebrae Caicó, Kessianny Souza, a participação dos produtores no evento é fundamental. “A Festa do Boi é uma grande vitrine para o produtor rural. É o momento de fazer negócios, networking e reencontrar parceiros. É uma oportunidade única para os novos produtores se conectarem com aqueles que já atuam no setor há mais tempo”, explicou.


Compartilhe esse post

OPERAÇÃO PROTETOR CAUSA PREJUÍZO DE R$ 1 MILHÃO A GRUPOS CRIMINOSOS

  • por
Compartilhe esse post

O Rio Grande do Norte acaba de atingir uma marca simbólica, mas que também é de fundamental importância para consolidar ainda mais o combate à criminalidade no estado: R$ 1 milhão. Este é o tamanho do prejuízo — por meio de drogas, armas, dinheiro e produto de contrabando apreendidos — que as forças de segurança pública causaram a grupos criminosos que atuam no estado em menos de 2 anos.

As ações acontecem especificamente na região de divisa com o estado do Ceará, litoral e municípios de interesse turístico do RN. Trata-se da “Operação Protetor das Divisas e Fronteiras”, como hoje é chamada o antigo “Guardiões das Fronteiras”.

As atividades são mantidas em 15 estados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O RN e o Ceará são os únicos do Nordeste que compõem a plataforma. Em território potiguar, as ações são desenvolvidas de forma integrada, com efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil, ambos sob a coordenação da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

O programa realiza operações de combate ao crime organizado, de forma sazonal, e também apoia outras ações integradas do MJSP. Por exemplo, a Operação Controle Brasil, que impede a entrada irregular de cigarros, bebidas e insumos agrícolas nas fronteiras do país.

V.I.G.I.A
Em fevereiro de 2021, a governadora Fátima Bezerra assinou um acordo de cooperação técnica que oficializou a adesão do Rio Grande do Norte ao VIGIA (Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia), programa nacional de segurança nas fronteiras e divisas, cujo objetivo é aumentar as fiscalizações e a repressão ao crime organizado, contrabando, e o fluxo de armas e munições, principalmente na divisa do RN com o Ceará.

Hoje, a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras está inserida no VIGIA. Em outras regiões do país, também fazem parte do programa os estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará e Amapá.

O VIGIA segue as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), com foco na atuação integrada, coordenada, conjunta e sistêmica entre as instituições.

O programa se baseia em metodologias de gestão, utilizando a integração entre equipes especializadas, com padronização de técnicas, táticas e procedimentos, além das possibilidades de investimento em capacitações e equipamentos e formulação de estratégias operacionais.

A intenção da instalação do programa é também coibir possíveis ocorrências de crimes por meio de rotas marítimas.

Em quase dois anos, em todos os 15 estados, foram quase R$ 3 bilhões de prejuízo aos criminosos, com a apreensão de mais de 870 toneladas de drogas, 113 milhões de maços de cigarros, além de embarcações, veículos e outros produtos oriundos de contrabando.

54 mil maços de cigarros apreendidos no RN
No RN, a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras já realizou diversas ações. Em uma das mais recentes, quatro suspeitos de tráfico de drogas foram presos. Aconteceu no mês passado, em São Miguel do Gostoso, um dos destinos turísticos mais visitados do litoral Norte potiguar.

Segundo a Polícia Militar, foram montadas barreiras a veículos no distrito de Morro dos Martins.

Durante as abordagens, os suspeitos tentaram se livrar de uma certa quantidade de drogas que transportava, jogando o entorpecente em cima do telhado de uma casa. Não deu certo. Os policiais encontraram o material e o grupo foi preso em flagrante. Além da droga, armas e dinheiro foram apreendidos.

Números da operação no RN

  • 54.000 maços de cigarros apreendidos
  • 25 armas de fogo apreendidas
  • 489 munições apreendidas
  • 16 kg de entorpecentes apreendidos
  • 10 veículos apreendidos
  • 8 veículos recuperados
  • 71 pessoas presas e/ou detidas
  • R$ 1 milhão de prejuízo aos criminosos

Compartilhe esse post

ÚNICO VEREADOR DO PSD DE CARLOS EDUARDO VAI APOIAR PAULINHO FREIRE NO SEGUNDO TURNO

  • por
Compartilhe esse post

O vereador Luciano Nascimento (PSD), único do PSD e que esteve com Carlos Eduardo desde a pré-campanha, decidiu apoiar o candidato Paulinho Freire (Republicanos) no 2º turno da campanha eleitoral. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira,10, quando Luciano foi recebido pelo candidato do União Brasil à Prefeitura de Natal.

O vereador foi reeleito no último domingo, 6, com 4.214 votos à Câmara Municipal de Natal. Era um dos dois vereadores que apoiaram o candidato que foi derrotado. O vereador Eribaldo Medeiros aderiu a Carlos no meio da campanha. Agora, Luciano se junta aos demais 21 parlamentares municipais eleitos e reeleitos a formarem a base do prefeito, caso seja Paulinho o escolhido nas urnas no próximo dia 27.

Defensor de Carlos Eduardo, em julho Nascimento concedeu entrevista ao Diário do RN, em que analisava as chances de Carlos Eduardo e Paulinho. Ele acreditava que o ex-prefeito levaria a vitória no 1º turno, “por ser um candidato mais ao centro que os demais”. Na ocasião, ele analisava que Carlos levaria o voto útil dos eleitores da direita, mas que não concordavam com a posição de Paulinho enquanto deputado federal, em apoio a projetos do Governo Federal.


Compartilhe esse post